Jump to content
Forum Cinema em Cena

The Prisoner


Benga
 Share

Recommended Posts

  • Members

 

 

O Prisioneiro (The Prisoner) é uma série de 1967, produzida na Inglaterra. Conta a história de um agente secreto de uma agência de espionagem que é sequestrado, mantido preso em uma ilha e torturado psicologicamente.

 

theprisonerscriptsvol1copyqr7.jpg

A ilha é um ambiente totalmente modelado, habitado e governado artificialmente, ao mesmo tempo conjuga um ar de George Orwel e Franz Kafka. T

odos são identificados por números. Ninguém possui um nome e de algum modo estão a serviço do governo da ilha ou são prisioneiros. Todos lá são vigiados o tempo inteiro. Há câmeras por toda parte. Mensagens em rádio são emitidas para promover uma lavagem cerebral. Ao mesmo tempo que a ilha parece ser o lugar perfeito, também é o próprio inferno.

 

Patrick McGoohan faz o agente secreto. Ele também trabalhou no filme Scanners - Sua Mente Pode Destruir e Coração Valente.

pp0507lf2.jpg

O Prisioneiro durou apenas 17 episódios, sendo cultuada até hoje e consideradas uma das melhores séries de TV já produzidas.

As atuações são sensacionais e à altura dos roteiros. Ótimo figurino e visual.

Ainda é uma série atualíssima e considerada uma das grandes influências na criação de Lost. Apresenta também um interessantíssimo debate acerca da política, da democracia e dos poderes ocultos por trás de qualquer governo. É também uma história de terror na medida em que representa um assustador pesadelo do qual não se pode sair.

 

b00004u8mr03ss400sclzzzzzzzv1056672761af7.jpg

 

Episódios:

 

Arrival

 

 

 

Dance of the Dead

 

 

 

Free For All

 

 

 

Chimes of Big Ben

 

 

 

Checkmate

 

 

 

The General

 

 

 

A. B. and C.

 

 

 

The Schizoid Man

 

 

 

Many Happy Returns

 

 

 

Living in Harmony

 

 

 

A Change of Mind

 

 

 

Hammer Into Anvil

 

 

 

Do Not Forsake Me, Oh My Darling

 

 

 

It's Your Funeral

 

 

 

The Girl Who Was Death

 

 

 

Once Upon a Time

 

 

 

Fall Out

 

Cada episódio tem a duração aproximada de 45/50 minutos.

 

 

As legendas estão sendo traduzidas para o português brasileiro com

perfeição por Luciana Limaverde e estão publicadas no Legendaz. Até agora ela já disponibilizou a tradução dos 7 primeiros episódios.

 

refmcgoohan6kv2.jpg

Classificação para a série: 10 estrelas!

 

Benga2006-9-16 22:2:53

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sempre tive a curiosidade de ver esta série, a primeira vez que ouvi falar foi por causa da maravilhosa banda Iron Maiden, que fez uma música (de mesmo nome) em homenagem a está série. Quem sabe eu não de uma olhada.

 

No começo da música do Iron tem a famosa frase do seriado:

 

"I’m not a number, I am a free man!"

 

E Benga, sabe alguma coisa sobre o remake que está sendo feito da série?

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Sempre tive a curiosidade de ver esta série' date=' a primeira vez que ouvi falar foi por causa da maravilhosa banda Iron Maiden, que fez uma música (de mesmo nome) em homenagem a está série. Quem sabe eu não de uma olhada.

 

No começo da música do Iron tem a famosa frase do seriado:

 

"I’m not a number, I am a free man!"

 

E Benga, sabe alguma coisa sobre o remake que está sendo feito da série?

 

[/quote']

Mestre Al Bundy, recentemente soube através do Omelete que seria feito um longa baseado na série dos anos 60. Não me recordo o conteúdo da matéria, mas falava muito pouco sobre essa futura produção para o cinema.

 

A série já inspirou diversos produtos, geralmente de boa qualidade, de modo que se tornou uma franquia. Além das várias edições em DVD, já foi lançada uma minissérie em quadrinhos com uma espécie de continuação da série de TV, e também já foi lançado um RPG totalmente baseado na série: GURPS The Prisoner. Há também uma série de souvenirs relacionados à série e camisas. Ao que tudo indica também há uma nova série para a TV inspirada na série de 67.

 

prisx62rgu3.jpg

Sempre tenho medo dessas refilmagens para o cinema e dessas tentativas de trazer de volta os clássicos. Veja só... é uma série atualíssima, mas o discurso de hoje não comporta tal leitura ameaçadora e crítica aos governos sem que isso soasse cliché ou piegas. 40 anos atrás era inovador, hoje não, seria apenas caricato. Além do que, as próprias produtoras cercam-se de cuidados e controles para se preservarem de críticas de setores conservadores da sociedade anglo-americana.

 

Há também vários outros motivos para que O Prisioneiro não vá ao telão. Não sei se algum deles vai impedir a filmagem. O lado bom é que isso revigoraria o interesse nessa fantástica série.

 

Resta esperar para que o filme seja dirigido por alguém competente. Até agora tudo que se sabe é que Christopher Nolan (Batman e Amnésia) está em negociações para dirigir o filme. Isso naturalmente é um bom sinal. Mas precisamos também de um bom roteirista e de bons atores. Seria justo que tivéssemos

Patrick McGoohan de volta à franquia, possivelmente como o N.º 2. Mas me questiono se isso aconteceria.

 

E acima de tudo é necessária uma boa adaptação. O Prisioneiro é um thriler psicológico e não sei como isso vai caber no atual cinema pirotécnico. Se por um lado ser absolutamente fiel à série original conduziria ao fracasso, por outro, ao adaptar e tentar trazer aos tempos modernos essa referência, a história pode perder sua própria identidade, que a tornava especial.

 

Cada coisa tem seu tempo. Eu preferiria que apostassem em nova temporada da magnífica série Carnivàle, que trazer de volta O Prisioneiro.

 

Até lá temos que esperar.

 

Um abraço.

 

PS. Obrigado pela valiosa informação sobre essa música do Iron. Para mim é uma grande novidade.

 

port325ec1.jpg

Visual d'A Vila, como era chamada o vilarejo da ilha ao qual o N.º 6 estava aprisionado.

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...
  • 2 months later...
  • Members

Serie em DVD!!!!

Eu tenho a serie original completa em DVDs australianos R4 Edição Especial de 35 anos da Umbrela Records!
São 5 DVDs com qualidade de audio e video excelentes... Segue abaixo os detalhes no site da produtora:
http://www.umbrellaent.com.au/products/show/54/501

Quem tiver interesse em adquirir uma copia é só entrar em contato via email:  [email protected] 

16
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...