Jump to content
Forum Cinema em Cena

As Regras Devem Existir?


Plutão Orco
 Share

Recommended Posts

  • Members

Nisso de consciência de certo e errado eu discordo com os ultimos posts.

Não sei quanto a vocês, mas eu nasci sabendo de nada. Não sabia mastigar, não sabia andar, não sabia falar e não sabia o que era certo e o que era errado. A consciência disso é aprendida através de nossos pais, das situações (o que gera o conhecimento intuitivo do certo e do errado) e de outras influências. Os pais, o primeiro ensino, vão impor regras, para que nós possamos saber o que é certo e errado. A consciência desse certo/errado pode vir através da obediência ou da consequencia da desobediência. Sem essa instrução inicial seríamos doentes, como a Maria Shy falou? Não. Seríamos pessoas não instruidas, que não aprenderam regras.

 
Anakin2006-09-22 00:22:43
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 55
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Vocês se baseiam em que sem regras o indivíduo pode cometer erros. O engraçado é que quem determina os erros e acertos são justamente as regras. Elas definem o bem e o mal, ou pelo menos aquilo que a sociedade supostamente crer que seja o bem e o mal.

 

 

 

O mais estranho é que ninguém até agora percebeu é que elas atrapalham, tanto quanto ajudam. Atrapalham principalmente quando são impostas e não libertas. Um exemplo plausível disto é a eleição obrigatória. Está tão sedimentado regra como coisa que dita as normas de conduta, que achamos que deixar de seguir implica em algum mal. Sendo que não é bem assim.

 

 

 

Outro ponto interessante é que vocês são inseguros de suas condutas. Não acredito que em uma sociedade liberta eu seja algum criminoso. O criminoso não precisa de uma sociedade anárquica para agir, basta agir.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

As regras devem existir. Acho que o homem não dá conta de viver de acordo com suas doutrinas individuais sem que os interesses de outros sejam prejudicados e aí temos um grande problema (ok' date=' com todas as regras, ainda sim acontece).

[/quote']

Quem normalmente são estes outros? Eu sei a resposta, mas eu quero saber se você tem consciência disto.

Os outros são todas as outras pessoas, excluindo eu mesma. Pelo menos, foi isso que eu escrevi. O que você interpretou, aí já não sei.

 

No caso das religiões é simplismente o fato de que deixar o pensamento em aberto é perigoso (imagina quantos questionamentos apareceriam). Então' date=' criam-se as regras para que todos acreditem nas mesmas coisas, com o mesmos mecanismos, mesmos argumentos, mesmos...[/quote']

Perigoso por que? E já não é perigoso por ser um pensamento fechado? Contraditória esta sua afirmação. Acho que se existisse o 'se' e o "Por que?" nenhuma religião se sustentaria. Não só a religião como várias outras estruturas da sociedade.

Contraditória por que? Já é perigoso sendo um pensamento fechado mas seria ainda mais se fosse aberto. Se o espaço para discussão dentro de muitas religiões já é restrito sendo elas bastante fechadas e mesmo assim há questionamentos, imagina se os crentes fossem incentivados a pensar sobre os ensinamentos? E eu acho que questionamentos poderiam conviver bem com qualquer religião. Existe uma parcela, talvez pequena, de religiosos que tem total consciência dos "se" e "por que" mas sem perder a religiosidade. Talvez, isto seja o mistério da fé.
Madame Bovary2006-09-22 16:50:51
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Nisso de consciência de certo e errado eu discordo com os ultimos posts.

Não sei quanto a vocês' date=' mas eu nasci sabendo de nada. Não sabia mastigar, não sabia andar, não sabia falar e não sabia o que era certo e o que era errado. A consciência disso é aprendida através de nossos pais, das situações (o que gera o conhecimento intuitivo do certo e do errado) e de outras influências. Os pais, o primeiro ensino, vão impor regras, para que nós possamos saber o que é certo e errado. A consciência desse certo/errado pode vir através da obediência ou da consequencia da desobediência. Sem essa instrução inicial seríamos doentes, como a Maria Shy falou? Não. Seríamos pessoas não instruidas, que não aprenderam regras.

 
[/quote']

 

 Não mesmo, cara!

dizem os estudiosos que vc relamente ansce sabendo de nada, sem noção do certo e errado, mas daí vc é alguém dependente, tem alguém que toma as suas decisões por vc.

 

Mas daí, lá pelos 7 anos vc já tem uma certa noção, tanto é que qd vc "faz  arte" na escola (não estou me referindo a nada artístico), vc tem sim uma certa noção do que pode ou não fazer. Pq embora vc tenha os valores passados pelos seus pais, vc está em outro ambiente, longe dos olhos deles, é mais livre.

 

  Embora a sociedade e família imponha regras, vc sempre se rebelará qd achar que deve ou qd não concordar com elas. 

 

 Qto aos doentes, me referia a doentes mentais mesmo.

 

Plutão escreveu:

 

"Vocês se baseiam em que sem regras o indivíduo pode cometer erros. O engraçado é que quem determina os erros e acertos são justamente as regras. Elas definem o bem e o mal, ou pelo menos aquilo que a sociedade supostamente crer que seja o bem e o mal".

 

 Mas tais regras só perduraram pq a maioria consentiu, por se sentir segura com ela. Esse bem e esse mal, foi escolhido e acatado pel maioria.

 Numa sociedade sem regras, se eu quisesse te estrupar eu faria sem medo de punição, assim como milhões de outros.

 

 Tem noção de um mundo onde cada um fizesse o que quissesse, matando, estrupando, roubando, espancando...e todos os andos, sem medo de qquer punição??!!  Um PCC mundial...afff!

 Cara! O mundo seria praticamente um Brasil gigantesco! Chocado
Maria shy2006-09-23 07:48:14
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sem rodeios' date=' a resposta mais simples é que quando omitimos informações e estabelecemos regras normalmente elas são quebradas pela falta de conhecimento. Porque quando não se tem a resposta para a dúvida, o indivíduo busca por si mesmo resultando e expondo a um risco, que as vezes custa a sua vida. E se eu fosse uma criança e meu pai não deixa claro para mim, que brincar com fogo é perigoso. A sua negligência as vezes é uma inevitável tragédia. [/quote']

Não respondeu a pergunta.

A pergunta foi:

"Seu pai sempre explicou o porquê de vc não poder fazer ou estar proibido de fazer certas coisas?"

A maioria dos pais fazem negligencia ao explicarem o "por que?". Ou pelo simples fato de incapacitação ou por não ter que dar satisfação de sua autoridade . E no caso da estória de Adão não é diferente. Me desculpe, mas eu expliquei. Se é para falar da minha vida pessoal. Acho melhor que seja com um analista. Em outras palavras, não acho que esta resposta venha contribuir para a proposta do tópico.

Mas para não dizer que estou sendo negligente, digo que sim. Da mesma forma, que na maioria dos casos, meu pai negligenciou suas motivações ao estabelecer regras. Se ainda sim esteja faltando algo na pergunta, talvez seja porque não foi tão preciso.

Ok, agora vc respondeu (mas enrolou até dizer chega)... E se o seu pai SEMPRE explicou o porquê de você não poder fazer algumas coisas, parabéns... Fico imaginando seu pai explicando porquê, aos 7 anos de idade, você não poderia brincar de médico com as menininhas.

 

"Nem sempre. Na verdade a maioria segue as suas regras religiosas de acordo com suas conveniências. E ai está outro ponto importante, é mentira quando falamos em seguir as regras. No fundo, seguimos elas até que elas não se voltem contra nós.

Uma doutrina religiosa não se fundamenta somente nos livros, ambos sabemos disto perfeitamente. Tanto sei disto, que quando fiz a comparação não falei da Bíblia e sim o cristianismo como um todo.

Obs.: Fato ou opinião? Acho que desenvolvi perfeitamente. Se não, me exponha a minha contradição, ao colocar estes pontos desembasados."

 

Plutão entenda uma coisa (espero ser a última vez que precise explicar até pq você é um cara inteligente): uma coisa é o que o cristianismo diz, outra é o que muitos que se dizem cristãos fazem...

 

Saiba separar uma coisa da outra ou arrume outros exemplos para embasar seus pontos de vista.

 

Piscada
Dook2006-09-23 10:41:58
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Se fôssemos pessoas evoluídas não seria necessário nenhuma regra que não seja o conhecimento intuitivo do bem e do mal..."Todo ser do universo sabe distinguir o certo do errado..."

Para quem vive em mundo limitado de Pleasantville' date=' que é preto e branco pode ser normal isto. smiley36.gif [/quote']

Ou em K-Pax05

 

Mas lembre-se que esse "conceito intuitivo" do certo e do errado é bem antigo. Na bíblia ele já era citado.

Logo na Gênesis Caim mata Abel, e sabendo o que tinha feito algo de ruim (mesmo sem nunca ninguém ter dito que era proibido matar) tenta se esconder de Deus...

Interessante saber que o homem daquela época já pensava nisso, não descarto essa possibilidade...

 

Anakin, o ser humano mastiga, come, vai ao banheiro, faz sexo, tudo isso por instinto... não são regras... a maneira como o faz sim, são regras sociais... que são relevantes ou não, de acordo com a moral de cada um.
Link to comment
Share on other sites

  • Members


O mais estranho é que ninguém até agora percebeu é que elas atrapalham' date=' tanto quanto ajudam. Atrapalham principalmente quando são impostas e não libertas. Um exemplo plausível disto é a eleição obrigatória. Está tão sedimentado regra como coisa que dita as normas de conduta, que achamos que deixar de seguir implica em algum mal. Sendo que não é bem assim.

[/quote']

Concordo com seu exemplo,o voto deveria ser facultativo.

Porém,não deveriamos abolir as leis por causa de alguma erradas.

Por exemplo:

A Lei sobre o porte de arma,bebidas alcoólicas e habilitação para dirigir.

Vc acha que elas são erradas?Imagina se eles não existissem...

Como já bem falaram,as leis estão aí e se elas existem(como a do voto) ,bem ou mal o povo as acolheu e concordou

Nos sentimos "seguros" com as leis.já pensei diversas vezes em roubar alguma coisa,não faço pq é proibido(tanto na lei quanto na religião),se não fosse,teria roubado03
Link to comment
Share on other sites

  • Members


O mais estranho é que ninguém até agora percebeu é que elas atrapalham' date=' tanto quanto ajudam. Atrapalham principalmente quando são impostas e não libertas. Um exemplo plausível disto é a eleição obrigatória. Está tão sedimentado regra como coisa que dita as normas de conduta, que achamos que deixar de seguir implica em algum mal. Sendo que não é bem assim.

[/quote']

Concordo com seu exemplo,o voto deveria ser facultativo.

Porém,não deveriamos abolir as leis por causa de alguma erradas.

Por exemplo:

A Lei sobre o porte de arma,bebidas alcoólicas e habilitação para dirigir.

Vc acha que elas são erradas?Imagina se eles não existissem...

Como já bem falaram,as leis estão aí e se elas existem(como a do voto) ,bem ou mal o povo as acolheu e concordou

Nos sentimos "seguros" com as leis.já pensei diversas vezes em roubar alguma coisa,não faço pq é proibido(tanto na lei quanto na religião),se não fosse,teria roubado03

 

Pois é, é porque o ser humano é falho.

Imagina um lugar onde o homem tivesse consciência de seus atos? Ele não precisaria portar uma arma, pois ferir o próximo pe inconcebível. Ele não precisaria encher a cara para esquecer dos problemas da vida. O homem não precisaria de habilitação, pois só iria dirigir se estivesse convicto que sua direção não seria um perigo para ele e para os outros.

As leis são meramente fruto da pequenês do homem.

Você, por exemplo, só deixou de roubar em respeito às leis... se você tivesse deixado de roubar tendo em mente que roubando iria prejudicar o próximo, você já estava a um passo de aceitar a falta de regras.
Renato2006-09-25 14:37:34
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Renato,

 

   Concordo contigo,SE o ser humano tivesse consciência de seus atos não precisariamos que outras pessoas ditem o que é certo e o que é errado,mas ele NÃO TÊM E NEM NUNCA VAI TER(claro,excluindo a esfera da religião),então,meu caro,teremos que SEMPRE ter leis.03
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

 

 

Contraditória por que? Já é perigoso sendo um

pensamento fechado mas seria ainda mais se fosse aberto. Se o espaço

para discussão dentro de muitas religiões já é restrito sendo

elas bastante fechadas e mesmo assim há questionamentos' date=' imagina

se os crentes fossem incentivados a pensar sobre

os ensinamentos? E eu acho que questionamentos poderiam

conviver bem com qualquer religião. Existe uma parcela, talvez pequena,

de religiosos que tem total consciência dos "se" e "por que"

mas sem perder a religiosidade. Talvez, isto seja o mistério da fé.

[/quote']

 

 

 

 

 

É contra humanidade, evitar a diversidade de pensamentos.

 

 

 

Em uma sociedade assim tivemos exemplos de históricos fracassos de

segurança, URSS, Alemanha Nazista, e a atual China. Pense ou ouse

pensar de maneira diferente a conduta política destes lugares. Estes

regimes não permitiam o indivíduo questionar, era idolatrar de maneira

incondicional ao seu Dulce, Fürrier e Camarada.

 

 

 

O “por que?” pode existir em uma religião, mas fere e muito os

interesses em manter-se como religião. Na verdade, a fé mantém muitos

fiéis, até o momento que existe dúvida. Se existe dúvida a crença fica

em xeque. 

 

 

 

Plutão Orco2006-09-28 09:27:17

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Plutão escreveu:

 

"Vocês se baseiam em que sem regras o

indivíduo pode cometer erros. O engraçado é que quem determina os erros

e acertos são justamente as regras. Elas definem o bem e o mal' date=' ou pelo

menos aquilo que a sociedade supostamente crer que seja o bem e o mal".

 

 Mas

tais regras só perduraram pq a maioria consentiu, por se sentir segura

com ela. Esse bem e esse mal, foi escolhido e acatado pel maioria.

 Numa sociedade sem regras, se eu quisesse te estrupar eu faria sem medo de punição, assim como milhões de outros.

 

 Tem

noção de um mundo onde cada um fizesse o que quissesse, matando,

estrupando, roubando, espancando...e todos os andos, sem medo de qquer

punição??!!  Um PCC mundial...afff!

 Cara! O mundo seria praticamente um Brasil gigantesco! Chocado
[/quote']

 

 

 

 

 

Nem sempre a maioria consentiu. Na verdade, na maioria dos casos a

regra já existia como contrato sem assinatura. E o outro lado obscuro

das regras, é que elas mais existem para explorar do que para assegurar

seu direito. Faça uma analise histórica e você vai perceber.

 

 

 

Outro ponto é que a maioria decidir pode parecer justo, mas não é. A

Alemanha Nazista é um exemplo de maioria que elegeu Hitler como

Chanceler.

 

 

 

Sobre a segurança: É como apertar um sabão com toda a força, porém ele

escapa das mãos. Segurança têm limite, vide os EUA após o “11 de

Setembro” a cultura do medo é a trilha perfeita para ações de crescente

intolerância.

 

 

 

Sobre você me estuprar é difícil. Porque o estupro é a introdução do

pênis na vagina de forma involuntária. Como eu sou homem, acho

improvável. Hahahah!06

 

 

 

No entanto, entendi o que você queria expor. Foi como eu já disse, se

você pode me fazer um mal, o mesmo procede com a minha pessoa. Vamos

ter de confiar, um no outro. E se confiamos nos políticos. Por 

que não confiamos em nós mesmos?

 

 

 

Além disto, a liberdade de outra pessoas vai até que onde não limite a liberdade de outra pessoa. 03

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
...


 Nem sempre a maioria consentiu. Na verdade' date=' na maioria dos casos a regra já existia como contrato sem assinatura. E o outro lado obscuro das regras, é que elas mais existem para explorar do que para assegurar seu direito. Faça uma analise histórica e você vai perceber.

Outro ponto é que a maioria decidir pode parecer justo, mas não é. A Alemanha Nazista é um exemplo de maioria que elegeu Hitler como Chanceler.

 Sobre a segurança: É como apertar um sabão com toda a força, porém ele escapa das mãos. Segurança têm limite, vide os EUA após o “11 de Setembro” a cultura do medo é a trilha perfeita para ações de crescente intolerância.

 Sobre você me estuprar é difícil. Porque o estupro é a introdução do pênis na vagina de forma involuntária. Como eu sou homem, acho improvável. Hahahah!06

 No entanto, entendi o que você queria expor. Foi como eu já disse, se você pode me fazer um mal, o mesmo procede com a minha pessoa.

  Vamos ter de confiar, um no outro. E se confiamos nos políticos. Por  que não confiamos em nós mesmos?

 Além disto, a liberdade de outra pessoas vai até que onde não limite a liberdade de outra pessoa. 03
[/quote']

 

  As regras existem pq são necessárias.

 Tenho cá p/ mim, qur tudo começou pq alguém em quem a gente achou que podia confiar quebrou o pacto, vários quebraram, dái pq a palavra de muitos não valiam mais nada, criou-se as regras p/ se ter certeza de que este pacto seria cumprido... entendeu?

 

  Meio confuso, mas quero dizer que é uma ilusão achar que um mundo sem regras seria melhor, não somos (estamos) tão evoluídos assim p/ isso.

  

 Qto ao nazismo, o bem é omisso e só qd ele se aproxima da gente é nos importamos.

 

 Qto as Torres dos EUA, é a arrogância de se saber o mais poderoso que os cega (estão discutindo isso no Tópico Arquixo-X)... eles não aprenderam nada com o que aconteceu no Vietnan.

 

   Num mundo sem regras, se soubesse que não seria punido,  que crime vc cometeria? Muitos cometeriam pelo menos um.

 

  Eu sou do tipo tímida, boazinha, que faz caridade, mas já tem uns 4 ou 5 crimes que eu cometeria, se soubesse que não seria punida.

 

  E vc, quais cometeria? Tem algum ? ... eu sei que tem... 03

 

 Saco! Te estrupar era um dos 5 crimes que cometeria 06 (brincaderinha)
Maria shy2006-09-27 18:57:17
Link to comment
Share on other sites

  • Members
  Na verdade' date=' a fé mantém muitos fiéis, até o momento que existe dúvida. Se existe dúvida a crença fica em check. 

[/quote']

 

Não necessariamente... a crença fica em xeque se a pessoa permitir isso. Fé e dúvida não são excludentes e podem conviver harmoniosamente. Vai depender da pessoa.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
 


 Nem sempre a maioria consentiu. Na verdade' date=' na maioria dos casos a regra já existia como contrato sem assinatura. E o outro lado obscuro das regras, é que elas mais existem para explorar do que para assegurar seu direito. Faça uma analise histórica e você vai perceber.

Outro ponto é que a maioria decidir pode parecer justo, mas não é. A Alemanha Nazista é um exemplo de maioria que elegeu Hitler como Chanceler.

 Sobre a segurança: É como apertar um sabão com toda a força, porém ele escapa das mãos. Segurança têm limite, vide os EUA após o “11 de Setembro” a cultura do medo é a trilha perfeita para ações de crescente intolerância.

 Sobre você me estuprar é difícil. Porque o estupro é a introdução do pênis na vagina de forma involuntária. Como eu sou homem, acho improvável. Hahahah!06

 No entanto, entendi o que você queria expor. Foi como eu já disse, se você pode me fazer um mal, o mesmo procede com a minha pessoa.

  Vamos ter de confiar, um no outro. E se confiamos nos políticos. Por  que não confiamos em nós mesmos?

 Além disto, a liberdade de outra pessoas vai até que onde não limite a liberdade de outra pessoa. 03
[/quote']

 

Por que o Nazismo não era justo?Pode não ser justo para vc,mas era para eles.03

 

Não,estupro não é isso que vc falou,estupro é sexo forçado,envolvendo qualquer tipo de sexo,inclusive o anal,que seria esse o caso.

 

Continuo dizendo,se sempre alguém revidar o mundo vai virar uma carnificina.

 

E se,"a liberdade de outra pessoas vai até que onde não limite a liberdade de outra pessoa",sem ter uma "lei" que dite aonde começa e aonde termina a liberdade do outro,como saberemos?

 

Vai me dizer que vc continuaria honesto se não houvesse polícia?Lembre-se: "Sem lei,sem polícia"03 

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

Por que o Nazismo não era justo?Pode não ser justo para vc' date='mas era para eles.03

 

Não,estupro não é isso que vc falou,estupro é sexo

forçado,envolvendo qualquer tipo de sexo,inclusive o anal,que seria

esse o caso.

 

Continuo dizendo,se sempre alguém revidar o mundo vai virar uma carnificina.

 

E se,"a liberdade de outra pessoas vai até que onde não limite a liberdade de outra pessoa",sem ter uma "lei" que dite aonde começa e aonde termina a liberdade do outro,como saberemos?

 

Vai me dizer que vc continuaria honesto se não houvesse polícia?Lembre-se: "Sem lei,sem polícia"03 

 

 
[/quote']

 

 

1-Se temos dois pontos de vistas distintos, não temos pontos de vista

certos ou errados, mas sim conceitos próprios. E é assim que é feita a

lei, pelo consenso de uma maioria e não por um valor único. Logo ela é

convencional e não para o bem de todos. Daí as idéias de justiça e

liberdade ficam comprometidas.

 

 

 

 

2-Pense melhor sexo forçado é estupro, sodomia não é de acordo com a biologia ato sexual. Além disto, de acordo com o Código Penal

Brasileiro, estupro é a penetração de pênis em vagina sem o

consentimento da mulher.

 

 

 

 

3-Quer dizer que vai ser o fim da espécie humana? Duvido! Os animais

não se levam a extinção por causa da violência, por que justa a nossa

espécie levaria o fim através dela. Este complexo de Hoobes, é mais uma

forma de justificar o poder, para o bem de si mesmo do que para o bem

de todos.

 

 

 

 

4-Tá bom... Então, o seu pai vai ficar a vida toda te ensinando a não

colocar o dedo na tomada? O mesmo procede para humanidade. A mesma vai

ficar todo o sempre sustentando os poderosos, com suas leis para o seu

bem ou suposto bem?

 

 

 

 

5-Você tem medo da polícia, mas não tem medo dos outros indivíduos?

Estranho. Tenho tanta capacidade de revidar quanto qualquer outro, uma

vez que é uma sociedade autônoma. Além disto, lixação é crime de acordo

com as leis. Acho que espertalhão querendo se dar bem em uma sociedade

livre, têm seus limites quando prejudica a mesma.

 

 

 

 

 

Plutão Orco2006-09-28 11:00:31

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Vc já tentou LER  a bíblia para tirar suas dúvidas?03

 

Já li' date=' e tive mais dúvidas do que respostas.

[/quote']

 

A Bíblia é um livro de princípios e não de respostas.

 

 

 

O Torá, Alcorão também são livros de princípios. E será que todos estes

livros de princípios tem utilidade completa em cada palavra ou fazem

sentido? Melhor! Eles se condizem com os mesmos valores?

 

 

 

Se não existe um mesmo valor presente em cada sociedade, o conceito de regra e lei é equivocado. Regido por propósitos próprios.

 

Plutão Orco2006-09-28 11:10:35

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

  Tem que se levar em conta a cultura de cada povo.

   Tipo p/ os canibais matar e comer alguém não é crime é honrar a pessoa, pois eles acreditam que assim adquirem qualidades do coitado que for comido... (nenhuma conotação erótica aqui, please!)

 

 Qt ao dedo na tomada, o cérebro é amestrado, se ele levar um choque uma vez dificilmente colocará a mão lá novamente.

 

 Qto ao nazismo é um bom exemplo de qd vc não é punido.

 O resto do mundo ficou chocado com o que acontecia por lá, genocídio, torturas, matança... acho que poucos seres humanos concordavam com isso... o bem é omisso... again, e o resto do mundo tb é, as vezes.

 

 Acha mesmo que se não houvesse uma punição ele teriam cometido tanta atrocidades ???

 

 Plutão, nunca pensei que te estrupar fosse algo tão polêmico!! 06

 

 By the way, diz aí, que delitos vc cometeria se soubesse que não seria pego?
Maria shy2006-09-28 11:54:43
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...