Jump to content
Forum Cinema em Cena

Festival de Toronto


Recommended Posts

  • Members

Como não vi tópico acerca do festival de Toronto, abri esse aqui... O filme Bella foi premiado como melhor filme do festival

 

TORONTO: OUSADO OU "ESQUISITO"?
Enquanto a mini-Hollywood itinerante debatia se All the King´s Men era péssimo ou simplesmente ruim, o público e a crítica presentes ao Festival de Toronto escolhiam vitoriosos fora do radar. As platéias elegeram Bella, um pequeno filme mexicano rodado em Nova York, como o melhor do festival _ seu jovem (29) anos diretor, Alejandro Gómez Monteverde, aceitou o prêmio aos soluços, porque na noite anterior sua esposa tinha sonhado com a vitória... e ele não tinha acreditado. O falso documentário inglês Death of a President –que reporta o assassinato de George W.Bush com todo o realismo de outros atentados célebres, ficou com o prêmio da crítica, apesar da gritaria de setores da mídia americana _ e ainda ganhou um distribuidor nos EUA, a ousada Newmarket, especialista em (bem) descascar abacaxis.

Atenção, Hollywood: este é o segundo festival em seqüência em que as escolhas lhe parecem “esquisitas”. Hora de pensar...

alejandro.jpg
Alejandro Monteverde agradece, emocionado, seu prêmio.

 

 

E OS PRÊMIOS DE ATOR/ATRIZ?? SERÁ QUE SÃO DITOS POSTERIORMENTE??

Link to comment
Share on other sites

  • Members

10

 

Meu' date=' que foda, se expresse de um modo que dê para os outros entenderem... Eu disse que não sabia se havia um tópico já aberto sobre esse assunto, se o motivo da ironia for esse...

[/quote']

Calma kid. Não é que exista um tópico, mas esse assunto foi dissecado no tópico do Oscar, portanto, não há muita razão para abrí-lo a esta altura.smiley2.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

10

 

Meu' date=' que foda, se expresse de um modo que dê para os outros entenderem... Eu disse que não sabia se havia um tópico já aberto sobre esse assunto, se o motivo da ironia for esse...

[/quote']

Calma kid. Não é que exista um tópico, mas esse assunto foi dissecado no tópico do Oscar, portanto, não há muita razão para abrí-lo a esta altura.smiley2.gif

Ok, valeu pela clareza...

Link to comment
Share on other sites

  • Administrators

Pessoal, no lugar de ficarem fazendo gracinhas, porque não reportaram logo o tópico, ou melhor, porque não postaram algo de interessante sobre a premiação de Toronto?

 

Eu pessoalmente não vi motivo algum para fechar este tópico, eu já tinha passado por, incluive alterei a fonte do título, deixei o tópico aberto na esperança que pudesse surgir alguma discussão sobre cinema, mas não, continuaram com essa contagem, triste.

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Outra reportagem sobre o resultado do Festival de Toronto :

 

18/09/2006 - 09h36 <?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

Festival de Cinema de Toronto premia zebra mexicana

EDUARDO SIMÕES
da Folha de S.Paulo, em Toronto

Foi surpreendente o anúncio dos vencedores do 31º Festival de Toronto, que acabou no sábado. O prêmio de melhor filme, escolhido por voto popular, foi para "Bella", primeiro longa-metragem do diretor mexicano Alejandro Gomez Monteverde, estrelado pelo galã latino do momento, o também mexicano Eduardo Verástegui.

O filme, que se passa em Nova York, conta a história de uma mulher e um homem cujas vidas são viradas de cabeça para baixo, num único dia.

Já a Fipresci (Federação Internacional dos Críticos de Cinema) premiou "Death of a President", o polêmico filme do diretor britânico Gabriel Range, que narra o assassinato do presidente dos EUA, George W. Bush, cometido por um franco-atirador.

O júri justificou a escolha do filme britânico ressaltando a coragem com que Range "distorce a realidade para revelar uma verdade ainda maior".

"Bella" e "Death of a President" não estavam na lista dos longas que causaram frisson em Toronto por serem potenciais candidatos ao Oscar.

Nessa "seleção", faziam parte "Babel" (de Alejandro González Iñárritu, com Brad Pitt, Cate Blachett, Gael García Bernal), "All the King's Men" (de Steve Zaillian, com Sean Penn, Jude Law, Kate Winslet, Mark Ruffalo), "Infamous" (de Douglas McGrath, com Toby Jones e Sigourney Weaver) e "A Goog Year" (de Ridley Scott, com Russell Crowe, Albert Finney, Freddie Highmore).

Havia uma expectativa de que Toronto mantivesse a tendência recente de apontar caminhos para o Oscar. A influência do evento canadense em relação à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood foi levantada durante o festival por Martin Grove, colunista da revista "Hollywood Reporter".

Grove lembrou que, dos cinco longas indicados ao Oscar de melhor filme neste ano, três haviam tido estréia internacional ou norte-americana em Toronto: "O Segredo de Brokeback Mountain", de Ang Lee, "Capote", de Bennett Miller, e "Crash", de Paul Haggis, grande vencedor.

Brasil

Além da exibição de dois filmes na mostra Contemporary World Cinema --"Antonia", novo longa de Tata Amaral, e "O Céu de Suely", que o diretor Karim Aïnouz havia lançado em Veneza-- o Brasil foi representado em Toronto por 12 produtores, que participaram com outros 12 colegas canadenses de um encontro para o fomento de co-produções.

O evento foi organizado pela Sav (Secretaria do Audiovisual), do lado brasileiro, e pelo NFB (National Film Board), pelo Canadá.

"Do lado canadense havia dois projetos específicos que os produtores pretendem filmar no Brasil. Do brasileiro, a maioria dos projetos é para co-produção, mas com estágios de financiamento variados", disse o produtor e distribuidor André Sturm, presidente do Sindicato da Indústria Cinematográfica do Estado de São Paulo.

A Sav e o NFB também anunciaram que em outubro, durante a feira de audiovisual Mipcom, em Cannes, vão divulgar os quatro projetos --de animação, documentários e ou curtas para mídias digitais-- que receberão US$ 25 mil (cerca de R$ 53 mil) cada um, do fundo de desenvolvimento de projetos criado pelos dois países.
 
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...