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Pecados Íntimos (Little Children)


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CINECLUBE EM CENA
3ª TEMPORADA


Não deixem de conferir a volta do Cineclube!
A cada semana uma resenha inédita.


Já está no ar a resenha do vencedor do Cinéfilo - 2ª Edição.

pecados-intimos-poster02.jpg

PECADOS ÍNTIMOS
(Little Children, Dir.: Todd Field, 2006)
By Bern@rdo

Kate Winslet,Patrick Wilson e Jennifer Connely estrelam esse drama indicado a 3 Oscars.

AGENDA DO CINECLUBE - SETEMBRO/2007

17/09 - EdTheTrooper - Cidade dos Sonhos
24/09 - Jailcante - A Missão


RELAÇÃO DAS DEMAIS RESENHAS (datas a definir):

1 - Dook - Psicose II
2 - Silva - Marte Ataca
3 - Silva - Tropas Estrelares
4 - Rike - Maria Antonieta
5 - rubysun - Lawrence da Arábia
6 - Alexei - A Liberdade É Azul
7 - ltrhpsm - A Igualdade É Branca
8 - Garami - Três Enterros
9 - BatGody - Colateral
10 - Connie - Porky's: A Casa do Riso e do Amor
11 - Nacka - Duna
12 - Faéu - O Gigante de Ferro
13 - El Pato - Boogie Nights
14 - Vicking - Fargo
15 - FeCamargo - Eclipse de Uma Paixão
16 - EdtheTrooper - Réquiem para um Sonho
17 - Thiago Lúcio - Filme a Definir


ÍNDICE DAS RESENHAS

Página 1 = Forasteiro (A Lista de Schindler)
Página 8 = Mr. Scofield (No Rastro da Bala)
Página 17 = Dook (A Última Tentação de Cristo)
Página 28 = Silva (Amnésia)
Página 34 = Garami (Fogo Contra Fogo)
Página 37 = Alexei (Fale Com Ela)
Página 39 = Engraxador - El Pato (Peixe Grande)
Página 40 = Rubysun (Era Uma Vez no Oeste)
Página 42 = Thico (A.I. - Inteligência Artificial)
Página 44 = The Deadman (Sob o Domínio do Medo)
Página 45 = J. de Silentio (Cantando na Chuva)
Página 46 = ltrhpsm (Estrada Para Perdição)
Página 47 = Nacka (Além da Linha Vermelha)

Página 51 = Rubysun (Pulp Fiction – Tempo de Violência)
Página 53 = Forasteiro (Dogville)
Página 54 = Dook (Cidadão Kane)
Página 55 = Vicking (A Lula e a Baleia)
Página 57 = Juliocf (Se7en – Os Sete Crimes Capitais)
Página 59 = Enxak (Embriagado de Amor)
Página 59 = Jailcante (Huckabees – A Vida é uma Comédia)
Página 60 = ltrhpsm (O Homem que não estava lá)
Página 61 = silva (Crepúsculo dos Deuses)
Página 62 = Troy Atwood (Beleza Americana)
Página 63 = Noonan (Herói)
Página 68 = Alexei (Blow Up - Depois Daquele Beijo)
Página 70 = Fernando (Moulin Rouge - Amor em Vermelho)
Página 71 = Thico (Sonata de Outono)
Página 73 = Th@t@ Patty (A Casa de Areia e Névoa)
Página 74 = Garami (A Criança)
Página 75 = The Deadman (Touro Indomável)
Página 76 = J. de Silentio (O Novo Mundo)
Página 77 = Veras (Os Bons Companheiros)

Página 81 = Bern@rdo (Pecados Íntimos)
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Ola a todos. fiz um texto que comenta varios aspectos do filme, mas

principalmente aspectos morais, psicologicos, sociais, filosoficos do

filme. Nao falarei muito de atuaçoes, direçao, etc.

 

 

 

Todos os comentarios sao apenas minha opiniao, por favor nao cause confusao se nossas ideias forem muito diferentes.

 

 

 

Analise, comentarios, full spoiler, so leia se voce assistiu.

 

 

Acabei de assisitir Little Children. E vou começar minha analise logo

com o veredito : o filme é maravilhosamente incrivel. Tudo começa com o

narrador, que da uma atmosfera toda literaria ao filme, coisa que

adoro, durante o filme eu via as cenas mas na verdade eu so esperava o

narrador voltar a falar para como se eu pudesse virar a pagina e

prosseguir a historia. E que historia ! Engraçado que eu acabei de ler

também alguns posts no forum do IMDB sobre o filme, e teve um cara que

postou que esse é um dos piores filmes que ele ja viu na vida, e eu

digo, ele é a mulher que acha que a Mme. Bovary é simplesmente uma

prostituta.

 

E esse filme continua a mostrar um lado literario

citando varios livros, dos mais importantes estao o supracitado Madame

Bovary e Crime e Castigo. Acho que nao foi coincidencia, mas esses dois

livros resumem (ou exemplificam) os acontecimentos do filme, que conta

uma historia sobre culpabilidade, acusaçao, adulterio, pessoas sem

perspectiva na vida e que desesperadamente procuram algo para tira-las

dessa situaçao. Temos dois personagens que sao Raskolnikovs : Larry e

Ronnie, e temos a Mme. Bovary em pessoa.

 

A unica falha do filme

eu acho que é a sua imparcialidade, ele é obvio demais ao mostrar os

personagens e suas vidas, na verdade depois de lembrar do cara que

odiou o filme talvez ele nao seja obvio demais nao. Mas acho que fica

claro que o filme quer mostrar que todos somos maus, todos erramos e

nao podemos julgar ninguém (e ninguém poderia jogar a primeira pedra,

mas todos jogam), que todos somos perdidos em nossas vidas, e tentamos

encontrar um caminho de alguma forma, e que as pessoas que fazem coisas

erradas têm um motivo para faze-las, nada vem da pessoa ma,

simplesmente pela maldade, ou pela bondade etc.

 

Engraçado como

incrivelmente a grande maioria da historias que se contam de pessoas

que estao perdidas na vida, solitarias ou de alguma forma com falta de

perspectiva sao historias de « amor ». Olhem o exemplo do filme, Sarah

(Kate Winslet) esta la, cuidando da sua filha, sem mais nada pra fazer,

sendo sustentada pelo marido que nao lhe da nenhuma atençao, e isso a

deixa triste e solitaria. Para resolver todos os seus problemas, o que

ela encontra ? Um homem, obviamente. Quando ela fica feliz ? Quando ela

comete o adulterio, é sempre o sexo que traz felicidade. Mas essa é uma

felicidade verdadeira, por que é que ela tinha que procurar logo esse

tipo de felicidade, por que a humanidade tende tanto à procurar uma

saida no sexo, somos tao escravos da biologia assim ? Com o cara é a

mesma coisa, ele nao é feliz no casamento porque a mulher so pensa no

filho, e o filho so pensa na mae, a mulher nao lhe da atençao, ele é

mal sucedido no trabalho, entao como ele consegue a felicidade ? No

adulterio. No sexo. Tanto que chega uma hora que os personagens se

dizem : vamos fugir. Como é que o amor pensaria numa soluçao tao

egoista como essa ? Entao tudo isso ai nao é amor, como em todas as

outras historias, e como acontece na vida real, na granda maioria dos

casos. Mas eu talvez entenda tudo isso, as pessoas sao muito

solitarias, e a biologia nos faz pensar que o sexo nos preenche, e é

por isso que ha tantas historias parecidas.

 

Fora a parte do

amor/sexo do filme (parte Mme. Bovary do filme), vem a parte Crime e

Castigo do filme, onde conta de como é que uma pessoa que cometeu um

crime grave no passado tem que conviver com a culpa e com a sociedade

que o culpa. Do outro lado da moeda esta o ex-policial que culpa o

tempo todo o outro cara, mas que na verdade essa é a forma que ele

encontrou de encarar a sua propria culpa, que é tao grande que ele fica

doente, e que nao consegue aguentar. Enquanto isso o carequinha ate que

tenta, mas a morte da mae é demais para ele. Infelizmente o final nao

foi tao surpreendente pra mim pq um amigo meu ja tinha me contado o

final, mas ao contrario de A Vila, saber do final na estragou em nada o

filme. Voltando a falar do carequinha, o filme joga bastante na nossa

cara que todos temos crimes, e nao podemos julgar, nao é por que a moça

foi la e deu um selinho no cara, sendo os dois casados, que ela cometeu

o crime, as outras, que sabiam que isso era errado, morriam de vontade

de faze-lo, mas nao tinham coragem, mas seus valores sociais eram tao

grandes que na mesma hora a moça virou um monstro adultero. Minha

opiniao é que elas ja eram adulteras desde o começo, mais uma vez cito

uma passagem da biblia, que diz mais ou menos assim : « o importante

nao é fazer o pecado, so de pensar voce ja pecou », entao so delas

quererem cometer o adulterio elas ja sao infelizes, e elas sabem que é

errado, querem fazer o errado, mas nao o fazem por medo da sociedade ou

culpa, mas sera que a vontade ja nao te deixa tao infeliz quanto a

culpa ?

 

Uma das cenas mais bonitas do filme na minha opiniao foi

a do cara nadando na piscina sozinho, e todos olhando. Outra muito boa

foi a do mesmo cara destruindo os relogios, pouco antes eu pensei,

putaquepariu que tic-tac maldito, logo em seguida o cara vai la e

destroi tudo. Cena bizarra foi a do cara se masturbando no carro da

moça pra mostrar para seu inimigo, mostrar nao sei o que na verdade,

talvez eu saiba, mas ainda assim é uma cena inusitada.

 

Ah, eu

queria comentar uma coisa sobre os personagens secundarios também.

Sobre o marido da Sarah, por que aquilo ? Vixi, isso é um caso

complicado, mas o personagem nao é muito explorado no filme, talvez no

livro, mas sei la. Agora sobre o personagem da Jennifer Connely (minha

atriz favorita !) eu tenho mais a comentar : enquanto que os dois «

pombinhos » foram procurar refugio um no outro, ela continou firme no

trabalho, sustentando a familia e cuidando de todos, certinha. Seria

ela mais forte que os outros ? Seria ela feliz ? Duvido muito, num

filme/livro triste como esse, acho dificil existir um personagem

realmente feliz, agora seria essa personagem corajosa pois consegue

levar a vida sem espasmos nervosos ou adulterio ou sei la outro refugio

(uma identidade gay, uma fantasia sexual ou perseguir um criminoso, so

pra citar os casos do filme) ? Nao tenho certeza. Talvez ela apenas

leve a vida pois tem medo demais de se rebelar e procurar uma

verdadeira felicidade (se isso realmente existir) ou uma melhor vida,

sei la… ou entao porque foi criada dessa maneira e ela nao sabe ser de

outra forma, ou nao tem conciencia da infelicidade, ou realmente é

feliz.

 

Bom, o filme para dar pano pra manga pra toda essa

discussao so pode ser fabuloso, muita coisa ainda eu deixei de falar,

atuaçao dos atores : show do Ronnie e do menino filho do cara, a Kate

Winslet ta mais ou menos. No final as coisas ficam bem felizes,

estranhamente felizes, pois os dois lados do casal percebem que ta tudo

errado, que essa « felicidade » que eles tinham nao era uma felicidade

de verdade e finalmente eles acordam pra vida (ou nao, pq o filme

acaba) mas pelo menos « resolvem o problema » que eles tinham durante o

filme, que era o adulterio, o Larry busca redençao ajudando o Ronnie,

que se ferra e nem sei se ele escapa vivo ou sao da cabeça.

 

Fica

aqui mais um protesto contra as distribuidoras de filme no Brasil que

mudam completamente os titulos dos filmes, pois o filme tem na verdade

muito mais a ver com mostrar que todas as pessoas sao como pequenas

criancas que nao sabem como enfrentar a vida do que pecados intimos

como se fosse um filme sobre um adulterio qualquer.

danilodalmon2008-05-23 03:17:57

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