Sempre tem coisas que não são mais mencionadas...
Mas reparei que muita gente colocou filmes que tiveram muito hype, mesmo que não tenham sido unanimidade (ou ainda que tenham sido malhados pela crítica).
Em todo o caso cito alguns, no espírito da discussão:
"O Homem de Palha" (versão original de "O Sacrifício" - não o cult russo, mas o que tem Nicolas Cage - não vi essa refilmagem, disseram que é uma bomba).
Motivo: mostrar um pouco da cultura céltica, da antiga religião pagã das ilhas britânicas (e por ter um lance meio hippie, até com nudismo tipo "ninguém é de ninguém")
"Mercenários das Galáxias" (um spin-off de "Guerra nas Estrelas")
Motivo: muito curioso, efeitos especiais pobres, mas criativos, um desenho de produção alucinado e por ser uma versão sci-fi de "Os Sete Samurais".
"Entre o Inferno e o Profundo Mar Azul" (com Stephen Rea)
Motivo: o único filme que me fez chorar, até hoje.
"Fogo no Céu" (sobre um cara abduzido por ETs)
Motivo: aterradora a seqüência em que o personagem principal é examinado pelos ETs cabeções (os tais "grey"). Também consegue passar seriedade ao tema.
"A Festa Nunca Termina" (sobre a gravadora independente Factory)
Motivo: mostra como surgia uma gravadora de discos de rock nos anos 80. Celeiro do Joy Division, New Order e outras viagens. Um bando de gente doida e a gente pensando aqui que era sério.
"Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças"
Motivo: filme muito louco, filosófico e bastante humano. Jim Carey faz um papel sério, finalmente.
"Little Odessa" (com Tim Roth)
Motivo: filme de gangster de verdade. Uma porrada no juízo. O resto é glamourizar a violência e a delinqüência.
Depois lembro de outros. Valeu!