Jump to content
Forum Cinema em Cena

Recommended Posts

  • Members

Este filme estreou em: 19 de Julho de 2013

 

Sinopse: Turbo é um caracol que sonha em ser o mais rápido do mundo, assim como seu herói, Guy Gagne, cinco vezes campeão das 500 Milhas de Indianápolis. Sua obsessão pela velocidade é motivo de vergonha para seu irmão Chet. Até que um acidente acontece na vida de Turbo, que pode, enfim, realizar seu desejo.

 

FICHA TÉCNICA

Gênero: Animação

Direção: David Soren

Roteiro: Darren Lemke, David Soren, Robert D. Siegel

Elenco: Ben Schwartz, Bill Hader, Ken Jeong, Kurtwood Smith, Luis Guzmán, Maya Rudolph, Michael Peña, Michelle Rodriguez, Paul Giamatti, Richard Jenkins, Ryan Reynolds, Samuel L. Jackson, Snoop Dogg, Spencer Pratt

Produção: Lisa Stewart

Fotografia: Chris Stover

Trilha Sonora: Henry Jackman

Duração: 96 min.

Ano: 2013

País: Estados Unidos

Cor: Colorido

Estreia: 19/07/2013 (Brasil)

Distribuidora: Fox Film

Estúdio: DreamWorks Animation

Classificação: Livre

 

 

 

Comente aqui sobre a animação! ;)

Link to comment
Share on other sites

  • Members

COMENTÁRIO:

 

Sem dúvidas, 2013 está sendo mais um ano com grande número de apostas dos estúdios nas superproduções de animação. Tal realidade somente confirma as inegáveis tendências dos produtores para com os famosos blockbusters: se esforçar em entregar um filme esteticamente atraente, família, repleto dos mais incríveis efeitos visuais e, de preferência, leve, a fim de que não encontre restrições de censura.

 

Dito isso, é mais do que clara a vantagem das animações em quase todos os quesitos, atraindo fortemente os baixinhos e, naturalmente, seus pais ao oferecer um produto de puro entretenimento para o final de semana. É claro que, vez ou outra, algumas animações conseguem fugir à regra, tornando-se verdadeiras obras primas (como, por exemplo, o fascinante “Toy Story 3”).  Mas, no geral, o que vemos quase que semanalmente nos cinemas são produções do gênero comercialmente grandiosas, porém, por vezes, simples e banais.

 

Na primeira para deste ano, em especial, fomos surpreendidos, por assim dizer, com os ótimos “Detona Ralph” e “Os Croods”, filmes para qualquer público, e nem tão surpreendidos assim com o fraco “Reino Escondido”. Já no tradicional verão norte-americano tivemos a oportunidade de nos divertir com “Universidade Monstros”, prelúdio do mega sucesso “Monstros S.A”, além de acompanhar a incrível bilheteria de “Meu Malvado Favorito 2” (bem simples, aliás), que, por exemplo, desbancou “Pacific Rim”, nos EUA, e ofuscou “O Homem de Aço”, no Brasil.

 

“Turbo”, a mais nova aposta da Dream Works Animation, também não ficaria de fora da disputa, tanto é que teve sua estreia em umas das semanas mais concorridas do verão. No entanto, o fato é que, de acordo com as primeiras impressões, é difícil imaginar a animação desbancando seus concorrentes por dois claros motivos: em primeiro lugar, por apresentar uma temática automobilística, o filme já tem seu público-alvo naturalmente prejudicado, de modo a espantar os não apreciadores do tema e grande parte das garotas do cinema; em segundo, ao fundamentar-se em clichês e em um mediano roteiro, proporciona uma obra sem grandes momentos, que mal engata e já começa a derrapar.

 

Turbo/Theo é um caracol que sonha em ser o mais rápido do mundo, assim como seu herói e ídolo, Guy Gagne, cinco vezes campeão das 500 Milhas de Indianápolis. Sua obsessão pela velocidade é motivo de vergonha para seu irmão Chet. Até que um acidente acontece na vida de Turbo, que pode, enfim, realizar seu desejo incomum.

 

“Turbo” é, infelizmente, mais uma daquelas animações que tem seu ponto forte em seu visual, em detrimento do conteúdo em si. No caso, o trabalho de digitalização é, conforme esperado, impecável em todos os sentidos, conseguindo, inclusive, se destacar muito no uso da tecnologia 3D, sempre oferecendo diversos planos belos com abundância de cores, exaltando, assim, a energia que o filme, ao explorar sua temática, tenta a todo o momento transmitir (méritos para o diretor David Soren, que coordena muito bem um grande desing de produção).

 

Além disso, não há como negar que a proposta da animação seja bem arriscada e ousada, pois, como já mencionado, o público-alvo certamente apresenta muitos espectadores que não se interessam nenhum um pouco por automobilismo. Com isso, o longa merece méritos por não tentar fazer condecorações e agrados para todos os públicos, sempre se mantendo fiel à sua proposta.  

 

Contudo, mesmo que a animação desenvolva uma narrativa ágil, envolvente e por vezes divertida, não há aqui nenhum grande momento e tampouco um personagem que possa ser lembrado por mais de uma semana; até o protagonista, embora inegavelmente simpático, não tem a força necessária para cativar o público ou atingir alguma popularidade (o que dizer dos coadjuvantes então...).

 

Assim, ainda que tenha uma boa introdução, “Turbo” rapidamente perde a velocidade, apostando desmedidamente em clichês e não convencendo com diálogos fracos e realmente sem nenhum lapso de inspiração. Além do mais, a fantasia do filme, inusitadamente, se torna ridícula, mesmo para uma obra direcionada às crianças – ou seja, tudo o que convencionalmente funciona na maioria das produções do gênero não dá certo neste caso, nem mesmo as articulações de um universo tão somente infantil.   

 

Enfim, a narrativa com um bom ritmo, o belo visual e a válida – mais repetitiva – moral podem até convencer, mas o fato é que, seja lá o que pensaram, a aventura de um caracol que corre nas 500 milhas de Indianápolis não pega nem com turbo nem com mágica, consolidando-se somente como mais uma animação. Simples assim...

 

 

 

Nota: 5/10

20 de Julho de 2013.

 

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...