Jump to content
Forum Cinema em Cena

Rainbow


Minduim
 Share

Recommended Posts

O grupo Rainbow começou em 1975 como um projeto do lendário Ritchie Blackmore, ex-guitarrista do Deep Purple, que chamou para acompanhá-lo os integrantes de uma até então praticamente desconhecida banda Elf. O nome escolhido para a banda foi Ritchie Blackmore's Rainbow (para aproveitar a fama do ex-Deep Purple), mais tarde mudado para apenas Rainbow. Possivelmente este nome foi tomado de um clube de Los Angeles em que Blackmore e a banda Elf costumavam tocar (o Elf havia feito a abertura de algusn shows do Deep Purple).

A formação inicial, que gravou um disco com o nome de Ritchie Blackmore's Rainbow, contava com Ronnie James Dio no vocal (segundo vocalista do Black Sabbath e que mais tarde viria a seguir uma bem sucedida carreira solo), Craig Grubber no baixo, Gary Driscoll na bateria e Mickey Soule nos teclados. Obviamente sendo uma banda de músicos experientes e conhecidos não tiveram que galgar degraus em sua carreira, se tornando imediatamente aceita pelos fãs do hard rock europeu (posição que seria mudada mais tarde com a mudança da banda para os Estados Unidos e a escolha pela música que agradasse ao público americano).

Os egos gigantescos de Blackmore e Dio rapidamente gerariam atritos com os outros componentes. Logo após a gravação do primeiro disco houveram diversas mudanças de formação. A banda viria a se estabilizar novamente com Cozzy Powell na bateria (mais tarde no Black Sabbath), Jimmy Bain no baixo e Tony Carey nos teclados. Com esta formação lançaram um álbum ao vivo (On Stage) e o segundo álbum de estúdio da banda, Rainbow Rising, em 1976. Esta formação foi a mais duradoura da banda e a mais aclamada pelo seu público antigo.

O próximo álbum a ser lançado seria Long Live Rock and Roll, em 1978. Com certeza o mais difícil da carreira da banda, pois após o início das gravações seguiram-se problemas entre Blackmore e os outros integrantes. Jimmy Bain é demitido e seu substituto, Mark Clark, dura apenas algumas semanas na banda, sendo logo substituído por Bob Daisley (que viria a tocar com Uriah Heep, Gary Moore, Black Sabbath, Ozzy Osbourne e Yngwie Malmsteen). Como Bob foi contratado apenas para a turnê o próprio Blackmore gravou o baixo no disco. Tony Carey também foi substituído por David Stone. Após uma curta turnê a banda se separa oficialmente e Dio inicia sua bem sucedida carreira solo (acompanhado pelo baixista Jimmy Bain). Aparentemente Blackmore desejava seguir uma musicalidade menos clássica, fazer canções mais assimiláveis pelo mercado americano, abandonar a temática medieval e fazer canções românticas, tendo sido apoiado apenas por Cozy Powell.

Em 1980 Blackmore reformulou a banda, lançando Down to Earth, com Cozy Powell na bateria, Roger Glover no baixo, Don Airey nos teclados e o desconhecido Graham Bonnet nos vocais. A mudança no som da banda prova ter sido válida pelo menos comercialmente e o Rainbow inicia sua fase de maior vendagem. Após a saida de Cozzy Powell (substituído por Boby Rondinelly, que mais tarde iria para o Black Sabbath) e a entrada de Joe Lynn Turner (que mais tarde participaria do Deep Purple) no lugar de Grahan Bonnet lançam em 1981 um outro álbum no mesmo estilo. A mesma formação (incrível) lança Straight Between the Eyes em 1983 e após a substituição de Boby Rondinelly por Chuck Burgi lançam Bet Out Of Shape em 1984.

Em virtude da reunião do Deep Purple em 1985 a banda Rainbow foi extinta até o lançamento de Stranger in Us All de 1995. O disco deveria ser um trabalho solo de Blackmore mas o apelo de usar o nome Rainbow foi maior. A banda formada por Doogie White nos vocais, Greg Smith no baixo, John O'Reilly na bateria e Paul Morris nos teclados, embora não apresentasse nenhuma ligação com a banda antiga (a não ser o guitarrista, claro) foi batizada novamente de Ritchie Blackmore's Rainbow. Chuck Burgi (antigo baterista) participou da turnê que se seguiu.

* Fonte : Whiplash

 

Image2.gif RITCHIE BLACKMORE’S RAINBOW (1975)

 

Image3.gif RISING (1976)

 

Image4.gif ON STAGE (1977)

 

Image5.gif LONG LIVE ROCK’N’ROLL (1978)

 

Image6.gif DOWN TO EARTH (1979)

 

 

Image7.gif DIFFICULT TO CURE (1981)

 

Image8.gif STRAIGHT BETWEEN THE EYES (1982)

 

Image9.gif BENT OUT OF SHAPE (1983)

 

Image10.gif FINYL VINYL (1986)

 

Image11.gif STRANGER IN US ALL (1995)

 

Tenho todos esses álbuns, e, gosto de todas as fases ! Comentem aí, sobre essa incrível banda ! 16
Minduim2007-09-20 10:35:11
Link to comment
Share on other sites

Eu tinha uma fita cassete do Down to Earth(1979),comprei lá por 1993 (mais ou menos),nunca quis saber quem era o vocalista,não tinha quase informações,apenas li que era da época de Scorpions e Kiss e fui em frente.Acho o Dio um dos melhores vocalistas do Metal.Claro aquele de 1979 não era o Dio.

Tava no Wikipedia:

Formações

1: Ronnie James Dio (vocal), Ritchie Blackmore (guitarra), Craig Gruber (baixo), Mickey Lee Soule (teclado) e Gary Driscoll (bateria) (1975) (Ritchie Blackmore's Rainbow)

2: Ronnie James Dio (vocal), Ritchie Blackmore (guitarra), Jimmy Bain (baixo), Tony Carey (teclado) e Cozy Powell (bateria) (1976 a 1977) (Rising e On Stage)

3: Ronnie James Dio (vocal), Ritchie Blackmore (guitarra), Bob Daisley (baixo), David Stone (teclado) e Cozy Powell (bateria) (1978) (Long Live Rock 'n Roll)

4: Graham Bonnet (vocal), Ritchie Blackmore (guitarra), Roger Glover (baixo), Don Airey (teclado) e Cozy Powell (bateria) (1979 a 1980) (Down to Earth)

5: Joe Lynn Turner (vocal), Ritchie Blackmore (guitarra), Roger Glover (baixo), Don Airey (teclado) e Bobby Rondinelli (bateria) (1981 a 1982) (Difficult to Cure e Straight Between the Eyes)

6: Joe Lynn Turner (vocal), Ritchie Blackmore (guitarra), Roger Glover (baixo), David Rosenthal (teclado) e Chuck Burgi (bateria) (1983) (Bent Out of Shape).

Link to comment
Share on other sites

Apesar de gostar de todas as fases, a do disco Rising é considerada a melhor e a mais técnica de todas, tanto é que o Rainbow já era para ter se reunido várias vezes, mas como o baterista Cozy Powell morreu em 1996 de desastre automobilistico, isso se esfriou.......espero que em breve possa ocorrer essa reunion.......Minduim2007-09-20 10:34:37
Link to comment
Share on other sites

  • 11 months later...

Desenterrando o tópico da melhor banda de todos os tempos:

 

Joe Lynn Turner anuncia shows no Brasil

 

O vocalista JOE LYNN TURNER (YNGWIE MALMSTEEN, DEEP PURPLE, RAINBOW) anunciou no site oficial quatro shows na América Latina, sendo três deles no Brasil, a saber:

30 de novembro - "Opera 1", Curitiba
01 de dezembro - "Teatro Rival", Rio de Janeiro
02 de dezembro - "Victoria Hall", São Paulo

Mais detalhes serão divulgados em breve.

Link to comment
Share on other sites

Nunca escutei esse som.... qual é considerada a melhor música???

 

Poderia dizer TODAS, mas vamos fazer um pequeno top:

 

Da fase Ronnie James Dio

*Catch de Rainbow

*The Temple of The King

*Rainbow Eyes

*Sixteenth Century Greensleeves

*Kill The King

*Long Live Rock n' Roll

*Stargazer

 

Da fase Graham Bonnet

*Lost in Hollywood

*All Night Long

*Eyes of The World

 

Da fase Joe Lynn Turner

*Spotlight Kid

*I Surrender

*Street of Dreams

*Stone Cold

 

Da fase Doogie White

*Wolf to The Moon

*Too Late for Tears

*Ariel
Minduim2007-09-26 08:25:44
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • 1 month later...
Desenterrando o tópico da melhor banda de todos os tempos:

 

Joe Lynn Turner anuncia shows no Brasil

 

O vocalista JOE LYNN TURNER (YNGWIE MALMSTEEN, DEEP PURPLE, RAINBOW) anunciou no site oficial quatro shows na América Latina, sendo três deles no Brasil, a saber:

30 de novembro - "Opera 1", Curitiba
01 de dezembro - "Teatro Rival", Rio de Janeiro
02 de dezembro - "Victoria Hall", São Paulo

Mais detalhes serão divulgados em breve.

[/quote']

Parece que o show foi cancelado.
Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...

E hoje, 11/07/2009 exatamente as 22:00h estarei no show do Graham Bonnet no Blackmore Rock Bar !!!! Já estou com os ingressos na mão !!!!

 

No set list consta músicas do Rainbow, Alcatrazz, Michael Schenker Group, entre outros !!!!!

 

16
Minduim2009-07-11 00:01:00
Link to comment
Share on other sites

 

 

 

Grande banda o Rainbow, embora eu ainda prefira o sensacional Ufo, seja com Schenker, com Chapman ou Moore! 16

 

Mas a mais foda do Rainbow é a maravilhosa "Stargazer"...16

 

O meu album favorito é, sem dúvida, o fenomenal "Rising"! 16

 

Algumas bandas deveriam ser mais lembradas, incluindo o próprio Rainbow!

 

Eu particularmente tenho ouvido muito UFO, Running Wild, Dust, Ram Jam, Camel (do progressivo)..todas bandas fodas e que não ficam atrás dos medalhões em termos de feeling e mesmo qualidade! Só não são tão lembradas, infelizmente...

 

Nexus 62009-07-12 20:55:24

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...