Jump to content
Forum Cinema em Cena

Batman: A Queda do Morcego (Resenha)


Mestre Ryu
 Share

Recommended Posts

  • Members

Batman : A Queda Do Morcego

     (Knightfall,1992-1994,Graphic Novel,DC Comics,EUA)

                                               

                                                 Das Trevas à Luz     

 

 

 batmanshadowofthebat79nv4.jpg

 

 

Num tempo em que o imortal Super Homem morria,Wolverine perdia as garras de Adamantium e o Homem Aranha ganhava poderes cósmicos(“Cosmic Spider”);

A mídia explodia com uma certa notícia num desses programas do Fantástico:

O Que Aconteceu com os nossos heróis?

Isso também se referia ao novo Batman.Aquele que substituiria um já decadente Bruce Wayne numa cadeira de rodas.

 

Em uma entrevista com Dennis’O Nell(Um dos escritores),uma das razões para escrever A Queda do Morcego foram a popularidade de heróis dispostos a matar como  O Exterminador do Futuro e James Bond.

Qs produtores passaram a questioná-lo se a preferência dos leitores estaria em um Batman que mata seus oponentes.A subseqüente recepção dos leitores ao personagem Jean Paul Valley como Batman,provou não ser esse caso.

 

A famosa maxisérie durou cerca de 2 anos para ser concluída(1992-1994)composta de altos e baixos com aproximadamente 86 volumes.

Dividiu-se em uma trilogia,são elas orginalmente:

“Knightfall”,”Knightquest”(Sub-divididas em "The Search" e"The Cruzade")" e “KnightEnd”.

Cronologicamente a história se passa imediatamente após “Um funeral para um Amigo”(Parte da saga A Morte do Super Homem).

No Brasil foi dividida em 4 fases.Com o título de “A queda do Morcego”(Tradução oficial de “Knightfall” que traduzindo ao pé da letra seria “Queda do cavaleiro”),com as sub-divisões de "Knightquest": The Search"(A Busca)e "The Cruzade"(A Cruzada").

***************************************************************************************************************

2429_animado.gifÌNDICE2429_animado.gif

 

bmnqm2303aw8.th.jpgthpix.gif

+Crítica & Apresentação

Personagens

A Saga

Prelúdio

Fase 1

Fase 2

Fase 3

Fase 4

Episódios Extras

fbpknightfall2jh1.th.jpgthpix.gif

 

+Leia também

Batman: A espada de Azrael

Azrael: Agent Of Bat

 

+Extras

5 Lições para derrotar Batman

Brinquedos

Recomendados

Cinema & TV: Curiosidades das produções

Vídeos

 

+Legendas

+Dados Técnicos

+Avaliação do juri

**************************************************************************************************************************

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Crítica & Arquivo

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Personagens

groupkw2.th.jpgthpix.gif

Conheça ou reconheça alguns dos diversos personagens que participaram da saga.Principalmente os mais importantes.

 

 

Batman(Bruce Wayne)

batmanwayneln2.th.jpgthpix.gif

Durante 50 anos o herói combateu o crime(Se levar em consideração o tempo de criação do personagem até A Queda do Morcego).Mas agora ele esta em uma situação inédita ,só que  não quer acreditar: O grande Xerife esta perdendo a força.

 

Com o enfraquecimento da força policial na cidade,sua atuação como Batman terá que se tornar redobrado.(Mas,calma aê.Ele um só!Mas quer dar conta de tudo sozinho..bom,não tanto,graças a ajuda de Tim/Robin).

Pistas falsas,problemas de relacionamento e memórias ruins,vão acontecendo um após o outro,acabando por comprometer cada vez mais a saúde física e mental do herói envolvendo: Fadiga,stress e começo de depressão.

(Pra você ver que Batman esta mal mesmo,depois de todos esses anos lutando contra o crime.Não precisou nem virar alcólatra.)

 

Recusa-se aos pedidos insistentes de seus fiéis amigos, Tim Drake e o mordomo Alfred, para cuidar de seu péssimo estado de saúde:.Os poucos com quem ele pode contar integralmente vivendo uma vida dupla.

 

E após o impactante confronto com Bane,mesmo numa cadeira de rodas ele não desistiu de fazer justiça.

Faz uma busca importante  ao redor do mundo junto com Alfred,além de também não deixar de lado os seus Bat-Acessórios,usados de uma maneira bem interessante.Dignas de James Bond.

batmanoj4.th.jpgthpix.gif

 

Frases Marcantes:

...E pro inferno com o sangue

Você foi o maior erro que eu cometi

 

Alfred Pennyworth

alfred2zw4.th.jpgthpix.gif

Alfred segurando a barra

 

Alfred Thaddeus Crane Pennyworth é o mordomo e tutor do milionário Bruce Wayne, mais conhecido como Batman em sua identidade secreta de combatente da justiça. Surgiu no gibi Batman #16 (Abril-Maio de 1943). Ele tem sido às vezes chamado de "O Batman do Batman."

alfrednn4.th.jpgthpix.gif

 

Alfred tem sua origem muitas vezes envolta em mistério e pouco se fala de suas atividades antes dele se tornar mordomo da rica e tradicional família Wayne. Em algumas mini-series e edições avulsas das QHs fala-se de sua distante ligação com a Scotland Yard onde ele teria trabalhado como um de seus agentes mais discretos.

Sabe-se ainda de um passado como ator competente, tendo essa experiência na dramaturgia se provado útil em diversas ocasiões. Como por exemplo tendo ensinado ao Bruce, ainda jovem, como modificar sua voz para imitar as vozes de outras pessoas. O que se provou muito útil na criação da persona do Homem-Morcego.

Demonstra também muitas outras habilidades úteis, como conhecimentos médicos básicos, por exemplo. Contudo, fica-se com a impressão que nem Bruce Wayne conhece totalmente esse passado de seu mordomo. Muitas vezes as palavras de Alfred são sugestões quase que subliminares que ajudam o "cruzado mascarado" na solução de enigmas complexos de crimes. Mesmo assim Alfred muitas vezes faz o papel de ingênuo.

Ocasionalmente seu romance com Leslie Thompkins vem a tona dando-nos um breve relance sobre sua vida pessoal, que fica, na maior parte do tempo, às sombras do morcego.

bmnqm1124iz7.th.jpgthpix.gif

Alfred é também citado como ex-médico da marinha britânica, daí devendo-se sua capacidade em ajudar o "Cavaleiro das Trevas" com os piores machucados (principalmente porque o Morcego não pode ir à hospitais para não levantar suspeitas). A sua passagem como médico das forças armadas britânicas também reforçaria a sua ligação com Dr. John Hamish Watson, parceiro de aventuras de Sherlock Holmes, que assim como Alfred, foi médico e ajuda um detetive.

bmnkq806ho5.th.jpg

 

Robin(Tim Drake)

robinlt6.th.jpgthpix.gif

Tim Drake é o terceiro Robin da Cronologia(desconsidera O Cavaleiro das Trevas).

Teve sua primeira aparição em um flashback em Batman #436 (1989). Drake era um jovem garoto que acompanhou as aventuras de Batman e Robin desde o assassinato dos “Graysons Voadores”, crime o qual ele foi testemunha ocular. Tim deduziu as identidades de Bruce e Dick através de suas habilidades instintivas de detetive e passou a acompanhar suas carreiras com uma proximidade ainda maior.

tmrobinlr6.th.jpgthpix.gif

O jovem mascarado divide sua vida escolar como o de fiel companheiro de Batman.

azraelrobincs0.th.jpgthpix.gif

Fica encarregado do treinamento de Jean Paul como o substituto.

camaku7.th.jpgthpix.gif

 

bmnke294wz9.th.jpgthpix.gif

Tim e sua  amada Ariana

Sem Batman,o jovem prodígio acaba deixando de lado sua identidade de Robin por alguns momentos e tenta viver um pouco mais a vida de Tim Drake.Já que é recusado por Jean Paul como seu parceiro.Mas começa a agir sozinho novamente logo depois. Ganha belas companias com Caçadora e Salteadora.

Uma curiosidade é que Robin foi inspirado no herói literário: Robin Hood.Tanto na roupa quanto no nome.

 

                                      

-A relação entre Batman e Robin-

 

batmanrobin2ca6.th.jpgthpix.gif

Bom,a linguagem moderna sempre vê determinados comportamentos puritanos como preconceito.Para desmentir isso,veja o que o artista David Mazzucchelli descreveu:

 

Em 1954,o DR. Frederic Wertham Enxergou no relacionamento da dupla uma metáfora cifrada de homossexualismo.

Primeiro ,é importante lembrar que os gibis de super-heróis foram inventados para meninos.

Wertham cometeu o erro básico de examinar as revistas por uma ótica adulta - e sem senso de humor.

Eu vejo assim: Quando Bruce era criança,sua vida mimada e idílica foi destroçada.

Desde então ele tem tentado juntar os pedaços.

É perfeitamente coerente que seu amigo tenha doze anos,pois Batman ainda é um menino preso num corpo adulto.

Se há um aviso"proibida a entrada de garotas" na batcaverna/clubinho é porque garotas são um saco.

É isso que torna a mulher-gato perigosa: Ela representa uma maturidade para a qual os meninos não estão prontos.(A série de TV explorou bastante essa dinâmica.)

Os super-heróis se dão melhor no mundo deles- um mundo pré-adolescente.

Mesmo sendo uma experiência interessante colocar"realidade" demais no mundo de fantasia do super-herói provavelmente não é uma boa idéia.

Texto retirado do extra adcional "A Dupla Dinâmica" de Batman Ano Um

 

                                

- Robin Atualmente –

robin3og7.th.jpgthpix.gif

Tim, por diversas vezes, desejou se tornar “O Maior Detetive do Mundo”, título pertencente a Cavaleiro das Trevas, o qual admitiu recentemente que Tim irá superá-lo como detetive, no futuro. Apesar de suas habilidades de combate não serem do mesmo nível das de Grayson (embora sejam bem superiores as de Todd, em sua época como Robin), suas habilidades como detetive são seu ponto forte. Batman criou um novo uniforme para Tim, com proteção para as pernas e várias camadas de Kevlar Recentemente, após a morte de seu pai no evento Crise de Identidade, Tim foi adotado por Bruce Wayne. Tim também é membro do grupo conhecido como os Novos Titãs.

 

Salteadora(Stephanie Brown)

salteadorayn2.th.jpgthpix.gif

 

Stephanie Brown é a namorada de Tim Drake. Ela ofereceu-se para ocupar o lugar de Robin deixado por Tim quando seu pai descobriu sua identidade secreta. Stephanie não permaneceu muito tempo no cargo, sendo logo demitida por Batman, após desobedecer uma ordem. Enquanto tentava provar seu valor, Brown colocou em prática um plano de contingência de Batman. A tentativa foi um desastre total. Ao tentar conseguir o respeito de Batman, Steph causou uma guerra de gangues nas ruas de Gotham. Enquanto tentava ajudar a pôr fim na guerra, Brown foi capturada e torturada pelo chefe do crime Máscara Negra, que o fez para arrancar informações da menina. Após uma luta (que a enfraqueceu ainda mais), ela escapou das mãos de Máscara Negra, mas faleceu em seguida na clínica da Dra. Leslie Thompkins devido a severos ferimentos. Steph morreu enquanto Batman estava ao seu lado no quarto, tentando fazer com que ela não se culpasse pelo que aconteceu.

Antes de assumir o cargo de Robin, Stephanie era a heroína mascarada conhecida como Salteadora, identidade que voltou a assumir depois de ser demitida por Batman, com a qual permaneceu até a sua morte.

salteadora2ay2.th.jpgthpix.gif

Em A Queda do Morcego,faz uma participação acompanhando Robin em uma aventura.

 

Asa Noturna(Dick Grayson)

asanoturna2kw7.jpg

By Arildo

Asa Noturna é um codinome usado por um número considerável de super-heróis da DC Comics, sempre ligado ou ao Batman ou ao Superman. Atualmente, é Dick Grayson quem adota esse codinome.

 

Richard John "Dick" Grayson foi o primeiro ajudante que Batman teve, e chegou à, anos mais tarde, ser adotado pela identidade secreta do herói, Bruce Wayne. Foi o primeiro dos quatro personagens que já usaram o nome Robin, antes de se tornar o Asa Noturna.

 

O personagem foi criado por Bob Kane, Bill Finger e Jerry Robinson em 1940, mas a persona de Asa Noturna foi desenvolvida por Marv Wolfman e George Perez em 1984.

 

Mestre Ryu

"Ele é praticamente o Akuma das histórias do Batman(Surge nas horas imprevistas)"

 

James Gordon

comissariogordonlm4.th.gifthpix.gif

 

James Worthington "Jim" Gordon ,foi o primeiro personagem de apoio a ser introduzido nas aventuras do Batman.

Sua primeira aparição aconteceu na Detective Comics #27(Maio de 1939),foi criado por Bill Finger e Bob Kane.

 

Na maioria de suas encarnações da mitológica história,ele é o comissário de polícia do lar do  morcego vigilante: Gotham City.

 

Ele compartilha com o herói o profunto compromíssio de libertar a cidade do crime da escuridão e da currupção.

 

Na era de ouro e prata,Gordon é um pouco dependente do Batman,como na série de TV dos anos 60.

Nas na maioria das histórias atuais,Gordon é um pouco mais cético quanto ao vigilante de Gotham,mas reconhece a sua necessidade.Sendo assim,os dois possuem respeito mútuo e uma parceria profissional.

Ele foi marido de Barbara Kean Gordon e Sarah Essen Gordon.

Gordon é pai ou pai adotivo,dependendo da continuidade,de Barbara Gordon,a Batgirl original que depois se tornou Oráculo,e James Gordon jr.

 

É um dos mais importantes mitos da franqüia Batman.Aparecendo na maioria das adaptações do personagem.

 

Sarah Gordon

sarah2.gif

 

Sarah Essen Gordon é uma detevive,parceira de trabalho,e mulher de Jim Gordon.

Foi criada por Frank Miller e David Mazzuchelli.

sarahep5.th.jpgthpix.gif

Sarah Gordon,uma moça de pávio curto

 

Surgiu pela primeira vez em Batman Ano Um.

Se casou com James Gordon anos depois na história: O Casamento do Comissário Gordon.

Foi morta pelo Coringa na série "Terra de Ninguém".

Frases:

"O Batman muda regularmente!Você pode ter lidado com CINCO deles."

 

Coringa(Joker)

coringagr2.th.jpgthpix.gif

 

Mestre Ryu

Com a presença de um novo e importante antagonista de Batman na trama,o famoso e respeitado vilão foi reduzido a um coadjuvante engraçado.

amortedebatman2tg8.th.jpgthpix.gif

Ainda louco,mas mais engraçado.Talvez para não ofuscar Bane.

Um caso que ocorre da mesma forma com outros demais vilões clássicos.E os que possuem um  conceito mais dramático como o Duas Caras,estão secos.

 

Ventríloquo

ventrloquour1.th.jpgthpix.gif

 

Arnold Wesker era apenas um garoto quando viu sua mãe ser brutalmente assassinada por um mafioso, após o incidente o trauma fez com que Wesker se retraísse por completo e passasse a dedicar-se única e exclusivamente ao seu passatempo predileto as marionetes. Com o tempo Wesker desenvolveu uma segunda personalidade, um gângster terrível e cruel chamado de Scarface que se manifesta quando ele utiliza o boneco homônimo. Com o boneco em mãos o Ventríloquo passou a cometer seus crimes.

 

Multiverso(Crítica)

Como um cara consegue atirar com um boneco? Tá, tá eu até podia com muito custo engolir isto, mas ver Wesker brigando e apanhando do boneco e ver um monte de bandidos com medo do Scarface, não dá, é patético demais. Como se não bastasse Scarface fala errado feito um retardado.

 

Após a fuga de Arkham ,junta-se a um grandalhão conhecido como Amigdala atrás de “Scarface”.Mas acaba se suicidando.

 

Amigdala(Helzinger Aaron)

abws1.th.jpgthpix.gif

 

Sua origem se deu quando Helzinger Aaron foi fazer uma cirurgia para remover a amígdala, uma massa de nervos no cérebro que controla a fúria. Mas algo na operação não saiu como o planejado e Aaron se tornou extremamente agressivo e furioso. É semelhante ao vilão Bane, enquanto está sob o efeito da droga Veneno. Amígdala fez uma pequena participação no desenho animado da Liga da Justiça, onde é um lutador da casa de apostas de Roleta, uma empresária.

 

Frases:

“Me dá vontade de te arrebentar!Quebrar TODOS os seus OSSOS.!”

 

Cinemaníaco

cinemanacowy9.th.jpgthpix.gif

 

Um doido que gosta de imitar assassinos de filmes.Mas em sua trajetória matou poucas pessoas.

 

Em A Queda,é espancado cruelmente por Bane.

 

 

Espantalho

espantalhofs3.th.jpgthpix.gif

 

O professor Jonathan Crane era um insano cientista e psiquiatra especializado nos efeitos do medo sobre as pessoas. Vestido como um espantalho ele passou a instalar o terror em Gotham valendo-se de equipamentos e de seu clássico gás do terror que pode provocar todo tipo de alucinação em seus alvos. Ironicamente a única coisa que o professor realmente teme é o vigilante encapazudo Batman.

 

bmnqm2319tm7.th.jpgthpix.gif

Com o caos em Gotham.ele aproveita a situação para criar um grupo de seguidores usando um grupo de estudantes com o seu gás alucinógeno. Quem o encara é o novo Batman: Jean Paul

 

Crocodilo

crocodilotq3.th.jpgthpix.gif

 

Crocodilo é um criminoso fícticio que é publicado pela editora americana DC Comics. Ele é um inimigo do Batman. Sua aparência lembra um homem gigante com dentes potiagudos, com garras nos dedos, e com corpo coberto por escamas de crocodilo. Seu nome verdadeiro é Waylon Jones, e ele sempre foi discriminado por ser um mutante com uma doença rara (assim como nas histórias de X-Men). Foi isso que o levou para a vida criminosa. O Crocodilo estreou na TV no desenho animado Batman-The Animated Series, como um homem cinza e forte que usava apenas um short jeans. No desenhoThe New Adventures of Batman,continuação de Batman-The Animated Series, o Crocodilo volta, desta vez fazendo mais jus ao nome, numa cor verde-escura e parecendo mais forte. No animado The Batman,o visual do vilão lembra muito o Crocodilo da graphic novel Silêncio, desenhada por Jim Lee.

 

Em A Queda do Morcego,ele vive nos esgotos.Tem os seus braços quebrados por Bane.

 

Mestre Ryu

É interessante o confronto entre dois personagens bem incomuns no universo de Batman: Bane vs Corocodilo.

 

Hera Venenosa(Poison Ivy)

heravenenosajm2.th.jpgthpix.gif

 

A bela Pamela Isley era uma estudante de botânica que por causa de um acidente (como sempre) ganhou a habilidade de controlar as plantas e de ser imune a qualquer veneno ou toxina. Ela desenvolveu um fanatismo pela defesa da natureza e em prol deste objetivo ela faz qualquer coisa para proteger as plantas dos humanos, os quais ela considera como pragas (e quem pode culpá-la???). O Batman tem sempre estragado seus planos e ela mantém com ele uma estranha relação de amor e ódio. A sensualidade, os poderes, a motivação e o comportamento dúbio dão o oitavo lugar a Pamela

 

Ataca um jantar beneficiente com o seu grupo de Zumbis,dando mais um trabalho para o Batman.

 

Zsasz

zsazig6.th.jpgthpix.gif

O psicopata que faz marcas no seu corpo de cada vítima que mata.Faz reféns em uma escola.

 

Anarquia(Anarky)

anarquiapp7.th.jpgthpix.gif

 

Seu nome vem de Anarquia(O sistema político).O personagem surgiu em 1989.

v-de-vinganca-poster02.jpg

Foi inspirado no herói V,de V de Vingança.

Ele acredita que Batman é o grande culpado pelo surgimento dos grandes vilões de Gotham.

 

Sr. Frio(Mr.Freeze)

srfriojv1.th.jpgthpix.gif

Retorna irreconhecível sem a sua tradicional armadura.

 

Originalmente Victor Fries deveria figurar apenas como mais um dos vilões cômicos do Batman, mas alguns roteiristas viram potencial nele e o transformaram num grande inimigo. Ele era um cientista especialista em criogenia que ao ver que sua esposa estava morrendo por causa de uma doença incurável, foi tomado pelo desespero Victor e realizou um experimento que para preservar seu corpo, enquanto não se achasse a cura. Pórem um acidente ocorreu durante o processo de congelamento, fazendo com que o corpo de Victor passasse a depender de baixas temperaturas permanentemente. Enlouquecido pelo acidente, pela situação da esposa e pela solidão, Victor passou a cometer crimes sempre na busca de meios para curar Nora, para isso ele utiliza uma armadura que o protege de temperaturas altas e de impactos e vale-se de armas que disparam gases congelantes. A personalidade dramática e as habilidades perigosas tornam Frio um dos melhores vilões do Morcego

 

srfrioazraelpo2.th.jpgthpix.gif

Azrael como Batman e Sr.Frio(Numa Fria)

 

Duas Caras(Two Faces)

duascarasbc8.th.jpgthpix.gif

 

O advogado Harvey Dent é um dos piores inimigos do Batman por uma simples razão, ele já foi amigo e aliado do morcego, alguém que o próprio Bruce admirava e que hoje é um monstro. Os confrontos entre os dois são tensos porque no fundo Wayne ainda tem esperança de recuperar seu amigo.

Duas-Caras é uma pessoa que teve todas as suas crenças destruídas e sua personalidade dividida, crendo agora somente no acaso, na probabilidade. Hoje ele vive realizando crimes que tentam mostrar ao mundo o despropósito de tudo e toma suas decisões valendo-se de uma moeda.

Esse conjunto de características e esquisitices faz de Duas-Caras um dos principais vilões do Morcego.

Possui uma participação numa história em flashbacks.Quando Batman foi capturado e “julgado” na carcaça do antigo tribunal em que teve seu rosto desfigurado.

 

Caçadora(Helena Janice Bertinelli)

caadoravy1.th.jpgthpix.gif

Caçadora faz uma participação nos episódios extras de A Queda Do Morcego

 

Nome Verdadeiro: Helena Janice Bertinelli.

Ocupação: Professora de inglês.

Base de operações: Metrópolis.

Afiliações: Aves de Rapina, Liga da Justiça.

Estado Civil: Solteira.

Primeira aparição: Huntress #01 (abril de 1989).

 

A Caçadora da Era moderna é Helena Janice Bertinelli que foi a última sobrevivente do ataque à família Bertinelli quando, aos oito anos, presenciou a morte de sua familia, pela mão do assassino Omerta, a comando de Mandragora. Após o incidente, foi mandada para a Sicília, para viver com seus primos, os Asaros, uma familia de assassinos. Jurando vingança, seu primo Sal ensinou Helena a lutar e também a usar uma grande variedade de armas. Logo após seu primo e seu tio serem mortos pela máfia, ela foi mandada a Suíça, e jurou terminar com as guerras no submundo, incluindo a máfia.

Com 16 anos, foi à Gotham para participar de uma festa de seu tio materno, Tomaso Panessa (que tinha envolvimento com a máfia), e teve seu primeiro encontro com Batman, entrando na festa e espalhando medo pelos seus detestados parentes. Planejando seguir carreira como uma justiceira, logo entrou em uma faculdade onde estudou a máfia. Quando se formou, voltou à Gotham para se tornar a Caçadora.

Anos depois foi descoberta pelo seu pai verdadeiro, Santo Cassamento (que teve um caso com sua mãe, Maria), e foi ameaçada de ter sua identidade revelada para máfia caso não trabalhasse para ele. Como sua única saída, ela contou ao seu tio Tomaso que ele havia sido responsável pela morte de sua mãe e pediu para que ele matasse Cassamento.

Nos anos seguintes, Batman não a aceitou por considerar seus métodos muito imprevisíveis e violentos. Ao contrário de Batman, Dick Grayson (Asa Noturna) acabou tendo um relacionamento com Helena durante uma missão contra a máfia, o que no final das contas ela confessou que o seduziu para entrar no "bat-clube". Hoje, cada um continua sua vida, Asa Noturna ainda gosta dela como amiga. Mais tarde, eles se juntaram de novo com os Renegados, em que Grayson comandava a equipe. Sua passagem pela equipe foi temporária e se passou durante o período em que Arsenal estava se recuperando de tiros que recebeu, em atuação de campo, com a equipe.

Batman reuniu a Caçadora com a LJA para ficar de olho nela, porém ela foi expulsa por quase "cruzar a linha", tentando matar um vilão. Logo após isso um terremoto destruiu Gotham e o governo declarou Gotham como uma "Terra de Ninguem". Nessa fase, Helena assumiu o manto de Batgirl descobrindo que eles a temiam mais do que quando era a Caçadora.

Quando Batman retornou, ele a informou que se ela lhe falhasse, teria de desistir do manto de Batgirl. Mais tarde, quando sozinha não pode empedir Duas-Caras e sua gangue quando Batman estava inconsciente, ele a responsabilizou e a fez desistir de ser Batgirl.

cacadoraterrywu1.th.jpgthpix.gifOPS!

Mais tarde, no final da saga da Terra de Ninguém, Caçadora acabou sendo baleada pelo Coringa tentando impedí-lo de seqüestrar e matar crianças recém-nascidas, assim recebeu algum respeito de Batman.

Atualmente, integra as Aves de Rapina, grupo formado por Oráculo. O inicío da sua relação com a equipe ocorreu ao responder a um pedido de ajuda de Bárbara Gordon, para socorrer, Dinah Lance, a Canário Negro, que havia sido seqüestrada por Savage, afim de descobrir a identidade da Batman. Mais tarde se afiliou ao grupo, combatendo o crime com Canário e, com a ajuda da Oráculo, elas deixaram o passado em Gotham para trás, mudando sua base de operações e adicionando um novo membro, Zinda Blake a Lady Falcão Negro.

 

Charada(Ridler)

charadajt9.th.jpgthpix.gif

 

Edward Nigma, o Charada, é um criminoso inteligentíssimo, tanto quanto seu arquiinimigo o Batman. Ele tem uma verdadeira obsessão por enigmas e charadas. Tanto é que muitos de seus crimes seriam perfeitos se não fosse o seu vício pelo perigo que o faz sempre deixar alguma espécie de pista.

 

Multiverso(Crítica Selecionada)

O personagem pode até parecer ridículo a primeira vista, mas nas mãos de um bom escritor ele se revela como um perigoso mestre de jogos mentais e armadilhas mortais, em muitas histórias ele já causou dores de cabeça até para outros heróis superpoderosos do universo DC.

 

Bane acha que o Charada é um criminoso patético.Seus comparsas acabam dando a ele as drogas Veneno para fortalecê-lo.Isso faz com que ele tenha um bom físico para encarar Batman e castigá-lo mais ainda.

Surge no capítulo do hilário título: “Quem enganou o Charada?”

 

Aranha Negra(Black Spider 1)

aranhanegra1ld3.th.jpgthpix.gif

 

Abre a primeira fase de A Queda do Morcego.

 Eric Needham era um viciado em drogas que acidentalmente acabou matando seu próprio pai. O arrependimento fez com que ele se tornasse uma espécie de vigilante, matando impiedosamente qualquer suspeito de envolvimento com traficantes. Quando sua esposa e filho foram mortos por traficantes, enlouqueceu e explodiu como um “homem-bomba” dentro de uma fabrica de drogas. Primeira aparição em Detective Comics #463 (Setembro/1976).

aranhanegra2lw9.th.jpgthpix.gif

Mestre Ryu

Apesar do Aranha Negra ter uma pequena e eficiente participação na trama,a sua introdução é muito interessante porque as coisas giram em torno de um elemento realista sobre o cotidiano comum,uma sociedade arruinada pelas drogas,de uma maneira acidental,e levando isso como mais um elemento básico para o conceito principal de todas as histórias

 

Frases:

frasesaranhasw2.th.jpgthpix.gif

“Todos nós somos viciados em alguma coisa”

 

aranhanegrajw7.th.jpg

 

aranhanegra3hd9.th.jpgthpix.gif

 

Dra. Shondra Kinsolving

170pxkinsolvingdcu0nv1.th.pngthpix.gif

 

A psicóloga com poderes paranormais contribui na cura de Bruce que acaba ficando atraído pela médica, chegando até a pensar em revelar sua vida dupla para a moça.

quedadomorcego2la0.th.jpgthpix.gif

Antes que o romance pudesse acontecer, Shondra foi raptada por Benedict Asp, seu irmão de criação. Bruce foi atrás, e descobriu que seu nome era na verdade Sandra Asplin, e que foi adotada aos seis anos pela família Asplin. Onde ela era espancada quase todos os dias pelo pai (que era um homem religioso, e bem visto por todos na cidade) por ser negra. Um dia, Sandra e Benedict descobriram que juntos tinham o poder de curar qualquer ferida das pessoas, e de matar também. Só bastava que se concentrassem juntos. Por isso, Benedict a raptou, para que pudesse ter esse poder novamente.

quedadomorcego3cz6.th.jpgthpix.gif

No fim, Bruce, ainda muito ferido pelo combate com Bane, conseguiu livrar a moça,porém, sua mente ficou invariavelmente pertubada, e hoje ela acredita ser uma criança de seis anos. Ela é cuidada por uma enfermeira particular numa mansão perto de Gotham e patriocinada por Bruce

 

Lady Shiva

ladyshivapx3.th.jpgthpix.gif

 

Lady Shiva é uma oriental que foi criada numa pequena vila sob condições inumanas, ao crescer ela se tornou uma das maiores mestras em artes marciais do planeta, bem como uma assassina fria, arrogante e brutal.

O que é legal em Shiva é que ela é uma mulher realmente assustadora, uma ameaça física para qualquer um. Ela é um dos poucos personagens e talvez a única mulher que pode enfrentar Batman, no corpo a corpo, e quem sabe até derrotá-lo.

ladyshiva2cc9.th.jpgthpix.gif

Surge  nos capítulos finais,para dar uma “forcinha”.

 

Máscara Negra

mascaranegrafalsokm8.th.jpgthpix.gif

Surge no começo da história.É o criador da sociedade da face-falsa.

Mas na verdade era um sócia.Tudo não passava de uma farsa.

O Máscara Negra original estava foragido.

 

Cabeça de Metal(Metalhead)

metalheadxt2.th.jpgthpix.gif

O truculento Cabeça de Metal

 

Surge na história atrás do Máscara Negra para acertar umas contas.

 

Frases:

“Eu odeio comediantes”

 

Vagalume (Garfield Lynns)

vagalumeof9.th.jpgthpix.gif

 

É um falido especialista em efeitos especiais de filmes que tentou assaltar um teatro, porém foi impedido por Batman e Robin. Ele fugiu rapidamente e Batman, ao persegui-lo, observou à distância uma luz de vagalume na escuridão da noite. Pensando ser a luz do cigarro de Lynns, Batman corre até ela e permite que Lynn escape.

Inspirado neste episódio, Lynns torna-se o Vagalume, utilizando vários efeitos de luz e ilusões de ótica em seus crimes. Além de Batman e Robin, ele torna-se inimigo de Rastejante e dos Renegados.

Posteriormente, Vagalume torna-se o mentor de Mariposa Assassina no crime.

Criado por France Herron e Dick Sprang, fez sua primeira aparição em Detective Comics #184 (junho de 1952).

Um personagem baseado em Vagalume (Firefly, em inglês), chamado "Firebug", aparece no jogo Batman, para NES, lançado em 1989

 

Jean Paul Valley Jr.(Azrael/Batman)

bmnkq581tx3.th.jpgthpix.gif

O grande herói  ou o grande vilão?

 

Surge na história após Batman explicar a Robin sobre o sistema criado pela “Ordem de São Dumas” e da morte do seu pai.

É contratado para ser um segurança,após Bruce contactar um confidente seu,Lucius Fox.

venenovh9.th.jpgthpix.gif

Jean Paul,um Batman mais agressivo que o tradicional das HQs mensais.Com Jean Paul,a chapa esquenta!Quase um "Jack Bauer"

bobbafettazraelwy9.th.jpgthpix.gif

Jean Paul veio definitivamente a vestir o manto na história quando Bruce Wayne acreditava que ele poderia ser o seu melhor substituto como Batman.

transformacaoki6.th.jpgthpix.gif

Mas algo de ruim esta acontecendo com ele.O jovem de olhos tristes e tímido,se transforma aos poucos em um homem agressivo e violento assumindo o manto de Morcego.

Pra complentar,as suas alucinações ligadas a São Dumas (Segmento religioso a qual seu pai seguia) acabam por torná-lo descontrolado de suas ações.Jean Paul perde o entendimento de sua identidade como Azrael e passa a seguir um novo conceito de Batman.

loucooh0.th.jpgthpix.gif

Não tem sequer piedade com os inimigos da cidade.Ele acredita agora,dominado pelo sistema,que a sua violenta e sangrenta cruzada pode ser a única solução para livrar a cidade do crime.

bmnkq580hy5.th.jpgthpix.gif

“Às vezes Azrael chega a ser tão bizarro que ficaria ótimo em um filme de Tim Burton”

 

Habilidades:

batazraelut5.th.jpgthpix.gif

Armadura especial blindada;

Exímio lutador;

Intelecto genial;

Perito em computação

 

"Azrael", é em homenagem ao anjo da morte árabe homônimo.

 

fanatismofp4.th.jpgthpix.gif

Seria a Ordem de São Dumas uma indireta ao fanatismo religioso?

Apesar de que num trecho da trama,Bruce revela: São Dumas é uma farsa

Mestre Ryu

Um persoangem interessante,mas muito mal conduzido nessa saga.Uma pena!

Com Jean Paul assumindo definitivamente o manto de Batman por 2 anos,a história ganha um aspecto mais fraco, tentando forçar o tempo todo o personagem a entrar no mundo do Batman,sem a coragem de modificar totalmente esse universo ao seu favor.

Essa mistureba vira quase“ um fumo no baseado”, um teste de paciência para o leitor se manter acordado.

 

O  problema não é Jean Paul,mas sim da forma como as histórias eram conduzidas naquele momento.Jean Paul poderia ter sido muito mais com a sua complexa personalidade.

 

E por esses fatores,o  enredo não conseguiu dar o vigor necessário e conflitante entre Jean Paul e Bruce Wayne de uma forma que consiga convencer o público de verdade do carisma de Jean Paul e deixa-lo dividido.

A figura memorável e bem definida do lado anti-herói de Batman em seu universo também contribuíu para essa causa.

Apesar de ser tratado como um coadjuvante chato,Jean Paul se sai  mais agradável na sua saga orginal: Batman -A Espada de Azrael.Envolvente e psicologicamente pertubador.

Em Azrael – Shadow Of Bat,Jean Paul também se sai melhor.Mas em A Queda do Morcego,os momentos interessantes  são poucos.

Ele era pra ser o “Batman do futuro”,sendo que com uma personalidade mais agressiva.Isso é algo que já se vê em o Cavaleiro das Trevas,com o próprio Batman mais velho no comando.

2historiasmd4.th.jpgthpix.gif

Os grandes momentos de Jean Paul em a Queda,são justamente os momentos mais próximos do final: Encarando uma dupla de pistoleiros gêmeos e um casal de assassinos.

 

Frases:

A cidade mudou!O MUNDO mudou!A época das fantasias passou!

Nós estamos na era..da ARMADURA!”

“Sou o BATMAN”

 

Matadouro(Etkar Echison)

mataadouroog4.th.jpgthpix.gif

 

O psicopata é um personagem extra em A Queda do Morcego.Acaba sendo uma peça importante para deixar claro a perdição total do personagem Jean Paul.Ele deixa o psicopata morrer caindo de penhasco,diferente do que faria o Batman original(Que o salvaria e o deteria,deixando a justiça prevalecer nas mãos das autoridades).

 

Mulher Gato

catwomanzc9.th.jpgthpix.gif

A Mulher Gato é uma das personagens mais complicadas do universo do Batman caminhando sempre entre o crime e a justiça, ela é uma ladra que se veste como um gato e usa um chicote como arma. Seu comportamento rebelde e dinâmico aliado ao seu sex-appeal sempre atraiu a atenção nas histórias, fazendo dela uma das figuras mais carismáticas de Gotham. Vale lembrar também que a Mulher Gato foi a inspiradora de diversas personagens do mesmo gênero, que no entanto jamais superaram a original.

batazrael2bh4.th.jpgthpix.gif

A tensão (ou seria outra palavra?) que existe entre ela e o Morcego sempre foi um bom elemento para momentos dramáticos e cômicos na vida do herói.

cw01116kw2.th.jpgthpix.gif

Surge na história se envolvendo numa trama complexa.Ela precisa “roubar” um  elemento químico feito acidentalmente por um cientista(Um de seus melhores amigos) que pode colocar em risco a vida da natureza.

E se não bastasse,mais pra frente,a Gatinha acaba entrando numa confusão que a leva à Santa Prisca(A terra natal de Bane)

selinakyleoalteregodamulq7.th.jpgthpix.gif

 

Bane

bane4sqq4.th.pngthpix.gif

Bane quer ser o maioral de Gotham City(A maior cidade do globo Terrestre).Mas para isso terá que deter seu maior vigilante.

 

O marrento "Pit-Bull"não é só músculos,o vilão é um grande estrategista.

Através de sua memória fotográfica,ele conseguiu descobrir que Batman e Bruce Wayne são a mesma pessoa

 

Chegou a Gotham City cheio da marra junto com Trogg,Zumbi e Pássaro(Falconista) querendo assumir os negócios dos grandes chefões,apos vencer Batman num confronto desleal e histórico.

Fica mais "endemoniado" ainda quando utiliza uma droga chamada Veneno(“Venom”no original) para elevar sua massa muscular.

 

Mestre Ryu

Bane não merece ser visto apenas pelo seu visual WWFsadomasoquista.Ele é muito mais que visual.

Poderia ser um personagem fortão qualquer que foi lá e venceu Batman numa batalha sem nenhuma explicação.Mas o personagem é muito bem descrito na trama.Ele surge nas horas certas e não é um maluco qualquer,ele conhece o seu adversário e conhece o ambiente.Ele estuda todo esse contexto para derrubar o herói.Mas é claro que o tempo estava propício para ele,Batman estava esgotado,fisicamente e psicológicamente,e Bane surgiu para causar impacto no universo pelo seu diferencial.

Não importa muito se o personagem se tornou um “bucha”,”ficou estragado” ou “perdido” nas outras sagas,o que importa é que em A Queda Do Morcego,Bane foi um vilão ideal.

 

bmnqm2450wv2.th.jpgthpix.gif

Em raros casos,Bane pode aparentar se reduzir a um Bad-Boy-devorador-de-criancinhas a ponto de não fugir de situações irônicas ou de tentar ser "ridicularizado" em algumas situações criadas pelos autores.Mas tudo faz parte da "brincadeira".

 

Alguns podem até achar que o seu conceito seja afastado demais do universo de Batman(Super Homem e Crocodilo também não são ,oras!).Mas Bane é uma notável evolução daqueles clássicos vilões que formulam planos geniais para acabar com o protagonista.Coisa que todos acabam fracassando como sempre no fim.

Bane é um vilão mais pé no chão.Ele se concentra no objetivo e é cauteloso com os fracassos.

ELE NÃO É MAIS UM LOUCO QUE SÓ QUER CAUSAR O CAOS.ELE RACIOCÍNA EM CIMA DO VERDADEIRO ALVO.

Não vê Batman como um símbolo,mas sim como um simples HOMEM.

Tem a capacidade de usar a força bruta e o jogo psicológico,e ainda por cima possui leais comparsas,de certa forma competentes.

Some isso tudo e voilá: O advrsário perfeito para vencer Batman em todos os sentidos num momento conturbado.

 

Seus criadores construíram um personagem a frente dos tempos de Batman e de todos os outros vilões.

Mas toda a sua presença se torna propositalmente ofuscada por Jean Paul,um Batman mais agressivo,ameaçador e ainda mais moderno.

 

Multiverso(Crítica Selecionada)

Sei que tem gente que vai ficar espantada por eu colocar o “terrível” bandido que aleijou o Batman nesta lista(10ª lugar da lista dos 10 piores vilões de Batman), mas eu tenho minhas razões.

Bane é um vilão criado às pressas com uma ligação forçada com o universo do Morcego, que tinha uma motivação das mais vagabundas para desejar destruir o Batman. Era simplesmente o cara que queria provar que era mais forte (Dãaa).

Os roteiristas queriam fazer os leitores da época engolirem que ele era o vilão definitivo do Morcego, pois conseguiu fazer o que nenhum outro tinha feito: destruir o Batman, mas a história foi tão xexelenta que todos os seus efeitos sumiram pouco tempo depois.

Atualmente Bane raramente aparece e quando o faz, não passa de mais um palerma pronto para apanhar, ele nunca venceu o Batman numa luta limpa e nunca mais representou um papel de destaque no universo DC, então de que serve este personagem?

É só um panaca fortão, mostrando o peito peludo e que mais parece um lutador de supercat ou vale tudo. Bane não passa de um brutamontes inútil, aquele tipo de vilão que aparece aos montes, um sujeito com o carisma de uma ostra, que foi criado unicamente para chamar a atenção de leitores que se espantam com visual, tamanho e cara feia.

 

-As reencarnações de Bane-

Bane é como o Jason Vorthess.Passado o tempo após A Queda do Morcego,Bane retorna para alguns "sustos"..mas até ele quebrar a coluna do Batman denovo..éé chãooo..!

 

banevsjason2kp3.th.jpgthpix.gif

Se ele quisesse,matava 1000

 

Na TV:

bane2.jpeg

Bane Em Batman The Animated Series

275px-BaneTNBA.jpg

Bane Em The Adventures of Batman & Robin

bane.jpg

Bane em The Batman

 

Esses e outras aparições.É Bane pra casseta!(Embora nenhum deles supere o original)

 

Frases:

 “Grite meu nome..”

“Eu poderia acabar com a sua vida...

mas isso acabaria com a sua AGONIA...e sua VERGONHA! “

Em vez disso, vou simplesmente...

QUEBRAR VOCÊ!”

Pronto... você esta acabado!”

 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A Saga

 

 

Prelúdio

 

 A Vingança de Bane

O Homem Que Vai Destruir Batman

2381118fbdd261b0.jpg

Bane foi projetado especialmente pro papel antagônico da Queda do Morcego , seria a nêmese do cavaleiro das trevas . Não se tratava de um clássico brutamontes , longe disso , sua inteligência era tão eficiente quanto seu porte físico , analisou friamente  a estrutura de Gotham City , monitorando as várias facções e sindicatos criminais  . 

Todavia , sua motivação é extremamente primária , viera só para alquebrar Bruce como um lutador fanfarrão da WWE faz pra se apossar do cinturão do atual campeão  sem mais delongas .

Como toda a America latina que se preze na ficção , tinha de consistir num inferno tropical de trabalho e desigualdade . Esquerdistas contra o regime de Santa Prisca ( país caribenho regado a caudilhismo ) tiveram a iniciativa de tentar o mesmo que seus compatriotas cubanos  uma reviravolta  fracassada , fazendo com que muitos rebeldes fossem presos . Não tardou muito para o pai de Bane esticar as canelas e sua mulher grávida ir a cárcere sofrer a pena do finado junto de seu filho .

Já na barriga foi sentenciado à prisão perpétua no lugar de seu pai , mas a benevolência de Santa Prisca existia em algum lugar também ironizada na revista  , se fosse homem ele sofreria a punição e não é que  se ferrou logo antes mesmo de nascer ? 

Ainda criança vivia na enfermaria  junto de sua mãe que estava recebendo cuidados  médicos , ajudado por um dos presos indicados a assistente de um dos cientistas da prisão nomeado de Zumbi .

 

Bane logo na infância explorou todo o complexo conhecendo cada buraco dali , 6 anos foram letais para sua mãe que morreu e com isso Bane não tinha mais a pouca proteção de Zumbi e nem dos cuidados da enfermaria , preso aos demais prisioneiros . No meio dos bandidos perigosos ele vê pela primeira vez trogg um assassino temido por ali e quando ele o defendeu de um outro presidiário , lhe fez cair do andar que estavam e em coma ficou por um mês .

Delirando viu sua imagem mais velha lhe incentivando não temer o medo e sim ser o próprio . Uma vez de volta a rotina de ir pra cela , seu ódio e auto confiança o tornaram capaz de matar um dos presos que o atormentava  parando numa solitária tragada pela maré quando alta .

Sua força de vontade fora o suficiente pra esmagar caranguejos , apedrejar ratazanas e se alimentar dos poucos peixes que passavam pela cela quando a água transbordavam nos 10 anos de castigo  .

Voltando ao presídio virou logo uma lenda viva , conhecendo então Pássaro , advogado corrupto de Gotham indiciado a prisão por um de seus ex-parceiros de colarinho branco  ,. Comunicação com aves era o seu dom , não tardou a ensinar bane a ler , Bane  estudava e treinava determinado a controlar Gotham que Pássaro de vez em quando dizia . Ficou mais interessado ainda ao saber que ela era monitorada por um morcego – Batman .

Suas fantasias de matar monstros  especialmente morcegos  gigantes quando cativo na solitária o deixaram otimista em sair das grades , comandando a “maior cidade do mundo’ descrita por pássaro .

O brucutu popular da cadeia  foi logo entubado pros famosos experimentos  químicos que volta e meia trazem super vilões , nenhuma cobaia reagiu tão bem aos efeitos quanto bane .

O experimento consistia em super-anabolizar o cérebro e músculos manipulando a droga pelo cérebro do paciente graças a cabos ligados direto a massa encefálica .

Bane disposto a ralar peito de seu lar , simula sua morte , atirado do abismo como todos os outros cadáveres , matou meia dúzia de tubarões pra chegar na praia e arregaçar porrada nos supervisores do sistema penitenciário resgatando seus antigos aliados : Trogg , Zumbi e Pássaro viajando para Gotham com identidades falsas com uma ajudinha de Pássaro .

Em Gotham sua chance de encarar o homem morcego se aproximava , matou uns gangsteres , atraindo o intrépido vigilante noturno . Ficou mais espantado ao ver que mesmo temido pelos piores bandidos Batman se recusava a matar alguém . Resolveu ameaçar Batman de que iria gritar pelo seu nome e logo saberia quem era o seu algoz , isso foi o bastante pro mascarado com super-esteróides   presumir um forte esquema de enfraquecimento pro Batman .

 

Fase 1: O começo da queda

fase1tr8.th.jpgthpix.gif

melhorargumentristafs3.th.jpgthpix.giffase12dx4.th.jpgthpix.giffase13vh2.th.jpgthpix.giffase14ir7.th.jpgthpix.giffase15ln9.th.jpgthpix.giffase16tx8.th.jpgthpix.giffase110pv2.th.jpgthpix.gif

Mestre Ryu

Aqui,começa a se definir o universo de Batman já conhecido pelos leitores assíduos.O conceito de uma cidade corrompida pelo ódio,além de mostrar o enfraquecimento do Morcego aos poucos em argumentos bem descritos e conduzidos cuidadosamente com boa dramaticidade na trama.

É interessante também notar o envolvimento familiar entre Bruce,Alfred e Tim nessa situação trágica

vacilosg4.th.jpgthpix.gif

Bushiman Guy

A Queda do Morcego na primeira fase  tem as melhores batalhas e histórias que o seu desfecho , isso porque vemos a nível dinâmico Bruce Wayne lutando até suas últimas forças pro acerto de contas com Bane .

mascaranegra2zs4.th.jpgthpix.gif

Logo no começo ,  Batman já consome energia  lutando sem um descanso decente contra o falso Máscara Negra e sua sociedade da Face Falsa , Metal Head disposto a servir ao Máscara Negra que é derrotado ao ver o cavaleiro das trevas  em uma  de suas investigações  atrás do Mascara  , Head Hunter pago para apagar o comissário Gordon e um hipnotizador querendo os segredos de um projeto confidencial em que parte do desenvolvimento era das indústrias Wayne.

mascaranegra4ic2.th.jpgthpix.gif

Constantemente  Lucius Fox  , executivo  das indústrias Wayne,  sempre prestativo pra Bruce que gasta mais seu tempo sob o capuz  que em seus negócios , era o refém de insanos dispostos a prejudicar as empresas de Bruce .

 

Nessa mesma época , Batman tinha suas forças exauridas precisando de mais um sidekick . Foi então que resolveu treinar Jean Paul Valley , o último Azrael , dominado por um programa hipnótico “O sistema”  , permitindo ser um assassino poderoso  . O treinamento com Robin é um dos quadros da história mais chatos , não sei se é porque todos os ajudantes do morcego tem aspectos de pivete metido a engraçado contrastando com o clima sombrio das histórias ( exceto as piadinhas psicóticas do Coringa ) ou se é porque eu realmente odeio ajudantes  como toda pessoa  normal .

 

Pior que o Robin é ser treinado pelo próprio  , Tim Drake  tem cara e estilo tosco bancando o malandro esperto que depois  nem faria frente ao Azrael que logo depois treina sozinho mas antes disso  eles ficam encabeçados de missões secundárias ou pra apoio em outras partes dos planos de Batman .

 

fase2lavaessacarabatmagl4.th.jpgthpix.gif

Lava essa cara,Batman! Ò.Ó

 

Fase 2: Quebrando o Morcego

 

queda1nh5.th.jpgthpix.gif

 

bmnqm2024yz8.th.jpg

O plano diabólico de Bane que torna a vida de Batman um inferno.

 

tribunalbk3.th.jpg

O julgamento de Duas-Caras

prefeitogs6.th.jpgthpix.gif

Batman salva o prefeito

ograndemomentotq8.th.jpgthpix.gif

O grande Momento

arma2vt6.th.jpgthpix.gif

O substituto entra em ação...

Mestre Ryu

Aqui ,nos momentos cruciais do capítulo “A vitória de Bane”,chega a lembrar aquelas produções de artes marciais(Coloca aí Kill Bill),em que o guerreiro encara vários desafios  até chegar aos mestres finais.Mas tudo isso não passava de um teste bizarro arquitetado pelo maior mestre de todos eles.

 

A cenas em OFF são chocantes(Chegando a lembrar outro do melhores momentos como a morte de Robin), e tão bom e compensador quanto as cenas em que Batman é masacrado por Bane Todo o argumento até aqui,sem dúvida se inclui em um dos melhores momentos mais bem escritos e trágicos de toda a série.

afuriadeazraeloq6.th.jpgthpix.gif

Com a morte de Mufas...quer dizer,o probleminha com o sr.Wayne,Azrael toma o lugar ja se sentindo muiiiito braaaavoooo como Amigdala(Só por dentro).

Tendo os devidos conselhos dos mestres da paz e da justiça,ele cede em evitar de procurar o "Kid Músculo".Mas acredite que "não-por-muito-tempo"

 

 

Cada vez mais ele vai se entregando a raiva,a ira e ao ódio,a loucura da sua cabeça,o inferno astral que o sistema tornou a sua vida.Não resiste e vai atrás do malandro que aleijou o maior herói da cidade.

baneerp7.th.jpgthpix.gif

Pela fúria do “Batman” representado pelo Azrael em seu primeiro confronto com Bane,o vilão percebe e então diz:

“Esse Batman mata”.

Uma ótima definição de comportamento entre o Bat - original e o de Jean Paul

violenciats0.th.jpgthpix.gif

No segundo "assalto",Jean Paul e Bane se detonam numa briga selvagem em meio a chuva nas ruas de Gotham,num momento bem "Matrix Revolutions" ,enquanto a polícia e,acidentalmente,a população,acabam se tornando os expectadores do show de horrores.

A luta é tão selvagem quanto a luta em que o Batman original teve a sua coluna fraturada.

PS: Imagine a famosa luta entre Mike Tyson e Evander Hollyfield,só que mais Heavy Metal.

 

Bushiman Guy

O momento crucial da saga vem a partir da libertação de todos os doentes mentais do asilo Arkhan , livres graças a Bane que adquiriu um bom armamento e explosivos para soltar os loucos , agora o manicômio estava a céu aberto com os mais inusitados crimes .

Batman ganhou a epopéia de reunir todos os pirados psicóticos da cidade de novo , misturados por todo canto de Gotham fazendo os mais imprevisíveis delitos , enquanto a equipe de Bane estuda as ações do cavaleiro das trevas .

 

Mesmo com certos fugitivos menos carismáticos tipo o Chapeleiro maluco, ScarFace e Amígdala , ainda sim se tinha boas histórias e até ajudaram a enlouquecer mais o clima da cidade .

 

Alguns inimigos ficaram deslocados na trama , tipo o Charada que merecia bem mais que um simples atentado em rede de televisão  outros  receberam mais profundidade ( Espantalho diga-se de passagem ) parece que pegaram arquivos engavetados   de certos vilões e acrescentaram  na fuga massiva do Arkhan e outros só estavam ali pra encher lingüiça .

Os melhores embates sem dúvida foram o do esfaqueador  Zsasz , bastava matar alguém para se flagelar com sua faca e marcar em seu corpo mais uma vítima , o piro maníaco Vaga-lume  , o julgamento de Duas-Caras e a fúria de Batman exposto ao gás do medo de Espantalho que junto do Coringa seqüestraram o prefeito da cidade , seu pânico ao vivenciar em lembranças a morte de Jason Todd o deixaram forte para espancar Espantalho e ainda mais o Coringa , assassino do Robin anterior .

O fadigado morcego manifesta forças para deter os parceiros de Bane e chegando em sua casa vê Alfred no chão e advinha quem estava ali ? Bane  - Quase desmaiando , Batman reage da forma que pode  e se não fosse pelo estresse  venceria a nova sombra que veio lhe tirar a supremacia na metrópole , não satisfeito em ter vencido a disputa , Bane quebra a espinha de Batman e o mostra que nem uma caça abatida  pra todos na rua e o joga do alto piorando seu estado grave .

 

Depois desses momentos a saga declinou e muito , um ou outro inimigo manifestava fixação em continuar a acompanhar a Queda do Morcego  , pelo menos Jean Paul tinha mudado para algo próximo do morcego por causa do Sistema que lhe fez treinar perdendo seu jeito franzino

 

Fase 3: O Novo Batman

 

   azaraelhz7.th.jpgthpix.gif

Começa a Cruzada sangunária de Jean Paul contra o crime.

batman3od1.th.jpg

Quem disse que Bruce Wayne não pode ser calvo como Michael Keaton?

 

bmnkq595up3.th.jpgthpix.gif

“Batman(Azrael)começa a sua caçada ao Matadouro”

 

sistemads7.th.jpgthpix.gif

azmisseiseo1.th.jpgthpix.gif

Azrael acaba por se tornar o “Bope” da vigilância da cidade.

 

bmnkq560ey7.th.jpgthpix.gif

...Por que inimigos como esses só se sairiam  melhor nas páginas do Super Homem!

 

forcatarefaja6.th.jpgthpix.gif

Bruce e a Liga se unem: Avante Guerreiros..!

missaoimpossivelmo3.th.jpg

Ou seriam ,agentes?

rosemarylz0.th.gifthpix.gif

Homenagem ao cinema clássico?

rosemarylz0.th.gifthpix.gifamortedebatmanzr0.th.jpgthpix.gifamortedomorcego2wj6.th.gifthpix.gif

Um dos melhores momentos da novela"A Cruzada".

 

Mestre Ryu

Eu cito o período "A Busca" como destaque da Fase 3.A série começa tomando um rumo digno de filme de Sherlock Holmes,ja que Bruce é o "Sherlock" sem a fantasia e Alfred o seu companheiro "Sr.Watson",variando na ação moderna, e quando menos se espera a história mergulha para o sobrenatural,como aqueles filmes de suspense(Alguns feitos direto pra TV) que dão muito no SuperCine aos sábados,com um toque daquelejeitobemDisney,terminando de uma maneira bem "M.Night Shyamalan".

A Busca é uma mistureba danada de gêneros,mas é boa assim mesmo.Embora tenha coisas que poderiam ter sido melhor trabalhadas,concerteza.

Em Batman: A Cruzada,é o problema que Azrael enfrenta desde quando chegou ao universo Batman: Uma falta de interação e domínio maior do universo acabou por deixá-lo em segundo plano.O personagem não fica bem no universo ja dominado pelo Dinossauro,o T.Rex de Gotham(Quem é?Quem é?).

Vilões como Tally Man,Matadouro e as Criaturas de Barro não seguram mesmo a onda.Embora esse segundo possua um momento interessante na história..mas se não fosse por isso..caía de vez no esquecimento quando se fala em Azrael.

 

Bushiman Guy

Com Bruce se recuperando , o novo Batman estava mais violento a fim de deixar a cidade com menos bandidos , os vilões mais antigos não reconheceram o perfil mais destruidor .

Um ponto positivo é a transição da roupa clássica do homem-morcego se readaptando pros anos 90 , o sistema infringia a Jean projetar up grades a cada momento mortal em que passava para se imunizar as mais adversas situações caóticas . Por outro lado o personagem não alterou em nada a situação no universo do antigo Batman , dava a impressão de ser uma espécie de filler ou alguma série alternativa até Bruce se recuperar da convalescença .

Não observamos nenhuma mudança ou evento drástico feito pelo atual Batman , parece que ao ser derrotado nunca estivera ali .

Um único evento chamativo que serviu para criticar a índole de Azrael era o do sociopata Matadouro  , matava seus familiares achando absorver suas almas para viver e no final caiu num tanque de ácido acidentalmente morrendo sem antes dizer onde estava o seu parente preso , este logo morreu numa cama de pregos que o torturava aos poucos .

 

As visões perturbadoras de São Dumas e o Azrael anterior empregam filosofia barata deixando aquele típico clichê do herói tentando redescobrir seu passado e lógica de existência , se era sombra do Batman ou um sucessor que tomou a atitude certa em massacrar os foras da lei .

As melhores histórias eram distanciadas com algumas ridículas , na minha opinião a melhor foi a do espantalho tentando ser o deus do medo e quando Az acaba com Bane ( essas ainda no uniforme velho ), mesmo decepcionando um pouco os que acompanharam a Queda ,  com aquele ar de que era Bruce o que devia se encarregar  de Bane ,  nos faz ter uma outra idéia de  final pro arco .

Inevitavelmente Azrael foi exilando a bat-caverna e a mansão Wayne com o propósito de se apossar de vez da identidade de Batman e já era previsível conforme o tempo dele lutar contra Bruce Wayne . Foi largando o jeito tradicional que Bruce resolvia as questões e incorporando artilharia pesada , metralhadoras de shurykens , lança-chamas ( inspiração do traje de Azrael ) , garras , proteções  , rasgando a fantasia para aderir a armadura de vigilante .

Já no lado de Bruce Wayne paralítico por tempo indeterminado , sua jornada para achar Shondra rendia num estilo alternativo , um alterego  nobre inglês paralítico com armas na bengala quando conseguia permanecer  em pé e na cadeira de rodas , era Sir Hemmingford Gray . Alguns momentos legais e outros forçados .  Não consigo acreditar que no mundo todo , logo a sua médica tinha poderes curativos que o fez se recuperar a ponto de ser treinado pela Madame Shiva e vencer Az .

 

banelostzs9.th.jpgthpix.gif

 

Fase 4: Morcego contra Morcego

 

quedadomorcego1ni8.th.jpgthpix.gif

Bruce começa o rigoroso treinamentokaratêkid com Lady Shiva para recuperar o manto do morcego.Um intermediário vai e vem de flashbacks demonstra a preparação mental do Batman original.Além de encarar também o teste e as armadilhas envolvendo ninjas e outros tipos de grandes mestres.

Asa Noturna e Robin estão na batcaverna tentando encontrar algum ponto fraco na vigilância que Azrael deixou.

fantismo2ze7.th.gifthpix.gif

Por falar em Azrael, ele continua na sua missão de impor sua vontade ferindo e ameaçando criminosos ao mesmo tempo em que é perturbado pela visão de São Dumas.

quedadomorcego4fv9.th.jpgthpix.gif

Enfrentar situações adversas e constantemente podem estar levando Bruce a perder o controle também. Será que é preciso isso para enfrentar Azrael?

 

descansoep2.th.jpgthpix.gif

Nem Azrael esta tendo descanço

brucebalboaun3.th.jpgthpix.gif

O treinamento de Bruce Balboa

 

Uma curta passagem mostra Bane,preso no asilo Arkham ,se desesperando com alucinações de morcegos e nota que o original voltou.

robinebatmanle7.th.jpgthpix.gif

Azrael,Robin e Bruce Wayne:O bicho vai pegar.

 

batfimmc6.th.jpgthpix.gif

O começo do fim..

bmnke261ij1.th.gifthpix.gif

                                                        

- Prólogo –

 bmnke287xq0.th.gifthpix.gif

Batman e Robin encaram um seqüestro.

 

bmnke301ta9.th.jpgthpix.gif

Celulares de antigamente

 

bmnke213ho7.th.jpgthpix.gif

Mestre Ryu

O destaque aqui fica com o começo do confronto entre os dois Batmans.Com conforntos verbais apimentados e aquela ação agitada das melhores.Sem contar também com as sequências aleatóreas nesse momento: Asa Noturna ,Robin e Mulher Gato encarando balas de outros bandidos em um prédio

 

Bushiman Guy

Bruce sendo treinado por Shiva , era outro clichezaço bem do esteriotipado dos filmes chineses de kung fu , seu dever era deter assassinos que Shiva arrumou e Bruce com as vestes de Shiva - a máscara Tengu , fez os inimigos pensarem que ele era Shiva .E foi derrotando-os  pelas ruas um a um até o combate com Jean  .

Jean Paul virando um Batman Overpower , você tem a idéia de que o duelo para decidir quem permanecerá homem-morcego seja épica e não achei nada disso  , o duelo foi desbalanceado , parece que Jean Paul Valley não usou toda a sua  violência contra o original .

Ao procurar LeHah(O assassino de seu pai) no navio , o sistema entrou no controle , mostrando um novo nível catastrófico que Az podia alcançar e nem com o sistema pode deter Batman . Robin foi expulso por Azrael porque ele não achava necessário um estorvo , só reaparecendo pra ajudar o Batman original e Asa Noturna  . Bruce deixou no encargo Jean Paul porque acreditava que Asa tinha seus afazeres como Asa Noturna .  Cada um enfrentava singularmente a sombra de Batman  , não houve luta em trio para derrotar um taque alado como Azrael , mostrando o quão falsa foi essa luta .

Já na Batcaverna o combate foi apenas de jogo psicológico , Bruce tinha entrado numa passagem pequena da caverna e o que o idiota do Jean Paul faz ? Tira a armadura pra passar ao invés de incinerar a cavidade com o lança-chamas ou disparar shurikens . Tentou lutar com o cavaleiro das trevas apenas de capacete , sem essa proteção depois ele volta a consciência e  tenta achar seu caminho , muito do insatisfatório o final . Quem esperava algo mais que isso , se decepcione porque é isso apenas.

 

Episódios Extras

*Se passa durante as fases 2 e 4*

especialmg7.th.gifthpix.gifespecial2fk8.th.jpgthpix.gif

Em “Contos de Arkham”, os foragidos do asilo são transferidos para a prisão Blackgate depois que Bane explode o local.

Além disso,mostra um certo relacionamento conturbado entre os loucos e os detentos do Blackgate.Rendendo algumas cituações hilárias,insanas e ..humanistas(!)

 

roncacadoranq1.th.jpgthpix.gif

Robin e caçadora se encontram.Agora é porrada pra tudo quanto é lado.

 

myute2.th.gifthpix.gif

Mais um Anjo da Morte?

anjodamorte2ws2.th.jpgthpix.gif

 

amuletoxn0.th.jpgthpix.gif

O amuleto de São Dumas

 

cw01102tk5.th.jpgthpix.gif

 

Mestre Ryu

A melhor parte desses extras fica sem dúvida com o encontro entre Robin e Caçadora,seguido pelas aventuras da Mulher Gato em Santa Prisca até um momento hilário com o Bane.

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia também

- ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Batman -  A Espada de Azrael

sword_azraeltpb.jpg

A primeira aparição do personagem Jean Paul Valley.

Sipnose:

Jean Paul Valley foi treinado para se tornar Azrael, o executor de uma sociedade secreta chamada Ordem de São Dumas e que guarda uma certa semelhança com os Templários. Ele é um bebê de proveta, cujos genes foram combinados com os de animais para garantir melhores habilidades. Além disso sofreu um intenso processo de lavagem cerebral através de um processo ao qual a Ordem se refere como "O Sistema".

Ele só soube de seu passado e de seu destino através de seu pai, quando este estava prestes a morrer. O pai de Jean-Paul havia recebido o mesmo condicionamento e também tornara-se Azrael. Consciente da verdade, Jean-Paul lutou contra o condicionamento o máximo que

pode, tentando levar uma vida normal.

Série ganhadora do Prêmio HQ MIX.

 

Azrael – Agent Of Bat

azraelagentofbatik6.th.jpgthpix.gif

Sipnose e Resumo:

 Azrael ganhou uma série mensal própria que o mostrava combatendo principalmente a Ordem de São Dumas. A partir da edição 47 a revista passa a se chamar "Azrael: Agent of the Bat", reaproximando o personagem ao universo de Batman.

 

batmanazraelux6.th.jpgthpix.gif

Momento mais Street Fighter que esse ,impossível:Batman e Azrael travam uma segunda batalha.Mas quem vence desta vez é Azrael

 

Nas últimas edições de sua série de quadrinhos, Azrael enfrentou seres que supostamente eram alucinações causadas pelo Sistema. As alucinações representavam seu pai e São Dumas, o fundador da Ordem.

O vilão Bane faz  uma participação com o seu físico fortão de sempre,mas sem depender da droga Veneno.Ele tenta trazer Azrael para o seu lado,mas leva uma surra.

Jean Paul,depois de muita luta,consegue enfim se livrar do sistema na reta final,sendo que foi assassinado no último número de sua série (Azrael: Agent of the Bat #100) mas seu corpo nunca foi encontrado. A DC Comics informou seu estado atual como desconhecido.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Extras

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

5 Lições para derrotar Batman

banewinso3.th.jpgthpix.gif

 

1. Enfrente um inimigo física e psicologicamente fatigado. O combate ao crime por anos e anos a fio, sem descanso, aos poucos abalaram a psique e o corpo, até mesmo do Cavaleiro das Trevas.

atolado3bt8.th.jpgthpix.gif

2. Aproveite-se das situações. Uma Gotham City com redução de policiamento e aumento da criminalidade ajudam a ocupar o herói.

atolado2wv1.th.jpgthpix.gif

3. Sobrecarregue-o. Aumente a pressão de trabalho sobre ele. Se possível, liberte todos os detentos do Asilo Arkham.

bmnqm2003tp8.th.jpgthpix.gif

4. Enfrente-o no auge de sua forma física e mental. Use drogas que aumentem sua forças. Se aproveite da decadência física e mental de seu adversário.

augevo1.th.jpgthpix.gifnenhumadorxo6.th.jpgthpix.giffisicaqe8.th.jpgthpix.gif

 

5. Quebre as costelas de Batman com seu joelho. Deixe-o próximo da morte e jogue seu corpo ao chão, na frente da imprensa, polícia e população.

quebrarvoceje9.th.jpgdramasb7.th.jpgthpix.gifthpix.gifbatmanqueda2tg2.th.jpgthpix.gif

Foi assim que Bane, um vilão, na época, recém acrescentado às histórias de Batman derrotou o Cavaleiro das Trevas na Saga A Queda do Morcego (Knightfall).

bmnqm2234fg9.th.jpgthpix.gif

http://www.blogdohiroshi.com

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Brinquedos

 

reviewknightfall3un2.th.jpgthpix.gif

Em 2006 saiu uma coleção baseada na série,incluindo vários dos principais personagens da da saga,com seus devidos uniformes(Inclusive o uniforme tengu que Batman usa em seu treinamento com Lady Shiva) e modelos referentes a determinada cena.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Recomendados

 

Batman O Cavaleiro das Trevas

00xh1.th.jpgthpix.gif

 

A obra cult de Frank Miller sobre Batman.

Neste futuro alternativo até o Super Homem sofre alterações e se torna um pau mandado do governo para acalmar a fera do homem morcego.

Há uma seqüência que chega a lembrar o filme Robocop(Aonde Batman pega um bandido quebrando uma parede).

Em um mundo aonde a violência se torna intolerante e as longas discussões discussões políticas(Inclusive algumas simulado uma rede de TV),tornam a história ainda mais complexa e pesada.

Tais argumentos foram importantes para o crescimento de Batman e outras HQs.

darknightreturnsjd3.th.jpgthpix.gif

Uma coisa interessante é que este foi um dentre os projetos descartados de adaptar integralmente uma obra do Batman ao cinema.Um nome cogitado para viver Batman na adaptação do Cavaleiro das Trevas seria Clint Eastwood.

O "Bat-Móvel" ,conhecido como Tumbler,de Batman Begins,foi inspirado no veículo utilizado por Batman nessa série.

 

Batman Ano UM

0129qd5.th.jpgthpix.gif

 

Originalmente também seria adaptado integralmente para o cinema.Mas a idéia foi descartada e alguns elementos foram aproveitados em Batman Begins(Como a idéia da Bat-Caverna ser embaixo da mansão Wayne).

batanoumrz2.th.jpgthpix.gif

Enredo e ilustrações TOP de linha.A melhor de todas as aventuras

Mestre Ryu

 

Batman A Piada Mortal

btpiadapq7.jpg

 

Escrito pelo Britânico Alan Moore(V de vingança)

Aqui se explora as origens do maior vilão das HQs do Batman.Além de também contar com uma das cenas mais cruéis: Coringa coloca a Bárbara Gordon/Batgirl numa cadeira de rodas com um tiro.Bem,não foi só o Batman..

Um ponto curioso da trajetória dessa obra,é que na mesma época um certo autor(J.M. DeMatteis) teria oferecido um roteiro a DC Comics em que o Batman morria e o Coringa voltava a ser são. Mas como o enfoque estava no projeto de Alan Moore ,o projeto foi descartado.

Mas além disso DeMaTTeis resaltava outros motivos: “O editor Len Wein achava que algumas coisas do Coringa na minha história se sobrepunhavam à de Alan”

 

O  escritor trocou Coringa pelo vilão Hugo Strange, mas recebeu outro “Não!” dos editores. Anos depois, DeMatteis viria a reaproveitar apenas a idéia da lucidez momentânea do Coringa em De Volta à Sanidade, arco de histórias da série Legends of The Dark Knight, publicada no Brasil como minissérie, recentemente republicada nos EUA.

 

Depois de toda essa luta,a história acabou ficando com o Homem Aranha(Se tornando o clássico A Última Caçada de Kraven)depois de também ter sido descartado de outro projeto dentro da Marvel.

 

Batman de Stan Lee

batmandestanlee00ca9.th.jpgthpix.gif

 

Aqui o artista da Marvel da a sua visão pessoal sobre Batman.Reconstruindo o seu universo.

O engraçado dessa obra é ter uma certa semelhança indireta com a origem de Bane.

Interessante notar também,influências  do “Aracnídeo” mais famoso das HQs na história.

 

A morte de Robin

MORROBIN.jpg

A chocante capa faz jus a história

 

Originalmente lançado na mini-série “Morte em família”(Death In A Famíly),mostra a saga de Jason Todd(O segundo Robin.Desconsiderando O Cavaleiro das Trevas)  atrás de sua mãe no Irã.Mas acaba encontrando o seu trágico destino nas mãos do(Mais uma vez: Ele)Coringa.

 

amortederobinyk1.th.jpgthpix.gif

Mestre Ryu

Emocionante e bem conduzido,fecharam o ciclo do personagem com chava de ouro.Até Jason Todd fica carismático

 

 

Comentários do blog Tudo Free:

A morte de Robin já havia sido ensaiada há décadas pela editora, e sempre foi um bom chamariz para as vendas. Desde os anos 50 capas estampavam chamadas para a morte de Robin - o que acabava nunca acontecendo.

Desta vez, porém, o menino prodígio não escapou.O destino de Robin foi decidido pelos leitores americanos.

A DC havia elaborado uma votação via telefone (tipo "Tele Ton") onde os leitores discavam para um dos dois números para votar, SIM ou NÃO. Devido a baixa populariedade do Robin (Jason Todd), não deu outra...bateu as botas!

Só que algum tempo depois surgiu a história que um garoto de 11 anos havia "hackeado" o sistema dos telefones da DC deixando a opção favoravel pela morte do Robin em looping.

Isso lá em 1989.

Outra curiosidade é que Jason Todd foi ressucitado depois como um vilão.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Cinema & TV: Curiosidades das produções

 

Batman – 1966

Batman_1966_movie.JPG

A adaptação da série com Adam West.

A série original reforçava o humor,mas não deixava de lado o estilo de detetive dos quadrinhos.

 

Batman – 1989

batman_1989.jpg

A repórter vivida por Kim Basinger(Vicki Vale) também esta presente em A Queda do morcego.

 

Batman O Retorno

(Batman Returns)

batman-returns.jpg

Batman em um dos raros momentos em que exibe a sua real identidade.

 

Batman Eternamente

(Batman Forever)

Batman_forever_ver7.jpg

Se mantém fiel à origem de certos personagens e também faz citação a alguns elementos das HQs.

 

Batman & Robin

batman_and_robin_1.jpg

 

Adaptação que tenta rebuscar aquele estilo humorístico da série dos anos 60.Sendo que levado para os anos 90.Aonde a direção de arte é representada de maneira futurista.

Bane dá as caras em uma participação especial nessa adaptação.Mas ironizado.É derrotado da mesma maneira que em Batman The Animated Series.

 

Batman Begins

poster5.jpg

 

Traz alguns dos mais interessantes momentos passados por Bruce Wayne/Batman nos quadrinhos.Tendo muitas influências de Batman Ano UM e outras obras como o Cavaleiro Das Trevas de Frank Miller..

 

Batman O Cavaleiro Das Trevas

(Batman The Dark knight)

poster-batman-the-dark-knight.jpg

 

O mais recente sucesso faz referências a uma clássica cena da HQ “A piada Mortal”.

 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vídeos

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Knightfall

http://www.youtube.com/watch?v=cVjEhz0vd4s

Um curta feito por fã homenageando a saga em forma de videoclip.

 

The Death Of Batman

 

Versão 1

http://br.youtube.com/watch?v=-8CKkInuuGo&NR=1

Versão 2

http://br.youtube.com/watch?v=lDahkiaPZbQ&NR=1

 

Music Vídeo da série animada The Adventures of Batman & Robin.Com a 2ª aparição de Bane na série animada e a suposta morte da Batgirl.

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Legenda

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Cotações >

 

* Ruim ** Regular *** Bom **** Muito Bom ***** Excelente

 

Selos troféus

 

Troféu Best Of The Best

Só para os melhores

 

Troféu Joinha

Prêmio de consolação

 

Troféu Joinha Gold

Esse é um prêmio maior do que o joinha.Se tal obra ou personagem ganha um joinha gold,pode ter certeza que é muito joinha.

 

Troféu Lixão

Para os campeões que só poderiam estar em um único lugar: No lixo

 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Dados técnicos

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

fichatecnica3vp4.th.jpgthpix.giffichatecnica4pp9.th.gifthpix.giffichatecnicalz6.th.gifthpix.giffichatecnica2tv9.th.gifthpix.gif

Título Original:

Batman: KinightFall

Roteiro:

Jim Aparo, Jim Balent, Eduardo Barreto, Bret Blevins, Norm Breyfogle, Vincent Giarrano, Tom Grummett, Klaus Janson, Barry Kitson, Mike Manley, Graham Nolan, Sal Velluto, Mike Vosburg e Ron Wagner

Desenhos:

Jim Aparo, Grahan Nolan e Jim Balent

País:

EUA

Empresa:

DC Comics

Ano de lançamento:

1992-1994

Publicação:

Abril Jovem(1994-1996)/Panini(2002)

Gênero:

Comics/Graphic Novel

Edições:

86 volumes

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Avaliação do júri

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Considerações Finais

knightfallvm8.th.jpgthpix.gif

Mestre Ryu/***

O que torna A Queda do Morcego confusa é a maneira de como determinadas situações ocorrem.

 

As vezes um momento que poderia interessar,termina do nada,se resolvem aparentemente de uma maneira muito simplista.O resto acaba vindo da interpretação em OFF livre e puramente imaginativa do leitor.

As muitas divisórias da trama acabam também sendo um pouco confusas por interligarem a outras.Um fio da meada que se perde,pode se tornar deveras incompreensível.

 

Os melhores momentos ficam sem dúvida com as cenas de ação e o bom argumento que conduz cuidadosamente o sofrimento psicológico e físico de Batman até a sua grande derrota.

 

Como muitos momentos não empolgam tanto como deveria durante as fases em que Jean Paul assume a barra do morcego,a longa saga faz você desistir no caminho,mas acaba te pegando com um certo interesse mais pra frente quando você persiste.Mas nada comparado com a força esmagadora e empolgante do começo.

 

Um oposto que fica claro entre Azrael e Batman é no sentido de que: Azrael usa armas e Batman não,porque as odeia.Azrael acredita na violência agressiva e pessoal,Batman é um justiceiro que age dentro da lei até certo ponto.

 

O grande problema de Jean Paul é que ele não consegue se livrar do “sistema”.

O “sistema” repetitivo de não demonstrar que pode ser mais na história.

Infelizmente nessa,Azrael só se “Azareou” mesmo.

Outro problema é que a falta de criatividade dos autores em conduzir tudo até o fim,pesou muitas vezes.

 

Os atos de persistência do Batman original soam mais interessantes e com mais alma,desde os momentos sofríveis(Estando ou não numa cadeira de rodas)até o confronto com Jean Paul.São os momentos que trazem a maior graça e atrativo a história.

Alfred ,Tim e Shondra fazem belas participações de apoio.

Bane e seus comparsas também mantiveram ótimas presenças.Estão entre os personagens que melhor encontraram e conduziram o sentido da história até o fim.

 

É interessante notar também uma certa fragmentação "quarentista"/"sessentista" mantida no traço e coloração ,o que não não mudava muito nas HQs,estilo série "Comics" daquela época e perceber a diferença logo depois comparando com a "Era Panini", para nós,em que o visual é mais "Teen" e com cores mais vibrantes.

 

É fato que o rótulo dado a esse arco seja a de ser puramente comercial,os personagens grandões não são definitivamente afetados(Os autores dão uma clara sensação de que aproveitou o evento para fazer a "faxina" em alguns personagens indesejados ou que pouco fazem falta à trajetória normal),ou tentar atualizar Batman aos tempos da Geração X(Tendo a força dos filmes como exemplo,ja que um Batman de armadura cai muito mais em conta como idéia).

 

A megasérie não é de toda ruim,mas não é de toda perfeita.

Se continuasse mantendo o mesmo pique  do começo da história,um cuidado maior e crescente no drama,um suspense mais profundo e mantendo a ação explosiva exagerada e cinematográfica dos tempos noventista, estava p-e-r-f-e-i-t-o-o.

Estou pedindo muito?Não,não é demais.

Mas apesar de tudo, rende alguns bons momentos.

E para quem nunca leu uma revista do Batman,pode ser um bom ponto de partida para se interessar em outras obras já que algumas recaptulações ajudam os leitores a entrarem no universo de Batman de certo modo.

queda2wg8.th.jpgthpix.gif

Bushiman Guy/****

A primeira fase é ótima não se tem do que reclamar , já na fase  do novo Batman tem momentos chatos com outros interessantes , o mais legal é ver aquele choque dos inimigos ao perceberem que o protetor de Gotham está diferente , mais destruidor que antes  . A melhorias estipuladas a cada batalha  no traje são um outro atrativo . As missões de Bruce para resgatar Shondra na Inglaterra e Santa Prisca  tem seus momentos legais mas não passam disso . Enfim , uma saga de altos e baixos mesmo com seus desdéns fornece bastante entretenimento .

 

 

Cotação: ***

-Selos Troféus-

 

Troféu Best of The Best

Concedidos por: Mestre Ryu

bestofthebestpremioho7.jpg

 

-Melhor herói: Batman/Bruce Wayne

souomelhortl8.th.jpgthpix.gif

-Melhor cena de luta: Batman(Bruce) Vs Bane(Capítulo: Fundo do Poço)

batmanvsbanenm6.th.jpgthpix.gifbatmanvsbane2sr4.th.jpgthpix.gif

-Melhor dupla em cena: Coringa e Espantalho

coringaespantalhojs9.th.jpgthpix.gif

A bela amizade entre Espantalho e Coringa

-Melhor Argumentarista: Chuck Dickson

argumentocl7.th.jpgthpix.gif

-Melhor Ilustrador: Jim Ballent

batmanbruceek8.th.jpgthpix.gifjimballentcv4.th.jpgthpix.gif

-Melhor vilão: Bane

banejoinhakl7.th.jpgthpix.gif

 

Troféu lixão

Concedidos por: Multiverso(Representante selecionado)

imagem3di.jpg

-Pior vilão: Bane

Concedidos por : Bushiman Guy & Mestre Ryu-=SF=-

-Piores Vilões: Matadouro,Barro III e Talião(Haja premiação rapaziada.Uhull\o/)

 

batmanquedaan9.th.jpgthpix.gif

Shaka  - Multiverso(Crítica selecionada)

Ah os anos 90, que alegria, heróis carrancudos que não fazem a barba, vilões bombadões e mullets, muitos mullets. 

E Jim Aparo detona.  A sequencia onde o Bane vai surrando o Batman é animal.

 

>>Participe você também da entrega dos selos troféus,crítica e Avaliação do Júri.Vale a pena!<<

 

Textos & Revisão:

Mestre Ryu Kanzuki

Bushiman Guy(OuterSpace)

 

Bibliografia & recomendações:

http://www.guiadosquadrinhos.com

http://en.wikipedia.org/wiki/Batman:_Knightfall

http://www.multiverso.net/?p=1234

http://pt.wikipedia.org/wiki/Azrael_(DC_Comics)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ca%C3%A7adora

http://www.pointhq.com.br

http://fanboy.com.br

 

desfechodl7.th.jpg

Batman® e todos os personagens aqui relacionados são propriedades da DC Comics.

Homem Aranha® e todos os personagens aqui relacionados são propriedades da Marvel Comics

Jason Vorthess® e todos os personagens aqui relacionados são propriedades da Paramout Pictures

Akuma®  e todos os elementos aqui relacionados são propriedades da Capcom

Matrix® e todos os elementos aqui relacionados são propriedades da Warner Bros

Terry Bogard® e todos os elementos aqui relacionados são propriedades da SNK/Playmore

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...