Jump to content
Forum Cinema em Cena
Sign in to follow this  
silva

Festival do Rio 2012

Recommended Posts

Começa oficialmente amanhã. Eu já garanti o passaporte de 25 ingressos.

 

Edição 2012 do Festival do Rio tem a maior oferta de títulos de sua história

 

RIO - Com 29 telas a seu dispor, em diferentes bairros, o Festival do Rio 2012 promete ser uma edição superlativa ao oferecer a maior concentração de filmes da história da maratona cinéfila carioca: 427 produções de 60 países. O maior número até aqui foi o do festival de 2007: 410 títulos.

 

VEJA TAMBÉM

Desta vez, cresceu até o número de vagas para longas nacionais em concurso na Première Brasil. Serão 22 (12 ficções e 10 documentários) no páreo pelo troféu Redentor, cuja disputa será aberta amanhã, no Odeon, com “Rio anos 70”, de Maurício Branco e Patricia Faloppa, e “Entre vales”, de Philippe Barcinski. Até a seara da animação, quesito em que o festival sempre deixou a desejar, este ano foi vitaminado: nove exemplares do setor serão projetados, incluindo o aclamado “Ernest et Célestine”, sensação do cinema belga.

Como de costume, as atrações do Festival do Rio dividem-se em mostras, sendo que a prata do cinema autoral estrangeiro contemporâneo é escoada pela seção Panorama. Dela fazem parte longas aguardados como “Lay the favorite”, o novo trabalho de Stephen Frears, que terá exibição amanhã, às 14h e às 19h30m, no Cine São Luiz, e “Cesar deve morrer”, dos irmãos Taviani, prometido pelo Estação Botafogo no dia 5, às 14h15m.

Este ano, haverá retrospectivas do ourives do terror John Carpenter, do cineasta brasileiro Alberto Cavalcanti (1897-1982), dos curtas do mestre português Manoel de Oliveira, hoje com 103 anos, e de seu conterrâneo João Pedro Rodrigues, lisboeta conhecido por sua obra homoerótica. Já a nova produção do Reino Unido vai ganhar um espaço só para si na seleção Foco UK. E, para completar, há uma mostra só com documentários de surfe.

 

 

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/cultura/edicao-2012-do-festival-do-rio-tem-maior-oferta-de-titulos-de-sua-historia-6205269#ixzz2DSTvgCJ6

© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

 

E aí? Quais dos cariocas presentes no fórum também irão para o Festival?

Share this post


Link to post
Share on other sites

E já comecei bem o Festival do Rio:

 

Monty Python - A Autobiografia de um Mentiroso (A Liar's Autobiography - The Untrue Story of Monty Python's Graham Chapman) - Uma grande homenagem a altura do integrante do Monty Python, morto em 1989, narrado por ele (a partir de uma gravação feita por ele, três anos antes da sua morte, durante a leitura de sua autobiografia, encontrada recentemente), composta por 17 animações feitas por 15 estúdios diferentes, comandada por 3 diretores (dentre eles Bill Jones, filho de Terry Jones), e com a participação dos outros integrantes. Como grande fá do grupo, não poderia perder essa sessão. E foi excepcional, com muito do humor anárquico feito pelo grupo, além das animações serem bem surrealistas, como se fossem feitas pelo próprio Terry Gillian, com alguns esquetes do programa deles, "Monty Python's Flying Circus", complementando o filme. Caso tenham a chance de conseguir esse filme (talvez seja difícil, pois o Festival do Rio foi apenas o segundo público do filme), não percam.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Senhoras e Senhores: O Corte Final

 

Filme húngaro dirigido por Giorgy Palfi. Selecionado para o Festival de Cannes deste ano o filme é uma divertida e criativa colagem de pequenos trechos de centenas de filmes de todas as épocas que juntas contam a história de amor de um homem e uma mulher. Especialmente indicado para cinéfilos que podem se divertir tentando identificar todos os filmes que desfilam na tela, o filme, entretanto, pode ser um pouco enfadonho para pessoas menos ligadas ao cinema. Mas quem entrar no espírito da brincadeira vai passar agradáveis 84 minutos ao lado de incontáveis astros e estrelas do cinema. Ainda será exibido na quarta-feira dia 10/10 ás 21:30 no Estação Vivo Gávea 1. Para quem quiser um opção leve e descontraída é uma boa pedida.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
Sign in to follow this  

×