Jump to content
Forum Cinema em Cena

O Fim das Legendas?


Bruno Carvalho
 Share

Recommended Posts

  • Members

 

 

 

 

 

"Já o advogado Bruno Carvalho pondera que a lei é antiga para ser aplicada neste caso. "A Adepi cita o artigo 29 da lei do direito autoral' date=' que diz que a tradução de uma obra depende de autorização prévia. Mas essa lei é de 1998 - antes, portanto, de existir o download de seriados e legendas via internet. São interpretações de uma lei que não é clara. E não há jurisprudência sobre o assunto no Brasil", ressalta ele."

 

[/quote']

 

Ô Brunão, explica direito isso aí. Só porque a lei é anterior à onda de dowloads de séries ela não pode ser aplicada?! É a mesma coisa que eu matar alguém com um sabre de luz e o meu advogado alegar que eu não posso ser condenado pois esse instrumente ainda não havia sido inventado na época em que o código penal foi criado.

 

E se a questão for clareza, eu acho o artigo bastante claro para aplicação nesse caso.

 

 

 

 

Claro que não foi isso que eu disse. Veja que o que eu falei está entre parênteses. Jornalista é foda. Eu disse que pela lei ser mais antiga, dificilmente o legislador estaria se referindo a legendas de TV quando incluiu a palavra 'tradução'. E pela hermenêutica, devemos saber qual era a intenção do legislador ao redigir o texto legal.

 

Se você pegar o art.8 V da mesma lei e interpretá-lo literalmente, como a ADEPI fez com o 29, verá que não está protegida pelo direito autoral a legenda. Só que ele não se refere à legenda de TV. São legendas de quadros, legenda partidária etc. Quando falei isso pro advogado deles ele veio com outra história, de que não era a intenção do legislador se referir a legendas de tv etc. Viu como a mesma técnica interpretativa errada pode ser utilizada pra ambos os benefícios? Se eles podem pegar o texto ipsis literis e cobrar dos sites, porque os sites não podem fazer o mesmo? Porque é errado e nenhum juiz aceitaria isso.

 

Mesmo se a tradução de TV não fosse mesmo permitida, a que fazem não é com o intuito de lucro, pois é disponibilizada gratuitamente em sistema colaborativo. Por isso, de qualquer maneira, carece interesse de agir, pois o patrimônio de ninguém está sendo diretamente lesado e o LOST Brasil não está auferindo lucro com isso.

 

Acredito que isto se refira a tradução de obra literária pra comércio. O problema, como explquei matéria, é que a lei é muito mal redigida e confusa. E isso gera várias interpretações de um mesmo artigo, tornando-se necessário a provocação do Estado-Juiz para que a matéria seja discutida e sanada jurisprudencialmente.

 

Foi isso que eu quis dizer.

Bruno Carvalho2006-11-01 00:27:54

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 112
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Bom dia, Galera!

 

 

 

Hmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm... (gostei disso 06.gif )

 

 

 

Ou fecha o site ou o deixa aberto, porém, essa atitude da ADEPI em a Lostbrasil foi acertada, já que não é um site só de legendas, mas sim um fórum de discussões entre nós fãs de Lost, além de trazer informações sobre o seriado.

 

 

 

T+! 16.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

maos.gif

 

Acabou. O LOST Brasil sucumbiu às ameaças da ADEPI e as legendas lá fecharam de vez. Toda a cobertura está no FalandoSérie e continuo pedindo para que vão lá e deixem sua mensagem de indignação. Alguma coisa vai ter que mudar. Esse intervalo absurdo, mais transparência dos canais e melhores legendas na TV.

 

 
Bruno Carvalho2006-11-01 16:15:13
Link to comment
Share on other sites

  • Members


Baixar seriados na NET não é ilegal.







Em
matéria publicada pela revista Época recentemente sobre a distribuição
de séries e músicas na internet para uso em aparelhos de Ipod,
deixou-se claro que o Ministro da Cultura Brasileiro Gilbero Gil não é
totalmente contrario a idéia.



Segundo a reportagem o ministro é um dos artistas favoráveis a idéia
dos direitos “parcialmente reservados” que garante o pagamento de
royalties aos músicos em caso de venda de CDs ou execução em filmes e
novelas, e em caso de exibição na TV ou venda em DVD para os seriados.



Debate provocado graças à “Lost” e “24 Horas”



A discussão causou polêmica e voltou à cena hoje graças a uma matéria
publicada no jornal Agora São Paulo sobre o sucesso das séries “24
Horas” e “Lost” na Internet, onde fãs baixam os episódios recém
exibidos nos EUA.



Segundo declaração de Elie Wahaba (Gerente Sênior VP da América Latina
e Caribe da Fox) ao jornal paulistano não é crime baixar episódios
disponíveis na internet desde que seja para uso próprio “As pessoas
baixam porque querem assistir antes”, o problema para a Fox seria a
comercialização destes episódios em CDs ou DVDs sejam na própria rede
mundial de computadores ou em barraquinhas e standes.



Já Stefania Granito (Gerente de Marketing dos canais da Sony como AXN e
Animax) concorda com o Elie: “Os fãs promovem grupos de discussão na
Internet, e isso ajuda na divulgação da série. Nos sites, eles
disponibilizam links para quem quer baixar os capítulos para ver ou
rever. Não consideramos que isso seja pirataria porque eles não estão
comercializando o programa”.



E como fica o fã?



Seja como for, o debate na mídia trouxe um final feliz para o fã que
baixa da internet seus episódios preferidos de animes, seriados e
outros programas exclusivamente para ver em seu PC ou Ipod, prática
muito comum entre fansubbers brasileiros, pois poderão continuar
fazendo-o sem medo de estar cometendo um crime, apenas guardando seu
seriado favorito no PC como guardariam em uma fita VHS ao gravar da
televisão.



Fonte: UOL Online


Eu não entendo, se os mais interessados acham a prática legal, porque essa ADEPI está causando tanto problema?

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Hoje dei uma entrevista sobre o assunto pra Folha de São Paulo. A matéria está aqui:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u65687.shtml

 

Não deixem de passar no Falando Série e postar sua msg de indignação. Hoje a ADEPI me mandou até um e-mail com uma ameaçazinha implícita por causa dessa campanha que estou fazendo contra eles. O e-mail tinha uma imagem com posts meus no LOST Brasil e a frase 'tome a atitude que achar necessária'. Como se eu não conhecesse meus direitos de liberdade de expressão. 07 Bruno Carvalho2006-11-01 23:35:59
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Isso que eles estão fazendo, tambem não é algo ilegal? Eu já li muitas coisas sobre o assunto, mas o que eu não entendo é porque eles estão coagindo as pessoas dessa forma, se nem mesmo as emissoras de tv estão preocupadas com isso. A forma como eles estão pressionando as pessoas (do jeito que fizeram com você) tambem não é um tipo de crime? É como se estivessem falando: Aceite nossas exigências ou vamos prender você!

Cade a maldita liberdade de expressão?

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

A liberdade de expressão vai vir amanhã. Se antes 2 ou 3 grupos de legenders faziam LOST, esperem amanhã uma enchurrada de legendas feitas por fãs de todo o Brasil que estão aprendendo a mexer nos programas de legendagem e estão nesse momento trabalhando com as legendas. Vai ser uma verdadeira revolução. Tudo bem que não vai ser tão fácil de encontrar como no LOST Brasil ou LegendaZ, mas eles vão rodar a internet como nunca rodaram antes. E mais e mais gente está lendo as matérias e baixando também. Resultado: essa atitude imbecil só fez aumentar tudo: mais legendas e mais downloads. Viva a internet. Assistam o vídeo com a propaganda que postei no blog. É brilhante.

 

E não vou deixar isso barato. Já estou com um post pronto mostrando o que me mandaram por e-mail. E o Pablo também está do nosso lado. Ele disse que é pra comprarmos a briga. E com a ajuda de todos vocês é que vamos fazer. Valeu!
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Estou rindo a toa. Já achei pelo menos uma seis legendas diferentes do episódio de ontem de Lost.

 

Esses caras são muito burros mesmo. Fazendo essa proibição estúpida só atraem mais pessoas para esse mundo. Acho que vou mandar um e-mail de agradecimento à ADEPI, pois agora o download de séries e a confecção de legendas vai aumentar consideravelmente.

 

Bruno, estou ansioso pelo seu post com as ameaças da ADEPI.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Bom dia, Galera!

 

 

 

Essa ADEPI deveria é se preocupar com a Globo que não paga imposto ao Leão! Eu encontrei legendas de alta qualidade, com muito mais qualidade e dedicação. A própria ABC disponibiliza os episódios na internet para todos assistirem, porque a ADEPI não vai à ABC e a proíba disso?

 

 

 

T+! 16.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Bom dia, Regente!

 

 

 

É só questão de tempo até que alguém com coragem peite essa Adepi e leve o caso à Justiça. Aí essa putaria acaba.

 

 

 

Olha, estou com uma vontade de mandar um e-mail para a ADEPI denunciando a ABC por pratica e incentivo da pirataria, por a mesma emissora, esta em seu site na internet, disponibilizando os episódios de Lost. E pergunta para a mesma ADEPI, qual será a atitude dela junto com o governo federal para quebrar no Conselho Mundial do Comercio, as patentes ilegais que empresas estrangeiras fizeram e estão fazendo com matérias primas da nossa Amazônia e porque a Globo não paga imposto.

 

 

 

T+! 16.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mais uma dúvida: quem estava por trás do tal site SubXtreme que seria o substituto do LegendaZ? O dellmelo fazia parte?

 

Esse site vai sair mesmo ou vai morrer antes de nascer? Sim, pois se o dellmelo e os outros do Lost Brasil faziam parte desse projeto e agora não querem mais legendar, será que esse SubXtreme vai sair "em breve" como diz o site?

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Estou rindo a toa. Já achei pelo menos uma seis legendas diferentes do episódio de ontem de Lost.

Esses caras são muito burros mesmo. Fazendo essa proibição estúpida só atraem mais pessoas para esse mundo. Acho que vou mandar um e-mail de agradecimento à ADEPI' date=' pois agora o download de séries e a confecção de legendas vai aumentar consideravelmente.

Bruno, estou ansioso pelo seu post com as ameaças da ADEPI.
[/quote']

 

O post está lá, inclusive com uma das imagens que me mandaram.
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...