Jump to content
Forum Cinema em Cena

Johnny Vai à Guerra (Dalton Trumbo, 1971)


lacunacultural
 Share

Recommended Posts

  • Members

Uma crítica que nos aventuramos a fazer em nosso blog sobre esse clássico dos anos 70. Ela é um tanto longo e por isso só colocamos o trecho inicial abaixo mas, se possível, cliquem no link http://www.lacunacul...rumbo-1971.html e vamos comentar sobre esse clássico anti-guerra.

 

------------------------------------------------------

 

 

johnny4.jpg

 

 

O que passa por sua cabeça quando você ouve ou lê a palavra “guerra” em algum lugar? Possivelmente, algumas imagens de filmes hollywoodianos, com milhares de soldados indo para o campo de batalha. Ou nomes de algumas figuras historicamente marcantes. Você já deve ter visto tudo sobre as guerras passadas, e está cansado de lembrá-las. Mas nem tudo é lembrado. Muitas guerras são esquecidas. E essa guerra sobre a qual escrevo você ainda não viu. Essa é a guerra, meu amigo, é a guerra do Johnny.

 

Você acorda. Está tudo escuro, e por mais que você force seus olhos, eles não respondem. É como se eles não estivessem lá, pois você nada enxerga. O que fazer? Entrar em pânico? Não. O pânico não seria de grande ajuda. Você pode tentar ouvir alguma coisa, afinal de contas quando você é privado de sua visão, sua audição funciona melhor. Mas o silêncio é tão grande que chega a ser ensurdecedor. Não há nada para ouvir. O jeito é gritar e esperar uma resposta de alguém. “Tem alguém aí? Onde estou?” Você ouve sua voz, mas percebe que o som não vem de suas cordas vocais. A voz que você ouve é a voz dos seus pensamentos, e infelizmente ninguém mais pode ouvi-la. Você, então, continua respirando. Pelo menos isso você consegue fazer, pois sente seu peito subir e descer com o ar que entra e sai dos pulmões. Você inspira... Pelo nariz? Onde está o seu nariz? Já chega! Você precisa se levantar! É hora de mexer os braços e as pernas! E aí... Que diabo aconteceu?

 

Você, meu caro leitor, deve estar se perguntando o que aconteceu com o Johnny. Como ele foi parar em uma situação tão dramática? Bem, a resposta é bem simples: Johnny foi à guerra. E sua história começa no momento em que sua vida termina.

 

http://www.lacunacul...rumbo-1971.html

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...