Jump to content
Forum Cinema em Cena

Faculdade: Pública ou Particular


Sync
 Share

O que vocês fizeram ou pretendem fazer ?  

22 members have voted

  1. 1. O que vocês fizeram ou pretendem fazer ?

    • Faculdade Pública
      13
    • Faculdade Particular
      11
    • Não me decidi ainda.
      1
    • Não pretendo me formar.
      0


Recommended Posts

Bem, eu faço Ciências Contábeis (07) na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). Tivemos uma greve horrorosa e vou terminar meu semestre em Janeiro/Fevereiro de 2007 ... lindo neh?! Todo mundo viajando e eu lá, na cadeira ouvindo professor mal humorado, que não tá nem aí pra vc ...

 

Acredito que nas federais só se formem os melhores, não por ser muito bom o curso, mas por ser peneira. Quem não gosta e não estuda não consegue se dar bem. A matéria não é explicada. De 9 professores tenho 2 que explicam a matperia e se empenham, o resto não quer nem saber da hora do Brasil. Chega na sala passa uma geral sobre a matéria e diz: Assistencia "tal" hora pr quem tiver dúvidas e os exercícios estão no xerox, trabalho dia "tal e prova no dia "tal", tchau e benção!

 

Um caso engraçado aconteceu há poucas semanas na aula de Matemática Financeira I, em que era uma aula de revisão para a prova mais fodônica de todos os tempos, a última do semestre (é, oprofessor explicou a matéria toda em 3 meses pra não dar aula em janeiro e fevereiro). O professor entrou na sala e, nós achando que ele iria dar uma passada na matéria e resolver alguns exercícios, ele olhou pra nós e perguntou se tinhamos alguma dúvida ... ninguém falou nada. Aí ele disse: "Então vamos embora neh pessoal, já que vcs não têm dúvidas!". E foi saindo! Tivemos que olhar correndo o material e pedir pra ele fazer algum exercício, se não não teriamos revisão.

 

São essas situações que fazem com que alunos menos interessados ou que não gostem do curso desistam e os dedicados continuem. Temos que correr atras da matéria e praticamente aprender sozinhos, temos que ter muito empenho. E uma professora minha disse que é assim mesmo, é assim que se faz pra manter as 5 estrelas do curso, o 4º melhor do país. Precisam ser rígidos e nós temos que nos disciplinar, aprender a estudar mais, se dedicar, ser objetivo e interessado. Ela disse: "Se não está gostando, saia. Há pessoas interessadas querendo entrar e o nível do curso não pode cair!"

 

Federal é Federal!
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 66
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

É isso mesmo, minha irmã também já falou isso! Os alunos tem que aprender por conta própria mesmo!!! è por isso que eu digo, que quem se dá melhor em Universidades Federais são os alunos que acabaram de sair do 2º grau, porque possuem tempo de estudar, porque o pai paga as suas contas... Uma pessoa que trabalha e tem que estudar à noite, não conseguiria nunca se dedicar dessa maneira! É uma pena, não deveria ser assim.

 

Link to comment
Share on other sites

É isso mesmo' date=' minha irmã também já falou isso! Os alunos tem que aprender por conta própria mesmo!!! è por isso que eu digo, que quem se dá melhor em Universidades Federais são os alunos que acabaram de sair do 2º grau, porque possuem tempo de estudar, porque o pai paga as suas contas... Uma pessoa que trabalha e tem que estudar à noite, não conseguiria nunca se dedicar dessa maneira! É uma pena, não deveria ser assim. [/quote']

 

poseh, eu estudo de manha e trabalho a tarde, apesar de ter saido do segundo grau como vc disse 05. Muitas noites passo em claro a base de café com coca cola e energético ... (isso faz um bem pro organismo, vcs nem imaginam) ... é terrivel ... durante a semana eu não presto um dia! aí tiro o finla de semana pra dormir!

 

Mas a faculdade é puxada mesmo. Ainda mais com quebra de horários, mtas vezes saio do trabalho pq tenho aula em horários diferentes, turnos diferentes!
Link to comment
Share on other sites

fram, bom dia!

 

 

 

Em Matemática Financeira I vc estudou qual conteúdo? Juros Simples, desconto simples? Eu tenho essa duvida, porque o ano passado eu fui a Santa Catarina conversar com alguns amigos meus da CEFET-SC , com alguns amigos meus da UDESC, sobre grade curricular e suas variações de instituição em instituição, eu esqueci de falar com o pessoal da UFSC!

 

 

 

T+! 16.gif

Link to comment
Share on other sites

fram' date=' bom dia!

Em Matemática Financeira I vc estudou qual conteúdo? Juros Simples, desconto simples? Eu tenho essa duvida, porque o ano passado eu fui a Santa Catarina conversar com alguns amigos meus da CEFET-SC , com alguns amigos meus da UDESC, sobre grade curricular e suas variações de instituição em instituição, eu esqueci de falar com o pessoal da UFSC!

T+! 16.gif [/quote']

 

Estudei na MTM FIN I Juros simples e descontos Simples, Juros compostos e desconto composto (todos esse com equivalencia de capitais [tinha que calcular carencia nos juros]) e agora estamos acabando rendas e anuidades que precisas das outras atras!

Vc tem amigos no CEFET já estudei lá. Fiz Redes multimidia e telefonia, fiz 2 fases e tranquei!
Link to comment
Share on other sites

Meu deus!Não sei se me mataria (no seu caso' date='literalmente) para estudar,acha mesmo que vale apena?03[/quote']

 

Valer a pena eu não sei se vale. mas é preciso! Aqui no Sul eles exigem qualificação demias para um emprego. Não basta mostrar que sabe fazer ou fazer bem feito, vc tem que ter "gabarito". Eu acho iss muito idiota, tem muita gente q não é formada mais competente que gente com mestrado aqui! E contábeis é um curso promissor aqui. Conheço um pai de amigo meu que deixou o serviço publico do judiciário (salário de 5000) pra montar o escritório de contabilidade pq ganhava mto mais. minha profa de cont. 1 vai largar as aulas na ufsc ano que vem pra montar o escritório dela, ela disse que se vc trabalhar direito e certinho (pq tem muito contador picareta) vc se dá muito bem como contador. É como ela disse, uma empresa não sobrevive sem um bom contador.
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
Oh God' date=' not again! Cadê o Bauer?06 Eu sequer tentei vestibular em uma federal por dois fortes motivos. 1 - jamais consegui decorar o que não me despertava interesse. Nem sei como saí do 2º grau, dependendo das exatas. Não ia passar nem matando. 2 - eu não me afastaria da minha família nem pela mais espetacular oportunidade.[/quote']

 

Nossa Forasta, eu achei que tu fazia facul pública, você tem talento e acho que para você não faria diferença, a única coisa que vai te atrapalhar é que a sua faculdade tem menos nome do que qualquer instituição Publica.

Sobre se afastar da familia, eu acho que há um preço a ser cobrado mas é melhor imaginar a recompensa no final, olha meu exemplo, por enquanto eu to aprovado na UFSC ou seja a 1000 km de casa e se caso eu não passar em uma Plública em Sampa eu farei UFSC mesmo. E sei que  há outo problema para você Foras, são poucas as pessoas que gostam de jogar buraco sexta-ferria de noite06
Link to comment
Share on other sites

Irei me formar no meio do ano e não vejo a hora de fazer outro curso (de preferencia na federal). Mas não quero fazer outro curso porque eu gostei tanto do atual, mas pelo contrário. Trabalharei na área em que estou no momento apenas para poder me sustentar durante mais uns 5 anos para começar a me dedicar ao que eu realmente gosto. A ilusão de ficar milionário ou até mesmo rico já foi abandonada há tempos (mentira). Minha meta é fazer o que gosto, embora eu ainda não saiba exatamente o que.

Mas pela experiência que estou tendo em uma faculdade particular, não pretendo cometer o mesmo erro novamente. E pelo que sei, a UFMG é excelente. E se eu tenho uma vaga idéia do que quero fazer, talvez eu opte por letras. Mas ainda estou naquela fase: semana que vem eu posso querer outra coisa. Embora humanas seja uma opção, o que eu mais gostaria de fazer na vida é trabalhar viajando pelo mundo afora. Essa é a minha idéia de boa vida.

LeonardoBastos2007-01-07 18:26:18
Link to comment
Share on other sites

 

para alguns cursos públicas são mais conceituadas para outros não faz muita diferença ter feito uma federal...

 

exemplo: Publicidade, o que adianta o cara passar em primeiro lugar da UFRJ se de pois que ele se forma não tem criatividade nem um portfólio legal para apresentar para as agencias ou design gráfico, ou arquitetura, jornalismo etc...

 

numa federal vc aprende como fazer, mas não a ficar talentoso...

 

mas o que vale a pena mesmo na federal é não pagar mensalidade, isso é perfeito..

 

Matt Murdock2007-01-08 01:03:43

Link to comment
Share on other sites

Olá pessoal. Well, alguns amigos mais proximos do fórum acompanharam de perto a minha intensa dedicação ao vestibular durante todo o ano de 2006. Abandonei minha casa e meus amigos pra vir pro sul tentar de novo uma vaga na UFRGS. Gastei a maior grana com cursinho, transporte e afins, estudei dia e noite, pouco me dando ao luxo de sair com amigos ou mesmo ir a aniversarios de parentes. Pois é...nessa terça feira tudo isso se mostrou inútil quando a UFRGS de forma muito infeliz resolveu colocar as provas de física e matemática juntas, em um curtíssimo periodo de 4 horas, dando vazão à prática vulgar do chute em detrimento da resolução correta, que determinaria o melhor candidato. Acertei 14 questoes das 25 de matemática. Teria grandes chances de passar para o meu curso (Relações Internacionais) em que a matéria é peso 2. Digo "teria" pois das 25 de física acertei somente 7, isto é, as que tive tempo de fazer. Ao rever a prova em  casa, tive a certeza que com mais 40 minutos que fossem, teria feito de 12 a 14 acertos, já que eu SABIA fazer as questoes porque estudei para isso.

Infelizmente, apesar do prestígio que conquistou nacionalmente, a UFGRS tem um serio problema com a arrogância de certos professores. A prova de geografia continha uma questão comprovadamente absurda sobre a dívida externa dos EUA, que, ao que parece, não será anulada, como não foram inúmeras questões da prova de literatura de anos anteriores. Quem apela ao "chutômetro" acaba se saindo melhor do que aqueles que procuram informações atuais e precisas.

Desculpem o discurso, pessoal. Estou muito chateada com tudo isso...perdí um ano da minha vida para  ser derrotada por um sistema burocrático e imbecil. Não é fácil...não desejo isso pra ninguém.

 
Link to comment
Share on other sites

Não, você não perdeu um ano da sua vida não.

 

Ano retrasado 2005 eu dei inicio  ao meu primeiro ano de cursinho, só que eu tomei uma atitude errada pois, continuei morando na minha cidade porém ia fazer cursinho em São Paulo, acordava às 4:30, pegava o trem chegava lá às 6:50, assitia aula e ficava estudando até as 19:30, se no vestibular fossem aprovados os mais esforçados eu te garanto que eu teria passado, porém não passei em nada, isso acabou comigo e descobri o que realmente era a depressão.Eu me arrependo dessa escolha, pois eu deixei de dormir bem e no tempo que estava no trem eu poderia estar estudando. Mas mesmo assim eu não desiti e fiz mais um ano.

Eu também fiz o ''mesmo'' que você nesse ano, fui morar em São Paulo com mais 4 caras que nunca tinha visto na vida, levei uma vida extremamente sedentária(se bem que não é de todo mal), estudei demais, toda vez que voltava para minha cidade era uma guerra com a minha familia, pois no segundo ano há uma pressão bem maior, da familia e de amigos eles pensavam assim ''Esse muleque não passou ainda, será que ele não consegue?'' ou ''Dois anos de cursinho, esse ano ele passa''.

Mas depois de 2 anos de luta, as recompensas estão chegando pois entrei em uma federal e  tenho grandes chances depassar em mais 4.

Não desiste não, tenta mais uma vez, tenho certeza de que sua familia irá te apoiar caso vc não entre na UFRGS ( o resultado já saiu?).

Enfim analise bem esse ano, e reflita sobre os erros que você cometeu!

 

Abraço!
Link to comment
Share on other sites

Faculdades particulares sao empresas privadas que pensam como empresas privadas. A maioria delas funciona da seguinte maneira: voce paga seu "plano" em dia' date=' vai passando e se forma. No final todos ficam felizes. [/quote']

 

 

Não é bem assim. Principalmente nas faculdades de Direito. Elas tem que aprovar alunos na prova da OAB, obviamente, isso conta pontos pra ela, diferentemente de uma Universidade Federal, que não precisa de propaganda.
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...