Jump to content
Forum Cinema em Cena

Bardo (2022 Dir Iñárritu)


Big One
 Share

Recommended Posts

  • 3 weeks later...
  • 2 weeks later...
  • Members

“Bardo”: Filme de Alejandro G. Iñárritu é o candidato do México na corrida aos Óscares

Publicado por João Gonçalves
Data: 30 Setembro 2022

Bardo-de-Alejandro-G.-Inarritu-candidato

A Academia Mexicana de Artes y Ciencias Cinematográficas anunciou o título do filme para concorrer a uma nomeação aos Óscares na categoria de Melhor Filme Internacional. O eleito foi “Bardo. Falsa Crónica de Unas Cuantas Verdades“, uma comédia dramática do realizador Alejandro G. Iñárritu.

Protagonizado por Daniel Giménez Cacho, “Bardo”, como é conhecido, conta a história de um prestigiado jornalista e documentarista mexicano radicado em Los Angeles que, é obrigado a regressar ao seu país natal. Sem ter conhecimento, esta simples viagem vai levá-lo a um limite existencial.

 

FONTE: CINEVISION

 
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • Members

filme ganhou fã de peso

 

Guillermo del Toro defende Bardo das críticas!Guillermo del Toro gostou tanto de Bardo que sente pena das pessoas que “não entenderam do que se tratava a história” Bard: False Chronicle of a Few Truths acabou se tornando um filme mega polêmico entre a crítica especializada quando foi lançado pela primeira vez no Festival de Cinema de Veneza. Depois de uma má recepção, o diretor Alejandro González Iñárritu decidiu cortar 93 minutos de filme, e durante sua estada no Morelia Festival anunciou que o filme seria exibido por 7 semanas nas salas de cinema de Cinépolis antes de vir para Netflix

A recepção de bilheteria foi modesta e a recepção geral do filme foi positiva, mas Guillermo del Toro não só tem opiniões superfortes sobre o filme, como está disposto a criticar e desconfiar de qualquer um que o ache “pretensioso” ou “confuso”.

A melhor coisa que já se viu na história do cinema? Guillermo del Toro moderou um painel sobre o filme junto com González Iñárritu e outros membros do elenco no Museu da Academia de Los Angeles. E lá, ele abriu o evento com um discurso sobre o quanto gostou do filme.“O filme é sem dúvida uma das coisas mais poderosas que já vi em termos de cinema. É puro cinema.” Ele disse em sua introdução, e depois garantiu que “sente pena de quem se confundiu com o enredo ou sobre o que é o filme”.

 
 

“O fato de se chamar Bardo, que significa limbo, e começar com um homem tentando voar, mas a estrada o puxa para baixo, e terminar com ele voando, e você não entendeu? Me surpreende”.

Guillermo del Toro, Museu da academia Bardo retrata a vida do jornalista e documentalista Silverio (Daniel Giménez Cacho) que retorna ao México antes de receber uma importante medalha por seu trabalho. O filme é um relato altamente pessoal e o próprio González Iñárritu disse que impregnou o personagem com suas experiências, suas opiniões e sua própria história, mas misturando-o com uma narrativa surreal para discutir vários temas que lhe pareciam relevantes.

Por isso, uma das críticas mais frequentes ao filme é que “é uma obra pretensiosa” e uma forma do cineasta mexicano se celebrar. Mas de acordo com Guillermo del Toro, essa é uma visão limitada.

Você o compara a Van Gogh? Na mesma mesa redonda, Guillermo del Toro disse que a crítica “parecia ter perdido o sentido” do filme, garantindo que não se fala o suficiente sobre a obra monumental que com certeza demorou para criar cada cena. “É como ver um Van Gogh, pedir opinião e deixar a opinião ser: trata-se de flores num vaso. As flores são bonitas, o vaso é bom, mas ninguém fala das linhas, das telas, das cores ou da espessura da tinta”.

“Todos aqui fizeram um trabalho incrível. Cada cena, cada coisa está no auge e é a coisa mais difícil de alcançar. Y Ele fez isso em todas as cenas.”

Guillermo del Toro, Museu da academia Após a opinião de del Toro, González Iñárritu simplesmente disse “você deveria escrever um comentário” e iniciou uma sessão de perguntas e respostas. A paixão com que o diretor de Pinóquio defendeu a obra é mais um exemplo do quanto ela é polêmica, pois prova que ela está de fato gerando opiniões divisivas e muito forte entre seu público.

 

FONTE: STREAMING FLIX

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...
  • 3 weeks later...
  • Administrators

O filme ecoa uma autobiografia, desde a aparência do protagonista, como a história dele, um mexicano, que fez sucesso no EUA. O Inarritu parece postar as críticas que recebeu, de lambe botas dos Ianques a um agente da imigração que diz que ele não pode chamar os EUA de lar. Sobrou críticas até para youtubers e caça cliques. 

Contudo, a primeira hora e meia, até a festa no México, a filme flui bem pra mim, gostei do estilo onírico, das loucuras visuais, tudo muito bem filmado e fotografado. Já o terço final ficou enfadonho e como eu já tinha investido duas horas, eu fui até o fim. Mas a vontade era de parar. Inarritu fez o seu 8 ½. 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...