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Forum Cinema em Cena

Sobre os títulos da Disney sendo distribuídos pela Sony


Chiquinho
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Segue uma matéria do site DIGITAL BITS, do BILL HUNT, a respeito da distribuição pela Sony, de títulos da Disney, em mídia física. Fiz tradução automática. O link original é este:
https://thedigitalbits.com/columns/my-two-cents/022024-1000

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EXCLUSIVO: DISNEY E SONY FECHAM ACORDO PARA QUE A SONY ASSUMA A PRODUÇÃO DE MÍDIA FÍSICA DA DISNEY, O DISNEY MOVIE CLUB SERÁ ENCERRADO COMO RESULTADO [ATUALIZADO]
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Há alguns desenvolvimentos significativos ocorrendo recentemente na indústria de vídeo doméstico, desenvolvimentos nos quais tenho dedicado bastante tempo investigando e analisando nas últimas semanas aqui no The Digital Bits.

E agora posso afirmar com confiança que um deles é o seguinte:

A Disney e a Sony acabaram de fechar um grande acordo para que a Sony Pictures Home Entertainment assuma toda a produção de mídia física da Disney daqui para frente.

Isso significa que a Sony ficará responsável pela autoria e compressão real dos discos, que trabalharão com os replicadores e fornecedores de embalagens, e que supervisionarão os títulos à medida que são enviados para os distribuidores e varejistas.

Recebi a primeira notícia deste acordo cerca de duas semanas atrás, aparentemente dentro de vinte e quatro horas após a conclusão, e agora confirmei com várias fontes independentes dentro da indústria — pessoas nas quais confio e com quem trabalho há muitos anos.

Este acordo faz sentido para a Disney por várias razões, não menos importante porque a Sony é muito mais eficiente e econômica na produção de seus discos, enquanto a operação de mídia física da Disney tem passado por não poucos distúrbios internos e organizacionais recentemente.

Primeiramente, eles foram reduzidos no final de 2019 e início de 2020, após a famosa e extensa oferta de títulos de catálogo em 4K Ultra HD da Disney. Depois, foram submetidos a muitas das pressões de corte de custos e perdas de pessoal que todas as grandes empresas sofreram durante a pandemia de COVID-19.

Não ajudou o fato de que a operação de mídia física do estúdio — que agora é quase um pensamento secundário na sombra de seu negócio e atividades do Disney+ — tem estado organizacionalmente vinculada à operação digital e de streaming da Disney desde então.

Com base em relatos de várias fontes, o que isso significou nos últimos meses é que praticamente toda decisão sobre quais títulos de catálogo lançar em disco, quais recursos incluir neles, além de cada decisão técnica que naturalmente surge durante a produção desses títulos, exige a participação de dezenas de pessoas na Disney. E as pessoas que realmente trabalham nos discos não têm poder de decisão sobre nada — elas precisam levar as decisões para seus superiores, que precisam levar para os deles, e assim por diante. Múltiplos níveis de gestão estão envolvidos, o que significa que decisões que deveriam envolver duas pessoas em cinco minutos acabam envolvendo trinta pessoas por uma semana ou mais.

Seria bastante difícil para qualquer pessoa ganhar dinheiro com mídia física agindo dessa forma.

Além disso, com as constantes medidas de corte de custos da Disney e o fato de o estúdio ter gasto excessivamente em sua operação de streaming, todos os envolvidos naturalmente temem por seus empregos. Poucas pessoas na Disney estão dispostas a arriscar suas posições para tomar decisões, com medo de serem demitidas. Infelizmente, isso inclui as pessoas que sabem melhor como lidar com mídia física.

Ironicamente, a Disney transferir sua operação de mídia física para a Sony significa que muitas dessas pessoas agora provavelmente perderão seus empregos, o que é lamentável. (Esperamos que, pelo menos, o estúdio seja inteligente o suficiente para manter as pessoas que realmente sabem o que estão fazendo, em oposição aos gerentes intermediários que não adicionam valor ao processo.)

Mas a esperança para os consumidores de mídia física é que, se a Disney se tornar mais eficiente e lucrativa lançando discos através desse arranjo, eles podem realmente começar a lançar mais deles.

Como os cinéfilos sabem bem, a Disney está atualmente sentada em um cofre repleto de ótimos títulos de filmes de ação ao vivo dos acervos clássicos da Disney, 20th Century (Fox), Hollywood Pictures e Touchstone. Na verdade, há pelo menos vinte títulos clássicos do catálogo da Fox que confirmamos terem remasterizações recentes em 4K, dos quais a Disney não está fazendo absolutamente nada — eles não vão para streaming ou digital, não aparecem no Disney+, e certamente não estão sendo lançados em Blu-ray ou 4K Ultra HD físicos.

Isso acontece em um momento em que muitos outros grandes estúdios não apenas estão explorando profundamente suas bibliotecas de filmes para lançamentos em Blu-ray e 4K Ultra HD, mas também estão licenciando muitos títulos de catálogo bastante antigos para selos especializados como Shout! Factory, Arrow, Kino Lorber Studio Classics, Indicator, Powerhouse e outros — um acordo que está gerando bons lucros para esses outros estúdios, mesmo à medida que os custos de produção aumentam e as opções de fornecedores e varejistas diminuem.

Uma maneira pela qual estúdios independentes, em particular, estão trabalhando para se ajustar a esse novo cenário é criando suas próprias lojas online e, assim, vendendo discos diretamente para seus fãs e consumidores.

Infelizmente, como parte do acordo entre Disney e Sony, descobrimos que a Disney planeja encerrar o Disney Movie Club, que há vários anos vem fazendo exatamente isso.

Isso é lamentavelmente confirmado: agora sabemos por leitores do Bits que o DMC está começando a informar seus clientes sobre esse fato. Aqui está um exemplo da mensagem que o DMC está enviando atualmente por e-mail:

disneymovieclubclose.jpg

Achamos que isso é, na verdade, uma ideia terrível. Seria muito melhor para a Disney permitir que a Sony assumisse o controle do DMC e o expandisse para se comunicar de maneira mais eficaz com os cinéfilos fanáticos que agora constituem o núcleo do negócio de mídia física.

Falar diretamente com seus melhores consumidores, fazê-los sentir-se ouvidos e oferecer o que desejam em termos de títulos, qualidade de áudio/vídeo e recursos é exatamente como se constrói um negócio de mídia física próspero em 2024.

De qualquer forma, entramos em contato com a Disney e pedimos um comentário oficial e esclarecimentos sobre esse novo acordo de produção de mídia física, em particular o que significa para os lançamentos físicos do catálogo da Disney daqui para frente, e compartilharemos isso com todos vocês aqui se e quando o estúdio responder.

Fiquem tranquilos, continuaremos investigando e relatando essas notícias nos próximos dias e semanas.

Fiquem ligados...

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ATUALIZAÇÃO DE 20/2:

Em relação à notícia sobre a mídia física da Disney/Sony que divulgamos hoje de manhã aqui no The Digital Bits, aprendemos as seguintes informações adicionais de nossas fontes na indústria:

- Mais uma vez, confirmamos que a Disney está de fato em processo de transição para um modelo de distribuição de mídia física licenciada por meio de um novo acordo com a Sony Entertainment.

- Como parte desse acordo, a Sony irá comercializar, vender e distribuir novos lançamentos da Disney, além de títulos do catálogo, em mídia física (4K Ultra HD, Blu-ray, DVD, etc.) para consumidores por meio de varejistas e distribuidores nos Estados Unidos e no Canadá.

- Essa mudança está em consonância com outras estratégias que a Disney está trabalhando para implementar em toda a empresa, conforme exemplificado pelas transições recentes da empresa em outros mercados.

- Como de costume, a Disney avalia regularmente sua abordagem em relação ao mercado de mídia física, à medida que o negócio de entretenimento doméstico e a indústria em geral continuam a evoluir rapidamente junto com o comportamento do consumidor.

- Este acordo permitirá que a Disney continue oferecendo seus filmes e programas de TV por meio de varejistas e distribuidores de mídia física, e, o mais importante, de maneira mais eficiente para os consumidores de discos.

- A transição para a Disney repassar suas operações de mídia física para a Sony começou recentemente e provavelmente levará vários meses para ser concluída.

- O primeiro título da Disney que será gerenciado pela Sony em mídia física será "The First Omen" (20th Century Studios), que chega aos cinemas em 5/4/24 (as datas digitais e físicas ainda serão anunciadas nos próximos meses).

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