Jump to content
Forum Cinema em Cena

Academia


The Cube
 Share

Recommended Posts

  • Members

meu esse preconceito quanto a quem faz academia acho palhaçada.

 

 

 

 

 

Meu eu faço academia estou longe de ficar bombado, ainda num to legal, tenho que melhorar hahaha, tipo eu queria dar uma engordada de massa magra mas meu como isso é foda.

 

 

 

Eu vou começar uma dieta agora para perder minha barriga. Cortei frituras e refrigerante ao maximo, agora quero diminuir bastante a barriga, porque sou daqueles cara que só tem barriga sabe, é estranho.

 

 

 

Tem caras que são magrelos demais, ai num é legal, eu estou 5 quilos acima do meu peso ideal mas isso não chega a ser ruim para mim, quero manter esses 5kg a mais só que em massa magra.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

meu esse preconceito quanto a quem faz academia acho palhaçada.

 

 

 

 

Meu eu faço academia estou longe de ficar bombado' date=' ainda num to legal, tenho que melhorar hahaha, tipo eu queria dar uma engordada de massa magra mas meu como isso é foda.

 

 

 

Eu vou começar uma dieta agora para perder minha barriga. Cortei frituras e refrigerante ao maximo, agora quero diminuir bastante a barriga, porque sou daqueles cara que só tem barriga sabe, é estranho.

 

 

 

Tem caras que são magrelos demais, ai num é legal, eu estou 5 quilos acima do meu peso ideal mas isso não chega a ser ruim para mim, quero manter esses 5kg a mais só que em massa magra.

 

[/quote']

 

Tmb acho besteira esses preconceitos, nada a ver.

Claro que tem mt cara que faz um exercicio e fica se olhando no espelho a toda hora para ver se cresceu, isso acho sim acho palhaçada e é meio suspeito mesmo. Eu gosto de malhar, nao acho chato, alem de ser legal praticar exercicio fisico  e tmb pq quero ganhar massa, estou num peso legal mas ainda pretendo ganhar mais pq o peso que to ainda não é o ideal. Malho a um ano, e nesse tempo ganhei 8 kgs, por isso nunca fiquei acima do peso, só abaixo.  

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Será culpa do estresse? O estresse engorda?

É comum justificar os quilos a mais por causa do estresse. Mas até que ponto isso vale?

O estresse engorda?

São Paulo, 19 (AE) - Até algum tempo atrás se acreditava que o estresse era usado por várias pessoas como uma bela justificativa para o porquê dela estar acima do peso. A novidade, no entanto, é que a ciência evolui e pesquisas recentes comprovaram que alguns gordinhos tinham razão: o estresse realmente pode engordar. Porém, antes de sair por aí usando isso com uma muleta para se acomodar com o sobrepeso ou com a obesidade, saiba que se trata de um fator real e que necessita de tratamento.

O estresse é sinônimo para tensão e agitação. Em fisiologia, ou em condições de saúde, significa uma situação essencial à vida, ou seja, uma reação não específica do organismo a qualquer exigência. Ele começa a ser patológico quando ultrapassa uma faixa de normalidade além da essencial à sobrevivência. Na pré-história, essa situação de estresse podia ser ilustrada facilmente pela cena clássica de matar (atacar) ou morrer (fugir) entre homens e animais.

Hoje, no entanto, não precisamos mais sair à caça do nosso alimento, mas os desafios da sobrevivência passaram a ser tão árduos quanto. Somos pressionados para cumprir metas intelectuais ou mesmo braçais, dependendo da profissão. Estressamos por não obter sucesso da concorrência, pelas buzinas no trânsito, pela infeliz dependência de pessoas de competência limitada, pelo mau desempenho sexual, pelo próprio desprezo social. Sofremos ainda com o relacionamento estremecido com amigos e ou familiares, com a carência afetiva e desamparo, com o mau comportamento dos filhos e até com a cobrança com a nossa aparência física.

Quando estamos acima do peso, por exemplo, estressamos por vergonha de entrar numa loja para comprar roupas de numeração maior do que as normais, pelo preconceito contra os obesos, por não haver poltrona adequada tanto em ônibus quanto em aviões. Outras situações também podem despertar tensões, como os comentários e apelidos jocosos por ser mais conhecido por ser gordinho ao próprio nome, por não conseguir descansar e dormir devido à apnéia do sono e também pelas várias doenças que têm a obesidade como base, como diabetes tipo 2, problemas cardiovasculares e resistência insulínica.

O estresse por si só não nos faz engordar. O que faz o ponteirinho da balança subir é quando esse nível se pronuncia de forma excessiva, provocando uma pane interna no sistema orgânico. Quando estamos muito estressados as glândulas supra-renais, aquelas situadas sobre os rins, liberam os principais hormônios do estresse: a adrenalina e o cortisol, aquelas mesmas que nos preparam para lutar ou fugir. Quanto mais estressados estamos, mais aumenta a produção desses hormônios, a aceleração do metabolismo, a respiração e os batimentos cardíacos.

Além disso, durante esse período sentimos mais fome e necessidade de consumir alimentos ricos em carboidratos e gorduras não saudáveis porque eles fornecem energia mais rapidamente. O estresse também aumenta o nível de glicose no sangue e a produção de insulina pelo pâncreas faz com que o intestino e a bexiga não funcionem corretamente, podendo provocar inchaço e acúmulo de gordura.

Na pré-história, os homens não engordavam facilmente porque eram forçados a correr, lutar ou fugir, o que ajudava a gastar este "boom" de energia proporcionada pelo estresse. Nos dias de hoje, no entanto, as pessoas estressam e não gastam esta energia extra, por isso engordam tão facilmente.

Os alimentos não podem ser encarados como nossos inimigos, embora o medo de engordar já desencadeie um estresse por si só. Porém, um simples e prazeroso jantar não deve se transformar num momento de grande tensão, pois isso tende a aumentar as chances de ganhar uns quilinhos a mais.

Isso não significa que devemos apenas relaxar e sair comendo tudo o que vemos pela frente. O que irá determinar o ganho ou não de peso é a qualidade dos alimentos que ingerimos. Alguns colaboram para acelerar o metabolismo, como grãos e cereais integrais, peixes e carnes magras, gorduras insaturadas e alimentos fibrosos, como frutas, verduras e legumes. Outros, no entanto, contribuem para a sua desaceleração, como gorduras animais (as saturadas), leite e derivados, alimentos industrializados e que contenham gordura trans, como pão francês, biscoitos, doces, massas e açúcares, entre outros.

O controle do estresse é apenas um dos fatores que pode influenciar no emagrecimento. Porém, o que realmente faz o peso baixar é o controle efetivo do apetite, a alimentação correta para combater os radicais livres e o processo inflamatório intenso, a prática de atividade física moderada, o equilíbrio e sintonia dos vários hormônios, inclusive os tireoidianos.

Não deixe a saúde de lado com a desculpa de falta de tempo. Se não arrumar uns minutinhos para cuidar hoje da saúde, amanhã precisará de um momento forçado para cuidar de uma doença. Pense melhor quando o assunto é o cuidado com o seu corpo e bem-estar e não espere para valorizá-los apenas quando estiverem ameaçados. Até mesmo porque isso gerará mais estresse e você poderá engordar mais ainda.

(*) Daniela Ávila Hueb é médica graduada pela Universidade de Alfenas, com especialização em Clínica Médica na Santa Casa de Ribeirão Preto (SP); em Dermatologia pela Fundação Carlos Chagas (RJ); e Nutrologia pela USP de Ribeirão Preto (SP), especialidade médica voltada ao diagnóstico, prevenção e tratamento de enfermidades nutricionais e orientação sobre alimentação para melhora energética, correção do peso e aumento da longevidade. Cursou também Medicina Estética na Argentina e nos Estados Unidos e foi chefe do Centro de Saúde de Piratininga (SP)

(**) O conteúdo dos artigos médicos é de responsabilidade exclusiva dos autores.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

se eu dependesse de fazer pelo menos um abdominal em casa eu num fazia' date=' num sei porque mas em casa num consigo fazer nenhuma atividade fisica, por isso vou pra academia...é mais legal e tal[/quote']

 

É que lá você vê as pessoas se exercitando e isso te dá motivação pra fazer o mesmo. É como se você estivesse numa competição que, no caso de uma academia, é pra alcançar objetivos. 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

A princípio, academia é uma coisa boa, pelos benefícios ligados diretamente ao bem-estar e à saúde em geral. No entanto, é absurdo essa ditadura da beleza à qual as pessoas se submetem para fins exclusivamente estéticos. Não bastando o fato de que a beleza física é algo totalmente subjetivo e que é viável ter um belo corpo e saúde sem fazer academia, muita gente faz com o intuito de atrair atenções, flertar, paquerar, etc.


Só uma pessoa hipócrita para não admitir que gosta de ser “observada” na academia...com todo o corpo malhado à mostra, achando que isso realmente é um fator qualitativo essencial para que o sexo oposto ( ou o mesmo) se sinta atraído. Levando-se em consideração o fato de que a maior parte dos que freqüentam a academia é composta de jovens entre 17 e 30 anos (embora o número de pessoas mais velhas esteja aumentando consideravelmente), há que se pensar se os hormônios estrogênio ( nas mulheres) e testosterona ( nos homens) , nessa efervescência típica da juventude, não sejam os grandes responsáveis para esse surto, esse vício com a finalidade de sedução misturada com saúde. Tem muita gente que exagera e fica 2 horas na academia, 5 vezes por semana. Segundo especialistas, basta ir à Academia 3 vezes por semana, freqüentar por 30 minutos para que os resultados apareçam. E o dinheiro que se gasta com isso? Lá se vão R$50,00 (em média) em mensalidade com academia. Poderiam ou não investir esse dinheiro em algo melhor??? Acho que seria bem mais interessante se as pessoas escolhessem fazer exercício em algum parque, apesar da menor viabilidade (o número de academias é grande, localizam-se em pontos estratégicos e por aí vai...diferente dos parques.)


Mas, sinceramente, existe SIM aquela coisa da menininha ou do moleque fazer academia para ver a bunda e o peito da(o) outra(o). Para mim, não existe coisa mais ridícula...mais banal...querer fazer valer pelo físico primeiramente. É aquela coisa antiga do cartão de visitas que é a “beleza” exterior. Entendo (e sei) que é possível viver de forma completamente saudável e relativamente com um bom físico sem ficar submetido à ditadura da academia, principalmente quando se vive numa cidade tranqüila, sem poluição, sem stress, alimentando-se bem ( mas não evitando guloseimas..hehe)...com um estilo de vida muito mais saudável do que aquele da correria de cidade grande. Por isso que dou um desconto para quem mora nos grandes centros urbanos, onde uma gama de variáveis como alto nível de estresse e poluição muito maior pedem com mais freqüência a prática de certas atividades que dêem esse bem-estar; atividades que dão o estímulo a uma maior produção da endorfina, além de limpar o corpo das impurezas.


Porém, sempre é preciso ressaltar que nada adianta exercitar-se na academia se ao mesmo tempo tem hábitos extremamente nocivos, como fumar ( um dos maiores vilões da saúde), beber ( em excesso destrói o fígado e desidrata as células) e não exercitar o cérebro com cultura e informação (não estou dizendo que a academia é como um celeiro de ignorantes, mas enquanto que academia é algo semanalmente presente na vida de muitos, livro e cultura geral estão escassos no cotidiano de muita gente).


É quase certo que quem fica horas e horas na academia acaba virando refém de um vício, sendo que todo vício é prejudicial. Acaba virando um estado patológico que os especialistas chamam de compulsão leve, podendo evoluir para compulsão crônica. A pessoa é cada vez mais bombardeada por um sem-número de anúncios e imperativos pró-academia, com a multiplicação de propagandas e “tendências” relativas a esses meios de alcançar o bem-estar. Parece não haver o mínimo de personalidade da pessoa em questionar o uso correto que se deve fazer da prática de exercícios físicos; encarar os ditames contemporâneos sobre como proceder para se ter uma boa saúde.


O excesso de academia enquadra-se perfeitamente entre as futilidades ligadas à estética; no caso das mulheres, colocar silicone para “calibrar” o peito, achando que o simples fato do volume artificial é melhor que o natural da coisa (acreditem, mulheres, a maioria dos homens prefere a “coisa” natural, não importa o tamanho); corrigir “defeitos” em um corpo natural, desde que não seja evidentemente uma anomalia extrema e que cause traumas REAIS; no caso dos homens, acharem que um corpo extremamente musculoso é o que mais atrai as mulheres...se assim for, nos dois casos, homens e mulheres inteligentes podem perder as esperanças de que as pessoas possam fazer do intelecto y otras cositas mas, muito mais interessante e atraente do que uma carcaça, por mais bela que esta seja.


O mais esquisito é quando algumas mulheres dizem que freqüentam academia, botam silicone ou fazem cirurgia qualquer para ficarem bem consigo mesmas...isso é o mais hilário, sabendo que todas as nossas atitudes, conceitos ...enfim, comportamento, são reflexos baseados na interatividade com outra pessoa, cuja opinião se faz importante , servindo para que revejamos conceitos e reflitamos mais aguçadamente, por um processo psicológico inerente do ser humano. A não ser que alguém seja anti-social, todas as outras pessoas estão bem mais sujeitas, teórica e variavelmente, a sofrerem influências negativas de idéias que não condizem com as próprias, acabando por favorecer esse enfraquecimento do próprio poder de fazer prevalecer o que pensam.


Outro problema reside nos falsos axiomas: quanto mais definido, modelado o corpo estiver, mais gostosa e atraente a pessoa vai ficar, porque uma massa afetada e superficial o diz. Conheço gente de belo corpo mas que na hora de abrir a boca só sai mosquito. Tudo o que é dito, mostrado e largamente difundido pelos meios especializados ou pela voz da moda, torna-se, infelizmente, modelo a ser seguido por muitos, desvalorizando a auto-estima que algo muito superior poderia lhes dar: serem elas mesmas, fugirem para o próprio bem metal de qualquer ditadura da beleza, do conhecimento universal, da escravidão normativa do mundo moderno, e aproximarem-se cada vez mais de coisas mais importantes e que levem-nas à real satisfação .


Ah sim...ninguém merece aquela música tradicional pulsante dentro da academia. Esse tipo de som, ao invés de aliviar o estresse, acentua-o. Eu não faço academia e nunca fiz (o mais próximo de exercícios que pratiquei foi Karatê durante 5 anos)...no entanto, não sou sedentário e minha saúde vai ótima. Faço alguns exames pelo menos 2 vezes ao ano para saber a porcentagem de gordura e essas coisas ligadas a excessos diversos (nível glicêmico, nível de colesterol ruim, etc). Nunca fiquei acima do meu peso normal (meço 1,72 e peso 68kg), e com relação à estética minha ‘preocupação” se resume a flexões diárias ( duas sessões de 40 flexões) e abdominais para ficar “legal” e não parecendo uma lombriga. Além disso, ando muito a pé , o que é saudável e eu gosto, evitando sair de carro para ir a qualquer lugar próximo de casa.


Por falar em carro, agora em off, tendo em vista o problema do Aquecimento Global, todo mundo deveria ter atitudes mais conscientes...evitando ao máximo qualquer tipo de agressão ao meio ambiente; nisso, deixando inclusive de utilizar o carro para itinerário curto ( a não ser que seja movido a hidrogênio como o lançado no Japão..hehe) e outros meios poluidores desnecessariamente, não apenas em prol da saúde de cada um, mas da natureza, que nos concede o meio de vida. Se as pessoas no mundo deixassem de usar seus carros para ir ali na esquina, trocando veículos poluidores pelas próprias pernas, já ajudaria e muito a queimar umas gordurinhas andando a pé e a diminuir o impacto ambiental cujas conseqüências todos sabemos serem inevitáveis, já que as indústrias não irão diminuir os processos que geram gases de efeito estufa no nível necessário e o desmatamento não está sendo totalmente contido, para que a natureza não sofra os danos que irá sofrer.

Rodrigo AS2008-06-27 13:44:30
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Só complementando...

 

Rolou o maior barraco outro dia na porta da academia aqui perto de casa.

 

A menina descobriu que o namorado tava ficando com a personal trainer....09...depois, a menina esperou a personal sair da academia, abordou-a na rua e deu-lhe um tapa na cara, depois puxou o cabelo...foi a maior confusão...

 

06...tá, eu mesmo não acho engraçado, mas isso serve para exemplificar que academia serve para ferir o coração de alguém e para casos de adultérios gravíssimos. Claro, tudo depende do valor da pessoa...nesse caso, o cara foi um estúpido...

 

Eu, pessoalmente, acho qualquer tipo de traição terrível e nunca trairia...principalmente com uma professora...13
Link to comment
Share on other sites

  • Members
 

Rolou o maior barraco outro dia na porta da academia aqui perto de casa.

 

A menina descobriu que o namorado tava ficando com a personal trainer....09...depois' date=' a menina esperou a personal sair da academia, abordou-a na rua e deu-lhe um tapa na cara, depois puxou o cabelo...foi a maior confusão...

 

06...tá, eu mesmo não acho engraçado, mas isso serve para exemplificar que academia serve para ferir o coração de alguém e para casos de adultérios gravíssimos. Claro, tudo depende do valor da pessoa...nesse caso, o cara foi um estúpido...

 

Eu, pessoalmente, acho qualquer tipo de traição terrível e nunca trairia...principalmente com uma professora...13
[/quote']

 

Melhor traindo com A Personal Trainer do que com O Personal Trainer 06
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Nossa... Que texto looooooooongo.... Mas pior que é verdade... 06 06 06

Traição é sempre traição' date=' e desculpe, homem não pensa nessas horas... Não vou a academia e imagino que não irei....
[/quote']

 

Nem de longe uma academia supera qualquer Faculdade em materia de Traição03 

 

 

06...tá' date=' eu mesmo não acho engraçado, mas isso serve para exemplificar que academia serve para ferir o coração de alguém e para casos de adultérios gravíssimos. Eu, pessoalmente, acho qualquer tipo de traição terrível e nunca trairia...principalmente com uma professora...13
[/quote']

 

Professora é que é bão rapaz, são mais experientes05

 

 

 

 

 
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...