Jump to content
Forum Cinema em Cena

Lula, o Filho do Brasil


Recommended Posts

  • Members

Nem li o resto. Simplesmente perfeito.

 

É o tal do "pessoa certa no momento errado" que poderia ser "filme certo no momento errado".

 

"Este

não era o momento certo para se lançar uma cinebiografia de Lula. E não

porque isso pode ser visto como uma manobra eleitoreira, já que

qualquer pessoa com um mínimo de bom senso percebe facilmente que, em

vez de beneficiar o Presidente (que, afinal, nem será candidato nas

próximas eleições), é o filme que busca explorar a popularidade de seu

protagonista com propósitos comerciais. Não, a questão é que uma obra

como esta exige distanciamento histórico para ser realizada – afinal,

aqueles que abominam a figura de nosso Chefe de Estado por razões

políticas já começam a assistir ao filme com profunda antipatia pelo

personagem, ao passo que aqueles que com ele simpatizam já o abraçam no

primeiro quadro. Com isso, a narrativa em si já enfrenta dificuldades

imediatas, mesmo contando a história fabulosa de um moleque pobre do

sertão de Pernambuco que conseguiu se tornar um dos mais importantes

líderes de seu país – uma trajetória que, convenhamos, é

cinematográfica por natureza."

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Li e as maiores críticas foram a direção do Fábio Barreto, especialmente, e ao roteiro.

 

Concordo que aqueles que realizam o filme se promovem da popularidade do Lula muito mais do que ele (ou o PT) se utiliza do filme como arma política e de MKT. Mas uma coisa não anula totalmente a outra. E quando se fala que é uma manobra eleitoreira, sabemos que Lula não irá se candidatar, mas ele irá apoiar alguém e ele tem um apelo monstruoso de transferir votos. Não comigo, com o Joãozinho ou com o Manoel, mas tem muita gente que vota no PT, independente de quem seja o candidato e o apelo do Lula ajuda e muito.

 

Não acho também que aqueles que não se simpatizam com o Lula irão assistir o filme prontos para o ataque. Não a maioria que tenha um mínimo de bom senso. Assim como não acho que aqueles que possuem simpatia por ele irão abraçar o filme. Não a maioria que tenha um mínimo de bom senso. O filme pode ser bom e eu posso odiar o Lula como figura política. Eu posso odiar o filme e ainda assim tirar o chapéu pela sua postura como presidente. E vice-versa. Essa generalizações me incomodam um pouco. Pode ocorrer de tudo um pouco... não cabe a nós tentar adivinhar.

 

Bom, neste final de semana vi "Sherlock Holmes"... já não sei se verei o filme do Lula nos cinemas... vamos ver... não estou com tanta pressa assim.... rsrs
Thiago Lucio2010-01-10 13:36:06
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Muito boa a crítica! 10

 

"Aliás, confesso ser incapaz de estabelecer uma ligação lógica entre o Lula visto no desfecho da narrativa e aquele que fundaria o PT pouco depois, já que parecem ser duas pessoas completamente diferentes."

 

Confesso que senti o mesmo, tentando fazer a ligação do homem inseguro e controverso retratado no filme com o presidente audacioso, sagaz, coerente, "teimoso" e seguro de hoje. Em suma, faltou punho à direção e mais braço aos roteiristas.  

 

"Ainda assim, consegue emocionar e deixar o espectador com um nó na garganta - outra obra bem-sucedida de dona Lindu"

 

Por detrás de um grande homem, existe sempre uma grande mulher!

Atuações de Glória Pires e Rui Ricardo Dias valem o filme inteiro... 

 

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Adorei a crítica, fiz questão de compartilhar essa opinião inclusive me inscrevendo como membro do site. Costumo lê-las, mas essa do Lula..., em minha opinião o crítico acertou em cheio, não sei se é o caso, mas eu li o livro (a tese da DENISE PARANÁ), e o enfoque tratado no filme pecou em todos os aspectos, a vida política do Lula foi mal contada e mal retradada, a afirmação da pesquisa da doutora Denise Paraná de que o Lula transitou da cultura da pobreza para a cultura da informação foi completamente esquecida pelo diretor, vários erros foram cometidos e apagou a história, como diz o próprio critico "cinematográfica" que foi a do atual presidente do país, a família teve pra ele uma importância inexplicavelmente melhor e o pai teve sua singela importância... Realmente o filme foi exibido em um momento ruim, sou leiga em termos de cinema, mas creio que na mão do MEIRELLES o filme iria ter uma abordagem e recepção muito melhor.

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Adorei a crítica' date=' fiz questão de compartilhar essa opinião inclusive me inscrevendo como membro do site. Costumo lê-las, mas essa do Lula..., em minha opinião o crítico acertou em cheio, não sei se é o caso, mas eu li o livro (a tese da DENISE PARANÁ), e o enfoque tratado no filme pecou em todos os aspectos, a vida política do Lula foi mal contada e mal retradada, a afirmação da pesquisa da doutora Denise Paraná de que o Lula transitou da cultura da pobreza para a cultura da informação foi completamente esquecida pelo diretor, vários erros foram cometidos e apagou a história, como diz o próprio critico "cinematográfica" que foi a do atual presidente do país, a família teve pra ele uma importância inexplicavelmente melhor e o pai teve sua singela importância... Realmente o filme foi exibido em um momento ruim, sou leiga em termos de cinema, mas creio que na mão do MEIRELLES o filme iria ter uma abordagem e recepção muito melhor. [/quote']

 

Nossos pontos de vista são iguais. Inclusive o último me deixou até assustada porque acabei de escrever isso hoje bem mais cedo em outro tópico! 0606  Mas o legal msm é nós termos a ctz q Fernando Meirelles "consertaria os buracos deste cano" com muita criatividade e mais ousadia!
Mia Thermopolis2010-01-17 18:58:26
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Um filme ideal sobre o lula não é este. Este não mostra todas as facetas do homem, já que ele é quem tá pagando. O filme tenta exagerar os pontos positivos e minimizar os negativos. A politica, que no caso do lula é essencial, é deixada meio de lado, já que alguns fatos não devem ser lembrados. Acredito que pela historia o lula merece um filme, mas não este. Ele merece um filme verdadeiro que mostre o seu lado positivo e negativo e tente mostar o homem verdadeiro. Para mim, o filme do lula seria um documentário.

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...