UA-130521384-1 Jump to content
Forum Cinema em Cena
RAZIEL

Imagem granulada nos BD

Recommended Posts

Pessoal, fiz o tópico para sanar uma dúvida. Sou novo no mundo dos Blurays. No começo foi só alegria, "ohs" e "ahs" de satisfação com aquela imagem super-nítida. Porém, com o passar do tempo fui notando que os filmes mostram um certo "granulado" nas imagens, algo que eu não pensava existir em BD. Gostaria de saber se isso é normal, se varia de filmes para filme (por exemplo, em Avatar, o granulado era quase inexistente, enquanto em Onde Vivem os Monstros, era bem mais perceptível). Normalmente, não é algo que atrapalhe, mas estou com uma pulga atrás da orelha por causa disso.

 

 

 

Assisto aos filmes em um Playstation 3, e os jogos são claros e sem qualquer granulamento, mas nos filmes, a qualidade não é a mesma. Desconfio que pode ser um problema no cabo, que estou pensando em trocar, mas nos fóruns sobre videogames, as pessoas insistem que esse granulado é normal nesse tipo de disco. Enfim, se alguém puder me dar um auxílio, agradeço desde já. Abraço.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Como já disseram, em BD o granulado é bom... 06

 

Raziel o granulado é sinal de que a transferência de imagem original que o diretor pensou para o filme foi respeitada. Se um filme tem uma imagem muito limpinha, desconfie, sinal de DNR excessiva.

 

Veja um exemplo com o BD do filme O Predador:

 

Aqui a primeira transferência:

 

predador-antigo-550x309.png

 

 

E aqui, a última com DNR (Digital Noise Reduction) aplicado, veja o aspecto boneco de cera... 06

 

 

predador-recente-550x309.png

 

 

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Legal Nacka, valeu o toque. É mais ou menos isso que estão me dizendo, que vem de acordo com o filme. Eu não sabia do que se tratava esse noise reduction, descobri que tem uma função que regula isso pela TV. Vou testar para ver se consigo chegar num resultado mais satisfatório (segundo meus critérios, é claro). Abraço, obrigado novamente!

Share this post


Link to post
Share on other sites

O que não quer dizer que a imagem do BD granulado fique boa também... essa do Predador tava bem ruinzinha (eu vi o primeiro BD) e terem retirado a granulação e entupido de DNR só piorou mais ainda...

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Em grande parte dos filmes gravados em película, o grão é um elemento natural e, ao meu ver, confere um ar "cinematográfico" que acaba sendo instrínseco ao que estamos vendo.

 

Sou contra o DNR excessivo e arbitrário em BDs e DVDs.

 

 

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Não gosto do DNR e ainda bem que as produtoras estão o utilizando cada vez menos, é claro, se o próprio Diretor quiser botar a mão na massa como JC aí é outra história.

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pessoal, obrigado pela aula. Sabia que podia contar com o fórum para descobrir mais sobre isso. Descobri que dá para mudar o nível do "noise" pela TV (esse recurso estava desligado, o que gerou o granulado excessivo em alguns filmes), e agora consegui chegar num resultado excelente. O granulado ainda pode ser notado em algumas cenas, mas nada que incomode como antes. Valeu!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now

×