Jump to content
Forum Cinema em Cena

Curiosidades do Oscar


guilbj
 Share

Recommended Posts

  • Members

Eu acho meio estranho esse assunto de "absurdos" e "injustiças" do Oscar. O maior espetaculo da Terra foi enorme sucesso de critica e de publico na epoca' date=' super aclamado, chegou até a se tornar uma das maiores bilhetrias da historia. A volta ao mundo em 60 dias idem. Aí 40 anos depois os criticos avaliam o filme de uma forma completamente diferente e dizem que esses filmes não deveriam ter ganho os premios que ganharam.[/quote']

 

THE GREATEST SHOW ON EATRH não foi "enorme sucesso de crítica".

 

Até onde eu sei ele foi sucesso de critica sim, muito mais do que Cantando na chuva por exemplo.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu não acho que A Volta ao Mundo em 80 Dias merecia' date=' mas tb não acho um absurdo, justamente pelo o que o Felipe disse, na época, foi considerado um marco. Quem viu os extras do DVD sabe disso.Outros filmes que dizem ser ruins são Gigi e As Aventuras de Tom Jones.[/quote']

 

Gigi é outro. Já até questionei o Pablo sobre isso mas ele não respondeu. Vc pode ver qualquer documentario até os anos 80 ou livro sobre cinema e verá que até a decada de 80 Gigi era considerado pela maioria o melhor musical já feito pela MGM, estranhamente de lá pra cá a visão dos criticos sobre o filme foi mudando bastante...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu acho meio estranho esse assunto de "absurdos" e "injustiças" do Oscar. O maior espetaculo da Terra foi enorme sucesso de critica e de publico na epoca' date=' super aclamado, chegou até a se tornar uma das maiores bilhetrias da historia. A volta ao mundo em 60 dias idem. Aí 40 anos depois os criticos avaliam o filme de uma forma completamente diferente e dizem que esses filmes não deveriam ter ganho os premios que ganharam.[/quote']

 

THE GREATEST SHOW ON EATRH não foi "enorme sucesso de crítica".

 

Até onde eu sei ele foi sucesso de critica sim, muito mais do que Cantando na chuva por exemplo.

 

Sinto lhe informar que seus conhecimentos sobre este assunto estão bastante equivocados.

 

THE GREATEST SHOW ON EARTH não foi sucesso de crítica nem na época de seu lançamento. O que aconteceu foi um certo buzz por parte de certos profissionais que almejavam um prêmio para Cecil B. DeMille. O filme foi visto como espetáculo que cegou a Academia, assim como havia ocorrido anos antes com THE GREAT ZIEGFIELD.

 

Já SINGING IN THE RAIN...SEMPRE foi super elogiado e todo mundo sabe disso, inclusive a Academia, que inesplicavelmente esnobou o filme.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu não acho que A Volta ao Mundo em 80 Dias merecia' date=' mas tb não acho um absurdo, justamente pelo o que o Felipe disse, na época, foi considerado um marco. Quem viu os extras do DVD sabe disso.Outros filmes que dizem ser ruins são Gigi e As Aventuras de Tom Jones.[/quote']
Gigi é outro. Já até questionei o Pablo sobre isso mas ele não respondeu. Vc pode ver qualquer documentario até os anos 80 ou livro sobre cinema e verá que até a decada de 80 Gigi era considerado pela maioria o melhor musical já feito pela MGM, estranhamente de lá pra cá a visão dos criticos sobre o filme foi mudando bastante...

Gigi e superestimado , assim como Sinfonia de Paris . Existem varios outros musicais superiores a eles , inclusive outros filmes do Minnelli como A Roda da Fortuna e Agora Seremos Felizes .Ate Os Homens Preferem As Loiras ( que e da Fox , produtora de musicais  reconhecidamente inferiores aos da MGM, como os estrelados por Carmen Miranda e Betty Grable), e bem superior a Gigi .  Nesse musical de Howard Hawks existe um momento antologico com Marilyn Monroe no famoso numero de Diamonds Are A Girl / s Best Friends , enquanto não há nada muito memorável, atualmente, em Gigi .<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Fernando38583.1430555556
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Hawks era um puta diretor , um dos poucos com absoluta competencia em todos os gêneros de filmes .

Minnelli também era muito competente , alem dos musicais que o tornaram famoso fez dramas respeitados como Assim Estava Escrito ( um ótimo filme sobre bastidores de Hollywood, com Kirk Douglas e Lana Turner) e Deus Sabe Quanto Eu Amei ( que eu não vi ,mas sou louco para ver , principalmente por causa da cena final de perseguição , com Frank Sinatra e Shirley MacLaine , cena que e elogiada ate por Martin Scorsese no documentario  que ele realizou sobre o cinema americano ).  

Fernando38584.0813194444
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu acho meio estranho esse assunto de "absurdos" e "injustiças" do Oscar. O maior espetaculo da Terra foi enorme sucesso de critica e de publico na epoca' date=' super aclamado, chegou até a se tornar uma das maiores bilhetrias da historia. A volta ao mundo em 60 dias idem. Aí 40 anos depois os criticos avaliam o filme de uma forma completamente diferente e dizem que esses filmes não deveriam ter ganho os premios que ganharam.[/quote']

 

THE GREATEST SHOW ON EATRH não foi "enorme sucesso de crítica".

 

Até onde eu sei ele foi sucesso de critica sim, muito mais do que Cantando na chuva por exemplo.

 

Sinto lhe informar que seus conhecimentos sobre este assunto estão bastante equivocados.

 

THE GREATEST SHOW ON EARTH não foi sucesso de crítica nem na época de seu lançamento. O que aconteceu foi um certo buzz por parte de certos profissionais que almejavam um prêmio para Cecil B. DeMille. O filme foi visto como espetáculo que cegou a Academia, assim como havia ocorrido anos antes com THE GREAT ZIEGFIELD.

 

Já SINGING IN THE RAIN...SEMPRE foi super elogiado e todo mundo sabe disso, inclusive a Academia, que inesplicavelmente esnobou o filme.

 

Cantando na chuva sempre foi super elogiado e TODO MUNDO sabe disso? De onde vc tirou essa informação? Em qualquer documentario sobre musicais, ou até mesmo os documentarios da propria MGM até os anos 80 vc pode ver que Sinfonia de Paris é citado como o melhor musical já feito pelo estdio e só pra não passar em branco eles citam Cantando na chuva, que acabou sendo visto por muito tempo como um "primo pobre" de outro filme.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu ja ouvi essa historia , ainda que eu a considere dificil de acreditar .Mas tem tambem aquilo de a MGM ter feito o musical para que pudessem encaixar cancoes de seu arquivo . De qualquer forma , Cantando Na Chuva resiste muito bem ao tempo , sendo ainda muito bom de assistir , e o elenco inteiro esta otimo .

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Filmes estrangeiros vencedores do Oscar ,os títulos em negrito se encontram disponíveis em DVD ou VHS no Brasil :

1949- Monsieur Vincent -França<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

1950- Ladrão de Bicicletas -Itália

1951-Três Dias de Amor -França/Itália

1952 - Rashomon -Japão

1953- Brinquedo Proibido -França

1954- ?

1955-As Portas do Inferno -Japão

1956- Samurai -Japão

1957- A Estrada da Vida -Itália

1958- Noites de Cabiria -Itália

1959-Meu Tio -França

1960- Orfeu Negro/Orfeu do Carnaval -França/Brasil

1961 -A Fonte da Donzela -Suécia

1962 -Através de Um Espelho - Suécia

1963 - Sempre Aos Domingos - França

1964 - Fellini Oito e Meio - Itália

1965- Ontem, Hoje e Amanhã -Itália

1966 - A Pequena Loja da Rua Principal - Tchecoslováquia

1967 - Um Homem, Uma Mulher -França

1968 - Trens Estreitamente Vigiados - Tchecoslováquia

1969- Guerra e Paz - União Soviética

1970 - Z - Argélia

1971 - Investigação Sobre Um Cidadão Acima De Qualquer Suspeita - Itália

1972- O Jardim dos Finzi-Contini - Itália

1973 - O Discreto Charme da Burguesia - França

1974 - A Noite Americana - França

1975 - Amarcord - Itália

1976- Dersu Uzala - União Soviética

 

Fernando38591.8113657407
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Segunda Parte :

 

1977 - Preto e Branco Em Cores - Costa do Marfim<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

1978 - Madame Rosa - França

1979 - Preparez Vos Mouchoirs - França

1980 - O Tambor - Alemanha Ocidental

1981 - Moscou Não Acredita Em Lágrimas - União Soviética

1982- Mephisto -Hungria

1983 - Começar de Novo - Espanha

1984 - Fanny e Alexander - Suécia

1985- Le Diagonale Du Fou - Suíça

1986 - A História Oficial - Argentina

1987 - O Ataque - Holanda

1988 - A Festa de Babette- Dinamarca

1989 - Pelle , o Conquistador - Dinamarca

1990 - Cinema Paradiso - Itália

1991 - Reise der Hoffnung - Suíça

1992 - Mediterrâneo - Itália

1993 - Indochina -França

1994 - Sedução - Espanha

1995 - O Sol Enganador - Rússia

1996 - A Excêntrica Família de Antonia - Holanda

1997 - Kolya - Uma Lição de Amor - República Tcheca

1998 - Caráter - Holanda

1999- A Vida É Bela- Itália

2000- Tudo Sobre Minha Mãe - Itália

2001 - O Tigre e o Dragão - China

2002 - Terra de Ninguém - Bósnia

2003 - Lugar Nenhum na África - Alemanha

2004 - As Invasões Bárbaras - Canadá

2005 - Mar Adentro - Espanha

 

Fernando38591.8116550926
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Essa historia da indicação oficial de cada pais e sempre problemática . O Almodóvar deixou de ser indicado pela Espanha , pois o Ministério da Cultura preferiu Lunes Al Sol.A sorte e que a Academia achou absurda a ausência de Almodóvar e acabou indicando-o aos prêmios de melhor direção e roteiro original .<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

A categoria de melhor filme  de língua não-inglesa e sempre problemática , ate porque sempre parece ou uma concessão “nobre” da festa da industria americana ou um pedido esfarrapado de desculpas .Sem falar no gosto reacionário e/ ou medíocre dos votantes , que são velhinhos e conservadores .

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Me parece contraditório velhinhos conservadores premiarem As invasões barbaras. smiley36.gif 

Eu acho As Invasões Bárbaras um filme conservador ' date=' agrada a muitos que acham que o mundo esta perdido , que a geração dos anos 60 falhou nos seus sonhos , que os hippies de ontem acabaram criando os yuppies de hoje .Ainda que tenha momentos que parecem liberais , acho que o filme tem uma filosofia reacionária .Em todo caso , não podemos dizer que todos os votantes dessa categoria sejam conservadores , mas a maioria e formada por pessoas acima de 50 anos ,e as indicações acabam demonstrando uma prevalência de produções menos ousadas do que vários filmes muitos elogiados pela critica internacional.<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

E me corrija se estiver errado mas essa categoria é na verdade "melhor filme estrangeiro de lingua estrangeira", não é isso? smiley36.gif

E isso mesmo ...smiley36.gif

Fernando38591.9642592593
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...