Jump to content
Forum Cinema em Cena

Ponte Para Terabithia


-felipe-
 Share

Recommended Posts

  • Members
"Ponte" é aquele tipo de filme "bunitinho" de "Sessão da Tarde" e nada de mais ... 03

 

De fato. Se analisado por essa vertente vc está completamente certo. Felizmente não foi assim que o analisei e sim como um filme adulto que explora a difícil transição entre a infância e a adolescência, quando os pais insistem para os filhos deixarem todas essas "bobagens" de lado e focarem-se em um planejamento para o futuro. Esse tema já foi muito usado em inúmeros filmes, mas em Ponte assume um tom sério e muito interessante ao mostrar explicações convincentes sobre o porquê disso tudo, o porquê do pai querer que o filho pare de imaginar coisas, etc. Daí vc compreende o pai, mas torce pelo filho. Aliado a isso vem alguns virtuosismos técnicos do Csupo, que utiliza tudo para dar um ar imaginativo (por deveras, ele foi o diretor de vários filmes e séries que exploram a imaginação dos protagonistas, como Rugrats e Os Thornberrys).

 

Enfim, quero rever o filme para poder falar mais. Vi no cinema dublado (acreditem, terrível, terrível, terrível a dublagem).
Link to comment
Share on other sites

  • Members
"Ponte" é aquele tipo de filme "bunitinho" de "Sessão da Tarde" e nada de mais ... 03

 

De fato. Se analisado por essa vertente vc está completamente certo. Felizmente não foi assim que o analisei e sim como um filme adulto que explora a difícil transição entre a infância e a adolescência' date=' quando os pais insistem para os filhos deixarem todas essas "bobagens" de lado e focarem-se em um planejamento para o futuro. Esse tema já foi muito usado em inúmeros filmes, mas em Ponte assume um tom sério e muito interessante ao mostrar explicações convincentes sobre o porquê disso tudo, o porquê do pai querer que o filho pare de imaginar coisas, etc. Daí vc compreende o pai, mas torce pelo filho. Aliado a isso vem alguns virtuosismos técnicos do Csupo, que utiliza tudo para dar um ar imaginativo (por deveras, ele foi o diretor de vários filmes e séries que exploram a imaginação dos protagonistas, como Rugrats e Os Thornberrys).

 

Enfim, quero rever o filme para poder falar mais. Vi no cinema dublado (acreditem, terrível, terrível, terrível a dublagem).
[/quote']

 

Eu não gosto da maneira como a família do garoto é apresentada no filme, se sustentando nos mais batidos e desgastantes clichês, colocando-os como figuras mal humoradas e unidimensionais. É apenas a proposta empregada em "O Labirinto do Fauno" sendo reciclada de uma forma convencional com cara de filme vespertino ...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu não gosto da maneira como a família do garoto é apresentada no filme' date=' se sustentando nos mais batidos e desgastantes clichês, colocando-os como figuras mal humoradas e unidimensionais. É apenas a proposta empregada em "O Labirinto do Fauno" sendo reciclada de uma forma convencional com cara de filme vespertino ...[/quote']

 

Assino onde?06
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Eu não gosto da maneira como a família do garoto é apresentada no filme' date=' se sustentando nos mais batidos e desgastantes clichês, colocando-os como figuras mal humoradas e unidimensionais. É apenas a proposta empregada em "O Labirinto do Fauno" sendo reciclada de uma forma convencional com cara de filme vespertino ...[/quote']

 

 

 

Assino onde?smileys/06.gif" height="17" width="17" align="absmiddle" alt="06" />

 

 

 

Bridge to Terabithia is a work of children's literature about two lonely children who create a magical forest kingdom. Written by Katherine Paterson, it was first published in 1977.

 

 

 

fonte: wikipedia

 

 

 

tóin parte 2 06.gif

 

 

 

 

 

 

 

E mesmo que o livro não existisse, a data de lançamento dos dois é muito próxima. se terabítia copia alguma coisa, não é labirinto do fauno.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

"É apenas a proposta empregada em "O Labirinto do Fauno" sendo reciclada de uma forma convencional com cara de filme vespertino ..."

 

 

 

Por proposta eu entendo 'crianças inventando mundos fantasiosos para fugir de uma realidade difícil'. Nisso, Terabitia veio antes. Não me surpreenderia se descobrisse que o Del Toro usou o livro como inspiração.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O LIVRO, é uma coisa. O FILME, é outra. Não é novidade nenhuma essa história de crianças inventando mundos alternativos para saírem de uma realidade infeliz e etc. Mark Twain já tinha feito isso muuuuuito antes com Tom Sawyer. A diferença de O Labirinto é, primeiramente, o visual. Os efeitos de Terabítia são toscos e sem graça, já os de O Labirinto do Fauno...

Sem falar na bela contextualização da Guerra Civil Espanhola, que nunca parece artificial ou maniqueísta como a família do moleque em Terabítia.

O Labirinto é superior em tudo, especialmente em inventividade.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Discordo em gênero, número e grau sobre a retratação da família. Os motivos expostos pelo Csupo são convincentes para as atitudes da família. A contextualização da pobreza daquela família não é maniqueísta nem muito menos artificial. Aliás, é até muito realista, nada forçado: ele tem que usar o tênis da irmã, já que aquele está todo fudido. Sem falar na direção de arte e fotografia do lar do garoto, todo bagunçado e pobrezinho, com ar de miséria em vários cantos.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

- O garoto seria o equivalente à classe baixa lá nos EUA. Sendo que a casa dele tem tipo 2-3 quartos. Viva ao capitalismo. 06.gif

 

 

 

- Uma das coisas que mais me chamam atenção em TERABITIA é que ele tem toda uma estética sessão da tarde (simples até, mas não ao ponto de ser pobre) pra nos 30 minutos finais virar uma coisa que eu não tenho certeza se a Globo vai ter coragem de exibir às 4 da tarde. 06.gif

 

 

 

Ah, e eu também adoro de paixão Fauno.

Link to comment
Share on other sites

O comentário não teve a intenção de ser injusto. Não vi o filme por sua causa, aliás só vim a saber que vc gostava depois daquele comentário seu, após eu dizer que tinha assistido. Sessão da tarde Terabítia não é mesmo, mas enfim, se o Thiago gostou daquela coisa lá que o Mel Gibson fez, deve ter perdido a sensibilidade para filmes assim.

 

 

 

Nacka mau! Nacka mau!

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Discordo em gênero' date=' número e grau sobre a retratação da família. Os motivos expostos pelo Csupo são convincentes para as atitudes da família. A contextualização da pobreza daquela família não é maniqueísta nem muito menos artificial. Aliás, é até muito realista, nada forçado: ele tem que usar o tênis da irmã, já que aquele está todo fudido. Sem falar na direção de arte e fotografia do lar do garoto, todo bagunçado e pobrezinho, com ar de miséria em vários cantos.[/quote']

 

Concordo plenamente.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...

" foi estragado pela historia" é ótimo...

 

Sobre o filme, é bonitinho, vale mais pela relação construída entre a dupla de protagonistas (ambos ótimos). Mas não tem nada de memorável, incluindo aí não só o terceiro ato (que a Scarlet acertou em cheio no comentário dela) como o resto mesmo...
Beckin2007-12-19 17:59:05
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...