Jump to content
Forum Cinema em Cena

Religião (#2)


Recommended Posts

  • Members

Gente, leiam o texto que postei na última página. Ali esclarece a aplicação do termo a.del.phoí e explica a utilização do termo "ah" no hebraico... IMPOSSÍVEL alguém ter DÚVIDAS sobre o assunto após ler o texto.

 

Façam-no lendo também a Bíblia paralelamente.
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 3.9k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members
Gente' date=' leiam o texto que postei na última página. Ali esclarece a aplicação do termo a.del.phoí e explica a utilização do termo "ah" no hebraico... IMPOSSÍVEL alguém ter DÚVIDAS sobre o assunto após ler o texto.

 

Façam-no lendo também a Bíblia paralelamente.
[/quote'] Eu não tenho dúvida alguma...03
Link to comment
Share on other sites

  • Members


Gente' date=' leiam o texto que postei na última página. Ali esclarece a aplicação do termo a.del.phoí e explica a utilização do termo "ah" no hebraico... IMPOSSÍVEL alguém ter DÚVIDAS sobre o assunto após ler o texto.
 
Façam-no lendo também a Bíblia paralelamente.
[/quote']
Calvin, mas não basta apenas ler a Bíblia com a intenção de tentar encontrar o seu contexto ou algum tipo de confirmação para SEU ponto de vista... Mas antes de ler a Bíblia, faça uma oração pedindo para o Nosso Senhor te iluminar, porque só assim você será 'guiado' pelo Espírito Santo à compreender a  Santa Escritura e conhecer a verdade.


Sim' date=' se o thiago tido como irmão de Jesus for o Thiago filho de Alfeu, pq não?
 
Não descarto em absoluto a possibilidade de todos não serem filhos de Maria, assim como tbm não descarto a possibilidade de que fossem filhos de Maria. Por que? Porque a bíblia não fornece dados o suficiente para se afirmar que não eram! A palavra usada é irmão.
 
Como já disse, continuo com a segunda opção, embora pra mim não haja diferença alguma se Maria morreu virgem ou não.
[/quote']
Diante do fato que Thiago é filho de Alfeu, encontramos isso evidenciado na Bíblia como: 'Tiago, FILHO de Alfel', assim como sua genealogia. E quanto a Jesus unigênito na terra, que além das profecias de que viria ao mundo por uma virgem, a Bíblia também nos diz: 'Jesus, FILHO de Maria'. Isso também é conclusivo no decorrer de todo o NT. E a graça de Deus se estende ainda mais pelo voto perpétuo da virgem, confirmado na Santa Escritura ao dizer 'eu não conheço varão'... Mas siga a sugestão do Calvin sim, porém não deixe de fazer uma oração antes para o Espírito Santo te iluminar...

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Calvin' date=' mas não basta apenas ler a Bíblia com a intenção de tentar encontrar o seu contexto ou algum tipo de confirmação para SEU ponto de vista... Mas antes de ler a Bíblia, faça uma oração pedindo para o Nosso Senhor te iluminar, porque só assim você será 'guiado' pelo Espírito Santo à compreender a  Santa Escritura e conhecer a verdade.[/quote']

 

THX, eu leio a Bíblia para confirmar se o que o texto diz procede e não para buscar elementos que reafirmem meu ponto de vista.

 

É como num culto (protestante, já que católicos são IMPEDIDOS de ler a Bíblia) onde o cristão confere na Bíblia se o que o pastor diz está de acordo com as Escrituras.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Lembra' date=' Albergoni, que Deus tem uma perspectiva geral. Nossa é muito limitada, restrita ao passado e ao presente que pensamos conhecer. Deus tem pleno conhecimento de passado, presente e futuro. Por isso Deus deixa o homem pecar, por isso Jesus deixa Judas trair, por isso Deus deixa o diabo fazer alguns estragos de vez em quando. A perspectiva divina abrange muito além do agora. (puxa, que filosófico. dormir um pouco depois de uma cansativa manhã de estudos me ajudou) [/quote']

 

 

 

É exatamente isso que eu quero dizer: que limitar a perspectiva de tempo de Deus à nossa perspectiva é muito restritivo!

 

 

 

Sobre destino: onde há livre arbitreo válido em uma vida destinada?

 

 

 

Para ser sincero, tenho certos questionamentos a respeito do livre arbítrio.

 

 

 

O salmo 139 é excelente para se tratar de destino e predestinação:

 

 

 

16 - Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles ESCRITO E DETERMINADO, quando nenhum deles havia ainda.

 

 

 

O texto é mais que claro. Nosso destino, nossos dias, são determinados por Deus. E isso é um maravilhoso motivo para adorar a Deus.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não mesmo. O meu é bíblico.

 

 

 

Veja outro exemplo que Paulo dá em Romanos 9

 

 

 

"Tu porém me dirás: Deus que se queixa ele ainda? Pois quem jamais resistiu à sua vontade? Quem és tu, é homem, para discutires com Deus?! Porventura pode o objeto perguntar a quem o fez: Por que me fizeste assim? Ou não tem o oleito direito sobre a massa, para do mesmo barro fazer um vaso para honra e outro, para desonra?"

 

 

 

O texto continua mas isso aqui já dá pra demonstrar. Deus é o oleiro, faz vasos para honra e vasos para desonra. Deus destina uns para perdição e outros para salvação. E quem somos nós para questionar isso? Ninguém.

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Não mesmo. O meu é bíblico.

Veja outro exemplo que Paulo dá em Romanos 9

"Tu porém me dirás: Deus que se queixa ele ainda? Pois quem jamais resistiu à sua vontade? Quem és tu' date=' é homem, para discutires com Deus?! Porventura pode o objeto perguntar a quem o fez: Por que me fizeste assim? Ou não tem o oleito direito sobre a massa, para do mesmo barro fazer um vaso para honra e outro, para desonra?"

O texto continua mas isso aqui já dá pra demonstrar. Deus é o oleiro, faz vasos para honra e vasos para desonra. Deus destina uns para perdição e outros para salvação. E quem somos nós para questionar isso? Ninguém.[/quote']

Tenho pena de você....

Me diga então....porque Deus falou que o desejo dele é de que todos fossem salvos?

Então era da vontade dele que Adão pecasse?
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Tenho pena de você....

 

Me diga então....porque Deus falou que o desejo dele é de que todos fossem salvos?

 

Então era da vontade dele que Adão pecasse?

 

 

 

Eu também tenho pena de você. Você conhece a bíblia tanto ou até mais que alguns fiéis. Porém não acredita nela. Só tenho a dizer que você ainda tem tempo de se encontrar com Deus de verdade.

 

 

 

Se Deus quisesse que todos fossem salvos todos seriam. Mas por que isso não ocorre? porque não é da vontade de Deus que todos sejam salvos. Aí volta para aquele texto dos vasos feitos para a honra e desonra.

 

 

 

Aqui outros textos a respeito do que digo:

 

 

 

1 Corítnios 1

 

 

 

18 Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.

 

19 Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, E aniquilarei a inteligência dos inteligentes.

 

20 Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo?

 

21 Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação.

 

22 Porque os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria;

 

23 Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos.

 

24 Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus.

 

 

 

Nota? Nem todos entendiam o evangelho. Só os chamados, os escolhidos, os predestinados por Deus à salvação. Outra:

 

 

 

1 Pedro 2

 

 

 

9 Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;

 

 

 

O povo de Deus deve proclamar as virtudes de quem? De quem os chamou! Não somos nós que chamamos a Cristo. É Cristo quem nos chama.

 

 

 

Isaías 41

 

 

 

9 Tu a quem tomei desde os fins da terra, e te chamei dentre os seus mais excelentes, e te disse: Tu és o meu servo, a ti escolhi e nunca te rejeitei.

 

10 Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.

 

 

 

Olhe só: Deus chamou.

 

 

 

E ainda tem vários exemplos. Abraão, Moisés, profetas, apóstolos.

 

 

 

Nós não escolhemos a Deus. Deus é quem nos escolhe, quem nos chama. Espero que esses textos sejam suficientes para te mostrar essa verdade básica.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

2 Pedro 3:9

9

O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.

 

Sobre a salvação,o texto da estrada larga e apertada:

13

Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;

14

E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.

 

Vê?Poucos são os que andam para estrada apertada....e menos ainda são os que chegam ao final dela.

Logo,só tá tudo definido quando você chega ao final da estrada,quando chegá à vida eterna.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

2 Pedro 3:9

 

9 O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.

 

 

 

Esse é o texto? Ele não desfaz em nada o que eu falei. Se você foi olhar o contexto, Pedro está falando do arrependimento para a volta de Jesus.

 

 

 

Sobre a salvação,o texto da estrada larga e apertada:

 

13 Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;

 

14 E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.

 

 

 

Mais uma vez, nada aqui contradiz o que eu falei. Note que nem todos poderão entrar pela porta estreita.

 

 

 

Quem entrará pela porta estreita? Os melhores? Os mais forte? Os mais importantes? Os mais humildes? Nenhuma das alternativas. Entrará pela porta estreita aqueles a quem Deus chamar, a quem Deus indicar o caminho.

 

 

 

Agora, como você responde aos textos por mim apresentados? Por que Paulo chama os membros das igrejas de "chamados" ou de "eleitos"? Por que Pedro chama a comunidade cristã de raça eleita, alegando que Cristo nos chamou das trevas para a luz? Por que Abraão, Moisés e os profetas não procuraram a Deus, mas ocorreu o contrário?

Link to comment
Share on other sites

  • Members
2 Pedro 3:9
9 O Senhor não retarda a sua promessa' date=' ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.

Esse é o texto? Ele não desfaz em nada o que eu falei. Se você foi olhar o contexto, Pedro está falando do arrependimento para a volta de Jesus.

Sobre a salvação,o texto da estrada larga e apertada:
13 Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;
14 E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.

Mais uma vez, nada aqui contradiz o que eu falei. Note que nem todos poderão entrar pela porta estreita.

Quem entrará pela porta estreita? Os melhores? Os mais forte? Os mais importantes? Os mais humildes? Nenhuma das alternativas. Entrará pela porta estreita aqueles a quem Deus chamar, a quem Deus indicar o caminho.

Agora, como você responde aos textos por mim apresentados? Por que Paulo chama os membros das igrejas de "chamados" ou de "eleitos"? Por que Pedro chama a comunidade cristã de raça eleita, alegando que Cristo nos chamou das trevas para a luz? Por que Abraão, Moisés e os profetas não procuraram a Deus, mas ocorreu o contrário?[/quote']

Explique mais detalhadamente esse texto de 2 Pedro.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Bem, se é Deus quem determina quem será salvo ou não, vou cruzar meus braços e torcer pra estar no bolo?

 

Se liga, né King...

 

É igual essa coisa de Deus saber exatamente o que vai acontecer...do cara ter um destino e não poder fugir dele... Isso anula completamente o livre arbítreo, uma vez que Deus não deixa opções...um absurdo completo!

 

Transferir a Deus uma condição humana de se ver o tempo como algo linear e é nisso o que dá!
Link to comment
Share on other sites

  • Members

O assunto agora é salvação...,

Pelo que entendi o King acredita nos 'Eleitos' de Deus, ou pré-determinados à salvação. Portanto aceita a incondicional, e isso pode fazer sentido se acreditamos que o ser humana não tem capacidade para saber o que é a salvação, já que seria segundo a ESCOLHA de Deus...?

Link to comment
Share on other sites

  • Members
O assunto agora é salvação...' date='
Pelo que entendi o King acredita nos 'Eleitos' de Deus, ou pré-determinados à salvação. Portanto aceita a incondicional, e isso pode fazer sentido se acreditamos que o ser humana não tem capacidade para saber o que é a salvação, já que seria segundo a ESCOLHA de Deus...?[/quote'] Pois é THLot, ficaria facil daí né... é só esperar... não preciso fazer nada, já que é Deus quem vai escolher quem vai ser salvo ou nao...

 

Fala sério, né...07
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Simplismos, simplismos... gostaria que desenvolvessem aqui dois pontos:

 

a) onde a onisciência e a linearidade espaço/tempo determinam que o livre arbítrio não existe?

 

B) onde a "eleição" de Deus (consequência de sua onisciência) implica que não precisamos fazer nada para obter a salvação?
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Simplismos' date=' simplismos... gostaria que desenvolvessem aqui dois pontos:

 

a) onde a onisciência e a linearidade espaço/tempo determinam que o livre arbítrio não existe?

 

B) onde a "eleição" de Deus (consequência de sua onisciência) implica que não precisamos fazer nada para obter a salvação?
[/quote']

Calvin,

você mesmo falou que não temos que fazer nada pra obter a salvação.Você mesmo falou que isso é graça de Deus.

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Rafal' date=' não se faça de idiota. Quando eu falei "não fazer nada" me referi às boas obras. Se são obras que salvam, para quê Jesus morreu então? [/quote']

Então o que o cristão têm que fazer para ser escolhido?
Link to comment
Share on other sites

 Share

Announcements


×
×
  • Create New...