Members Moviolavídeo Posted April 16, 2010 Members Report Share Posted April 16, 2010 “Eu tinha 13 anos, e sofria porque não sabia que rumo tomar na vida. Nada ainda me revelara o fundo da minha sensibilidade [...] Resolvi, então, me submeter a uma estranha experiência: sofrer a sensação absorvente da morte. Achava que uma forte emoção, que me aproximasse violentamente do perigo, me daria a decifração definitiva da minha personalidade. E veja o que fiz. Nossa casa ficava próxima da educada estação da Barra Funda. Um dia saí de casa, amarrei fortemente as minhas tranças de menina, deitei-me debaixo dos dormentes e esperei o trem passar por cima de mim. Foi uma coisa horrível, indescritível. O barulho ensurdecedor, a deslocação de ar, a temperatura asfixiante deram-me uma impressão de delírio e de loucura. E eu via cores, cores e cores riscando o espaço, cores que eu desejaria fixar para sempre na retina assombrada. Foi a revelação: voltei decidida a me dedicar à pintura”. Anita Malfatti Sorte a nossa esta menina ter sobrevivido à experiência tão dramática e transformado suas cores em arte apresentando-nos, tempos depois, o “Homem Amarelo”, “A Mulher de Cabelos Verdes” e tantos outros trabalhos de grande importância para as artes plásticas brasileiras. Anita Malfatti nasceu com atrofia no braço e na mão direita. Aos três anos de idade foi levada pelos pais a Lucca, na Itália, na esperança de corrigir o defeito congênito. Os resultados do tratamento médico não foram animadores e Anita teve que carregar essa deficiência pelo resto da vida. Voltando ao Brasil, teve a sua disposição Miss Browne, uma governanta inglesa, que a ajudou no desenvolvimento do uso da mão esquerda e no aprendizado da arte e da escrita. Mas tinha outra pedra no caminho da artista: Monteiro Lobato. Um escritor já famoso resolveu implicar com seus quadros e lascou, sem dó nem piedade, uma crítica nada elogiosa para a época: “Há duas espécies de artistas. Uma composta dos que vêem normalmente as coisas e em consequência disso fazem arte pura… Se Anita retrata uma senhora com cabelos geometricamente verdes e amarelos, ela se deixou influenciar pela extravagância de picasso e companhia – a tal chamada arte moderna…”. Foi um desastre que não deixou de ter sua importância na vida desta mulher já tão calejada. Pouco depois jovens artistas e escritores, possuídos pelo desejo de mudança que as obras de Anita suscitaram, uniram-se a ela, como: Mário e Oswald de Andrade, Menotti Del Picchia, Guilherme de Almeida no que ficou conhecido como a Semana da Arte Moderna. Nascia assim , em 1922 a arte puramente brasileira sem copismo estrangeiro com Anita Malfatti líder e inspiradora deste movimento. Big One2010-04-20 00:33:40 Quote Link to comment
Members Moviolavídeo Posted April 16, 2010 Author Members Report Share Posted April 16, 2010 Pedi ao Big a gentileza de colocar no texto acima as figuras correspondentes do Homem Amarelo, A Mulher de Cabelos Verdes e Farol O sistema não permitiu que eu colocasse os links ou as reproduções correspondentes. Aguardem, por favor. Depois é só deletar este post aqui. Quote Link to comment
Members jujuba Posted May 1, 2010 Members Report Share Posted May 1, 2010 Na verdade o herege disse que suas pintura pareciam com a de um louco do manicomio... aff! Interessante é que sua vida artística fez dela uma pseudo martir que o movimento modernista precisava. Só queria saber se as linhas/contornos mau definidos de seus quadros são propositais. E ainda tem seu romance meio escondio/mau correspondido com Mário de Andrade. Quote Link to comment
Recommended Posts