Jump to content
Forum Cinema em Cena

Paul Greengrass


Indiana Jones
 Share

Recommended Posts

  • Members

Maersk Alabama | Paul Greengrass pode dirigir Tom Hanks em filme de pirata moderno

Diretor também pode comandar longa Rush sobre o piloto de Fórmula 1 Niki Lauda

A%20Captains%20Duty

Já passou mais de um ano desde a estreia de Zona Verde e Paul Greengrass ainda não sabe qual será seu próximo projeto. Mas o Vulture acaba de ligar o nome do cineasta britânico a duas ótimas histórias. Mais até do que isso, dois dramas reais, algo que ele sabe contar muito bem.

O primeiro é Maersk Alabama, filme que adaptaria o livro A Captain’s Duty, escrito pelo capitão Richard Phillips, que em 2009 teve seu barco sequestrado por piratas Somali e acabou resgatado pelas forças navais estadunidenses. Tom Hanks interpretaria Phillips, mas as filmagens só começariam no fim do ano, depois que o ator terminasse sua participação em Cloud Atlas, novo filme dos Wachowski.

A outra possibilidade é Greengrass dirigir Rush, que mostraria o gravíssimo acidente sofrido pelo piloto de Fórmula 1 Niki Lauda no GP de Nurburgring, em 1976. Na segunda volta da corrida na Alemanha, a Ferrari do austríaco bateu após uma curva e pegou fogo. Lauda ficou preso nas ferragens por vários minutos, o que o levou ao coma e à perda de uma de suas orelhas. Peter Morgan está escrevendo o roteiro para a Working Title, que foca na rivalidade entre Lauda e James Hunt.

Qual dos dois filmes você mais gostaria de ver?

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...
  • Members

The Fear Index | Paul Greengrass deve dirigir a adaptação

Robert Harris confirma diretor e diz que ficará responsável pelo roteiro

A adaptação ao cinema do romance The Fear Index, de Robert Harris, será dirigida por Paul Greengrass. Pelo menos é o que diz Harris em entrevista ao The Telegraph.

O escritor diz também que será o responsável pelo roteiro.

Na trama, o físico Alex Hoffman descobre como usar um revolucionário sistema de algoritmos para se dar bem no mercado financeiro, jogando com um conceito de volatilidade de mercado (o "índice do medo" do título). Uma noite, enquanto dormia com sua esposa em sua casa no lago Geneva, em Genebra, Hoffman é acordado por um estranho. A partir daí, ao longo de um dia, o cientista tem que descobrir quem está tentando destrui-lo, enquanto o mercado financeiro entra em colapso.

Harris é conhecido pelos seus livros de suspense, como aquele que deu origem a O Escritor Fantasma (que o próprio autor roteirizou), além de Pompeii, que continua na fila para ser adaptado às telas.

The Fear Index será produzido pela Fox 2000 e a Chernin Entertainment. O livro sai no Reino Unido em setembro.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...
  • Members

Visto DOMINGO SANGRENTO

 

Filme-Domingo-Sangrento.jpg

 

A trama acompanha os bastidores do massacre que ficou conhecido como "Domingo Sangrento", quando em 1972, na cidade de Derry na Irlanda Do norte, um grupo de manifestantes que marchavam pacificamente pelos direitos civís foram baleados sem motivo aparente por soldados ingleses, sendo este o estopim da guerra civil irlandesa.

 

Paul Greengrass filma DOMINGO SANGRENTO de forma quase documental. Desde os preparativos da passeata organizada por Ivan Cooper(James Nesbitt), passando pelo massacre dos cívis desarmados, e finalizando com a reação da imprensa, dos amigos das vitimas e do alto comando britânico diante da tragédia. O cineasta filma tudo isso sem trilha sonora, ou grandes recursos de montagem. De maneira crua e menos ficcionalizada possivel.

 

Confesso que isso me causou certa estranheza. Não que o estilo me fosse estranho, pois é bastante semelhante ao estilo que Paul Greengrass empregaria no posterior VÔO UNITED 93. Mas enquanto naquele filme, toda a narrativa era concentrada dentro de um avião, o que nos permitia acompanhar melhor o drama dos personagens e tudo mais, aqui temos varias linhas narrativas para acompanhar. Existem diferentes nuclêos tanto no exército britânico, como entre os manifestantes, por isso fica dificil acompanhar a historia ou se conectar com algum personagem. Quando percebi, o massacre já estava acontecendo, e eu não tava dando muita bola.

 

Mesmo a montagem de DOMINGO SANGRENTO remete ao documental, já que o filme passa de cena para cena com um breve fade in fade out, algo comum em certos documentarios. Assim, excetuando-se a brilhante cena final, creio que DOMINGO SANGRENTO acabou ficando um filme crú demais, frio e distante demais Entendo toda a desgraça que a ignorancia (pra não dizer burrice) de poucos gerou para muitos, mas não consegui sentir isso no filme. Foi quase como ler um texto em um livro de história, faltou algo. .

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...