Jump to content
Forum Cinema em Cena

As Crônicas de Nárnia 3


Recommended Posts

  • Members

Para reforçar a questão da inspiração bíblica para este filme e a idéia de Aslam ser Jesus,segue um texto da própria bíblia:

 

"Mas um dos anciãos diz-me: “Pára de chorar. Eis que o Leão que é da tribo de Judá, a raiz de Davi, venceu de modo a abrir o rolo e os seus sete selos.”"

 

Apocalípse 5:5

 

Para quem não quiser se dar ao trabalho de ler o texto inteiro,a bíblia confirma mais tarde que este "leão" é Jesus.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

É uma pena mesmo não terem um esmero maior na concepção deste filme. Harry Potter teve umas sete continuações, e todas de sucesso. Este sendo um "concorrente" a altura, também poderia ter o mesmo destino, ainda mais sabendo-se do simbolismo religioso contido nos livros de Lewis. Tinha tudo para ser um sucesso, mas faltou competência. Uma pena!

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Concordo com quase tudo o que o Villaça disse, porém posso acrescentar algumas coisas como leitor e admirador da obra do CS Lewis:

 

Sou cristão e suspeito para falar, mas as questões morais abordadas no livro são muito mais profundas e bem desenvolvidas do que no filme. Eles tentaram fazer um filme mais substancial que os outros dois, e acabaram conseguindo o efeito inverso. Esta é a melhor crônica dos livros na minha opinião, mas dos filmes até agora é a pior, apesar, como ressaltou o Pablo, do belíssimo visual e do trabalho competente dos responsáveis pelos efeitos visuais.

 

Enfim, podia ser o filme que engrenaria a série de vez, e acabou por decepcionar mais ainda.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

hey people! \o/

 

Então, concordo com a maioria das coisas que o Pablo falou. Ainda não li o livro, alias, nenhum dos livros do CS Lewis.. Mas alguns aspectos da história dele, deixam muito a desejar. Mas a fotografia, trilha sonora instrumental e algumas tomadas foram excelentes!

 

Achei que a cena com a Lucy e aquela "visão" de como as coisas seriam se ela não tivesse nascido, poderia ter sido melhor e um pouco mais prolongada. Achei até que ela iria causar mais problemas para ele.

 

No final do filme, acabei chegando a algumas conclusões:

 

As passagens de tempo entre o "mundo real" e "narnia", ainda me deixam na duvida. Tipo, no segundo filme passam-se um ano desde que eles tinham saido de Nárnia. E "em narnia" haviam se passado 1300 anos. Agora se alguém puder me esclarecer... Neste terceiro filme, você não nota a passagem de 1300 anos em Nárnia, até porque, Caspian "ainda está vivo" ... Quanto tempo se passou no mundo real, então?

 

Achei que o personagem do Skandar, o Edmundo, cresceu muito e amadureceu bastante. Gostei!

 

A Lucy ainda tem muito a aprender. Na verdade, acho que ela não mudou tanto assim de um filme pro outro.

 

Novamente, concordo com o Pablo... Aslam sempre aparece como que.. para salvar a pátria!

 

Enfim, é isso.

Agora eu tenho uma pergunta muuuito curiosa para quem é fã dos livros...

 

PS: Spoiler daqiu para frente.. Senão leue odeia spoilers.. pula a parte riscada.

 

Li algo sobre o ultimo livro (A ultima batalha), que me deiixou curiosa e, ao mesmo tempo, sem vontade de ler a série... Li algo sobre "A verdadeira Nárnia"... Que lá eles podiam encontra\r quem já tinha morrido e que na verdade eles tinham morrido ao entrar em Narnia... Li que a Susana foi a unica que nao voltou para lá, porque ela se esqueceu e que só ligava para as coisas do mundo e tal...e que para ela, a ida deles até lá, foi a morte de todos no acidente de trem. WTF, alguém me explica esse final???

 

 

 

Beijinhos

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

 

 

 

 

Não concordo com o Pablo, gostei muito do filme, tem coisas que acharia que ficariam melhores, eu mudaria coisas, mas é uma jornada extensa, no meio do filme fiquei pensando se estava vendo a 1 parte do fim, achei história demais para contar em 2h.

 

Mas vi hoje em 3D e valeu pelos simbolismos, nunca li os livros, mas é uma mente fantástica essa do Lewis de contar uma história como essa dessa maneira, todos os 3 filmes são cheios de detalhes interessantíssimos, somente alguém que estude os Livros pesca esses detalhes, tem muitas coisas que eu sei que tem de ser pesquisadas mas eu não desvendei ainda.

 

E inumeras que sei que somente poucos vão perceber.

 

-------------------------SPOILER------------------------------------

 

Tem charadas para todos os gostos, desde a mesa de pedra do sacrifício (Gólgota), pecado leva a morte paga com sangue de um inocente (Gênesis, Levítico), o próprio leão, a bruxa não compreender a "magia profunda" (Gênesis também e Evangelhos) até coisas muito escondidas como o mar de lírios, pecados principais na ótica de Lewis, o além mar e o reino de aslam, o papel do ouro e dos reis, os riscos na areia e o dragão e o rato como metáfora com relação a pessoa e ao reino do aslam, eu particularmente verei mais vezes, minha esposa pegou coisas que eu não vi, eu vi coisas que ela não viu, mas são detalhes, e são inúmeros.

 

Um detalhe de presente para quem não percebeu e leu até aqui:

 

Vocês sabem que Lewis e Tolkien foram amigos, no Retorno do Rei, quando os trolls tomam o primeiro nivel da cidade branca, e Gandalf com a resistência se fecha no segundo nivel, um hobbit fala a Gandalf ao som dos trolls atacando os portões algo como:

 

"Não pensei que fosse acabar assim..."

 

Gandalf responde que não, é só o começo, o hobbit pergunta como é o além a Gandalf responde algo neste tom:

 

"Ergue-se a cortina de chuva cinzenta deste mundo...

e tudo se transforma em vidro prateado.

E então, você vê"

...

"Praias brancas... e além.

Um longínquo campo verde...

sob um rápido nascer do sol"

 

A música "Into the West" tema do filme fala sobre uma pessoa que morre:

 

"Repouse
Sua cabeça frágil e cansada
A noite esta começando
Você chegou ao fim da jornada
Durma agora"
...

"Por que você chora?
O que são essas lágrimas no rosto?
Logo você verá
Que todo esse medo passará...
Seguro em meus braços
Você apenas dorme"
...

"O que você consegue ver
No horizonte?
Por que a gaivota branca canta?"
...

"Não diga...

Nós chegamos ao fim...
As praias brancas estão chamando
Eu e você, nos encontraremos novamente
E você estará nos meus braços
Dormindo"

 

Quando Lucia chama aslam, se vê nitidamente e completamente fora do contexto do desenrolar dos fatos uma gaivota branca gritando, imediatamnete após o nevoeiro se dissipar é possível perceber que eles na verdade já estavam próximos a uma praia de areia branca, e o reino de aslam fica logo além dela, o mar dela é rodeado de lírios.

 

Dizer que eles combinaram é pouco, acredito numa percepção comum (talvez discutida) dos dois autores com relação a este ponto da vida ou da morte.

 

-------------------------SPOILER------------------------------------

 

cristi2011-01-06 00:52:46
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...