Jump to content
Forum Cinema em Cena
Sign in to follow this  
sark

Taxa de Importação

Recommended Posts

É o seguinte.. eu tô querendo comprar um DVD de 200 dólares na Amazon, mas aí descobri que tem que pagar a taxa de importação de 60%.. o que acabou comigo.

Queria saber se tem algum jeito de burlar esse imposto. Se eu comprar, mandar pra Portugal, e lá de Portugal a pessoa mandar pra mim embalado como se fosse uma encomenda? Eu ia ter que pagar o imposto?

E se uma pessoa fosse aos EUA, comprasse e trouxesse?

Me ajudem aí.. hehehe.

Eu sei que ja abriram um topico sobre isso, mas eu acho que deletaram, porque fui procurar e não encontrei de jeito nenhum.

sark2006-7-31 8:1:46

Sark eu falei com um amigo agora e ele me explicou que a melhor forma é alguém comprar lá e mandar pra você, segundo ele, que já comprou as versões estendidas de SDA na Amazon, esse imposto aí não tem jeito de escapar... e eu que descobrir agora que o grupo alemão Kraftwerk lançou um dvd duplo (quem conhece o grupo sabe que eles não tinham NADA decente lançado em dvd), aqui tá saindo por 120,00, na amazon tá U$ 38,00... smiley19.gif

Eu já falei em vários tópicos e falo denovo: aqui em casa compramos CDs, DVDs e livros na Amazon.com desde 1997 (quando vendia só livros!) e NUNCA fui pego pelos impostos.

Os produtos sempre chegaram na portaria do meu prédio e o único esforço que faço é descer o elevador e pegar a caixa.

Minha compra mais recente foi a 7ª temporada de Friends que saiu por US$ 19,96. Com frete e conversão saiu R$ 63. Demorou 1 mês e 1 semana para chegar.

Semana passada comprei a 8ª e 9ª temporadas; saiu por R$ 102 o total do pedido. Agora é só esperar.

Impressionante Henchman e você faz o pedido normal no site? Cara se for do jeito que você tá falando eu vou arriscar comprar esse do Kraftwerk... um dvd duplo deles por R$ 38,00 tá uma pechincha... smiley4.gif

PS: A conversão e o valor do frete é feito na hora do pedido? Desculpe a pergunta idiota mas é que nestes casos de compra pela internet sou uma toupeira... smiley36.gif

O valor do frete é feito na hora do pedido. A conversão em reais, só na fatura do cartão.

Cálculo do frete:

Para CDs e DVDs = US$ 4,99 (frete básico)  +  US$ 2,49 (por item). DVDs duplos, quádruplos e td mais conta como só 1 item!

Exemplo, eu comprei a 8ª e 9ª temporada de Friends na semana passada:

19,96 (8ª temporada)  +

19,96 (9ª temporada)  +

4,99 (frete básico)  +

2,49 (frete de 1 item)  +

2,49 (frete de 1 item) =

-------------

US$ 49,89

O frete de livros é mais caro.

Bom, eu entrei nessa turma aí q resolveu arriscar...impulsionado pelo depoimento do Henchman (que falou sobre isso em outro tópico aí da vida comigo sobre o assunto). Fiz não uma, mas duas compras:

-"Will & Grace" 5ª Temporada Completa na Amazon inglesa

- "Friends" 7ª e 8ª, o filme de terror "The Legend of Hell House" (q tava $5,99!) e "Superboy" 1ª temporada na Amazon americana

Nenhuma delas chegou ainda, mas ambas já constam como enviadas.

Depois que li os depoimentos contraditórios aqui do Henchman (q nunca pagou imposto) e de outras pessoas (que sempre pagam) fiz uma enooorme pesquisa e consegui os seguintes dados:

Parece q , na verdade, a taxação do imposto é por AMOSTRAGEM; ou seja, de cada 10 produtos, taxam 1. E esse 1 "sortudo" é que vem com os tais 60% de imposto que vc tem q pagar no correio quando a mercadoria chegar. (os correios mandam um telegrama pedindo pra vc comparecer na agência tal para retirar a encomenda e pagar o valor). Caso seu produto seja um dos outros 9 não-taxados, a encomenda vai direto pro seu endereço, como se fosse carta comum. (todos os casos relatados pelo Henchman).

Como ele disse, é SORTE. As embalagens da Amazon costumam ser visadas, mas se na mesma leva houverem vários pedidos vindos da empresa, a sua da Amazon pode passar sem problemas..se vc tiver sorte.

Espero ter! Vou contando pra vcs aqui o que for acontecendo...

Acho q todo mundo deve arriscar, sim. Pq pagar os preços de importadoras não vale a pena...as únicas vantagens seriam:

a) parcelar em 3x (mas aí vc paga um valor grande comparado aos dólares do produto originário da Amazon) e

B) ter o produto em pronta-entrega de um dia em geral...

(Em importadoras, além do lucro deles q precisam incluir, SEMPRE incluem o valor dos 60% de imposto...daí já viram né...se não for cobrado o imposto em determinado produto, o lucro delas aumenta...se for cobrado, já estava embutido no preço ao consumidor final e eles ficam só com o outro lucro real..)

Reintero que acho q vale a pena arriscar! Só lembre q eles (Amazons) cobram de uma vez e demoram um mês e X dias para entregar, dependo do lugar do Brasil onde se está...

Eu larguei o Amazon de mão em função da demora mesmo... Comprei com eles umas duas vezes,... numa rolou imposto e na outra não...  e numa das oportunidades tinha pedido 2 CDs e 1 não veio(estornaram o valor no cartão antes mesmo de eu pedir)...Aliás, foi com eles a única vez q paguei imposto importando produtos... depois comprei umas 3 vezes com o Sendit.com(esse me entregou em 6 dias!!!!!!) e umas duas com o dvdboxoffice.com, sempre sem imposto...

O imposto só é cobrado se o valor do produto que você comprou é acima de U$ 50.

Há alguns casos(raros) em que o valor é maior que U$ 50 e o imposto não é cobrado, mas isso em grandes cidades como SP e RJ.

Sem mais.

O maior problema de comprar na Amazon é que as embalagens deles são muito visadas pela Receita Federal na hora de separar para amostragem. Quando os caras tem uma montanha de embalagem para escolher e dão de cara com o famoso logo na Amazon.com, morreu...

O ideal mesmo é comprar em pequenas lojas. Sempre faço isso nunca fui taxado, ao contrário das compras na Amazon.

O imposto só é cobrado se o valor do produto que você comprou é acima de U$ 50.

Não é bem assim... essa isenção só vale quando tanto o remetente quanto o destinatário são pessoas físicas. A Amazon é pessoa jurídica, logo o imposto incide independetemente do valor...

Pessoal, a isenção de compras até U$ 50,00 já deixou de existir há anos, qualquer compra feita no exterior está sujeita a 60% de imposto de importação. Por esta razão deixei de importar CDs e DVDs, quando quero algo de fora importo via CD Point, sai mais em conta. E quanto a este negócio de amostragem, depende muito do estado e da cidade, de como a Receita Federal atua nos correios. Aqui em Porto Alegre, toda e qualquer compra que fazia era tributada. Chegou ao absurdo de quererem me cobrar imposto de uns CDs de trilhas sonoras que me enviaram para escrever resenhas - ou seja, não paguei nada por eles. Abri a embalagem, cheguei a mostrar a carta que acompanhava os CDs e não adiantou. A coisa ficou meio esotérica quando o cara da Receita quis pesquisar na internet o preço de um CD para calcular o imposto e não achou nada - o CD era promocional, não tinha sido lançado por nenhuma gravadora e nem estava à venda. Ainda assim foi inútil, o cara disse que mesmo que tivesse ganho os CDs de presente teria que pagar o imposto, e acabei deixando os CDs lá. Portanto, quem quiser arricar que o faça, mas recomendo que o pessoal do RS não o faça porque aqui cobram tudo.

Realmente em algumas UFs o imposto é maior, como é o caso do Rio grande do Sul, onde moro no interior desse. Comprei um total de 4 vezes no exterior, 3 vezes no Ebay e 1 no Amazon, na qual paguei imposto. No ebay nunca paguei imposto por o remetente & destinatário serem pessoas físicas (mas nem por isso, você vai se safar do imposto).

Realmente em algumas UFs o imposto é maior' date=' como é o caso do Rio grande do Sul, onde moro no interior desse. Comprei um total de 4 vezes no exterior, 3 vezes no Ebay e 1 no Amazon, na qual paguei imposto. No ebay nunca paguei imposto por o remetente & destinatário serem pessoas físicas (mas nem por isso, você vai se safar do imposto). [/quote']

Eu tb estou no Rio Grande do Sul e em todas as minhas compras feito no Ebay (umas 7) nunca me taxaram. Já na Amazon morri nos 60%... nunca mais comprei lá.

Fulgora2006-8-2 17:52:45

Do site da receita federal do governo...mais oficial q isso nao dá né :)

Para quem quiser, a fonte é :

http://www.receita.fazenda.gov.br/aduana/rts.htm

Aplicação

Importação de bens pelos correios, companhias aéreas ou empresas de courier, inclusive compras realizadas pela Internet.

Esse regime aplica-se, ainda, no despacho aduaneiro de presentes recebidos do exterior.

Este regime não se aplica à importação de bebidas alcoólicas, a fumo e a produtos de tabacaria.

Valor Máximo dos Bens a serem Importados

O valor Máximo dos bens a serem importados neste regime é de US$ 3,000.00 (três mil dólares americanos)

Tributação

60% (sessenta por cento) sobre o valor dos bens constante da fatura comercial, acrescido dos custos de transporte e do seguro relativo ao transporte, se não tiverem sido incluídos no preço da mercadoria.

No caso de utilização de empresas de transporte aéreo internacional expresso (courier), será acrescentada a tributação de 18% do ICMS;

Obs. : Quando a remessa contiver presentes, o preço será o declarado, desde que compatível com os preços praticados no mercado em relação a bens similares;

Tributação na Importação de Software

Softwares pagam 60% (sessenta por cento) sobre o meio físico, somente se o valor do meio físico vier discriminado separadamente na Nota Fiscal

Atenção:

Caso o valor do meio físico não seja discriminado na Nota Fiscal o pagamento do imposto recairá sobre o valor total da remessa.

Isenções

Remessas no valor total de até US$ 50.00 (cinqüenta dólares americanos) não pagam impostos, desde que o remetente e o destinatário sejam pessoas físicas (presentes);

Medicamentos, destinados à pessoa física, sendo que no momento da liberação do medicamento, o Ministério da Saúde exige a apresentação da receita médica.

livros, jornais e periódicos impressos em papel não pagam impostos (art. 150, VI, "d", da Constituição Federal);

Pagamento do Imposto

Na hipótese de utilização dos correios, para bens de até US$ 500.00 o imposto será pago no momento da retirada do bem, no próprio correio, sem qualquer formalidade aduaneira.

Quando o valor da remessa postal for superior a US$ 500.00, o destinatário deverá apresentar Declaração Simplificada de Importação (DSI)

No caso de utilização de empresas de transporte internacional expresso, porta a porta (courier), o pagamento do imposto é realizado pela empresa de courier à SRF. Assim, ao receber a remessa, o valor do imposto será uma das parcelas a ser paga à empresa;

Obs.: Nas remessas postais o interessado poderá optar pela tributação normal. Para isso deve informar-se no momento da retirada do bem nos correios.

Na hipótese de utilização de companhia aérea de transporte regular o destinatário deverá apresentar a DSI podendo optar pela tributação normal.

Base legal

Decreto 2498/98 Art. 20.do Decreto 2498/98

Portaria do Ministro da Fazenda 156/99

Instrução Normativa SRF Nº 096, de 04/08/1999

Vocês não vão acreditar! O meu pedido foi feito no dia 19 de Julho e olha só o que acabou de chegar:

caixa1dq0.th.jpg

caixa3er9.th.jpg

caixa4os2.th.jpg

E quando (em reais) vc acabou pagando?

Tô pensando em comprar umas coisas no Amazon. com

Já li a parte do imposto, mas como o que vou pedir é barato, acho que não pesa tanto (mas espero que não venha com imposto). Mas como faz na hora de pagar? É só com cartão? Não tem aquele negócio de pagar no boleto bancário? É só assim que compro em sites nacionais...