Jump to content
Forum Cinema em Cena

A Morte da CMJ


Recommended Posts

  • Administrators

Ok, é oficial.

 

Lamento informar a todos a morte da Casa da Mãe Joana - Parte 1.

 

Conversei com um dos principais idealizadores do WebWizForum, software que utilizamos aqui, para tentar encontrar uma explicação para que a nova versão do fórum estivesse tão lenta.

 

Como havíamos observado que o fórum se tornava especialmente lento na CMJ, levantei a possibilidade de que esta fosse a causa dos problemas: o fato do tópico ser gigantesco.

 

Passo a transcrever (já traduzida) a conversa que se seguiu:

 

Cinema em Cena: Mesmo quando está funcionando normalmente no resto dos tópicos, o fórum se torna lento ao lidar com tópicos grandes. Temos um tópico com 1189 páginas e está levando até 3 minutos para carregar uma única página do mesmo.  Na versão anterior, isto não acontecia.

 

WebWizForum: Se você olhar o tópico abaixo, verá que tem 3.938 posts e leva menos de 0,4 segundos para carregar, que é a performance  esperada da versão 8: páginas carregando em menos de 0,5 segundos.

 

CeC: Ok, mas o tópico que mencionei tem 23.844 posts, o que é uma diferença considerável. Mas se você diz que isto não é problema, ok! Porém, apenas como teste, fechamos o tópico em questão e adivinhe? O fórum voltou ao normal! Tudo está funcionando bem. Porém, se você entrar naquele tópico, a coisa volta a ficar lenta, levando até 60 segundos para carregar uma única página. Então acho que isto É um problema da versão nova, já que carregava perfeitamente na anterior.

 

WWF: A versão 8 funciona muito mais rapidamente do que a 7, mas jamais foi planejada para lidar com um tópico com 23.000 posts! Eu nem sequer imaginaria que alguém poderia ter um tópico com 23.000 posts. Tantos posts em um fórum inteiro, sim, mas num único tópico, jamais. A versão 8 passou por várias semanas de otimização em cada uma de suas tarefas SQL para que conseguíssemos chegar ao máximo de velocidade para aquilo que normalmente lhe é exigida, então o fórum como todo foi otimizado para lidar com centenas de milhares de posts, até mesmo milhões, mas os tópicos individuais foram otimizados apenas para lidar com até centenas de posts, já que eu nunca tinha ouvido falar de um tópico com mais de mil posts, quanto menos 23.000. O fórum até poderia ser otimizado para lidar com milhares de posts em cada tópico, mas isto sacrificaria a performance de tópicos normais, que normalmente têm até 50 posts.

 

Mikey: LOL. Deve ser um tópico muito interessante. Tem um link?

 

WWF: Talvez seja melhor que eu explique como a otimização funciona para exibir posts na versão 8 se comparada à versão 7. Na versão 7, algumas tarefas SQL menos complexas eram requisitadas diretamente no banco de dados, então, quando cada post era exibido, 2 ou 3 outras tarefas eram ativadas para compilar os dados extras necessários. Isto significa que, para um tópico com 50 posts, mais de 102 requisições eram feitas simultaneamente ao banco de dados, o que exigia muitos recursos do servidor. Isto era péssimo, como pode imaginar.

 

Na versão 8, requisições diretas ao banco de dados são mantidas ao mínimo, então, para melhorarmos a performance, apenas duas requisições ao banco de dados são feitas para uma página exibindo tópicos. Para isso, usamos ligações mais complexas entre cada tabela para conseguirmos juntar todos os dados necessários e exibi-los ao usuário. Como pode imaginar, duas requisições ao banco de dados para cada tópico (nao importa o número de posts) é algo muito melhor do que mais de 100 requisições para um tópico com 50 posts e o resultado é que a página carrega muito mais rapidamente sob circunstâncias normais, mesmo que haja apenas 1 ou 2 posts no tópico.


Isto é uma maravilha até que você chega a um tópico com 23 mil posts. Quando chegamos a este nível de número de posts, as ligações entre as tabelas são exigidas absurdamente, já que o banco de dados precisa criar uma nova tabela com todos os dados reunidos das diferentes tabelas - o que é tranqüilo em tópicos normais. Mas ter que construir uma tabela que une 23 mil registros leva o banco de dados a um excesso de utilização de recursos que provoca os problemas que você mencionou.

 

A propósito: que diabos você tem em um tópico com 23 mil posts?!??!

 

 

 

 

 

 

 

Portanto, caros amigos, a CMJ 1 não poderá voltar. O problema não era em nosso servidor, mas naquele único tópico, acreditem ou não. Sempre que tivermos um tópico muito grande, de agora em diante, teremos que trancá-lo e abrir uma "filial"- que novamente será trancada quando chegar a tamanhos extremos.

 

Sinto muito, mas é pelo bem do fórum.

 

E, cá para nós, ele não ficou bem melhor e mais rápido com a nova versão? Piscada
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Vcs limparam todas ''merdas'' de sentai do LordShake?

Puts... isso faz tempo, nao tem nenhum sentai na cmj aquiles...

E  era sobre isso mesmo que eu ia comentar (o que o Bruno falou), as entrevistas e os outros programas (o 5x1 e o pato no fato, que nao deram muito certo o.o')

Tinha que pelo menos pegar os programas e passar pra cmj 2 ou para um topico só do pf (coisa que o movio nao ia gostar....)
Darknesssss2006-09-23 19:11:11
Link to comment
Share on other sites

  • Administrators
Tem como alguém avisar o moviola? Ele vai ter um troço quando voltar...

 

Acho que já teve. Ele estava online quando postei este tópico e pouco depois sumiu. Deve ter morrido diante do monitor.

 

O que eu sugiriria para o Pinga-Fogo é que ele fosse um sub-fórum do Geral. Cada entrevista teria seu próprio tópico.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
A versão 8 funciona muito mais rapidamente do que a 7' date=' mas jamais foi planejada para lidar com um tópico com 23.000 posts! Eu nem sequer imaginaria que alguém poderia ter um tópico com 23.000 posts. Tantos posts em um fórum inteiro, sim, mas num único tópico, jamais. A versão 8 passou por várias semanas de otimização em cada uma de suas tarefas SQL para que conseguíssemos chegar ao máximo de velocidade para aquilo que normalmente lhe é exigida, então o fórum como todo foi otimizado para lidar com centenas de milhares de posts, até mesmo milhões, mas os tópicos individuais foram otimizados apenas para lidar com até centenas de posts, já que eu nunca tinha ouvido falar de um tópico com mais de mil posts, quanto menos 23.000. O fórum até poderia ser otimizado para lidar com milhares de posts em cada tópico, mas isto sacrificaria a performance de tópicos normais, que normalmente têm até 50 posts.[/quote']

 

 

 

Na boa, acho que esse cara precisa navegar mais na internet:

 

 

 

forumdx0.jpg

 

 

 

O que mais tem por aí é tópico monstro...

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...