Jump to content
Forum Cinema em Cena

Widescreen ou Fullscreen?


Cavalca
 Share

Widescreen ou Fullscreen?  

32 members have voted

  1. 1. Widescreen ou Fullscreen?

    • Widescreen
      105
    • Fullscreen
      13


Recommended Posts

  • Members

Eu prefiro o filme no seu formato original, e não somente em widescreen. Visto que o cinema tem pouco mais de um seculo, e durante mais de 50 anos todos os filmes eram feitos em full, é meio estranho dizer que todo dvd deveria ser wide. Tem gente até que só assiste o dvd se for wide, independente do formato original ser full ou não. smiley5.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Não sei se alguém já

reparou' date=' mas os filmes em formato wide cortam parte do topo e da

base da tela. Já estava meio encucado com isso e aproveitei quando a

TNT reprisou Gladiator (em full, naturalmente). Como tenho o DVD (wide)

do filme, carreguei-o no micro e fiquei esperando o filme começar na

TV, sincronizando ao máximo a exibição. Nem precisei esperar muito para

constatar in loco que no micro o filme apresentava perda

vertical de pixels (nas cenas de close, por exemplo, Maximus ficava sem

o topo da cabeça no micro e inteiro na TV). O mesmo com HA, SDA,

etc. Todos os DVDs que compro são em Wide, pois meu sonho de consumo é

um DWide de plasma. Mas acho que, a rigor, não se trata de

"assistir o original", porque há perda nos dois formatos (embora em

full a perda seja muito maior, é claro).[/quote']

 

Impossível, a não ser que tenham usado um open matte na versão full.

Bem, se é impossível, você pode me explicar o que acontece com meus DVDs? Porque eu gostaria muito de saber...

 

 

 

Como eu disse, isso se chama open matte. Muitas vezes o diretor faz a

filmagem em formato 4x3 mesmo, mas com a intenção de cortar em cima e

em baixo. Esse material extra em cima e em baixo geralmente é

irrelevane,  e muitas vezes contém coisas que devem ser cortadas

mesmo, como um microfone, ou alguém da equipe de filmagem, etc. Depois,

no momento da edição, o diretor faz o corte em widescreen na filmagem

que ele realmente idealizou

 

 

 

Por isso, em muitas versões full, há uma mistura de pan & scan com open matte, mutilando totalmente a obra.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Como eu disse' date=' isso se chama open matte. Muitas vezes o diretor faz a filmagem em formato 4x3 mesmo, mas com a intenção de cortar em cima e em baixo. Esse material extra em cima e em baixo geralmente é irrelevane,  e muitas vezes contém coisas que devem ser cortadas mesmo, como um microfone, ou alguém da equipe de filmagem, etc. Depois, no momento da edição, o diretor faz o corte em widescreen na filmagem que ele realmente idealizou

Por isso, em muitas versões full, há uma mistura de pan & scan com open matte, mutilando totalmente a obra.
[/quote']

Ok, ficou bem claro. Obrigado, DVD Freak.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu prefiro o filme no seu formato original' date=' e não somente em widescreen. Visto que o cinema tem pouco mais de um seculo, e durante mais de 50 anos todos os filmes eram feitos em full, é meio estranho dizer que todo dvd deveria ser wide. Tem gente até que só assiste o dvd se for wide, independente do formato original ser full ou não. smiley5.gif [/quote']

Acredito que isso já esteja subentendido, felipe. A pergunta mais correta realmente seria se preferem em formato original. Mas a questão aqui é a preferência por Wide ou Full quando um filme é originalmente WIDE.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu prefiro o filme no seu formato original' date=' e não somente em widescreen. Visto que o cinema tem pouco mais de um seculo, e durante mais de 50 anos todos os filmes eram feitos em full, é meio estranho dizer que todo dvd deveria ser wide. Tem gente até que só assiste o dvd se for wide, independente do formato original ser full ou não. smiley5.gif [/quote']

 

Acredito que isso já esteja subentendido, felipe. A pergunta mais correta realmente seria se preferem em formato original. Mas a questão aqui é a preferência por Wide ou Full quando um filme é originalmente WIDE.

 

Espero mesmo que isso esteja subentendido, pois tem até abaixo-assinado on-line pra lançarem Cidadão Kane em widescreen... smiley11.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu prefiro o filme no seu formato original' date=' e não somente em widescreen. Visto que o cinema tem pouco mais de um seculo, e durante mais de 50 anos todos os filmes eram feitos em full, é meio estranho dizer que todo dvd deveria ser wide. Tem gente até que só assiste o dvd se for wide, independente do formato original ser full ou não. smiley5.gif [/quote']

Acredito que isso já esteja subentendido, felipe. A pergunta mais correta realmente seria se preferem em formato original. Mas a questão aqui é a preferência por Wide ou Full quando um filme é originalmente WIDE.

Essa foi a minha intenção. Sorry se algém me entendeu errado...smiley9.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mas pq as distribuidoras fazem isso (transformar wide em full)??? Pra ela não é muito mais prático colocar logo o formato original??? Não dá mais trabalho tranformar em full e depois colocar no cd???

 

Outra coisa' date=' o diretor não pode proibir isso não??? (falei m*?)

[/quote']

 

Mas elas acabam tendo que transformar todo filme em full de qualquer forma, pois os vhs são lançados nesse formato e a tv tb só exibe filmes em full.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu prefiro o filme no seu formato original' date=' e não somente em widescreen. Visto que o cinema tem pouco mais de um seculo, e durante mais de 50 anos todos os filmes eram feitos em full, é meio estranho dizer que todo dvd deveria ser wide. Tem gente até que só assiste o dvd se for wide, independente do formato original ser full ou não. smiley5.gif [/quote']

Acredito que isso já esteja subentendido, felipe. A pergunta mais correta realmente seria se preferem em formato original. Mas a questão aqui é a preferência por Wide ou Full quando um filme é originalmente WIDE.


Espero mesmo que isso esteja subentendido, pois tem até abaixo-assinado on-line pra lançarem Cidadão Kane em widescreen... smiley11.gif

Ah naum...eu tnho q ver isso!AONDE QUE TAH ESSE ABAIXO-ASSINADO?smiley18.gif
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Eu prefiro o filme no seu formato original' date=' e não somente em widescreen. Visto que o cinema tem pouco mais de um seculo, e durante mais de 50 anos todos os filmes eram feitos em full, é meio estranho dizer que todo dvd deveria ser wide. Tem gente até que só assiste o dvd se for wide, independente do formato original ser full ou não. smiley5.gif [/quote']

 

Acredito que isso já esteja subentendido, felipe. A pergunta mais correta realmente seria se preferem em formato original. Mas a questão aqui é a preferência por Wide ou Full quando um filme é originalmente WIDE.

Espero mesmo que isso esteja subentendido, pois tem até abaixo-assinado on-line pra lançarem Cidadão Kane em widescreen... smiley11.gif
Ah naum...eu tnho q ver isso!AONDE QUE TAH ESSE ABAIXO-ASSINADO?smiley18.gif

 

Já faz um tempo que eu vi, se não me engano foi no Home Theater Forum. Queriam que fosse disponibilizada uma versão em wide do filme e que fosse tb colorizada.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pow, prefiro sempre Widescreen, apesar de eu não ter uma TV DWIDE, eu prefiro. vou colocar abaixo umas demonstrações de Wide e Full, apesar de todo mundo já ta cansado de saber disso.

telephilips2.jpg

Um filme numa TV Widescreen(16:9) no formato original

telephilips3.jpg

Agora veja ele Multilado Numa TV convencional (4:3)

telephilips4.jpg

Agora numa TV convencional (4:3) adaptado para Letterbox

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • Members

Na verdade, o que acontece é o seguinte: no DVD o vídeo pode tanto ser 4:3(tela normal) quanto 16:9(formato das telas Wide).Quando o filme é Wide, o ideal é que se coloque ele no DVD em 16:9.Esse é o formato Wide Anamórfico.Quando se reproduz numa TV normal, vc pode tanto deixar a imagem normal como pode estica-la.Quando se reproduz numa TV Wide, ela vai se acomodar a tela da TV.Acontece que alguns DVDs antigos ainda não tinham o recurso anamórfico.Nesse caso o filme era Wide, mas o vídeo 4:3.São os DVDs letterbox.Quando reproduzidos em uma TV normal, ficam como os anamórficos, mas vc não pode estica-los.E quando reproduzidos em uma TV Wide, eles ficam com barras pretas nos 4 lados da tela.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Eu tenho uma tv de 37' date=' 38 polegadas (não sei ao certo)

que não é tela plana e acho estranho o que acontece em certos filmes

que mesmo sendo wide, preenche a tela toda, tipo esticada como Vitor

falou acima. O que é? [/quote']

 

 

 

O player está configurado em formato wide. É só configurar para letterbox que ela não estica mais.

 

 

 

Lembrando que o filme em widescreen anamórfico só preenche a tela toda

em uma TV 4x3 com a imagem esticada quando o formato for 1.78:1 ou

1.85:1. Quando o formato é 2.35:1 as barras pretas diminuem mas não

somem completamente.

 

 

 

Eu simplesmente ODEIO DVDs com vídeo em letterbox. Pra mim é tão ruim como o fullscreen e o DVD perde todo o seu valor quando vem nesse formato.

 

 

 

E toda vez que esse assunto vem à tona, me lembro do DVD lixão de

"Contatos Imediatos do Terceiro Grau" (versão com dublagem em

português), que além de ter uma imagem horrível (a pior que já vi em

DVD), ainda vem em letterbox. Que raiva que dá...

 

DVD Freak38664.0688541667

Link to comment
Share on other sites

  • Members


Eu simplesmente ODEIO DVDs com vídeo em letterbox. Pra mim é tão ruim como o fullscreen e o DVD perde todo o seu valor quando vem nesse formato.

Mas freak, letterbox não mantêm o formato original do filme? O único 'problema' é que não pode esticar a tela, certo?
Sendo assim, esse formato é ruim para quem tv wide... Em outro caso não.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...