Members Cavalca Posted September 16, 2005 Author Members Report Share Posted September 16, 2005 Putz...além do fullscreen cortar as laterais..ainda mostra o que não deve? Quote Link to comment
Members -felipe- Posted September 16, 2005 Members Report Share Posted September 16, 2005 Eu prefiro o filme no seu formato original, e não somente em widescreen. Visto que o cinema tem pouco mais de um seculo, e durante mais de 50 anos todos os filmes eram feitos em full, é meio estranho dizer que todo dvd deveria ser wide. Tem gente até que só assiste o dvd se for wide, independente do formato original ser full ou não. Quote Link to comment
Members Freak Posted September 16, 2005 Members Report Share Posted September 16, 2005 Não sei se alguém járeparou' date=' mas os filmes em formato wide cortam parte do topo e da base da tela. Já estava meio encucado com isso e aproveitei quando a TNT reprisou Gladiator (em full, naturalmente). Como tenho o DVD (wide) do filme, carreguei-o no micro e fiquei esperando o filme começar na TV, sincronizando ao máximo a exibição. Nem precisei esperar muito para constatar in loco que no micro o filme apresentava perda vertical de pixels (nas cenas de close, por exemplo, Maximus ficava sem o topo da cabeça no micro e inteiro na TV). O mesmo com HA, SDA, etc. Todos os DVDs que compro são em Wide, pois meu sonho de consumo é um DWide de plasma. Mas acho que, a rigor, não se trata de "assistir o original", porque há perda nos dois formatos (embora em full a perda seja muito maior, é claro).[/quote'] Impossível, a não ser que tenham usado um open matte na versão full. Bem, se é impossível, você pode me explicar o que acontece com meus DVDs? Porque eu gostaria muito de saber... Como eu disse, isso se chama open matte. Muitas vezes o diretor faz a filmagem em formato 4x3 mesmo, mas com a intenção de cortar em cima e em baixo. Esse material extra em cima e em baixo geralmente é irrelevane, e muitas vezes contém coisas que devem ser cortadas mesmo, como um microfone, ou alguém da equipe de filmagem, etc. Depois, no momento da edição, o diretor faz o corte em widescreen na filmagem que ele realmente idealizou Por isso, em muitas versões full, há uma mistura de pan & scan com open matte, mutilando totalmente a obra. Quote Link to comment
Members Newman Posted September 16, 2005 Members Report Share Posted September 16, 2005 Como eu disse' date=' isso se chama open matte. Muitas vezes o diretor faz a filmagem em formato 4x3 mesmo, mas com a intenção de cortar em cima e em baixo. Esse material extra em cima e em baixo geralmente é irrelevane, e muitas vezes contém coisas que devem ser cortadas mesmo, como um microfone, ou alguém da equipe de filmagem, etc. Depois, no momento da edição, o diretor faz o corte em widescreen na filmagem que ele realmente idealizouPor isso, em muitas versões full, há uma mistura de pan & scan com open matte, mutilando totalmente a obra.[/quote'] Ok, ficou bem claro. Obrigado, DVD Freak. Quote Link to comment
Members Serge Hall Posted September 24, 2005 Members Report Share Posted September 24, 2005 Eu prefiro o filme no seu formato original' date=' e não somente em widescreen. Visto que o cinema tem pouco mais de um seculo, e durante mais de 50 anos todos os filmes eram feitos em full, é meio estranho dizer que todo dvd deveria ser wide. Tem gente até que só assiste o dvd se for wide, independente do formato original ser full ou não. [/quote'] Acredito que isso já esteja subentendido, felipe. A pergunta mais correta realmente seria se preferem em formato original. Mas a questão aqui é a preferência por Wide ou Full quando um filme é originalmente WIDE. Quote Link to comment
Members -felipe- Posted September 24, 2005 Members Report Share Posted September 24, 2005 Eu prefiro o filme no seu formato original' date=' e não somente em widescreen. Visto que o cinema tem pouco mais de um seculo, e durante mais de 50 anos todos os filmes eram feitos em full, é meio estranho dizer que todo dvd deveria ser wide. Tem gente até que só assiste o dvd se for wide, independente do formato original ser full ou não. [/quote'] Acredito que isso já esteja subentendido, felipe. A pergunta mais correta realmente seria se preferem em formato original. Mas a questão aqui é a preferência por Wide ou Full quando um filme é originalmente WIDE. Espero mesmo que isso esteja subentendido, pois tem até abaixo-assinado on-line pra lançarem Cidadão Kane em widescreen... Quote Link to comment
Members Vader Posted September 24, 2005 Members Report Share Posted September 24, 2005 prefiro widescreen, mas se só tem em full, assisto ou compro de qualquer maneira, se eu gostar do filme, claro. exemplo: 3 do harry potter e homem-aranha 1. Quote Link to comment
Members JeFFs Posted September 25, 2005 Members Report Share Posted September 25, 2005 Mas pq as distribuidoras fazem isso (transformar wide em full)??? Pra ela não é muito mais prático colocar logo o formato original??? Não dá mais trabalho tranformar em full e depois colocar no cd??? Outra coisa, o diretor não pode proibir isso não??? (falei m*?) Quote Link to comment
Members Cavalca Posted September 25, 2005 Author Members Report Share Posted September 25, 2005 Eu prefiro o filme no seu formato original' date=' e não somente em widescreen. Visto que o cinema tem pouco mais de um seculo, e durante mais de 50 anos todos os filmes eram feitos em full, é meio estranho dizer que todo dvd deveria ser wide. Tem gente até que só assiste o dvd se for wide, independente do formato original ser full ou não. [/quote'] Acredito que isso já esteja subentendido, felipe. A pergunta mais correta realmente seria se preferem em formato original. Mas a questão aqui é a preferência por Wide ou Full quando um filme é originalmente WIDE. Essa foi a minha intenção. Sorry se algém me entendeu errado... Quote Link to comment
Members -felipe- Posted September 25, 2005 Members Report Share Posted September 25, 2005 Mas pq as distribuidoras fazem isso (transformar wide em full)??? Pra ela não é muito mais prático colocar logo o formato original??? Não dá mais trabalho tranformar em full e depois colocar no cd??? Outra coisa' date=' o diretor não pode proibir isso não??? (falei m*?)[/quote'] Mas elas acabam tendo que transformar todo filme em full de qualquer forma, pois os vhs são lançados nesse formato e a tv tb só exibe filmes em full. Quote Link to comment
Members The Keymaker Posted September 25, 2005 Members Report Share Posted September 25, 2005 Eu prefiro o filme no seu formato original' date=' e não somente em widescreen. Visto que o cinema tem pouco mais de um seculo, e durante mais de 50 anos todos os filmes eram feitos em full, é meio estranho dizer que todo dvd deveria ser wide. Tem gente até que só assiste o dvd se for wide, independente do formato original ser full ou não. [/quote'] Acredito que isso já esteja subentendido, felipe. A pergunta mais correta realmente seria se preferem em formato original. Mas a questão aqui é a preferência por Wide ou Full quando um filme é originalmente WIDE. Espero mesmo que isso esteja subentendido, pois tem até abaixo-assinado on-line pra lançarem Cidadão Kane em widescreen... Ah naum...eu tnho q ver isso!AONDE QUE TAH ESSE ABAIXO-ASSINADO? Quote Link to comment
Members -felipe- Posted September 25, 2005 Members Report Share Posted September 25, 2005 Eu prefiro o filme no seu formato original' date=' e não somente em widescreen. Visto que o cinema tem pouco mais de um seculo, e durante mais de 50 anos todos os filmes eram feitos em full, é meio estranho dizer que todo dvd deveria ser wide. Tem gente até que só assiste o dvd se for wide, independente do formato original ser full ou não. [/quote'] Acredito que isso já esteja subentendido, felipe. A pergunta mais correta realmente seria se preferem em formato original. Mas a questão aqui é a preferência por Wide ou Full quando um filme é originalmente WIDE. Espero mesmo que isso esteja subentendido, pois tem até abaixo-assinado on-line pra lançarem Cidadão Kane em widescreen... Ah naum...eu tnho q ver isso!AONDE QUE TAH ESSE ABAIXO-ASSINADO? Já faz um tempo que eu vi, se não me engano foi no Home Theater Forum. Queriam que fosse disponibilizada uma versão em wide do filme e que fosse tb colorizada. Quote Link to comment
Members Administrator Posted September 25, 2005 Members Report Share Posted September 25, 2005 Widescreen? Colorizada? Isso contraria a tese do filme mostrar o que o diretor vizualizou.... Quote Link to comment
Members Cavalca Posted September 26, 2005 Author Members Report Share Posted September 26, 2005 Pq tive um post meu apagado desse tópico? Quote Link to comment
Members Terminator Posted September 26, 2005 Members Report Share Posted September 26, 2005 Pow, prefiro sempre Widescreen, apesar de eu não ter uma TV DWIDE, eu prefiro. vou colocar abaixo umas demonstrações de Wide e Full, apesar de todo mundo já ta cansado de saber disso. Um filme numa TV Widescreen(16:9) no formato original Agora veja ele Multilado Numa TV convencional (4:3) Agora numa TV convencional (4:3) adaptado para Letterbox Quote Link to comment
Members kkzinha Posted November 7, 2005 Members Report Share Posted November 7, 2005 Então widescreen anamórfico é o formato orginal na tela widescreen, ou seja, completa-a e o letterbox é uma adaptação para tela cheia? Pergunta anta: pode ser os dois ou sempre é as duas? E pan-scan é o que mesmo? Quote Link to comment
Members The Keymaker Posted November 7, 2005 Members Report Share Posted November 7, 2005 Na verdade, o que acontece é o seguinte: no DVD o vídeo pode tanto ser 4:3(tela normal) quanto 16:9(formato das telas Wide).Quando o filme é Wide, o ideal é que se coloque ele no DVD em 16:9.Esse é o formato Wide Anamórfico.Quando se reproduz numa TV normal, vc pode tanto deixar a imagem normal como pode estica-la.Quando se reproduz numa TV Wide, ela vai se acomodar a tela da TV.Acontece que alguns DVDs antigos ainda não tinham o recurso anamórfico.Nesse caso o filme era Wide, mas o vídeo 4:3.São os DVDs letterbox.Quando reproduzidos em uma TV normal, ficam como os anamórficos, mas vc não pode estica-los.E quando reproduzidos em uma TV Wide, eles ficam com barras pretas nos 4 lados da tela. Quote Link to comment
Members kkzinha Posted November 7, 2005 Members Report Share Posted November 7, 2005 Eu tenho uma tv de 37, 38 polegadas (não sei ao certo) que não é tela plana e acho estranho o que acontece em certos filmes que mesmo sendo wide, preenche a tela toda, tipo esticada como Vitor falou acima. O que é? kkzinha38663.9341666667 Quote Link to comment
Members The Keymaker Posted November 7, 2005 Members Report Share Posted November 7, 2005 Deve ser a configuração do seu DVD Player.Pressione a tecla Setup no controle remoto dele e vá até o menu de configuração do formato da tela.Provavelmente estará em 16:9 Widescreen.Coloque em 4:3 Letterbox. Quote Link to comment
Members Freak Posted November 8, 2005 Members Report Share Posted November 8, 2005 Eu tenho uma tv de 37' date=' 38 polegadas (não sei ao certo)que não é tela plana e acho estranho o que acontece em certos filmes que mesmo sendo wide, preenche a tela toda, tipo esticada como Vitor falou acima. O que é? [/quote'] O player está configurado em formato wide. É só configurar para letterbox que ela não estica mais. Lembrando que o filme em widescreen anamórfico só preenche a tela toda em uma TV 4x3 com a imagem esticada quando o formato for 1.78:1 ou 1.85:1. Quando o formato é 2.35:1 as barras pretas diminuem mas não somem completamente. Eu simplesmente ODEIO DVDs com vídeo em letterbox. Pra mim é tão ruim como o fullscreen e o DVD perde todo o seu valor quando vem nesse formato. E toda vez que esse assunto vem à tona, me lembro do DVD lixão de "Contatos Imediatos do Terceiro Grau" (versão com dublagem em português), que além de ter uma imagem horrível (a pior que já vi em DVD), ainda vem em letterbox. Que raiva que dá... DVD Freak38664.0688541667 Quote Link to comment
Members JeFFs Posted November 13, 2005 Members Report Share Posted November 13, 2005 Eu simplesmente ODEIO DVDs com vídeo em letterbox. Pra mim é tão ruim como o fullscreen e o DVD perde todo o seu valor quando vem nesse formato. Mas freak, letterbox não mantêm o formato original do filme? O único 'problema' é que não pode esticar a tela, certo?Sendo assim, esse formato é ruim para quem tv wide... Em outro caso não. Quote Link to comment
Members The Keymaker Posted November 13, 2005 Members Report Share Posted November 13, 2005 Sim Jeffs, mas se no futuro vc comprar uma TV Wide, esse DVD Letterbox ficará mal em sua tela.Você até poderá dar um zoom, porém perderá definição Quote Link to comment
Members asales Posted November 13, 2005 Members Report Share Posted November 13, 2005 No DVD A Interprete há um extra com o diretor Sidney Pollack comentando sobre os dois formatos de tela. Muito interessante! Quote Link to comment
Members artemis_delarge Posted November 13, 2005 Members Report Share Posted November 13, 2005 fullscreen me deixa puta, ontem fui ver Evil - Raízes do mal e os creditos iniciais estavam cortados!! e nao tinha opçoes de formato. uma bosta, realmente. Quote Link to comment
Members leosabara Posted November 16, 2005 Members Report Share Posted November 16, 2005 Pessoal, acompanhei a conversa e estou pensando : Para um filme em formato Wide em uma televisão comum. devemos configuraro player para 16:9 ou para 4:3 ? Qual deles mantém o formato original do filme ? Obrigado pela paciência... Quote Link to comment
Recommended Posts