Jump to content
Forum Cinema em Cena

A Última Noite


-felipe-
 Share

Recommended Posts

  • Members

Dessa vez, tenho certeza que não.03

 

Puxação de saco pro Scorsese até entendo pela importância q ele teve, mas pro Altman não consigo aceitar.

 

Por melhor q sejam alguns dos seus filmes, nenhum deles me marcou de nenhuma maneira...nem na minha lista dos 100 melhores entra algum dos seus filmes.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 102
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Sem spoilers.

 

Como eu havia dito em outro tópico, vi A Última noite agora há pouco. Tô cansado e, sendo muito honesto com vocês, com dor de cabeça por ter chorado muito o filme inteiro. Se eu tivesse visto o filme antes da morte do Altman, provavelmente aproveitara mais o lirismo leve das apresentações (a da fita adesiva é a minha preferida). O clima de alegria, alternado com melancolia, é comovente e encobre alguns problemas do roteiro, com personagens que são peso-morto ou que não desenvolvem muito bem. Ainda assim, acho que nenhum filme teria sido tão apropriado para encerrar a carreira do Altman como esse.

 

Fotografia (Ed Lachman, como de hábito, faz um trabalho sensacional, dos melhores do ano até agora, com luzes e cores maravilhosas, em tons de terra), cenografia incrivelmente atenta aos detalhes e edição de imagens estupendas, as três entre as melhores deste ano de 2006. E um sentimento misto, de auto-reconhecimento misturado à idéia de "meu tempo já está chegando ao fim e eu cumpri meu papel, mas não lamentem minha partida" que só um gênio como Altman, que pode ser cruel e carinhoso simultaneamente, consigo próprio ou com os outros, poderia fazer. Uma filosofia quase oriental num filme que, paradoxalmente, reforça a cultura popular americana - mesmo que seja brega ou sem-graça - de forma positiva porque brota do coração, da vivência e da sensibilidade humanas (algo que o deplorável "indie pré-fabricado para as massas" Pequena Miss Sunshine fez às avessas, com extremo mau gosto, roteiro esquemático e piadas infames).

 

Esteticamente, o filme é muito caprichado. A Câmera orgânica, quase viva, com os movimentos fluidos e precisos que marcaram a carreira do Altman, está mais forte que nunca, embora sem o mesmo impacto visto em De Corpo e Alma - um filme ainda superior, em minha opinião. A cena em que o rosto da Meryl Streep (bem livre, muito afinada mas um tanto exagerada, provavelmente resultado do improviso e da alegria de trabalhar com o Altman, como ela mesma afirmou) aparece num jogo de espelhos, no camarim, é maravilhosa, assim como as revoluções da câmera em torno das Johnson em sua segunda apresentação. A câmera do Altman é uma das coisas mais lindas de se ver em uma sala de cinema.

 

Há uma determinada frase, belíssima, pronunciada pela personagem da Virginia Madsen, que sintetiza todo o filme: "Não há tragédia na morte de um homem velho. Perdoe suas deficiências e agradeça-o por todo o seu amor e carinho (que proporcionou aos outros quando em vida)". Ninguém é perfeito e Altman não só sabe disso por experiência própria (Dr. T e as Mulheres, por exemplo) como aplica a máxima a si próprio, sem se desmerecer.

 

Noite é incisivo, analítico, honesto com a inexorável substituição do velho pelo novo e sem meias-palavras mas, ao mesmo tempo, carinhoso com a grandeza humana, como o cinema do próprio Altman. Um cinema que deixa um vazio enorme daqui para a frente.
Link to comment
Share on other sites

  • 6 months later...
  • Members

A fotografia é estupenda. Uma das melhores vistas até agora. Altman consegue deixar os atores bem a vontade, extraindo deles ótimas atuações até mesmo de Lohan. Apesar de achar mediano e ter certeza que os outros filmes de Robert serem superiores a este me envolvi muito com o clima melancolico  e o tom de despetida que rege todo o filme. Altman deixou saudades. 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...