Jump to content
Forum Cinema em Cena

Técnicas Para Uma Boa Resenha


-THX-1341325107
 Share

Recommended Posts

  • Members

Minhas dicas:

 

- Organizar as idéias

 

- Ter o máximo de cuidado com a redundância e erros de português

 

- Pesquisar sobre o assunto tema da resenha mas tomar cuidado para simplismente não reproduzir o que foi pesquisado.

 

- Reler o texto várias vezes (várias mesmo). É assim que encontramos os problemas.

 

Enfim, escrever é muito mais difícil do que parece...
Link to comment
Share on other sites

 

 

 

 

 

Uma dica só: PAREM COM OS SPOILERS NA CRÍTICA

 

O texto deve incentivar o expectador a ver o filme (ou não' date=' se o filme for ruim) e não contar o filme para ele.
[/quote']

Aqui uma observação: acho que esse detalhe depende do tipo de texto. Se você se propõe a escrever sobre qualquer coisa, todas as observações dependerão do tom que quer imprimir à crítica E O PÚBLICO ALVO.

Mas é importante, pra mim dizer que você pode sim escrever sobre qualquer coisa e sim, utilizar spoilers. Imagine se vejo um detalhe que me confere uma visão interessante sobre o final do filme X. Então não posso escrever NUNCA sobre ele? Discordo quanto à aplicação dessa idéia em todos os tipos de textos. Posso, por exemplo, querer escrever exclusivamente para quem já viu o filme ou não se importa com spoilers. Pra mim depende.

Torno a frisar que o título, muitas vezes, reflete muito do que esperar do texto. Se você constrói um texto sobre Evil Dead e o intitula: "Evil Dead - A Morte do Demônio", espero um tipo de texto (talvez um comentário ou um texto que foque em alguns aspectos escolhidos pelo autor), mas se escreve "Evil Dead - A Morte do Demônio - Uma análise da destruição no filme de Sam Raimi" já espero outra (talvez até um texto de cunho argumentativo-dissertativo, que apresenta em sua estrutura a defesa de uma "tese" e tópicos frasais - e não, não estou falando de monografias).

E, nesse último caso, para defender a idéia de que há uma correlação entre as duas coisas, os spoilers, pra mim são permitidos (inclusive os do final do filme, pois são instrumentos preciosos).

Detalhe: embora o título seja o instrumento mais fácil de detecção do tipo de texto que você está escrevendo, existem vários outros. O primeiro parágrafo também é essencial, por exemplo.

Acrescento, portanto, ao que a Madame Bovary disse:

 

1) Definir o tipo de texto que quer escrever e deixar claro para o leitor o que o espera.

Mr. Scofield2008-05-31 12:44:23

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...