Members Moviolavídeo Posted April 9, 2010 Members Report Share Posted April 9, 2010 Fernando Botero nasceu em 1932 na cidade de Medellín, e iniciou sua carreira aos dezoito anos em Bogotá. Passou por Barcelona, Madri, Paris e, no final de 1953, foi para Florença, onde freqüentou a Academia de San Marco. Os dois anos de aprendizagem foram para o artista o período mais importante de sua formação artística. Sua obra é conhecida por suas figuras rotundas e estáticas. Não só seus personagens são roliços e avantajados, mas os objetos também possuem a forma arredondada. Irônico, debochado e, acima de tudo, um grande artista que utiliza de sua arte para dar seu recado de forma sensível e crítica. Atualmente a estética em moda são as mulheres extremamente magras ou mesmo anoréxicas. Percebe-se que alguma coisa está errada nesta cultura da fome (sim porque as criaturas só podem estar anêmicas e com fome numa situação destas. As caras que fazem nos desfiles provam isso). Quote Link to comment
Members Moviolavídeo Posted April 9, 2010 Author Members Report Share Posted April 9, 2010 Para quem quizer conhecer outras obras de Fernando Botero é só conferir no site abaixo: http://www.ocaiw.com/catalog/?lang=pt&catalog=pitt&author=261 Quote Link to comment
Members Plutão Orco Posted April 9, 2010 Members Report Share Posted April 9, 2010 Ele é ótimo artista com sua própria estética, acho até engraça a sua critica a sociedade fascinada com a forma esbelta da magreza. <?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" /> Ele também fez várias esculturas também dos gordinhos, pessoas e animais. Muitas de suas obras estão em Medellín e em outras grades cidades do mundo. Como Tóquio, Cingapura, Buenos Aires e Madri. <?:namespace prefix = v ns = "urn:schemas-microsoft-com:vml" /> Aqui a Monalisa bem gorda. Afinal ela já era gordinha. Poxa ! O cara até pintou uma cena com o Pablo escobar para expressar o absurdo da violência da narco guerrilha em seu país. Plutão Orco2010-04-10 11:39:53 Quote Link to comment
Members jujuba Posted April 9, 2010 Members Report Share Posted April 9, 2010 Não gosto muito, acho que ele distorce, deforma a realidade, como brincadeira com a arte fica bom, como arte em si a ser apreciada...sei lá... Quote Link to comment
Members Stradivarius Posted April 9, 2010 Members Report Share Posted April 9, 2010 Gosto deste aqui: O Botero só não é mais reconhecido fora da Colômbia por estar fora das tendências e vanguardas. Uma vez perguntei pra minha professora de históia da arte a qual movimento o Botero pertencia. Ela disse que nenhum, que ele só pintava essas figuras gordas e ponto. As vezes essa forçação de barra da História da Arte me incomoda (é tipo inserir Caravaggio no Barroco... você se pergunta, pra quê?). Quote Link to comment
Members Moviolavídeo Posted April 9, 2010 Author Members Report Share Posted April 9, 2010 Não entendi o comentário da Maria Shy. Como assim distorce e deforma a realidade?? Quote Link to comment
Members Moviolavídeo Posted April 9, 2010 Author Members Report Share Posted April 9, 2010 Eu diria que Botero é um sátirico que usa sua arte para popularizar, de alguma forma, a arte "acadêmica" e todo seu formalismo. Claro que para ter toda esta visão ele estudou muito e aprimorou sua técnica. Seu estilo "arredondado" é ao mesmo tempo uma crítica, mas, acima de tudo, um gesto de amor visto que ele "traduziu" várias obras famosas para a sua visão rotunda dos personagens e cenários. Isto sem contarmos que este estilo é sua marca registrada assim como cada artista tem a sua. Tem um quadro de Jan Van Eyck que Botero fez sua reeleitura muito particular que é uma obra-prima. (o quadro original é esse: http://pintura.aut.org/SearchProducto?Produnum=2928) e a sua reeleitura é essa: http://www2.ilch.uminho.pt/portaldealunos/Estudos/EPF/AH/TCH/P1/Ana%20Paula/Botero_img2.jpg Quote Link to comment
Members Moviolavídeo Posted April 9, 2010 Author Members Report Share Posted April 9, 2010 "Botero gosta de sublinhar que a deformação na arte tem uma longa tradição histórica – e que seria a arte senão deformação da realidade originada por uma inquietude estética num sentido preponderante de tarefa estilística? Giotto, Rafael, El Greco, Rubens, Picasso e tantos outros deformaram a realidade para formular algo diferente. Assim, para estes, como para Botero, o exagero constante e abrangente torna a deformação uma regra, transformando-a depois em estilo. Porém, a deformação sem um objectivo superior seria uma caricatura ou mesmo uma monstruosidade, o que não acontece em Botero. A sua deformação manifesta sempre um desejo de acentuar a sensualidade da imagem." Bibliografia: Hanstein, Mariana,Botero, Taschen, Colónia, 2004 Melhor definição eu ainda não encontrei sobre a obra de Botero Moviolavídeo2010-04-09 20:42:37 Quote Link to comment
Members jujuba Posted April 10, 2010 Members Report Share Posted April 10, 2010 Então, tu viu no texto aí sobre deformação da realidade? By the way, sobre essa predileção (?) de alguns artistas pintarem mulheres e pessoas gordas, fora o lance de ostentar fartura e tals tb pode haver o lance da forma. Olho p/ as pinturas de Botero e vejo circulos em tudo... aff! Mas o fato de não gostar das pinturas de Botero é que gosto dos gordos retratados pelos impressionistas. Botero os deforma demasi, eles parecem "inumanos". Quote Link to comment
Recommended Posts