Jump to content
Forum Cinema em Cena

Festival do Rio 2010

Recommended Posts

Infelizmente' date=' não irei esse ano. Mas é imperdoável a ausência da Palma de Ouro.[/quote']

Nem me fale, hoje começa uma retrospectiva do Apichapingue-pongue Whereareyou aqui em SP, espero que seja pro público ficar afinado com a obra do cara.05

Esse ano eu vou causar na Mostra SP, vai ser a primeira vez que tiro férias apenas pra isso. 06

Infelizmente' date=' não irei esse ano. Mas é imperdoável a ausência da Palma de Ouro.[/quote']

Nem me fale, hoje começa uma retrospectiva do Apichapingue-pongue Whereareyou aqui em SP, espero que seja pro público ficar afinado com a obra do cara.05

Esse ano eu vou causar na Mostra SP, vai ser a primeira vez que tiro férias apenas pra isso. 06

Parece que o Uncle Boonmee vai passar sim na mostra SP e por isso que eu acho imperdoável.11

Alguém tem conhecimento desse Skolimowski e de Bruno Dumont? Além da Mostra Panorama do Cinema Mundial (vou tentar pegar os novos de Sofia Coppola, Allen, Godard e Yimou pelo menos), tem a mostra desses dois que me pareceram interessantes, mas o crédito no IMDb é baixo, apesar de isso pouco servir para diretores estrangeiros de fama menor.ltrhpsm2010-09-23 19:04:26

Eu estou pensando em pegar "A vida de Jesus" dele, porque é no mesmo dia do novo do Sollondz (nunca vi nada, mas o pessoal aqui elogia tanto), "A vida durante a guerra". Mas o importante é correr atrás de garantir "Somewhere". Vou ver alguma coisa mais tarde, nem sei o quê...

Bah e esses novos de Godard e Kiarostami? Sei lá, também nunca vi nada deles e não estou animado, mas talvez dê para eu pegar os dois também.ltrhpsm2010-09-25 14:28:55

Eu não vi A Vida Durante a Guerra, mas que eu saiba ele é uma continuação de Felicidade, onde o Solondz retoma os personagens mais de 10 anos depois. Seria preferível você assistí-lo antes de ver o novo.

O Dumont tem seus defensores também, conheço alguns que adoram A Vida de Jesus e Twentynine Palms, embora digam que o melhor dele seja o seu mais novo, Hadewijch.

A Vida Durante a Guerra vai entrar em cartaz Sopa, precisa só ver se vai sair no Rio...

Vi o do Bruno Dumont ontem. Olha, é bem polêmico, se você curte um cinema ortodoxo ao melhor estilo Robert Bresson (cheio de dogmas...) vale a pena assistir. O curioso é que chega um ponto no filme onde isso muda drasticamente (dá pra perceber pela trilha sonora).

Eu gostei sim.

Até aqui só vi estes:

1) Em um mundo melhor, de Susanne Bier - 9/10

2) Uma família, de Pernille Fischer Christensen - 7/10

3) 180 graus, de Eduardo Vaisman - 7/10

4) A woman, a gun and a noodle shop, de Zhang Yimou - 6/10

5) Passione, de John Turturro - 4/10

Uma coisa que eu não entendo é só o Kinoplex São Luiz, só porque é no Largo do Machado poder receber o Festival, assim como o Cinemark Downtown. Bem que poderia ter em algum cinema da Zona Norte ou da Zona Oeste, aí eles põem uns filminhos mixurucas da Prefeitura e falam que estão levando a cultura a todas as regiões, pff...

Sem falar que esse "Passione" que eu fui obrigado a ver (1h pra chegar e tinha de esperar mesmo) nem avisaram que tinha sido trocado (esperava ver o espanhol "Eu também"). Pelo menos valeu pelo filme da Bier, o único digno de ser registrado para quando for lançado à vera.

Porém a minha seleção para segunda, terça e quarta (mais seis filmes, se me for concedida a oportunidade) traz os filmes que mais espero e mais bem falados. Ao final eu tento escrever um resumão que fica mais fácil, pois devo estar mais descansado até quinta-feira que vem.

Terminei assim:

1) Em um mundo melhor, de Susanne Bier - 9/10

2) Somewhere, de Sofia Coppola - 8/10

3) Adrienn Pál, de Agnes Kocksis - 7/10

4) Uma família, de Pernille Fischer Christensen - 7/10

5) 180 graus, de Eduardo Vaisman - 7/10

6) A woman, a gun and a noodle shop, de Zhang Yimou - 6/10

7) A vida de Jesus, de Bruno Dumont - 6/10

8) Passione, de John Turturro - 4/10

• 3 weeks later...