Jump to content
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Forum Cinema em Cena

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Filmes mudos: indicariam quais ?

Featured Replies

• Members

Pois é, apesar das limitações, ainda costumo assistir, gostando, muitos filmes mudos.

A bem da verdade, não conheço muita gente que tenha a mesma mania, 02 mas, indico como um dos melhores da "espécie" o "Safety Last !", do Harold Lloyd ...

MV5BMTg4MzE5NDIyOF5BMl5BanBnXkFtZTYwNzU2MDI2._V1._SX420_SY286_.jpg

... cuja cena memorável é meu avatar.

Não nego, tenho dificuldade de encontrar filmes mudos na minha cidade, mesmo assim, já assisti  a vários, por exemplo, Nosferatu  do Murnau ...

nosferatu.jpg

...  Metropolis do Fritz Lang (excepcional, diga-se) ...

metropolis.jpg

... The Birth of a Nation do D. W. Griffith...

birth1.jpg

... vários do Chaplin (o meu referido é "Em Busca do Ouro") ...

gold3.jpg

... Ben Hur do Fred Niblo ...

Ben1.jpg

... além das comédias do Hal Roach.

Laurel-and-Hardy.jpg

E aí. Alguém mais curte estes filmes por aqui ?

E que indicam, em se falando de tais filmes ?

Abs,

Rolex2010-12-07 12:14:42
  • Members

Do Murnau eu indico Aurora, Country Girl (bem simpático), e Phantom (este sendo totalmente silencioso).

E vale a pena conhecer o Guy Maddin, um diretor canadense que sempre experimenta nos seus filmes, sempre homenageando o cinema mudo (veja "Arcanjo").

• Members

Endosso as indicações do Rob, só discordo com o "já bastam"... O cinema mudo foi bem além disso.

Além dos já citados no tópico, indico qualquer um mudo do Dreyer (destaque para A Paixão de Joana D'arc - dos maiores filmes já feitos, silenciosos ou não), do Ozu (destaque para I Was Born, But...), do Mizoguchi, do Ford, do Lang, do Epstein (destaque para A Queda da Casa de Usher), do Renoir, René Clair, Josef Von Sternberg (atenção que saiu uma caixa com 3 filmes incríveis dele, pela Criterion), Erich von Stroheim, Louis Feuillade (principalmente Fantomas e Les Vampires), Ernst Lubitsch... o expressionismo alemão (pelo menos O Gabinete do Dr Caligari), os filmes dos anos 20 do Herbert Brenon, alguns do Gordo e o Magro (destaque para os dirigidos pelo Leo McCarey), The Lodger do Hitchcock... Ah sim, do Murnau, além dos que o Stradivarius citou, Faust, A Última Gargalhada e Tabu são obras-primas incontestáveis.

Pronto, agora melhorou 06
Schonfelder2010-12-09 12:24:30
  • Members

Vi recentemente um filme brasileiro mudo de 1931.

Se chama "Limite".

A  história é sobre amor/traíção, 2 mulheres,1 homem que acabam perdidos, a deriva no mar num pequeno barco.

A sede, a fome, a desesperança ... tudo é filmado lentamente de um jeito angustiante... aff!

By the way, deve ser um dos primeiros e a cópia que vi tinha uns defeitos em algumas partes.
MariaShy2010-12-09 16:24:07
  • Members

Endosso as indicações do Rob' date=' só discordo com o "já bastam"... O cinema mudo foi bem além disso.

Além dos já citados no tópico, indico qualquer um mudo do Dreyer (destaque para A Paixão de Joana D'arc - dos maiores filmes já feitos, silenciosos ou não), do Ozu (destaque para I Was Born, But...), do Mizoguchi, do Ford, do Lang, do Epstein (destaque para A Queda da Casa de Usher), do Renoir, René Clair, Josef Von Sternberg (atenção que saiu uma caixa com 3 filmes incríveis dele, pela Criterion), Erich von Stroheim, Louis Feuillade (principalmente Fantomas e Les Vampires), Ernst Lubitsch... o expressionismo alemão (pelo menos O Gabinete do Dr Caligari), os filmes dos anos 20 do Herbert Brenon, alguns do Gordo e o Magro (destaque para os dirigidos pelo Leo McCarey), The Lodger do Hitchcock... Ah sim, do Murnau, além dos que o Stradivarius citou, Faust, A Última Gargalhada e Tabu são obras-primas incontestáveis.

Pronto, agora melhorou 06
[/quote']

Concordo contigo, é que me expressei mal, seria um "já bastam PARA COMEÇAR a conhecer o cinema mudo e toda sua qualidade"....quis ser resumido e esqueci dessa parte (pensei e não escrevi). 06

Não tive mta chance de ver os mudos do Tio Hitch ainda, mas ainda vejo um dia...mas dos filmes do Murnau são sensacionais mesmo. Adoro M - O Vampiro de Dusseldorf, apesar de não ver o filme tem um bom tempo.

Ah, outro que gosto mto: O Nascimento de uma Nação, embora não lembre mais nada dele. 06

• Members

Estão todos mudos pelo que estou vendo

Tem alguns no youtube' date=' dá para fazer download com alguns programas e colocar em DVD, boa idéia né?
[/quote']

Excelente idéia, tive que fazer isso com alguns filmes do Hitchcock...

E gosto dos filmes do Chaplin, ele faz tudo ficar tão simples que eu acho que não teria graça se tivesse áudio...

• Members
Tem um excelente filme do Yasujirô Ozu chamado A Story of Floating Weeds. Recomendo!

Vi a refilmagem já colorida e com som que o próprio Ozu fez, foi um dos que mais gostei dele.Stradivarius2010-12-21 10:11:13

• Members

O Garoto - Sua simplicidade e a história são lindas.

O Gabinete do Doutor Caligari - Vale pelo visual.

Metrópolis - Gosto da mensagem realista que ele passa.

Nosferatu - Um dos melhores filmes de vampiro.

Lucy fer2010-12-21 10:15:19

• Members

Vi a refilmagem já colorida e com som que o próprio Ozu fez' date=' foi um dos que mais gostei dele.[/quote']

Não sabia dessa versão em cores do filme. Vou correr atrás de uma cópia.

Kazuma Kiryu2010-12-21 21:50:43

• Members

Não podemos nos esquecer de Viagem a Lua de George Meliés

TripMoon2.jpg

Bons tempos... Em poucos minutos, a riqueza dos detalhes, o respeito a cada ato, uma legitima peça teatral...10

E a visão que eles tinha da Lua naquela época, como os tempos mudam...06

• Members

Pessoal,

Buster para

mim era um pouco mais talentoso que Chaplin, dominava mais todos os

fundamentos, poderia fazer mais que humor, mesmo assim Chaplin fez filmes

melhores. Lembro-me de ter visto um filme com os dois Gênios juntos, só não

lembro o nome...

• Members

Outro gênio que quase não é lembrado é Buster Keaton' date='tão genial quanto Chaplin.

O filme essencial dele é O General.

Buster+Keaton+in+The+General+1927.jpg [/quote']

Na verdade é A General, adoro esse...o indiquei ali acima. O nome refere-se a locomotiva.

• 2 months later...
  • Members

Tem o clássico A Caixa de Pandora, do Pabst que também é muito bom.

Nanook, o Esquimó vale a pena assistir. É o bisavô dos documentários atuais.

Também tem um que vi naquele livro dos 1001 filmes. Chama Haxan - A Feitiçaria Através dos Tempos. É um documentário meio bizarro, mas bem legal também.