Members Calvin Posted January 27, 2013 Author Members Report Share Posted January 27, 2013 Lido Lavoura arcaica e Revisto o Filme! Que trabalho genial de Adaptação! "Lavoura Arcaica" Não é uma leitura Fácil... Só de pensar no esforço dispendido para adaptar essa obra já cansa. Para tanto, requer muito talento e competencia, e, convenhamos, Luiz Fernando Carvalho tem de sobra. Existem trechos do livro que exigem ler a pagina varias vezes que deram cenas Sensacionais!!Adaptaçao de alto nivel e direção de arte / fotografia que impressionam. Com certeza muita gente que fala mal do filme nao tem ideia da complexidade que é adaptar uma obra literaria para o cinema que esta longe de ser objetiva. O filme é por si só uma superação , revolucionando, por adaptar uma obra que possui um gênero atípico e até mesmo dentro da literatura tem um viés modernizante de ruptura formal em que prosa e lírico se misturam. Dez anos se passaram, e chega a ser triste que, em se tratando de cinema, pouco é produzido no Brasil com qualidade que chegue perto de um trabalho deste. Eu,particularmente,tenho algumas ressalvas quanto a extensão do filme que poderia ser mais "acessível"... ter um timming mais "fluido", tbm nao sou muito chegado à dimensão excessivamente poética e algumas atuaçoes demasiadamente teatrais no filme porem todas essas opções do diretor mostram como ele preferiu ser fidedigno à obra, homenageando-a do que estar preocupado em acumular publico. Senhor Raul Cortez "subtraindo para si ou para outrem, mediante violencia ou grave ameça" (roubando) a cena!! O cara destrói. Simplesmente fantastico o controle pleno do personagem que o ator teve encenando o pai de André! Para mim a atuação de Raul cortez é um dos pontos altos do filme. O dialogo entre o pai (Raul Cortez) e o filho (Selton Mello) é uma das MELHORES cenas DE TODOS OS TEMPOS no Cinema Brasileiro e magistralmente adaptada do livro!! Quote Link to comment
Members Calvin Posted October 11, 2013 Author Members Report Share Posted October 11, 2013 O Livro O livro escrito Mario Puzo tem muita qualidade, a história é quase um tratado antropológico da máfia. Chega a passar a impressão que de fato o autor teve um contato com a máfia ou, no mínimo fez um trabalho de campo de imersão neste submundo. É apresentada a ética, a lógica e a conduta desses indivíduos em meio a sociedade com habilidade. Aproximando o leitor à racionalidade da máfia e também ao “código da máfia” (o leitor acaba compreendendo os motivos e tendo contato às razões que motivam as atitudes criminosas e a “filosofia” das “famílias”). Através do personagem de Don Corleone, é mostrado um modo de sobrevivência que se transforma em estilo de vida, injetando doses de simpatia e carisma na atitude de organizações criminosas e invertendo os papeis do Estado (maquina burocrática, polícia, políticos) que passa a ser associado ao papel de corrupto/corruptor. É muito interessante pois passa bastante naturalidade nas atitudes da máfia italiana (metaforizada na família corleone) como algo comum, corriqueiro, não exatamente “aceitável/juistificável” mas a certo ponto verossímil, uma realidade que existe. Uma curiosidade interessante é que Marlon Brandon ficou inicialmente com um pé atrás e demorou um pouco de aceitar o papel de de Don Corleone com receio de que fosse contribuir para “propaganda da máfia”. Tanto é que no filme, propositalmente, evita-se, literalmente, a pronuncia da palavra “máfia”. O escritor consegue deixar o leitor imerso naquele universo da máfia e passar a impressão que de fato os personagens vivem em um lógica e ética diferente da sociedade. Manifestadamente um tributo a cultura italiana, não tem como após a leitura não ficar familiarizado com expressões reiteradas no bojo da obra como “omertá, consigliere, don, pezzonovante, etc... Enfim sem querer estragar detalhes relevantes da obra, ainda sendo um bestseller e tendo alguns inevitáveis clichês comuns, o livro é muito bom, muito bem escrito, tem cenas realmente emocionantes e ler o livro antes de assistir o filme é um “esforço” que é muito bem recompensado com a sublime adaptação do livro, de fato, “projetado” nas telas. Realmente é coisa de mestre conseguir ser fiel ao livro sem omitir muitos personagens ou mudar o perfil psicológico de alguns, ferindo a obra original para, supostamente, colocar um “ritmo de cinema”, ou puramente para lucrar algumas cifras milionárias, descaradamente, a fim de lucrar algumas milhões de cifras de dólares americanos, ou até mesmo escrever a historia como gostaria que realmente tivesse sido escrita! E, convenhamos O Poderoso chefão é Brilhantemente adaptado (pelo menos a “parte I”). O Filme A essência do livro é totalmente presente no filme, a trilha sonora, figurino, cenário, ATUAÇÕES etc não foram nem um pouco modestos. Tudo é de qualidade Premium; musicas vibrantes, atores escolhidos a dedo, uma classy atmosfera noir dão vida ao livro. Não poderia também ser diferente tendo o próprio puzo como roteirista hahaha. E os poucos 33 anos de Francis Ford Coppola, literalmente “calou a boca de muita gente”!! Ainda que alguns detalhes, como a tensão de iminência constante de guerra só possa ser captada por quem tenha lido o livro ela está ali presente e latente o tempo todo! Alguns detalhes tais como a morte de Paulie Gato, o estupro da filha de Amerigo Bonasera, Vida Pessoal de Jhonny, Nino Valenti infelimente acabam sendo omitidos no entanto conseguem dar mais ritmo a narrativa! E muitas partes boas acabam se perdendo porque ficaram difíceis de ser costuradas nas seqüências e acabaram sendo substituídas por “barrigas” nas continuações (parte II e parte III) que apesar de “bons” não tem nem de longo o brilho do Excelente prequel Godfather: Part I. Deste modo, a primeira parte da “trilogia” esbanja fidelidade à obra e não cria eventos novos! Basicamente o livro concentra-se em Don Corleone e o filme talvez pela brilhante atuação de Al Pacino, muda os rumos das coisas, dá muito pano pra manga para que Michael ganhasse uma projeção independente nas continuações e ele acaba alçando o posto,de fato, de poderoso chefão. Presencia-se o despertar de um príncipe à evolução de um rei. Por ser da década de 70, o filme foi um marco inquestionável na carreira de Al Pacino que até então era iniciante e não tinha feito nada de visibilidade!!! Consagrou a imagem de badass de Al pacino forever que viria a ser absurdamente aprofundada e mais consagrada ainda com o maravilhoso SCARFACE.... Dustin hoffman tbm havia sido cotado pra encarnar Michael Corleone que eu aposto que iria fazer muito bonito mas convenhamos q Al pacino é 140% psicopata sinistro from hell.... Enfim... Um filme fantástico, uma adaptação de peso com qualidade extraordinária que consagrou diversos ícones do cinema e REVOLUCIONOU absolutamente os filmes de gangster/máfia. Não é a toa que em qualquer lista que quer ser levada a sério de tops do cinema tem esse filminho no topo. Quote Link to comment
Members Lucy in the Sky Posted October 12, 2013 Members Report Share Posted October 12, 2013 Recentemente eu li The Brave (Gregory Mcdonald) e Ensaio Sobre a Cegueira (José Saramago). Lendo os livros a gente nota que nos filmes eles suavizaram as coisas, mas eu ainda gosto muito de O Bravo (filme). De Ensaio Sobre a Cegueira eu nunca gostei muito. São livros chocantes, o primeiro mais pela inversão de perspectiva do que pela violência, o segundo por escancarar o quanto o ser humano é nojento. Eu, Christiane F., 13 Anos, Drogada e Prostituída (Livro 1978; Filme 1981) Christiane F. – Wir Kinder vom Bahnhof Zoo (br: Eu, Christiane F., 13 Anos, Drogada e Prostituída ) é um filme alemão de 1981, baseado no livro homônimo, escrito pelos jornalistas Kai Hermann e Horst Hieck, publicado e editada pela revista alemã Stern em 1978, que narra a história da personagem principal Christiane F., uma consumidora de drogas. É irritante como sempre aparece um livro que eu quero ler, mesmo que minha lista de leitura já seja enorme. Calvin 1 Quote Link to comment
Members Calvin Posted October 12, 2013 Author Members Report Share Posted October 12, 2013 Recentemente eu li The Brave (Gregory Mcdonald) e Ensaio Sobre a Cegueira (José Saramago). Lendo os livros a gente nota que nos filmes eles suavizaram as coisas, mas eu ainda gosto muito de O Bravo (filme). De Ensaio Sobre a Cegueira eu nunca gostei muito. São livros chocantes, o primeiro mais pela inversão de perspectiva do que pela violência, o segundo por escancarar o quanto o ser humano é nojento. Já eu tive uma impressão um pouco diferente (...mas ainda assim parecida com a sua) em assistir ensaio sobre a cegueira sobre o que vc falou sobre "suavizar" as coisas. Acho ambos (livro e filme) legais mas tive a impressão que a essência do livro nao foi totalmente captada!! Nao sei explicar...nao acho que o sofrimento da obra foi "mitigado" na adaptação....MAS achei que o filme peca um pouco na trilha....fotografia fria....nao sei ao certo! Alguns detalhes no conjunto da obra quando transposto para as telas deram uma atmosfera por demais pálida, meio insossa...dava para o filme ser ter um visual mais DARK mais intenso e consequentemente um pouco mais de sofrimento do que aquela ótica chuvosa e nublada e com névoa apenas.... No entanto, apesar das criticas, gosto bastante do filme pelo respeito aos detalhes e integridade do roteiro em relação ao livro de Saramago! Quote Link to comment
Members Lucy in the Sky Posted October 13, 2013 Members Report Share Posted October 13, 2013 Eu assisti ao filme antes de ler o livro e assim que apareceu em DVD. Gosto dos dois basicamente pelo mesmo motivo, só que acho o livro muito mais forte, acho que mostra uma degradação e um sofrimento mais intensos, por isso o livro me atingiu mais que o filme. Quote Link to comment
Members Calvin Posted October 25, 2013 Author Members Report Share Posted October 25, 2013 Novidade! (Pelo menos para mim) A menina que roubava livros virou filme! prévia do elenco e poster! Tem trailer já no imdb!(http://www.imdb.com/title/tt0816442/?ref_=nv_sr_1) parece ser beeeeem pipoca, aquele tipo de adaptação do tipo "o caçador de pipas" mas...enfim, fiquei com vontade de ver. Quote Link to comment
Members MajinBoo Posted October 25, 2013 Members Report Share Posted October 25, 2013 Dois que achei muito fodas é Dr Jehyll e Mr. Hyde e Clube da Luta. Que curte Clube da Luta, leia o livro Zona Autônoma Temporária do Hakim Bey., Quote Link to comment
Members Calvin Posted January 2, 2014 Author Members Report Share Posted January 2, 2014 Eu li o próprio clube da luta do palahniuk e depois fui rever o filme e a experiência eh bastante rica. O filme se transforma. Qual é a relação desse "ZONA AUTÔNOMA TEMPORÁRIA" com o filme, majinboo??? Quote Link to comment
Members Calvin Posted January 12, 2015 Author Members Report Share Posted January 12, 2015 Gone girl Terminado de ler o livro neste momento, e ansioso para ver o filme.... em breve edito o comentário com as impressões de filme e livro quando eu acabar ambos. Quote Link to comment
Members Questão Posted January 12, 2015 Members Report Share Posted January 12, 2015 Não li o livro, mas confira o filme, CALVIN. GONE GIRL é excelente! Li MINORITY REPORT, conto que deu origem ao filme do Spielberg de mesmo nome. A história do Philip K. Dick é muito boa, mas acho que o Spielberg foi além no universo que o Dick criou. A problemática sobre destino vs livre arbítrio que o conto só arranha foram bem mais aprofundados pelo filme. E achei muito boa a alteração que o filme fez com os precogs, que no filme não possuem retardamento mental, o que torna mais controverso a decisão de deixa-los praticamente em um coma permanente. E no geral, o filme é bem fiel ao universo criado pelo K Dick neste conto, só que maximizou os pontos positivos ao meu ver. Fora que o filme tem bem mais ação do que o conto, o que cabe muito bem em uma história de fugitivo como é MINORITY REPORT. Calvin 1 Quote Link to comment
Members Calvin Posted January 14, 2015 Author Members Report Share Posted January 14, 2015 tava bem off do forum, mais de um ano sem "pisar" aqui.... ( nem sabia que ele ainda tava ativo,tbm....) bom ver vc por aqui, Questão!! abs! Quote Link to comment
Members Calvin Posted January 18, 2017 Author Members Report Share Posted January 18, 2017 Gone girl Terminado de ler o livro neste momento, e ansioso para ver o filme.... em breve edito o comentário com as impressões de filme e livro quando eu acabar ambos. (com 2 anos de delay, VISH, esqueci totalmente de passar minhas impressões) Recomendo fortemente a leitura e imediatamente após o filme. Sensacionais!! _____________________________________ ONDE OS FRACOS NÃO TEM VEZ (2007, COEN Broders) - não consegui upar imagens :/ -LIVRO E FILME Depois de passar anos sem entender o Glamour que esse filme tinha, achando que todo o reconhecimento e estatuetas desse filme, bem como todo e qualquer trabalho dos coen subestimado (hahaha assisti muito novo nao saquei bulhufas na época), resolvi comprar o livro há anos atras, que ficou inerte por muito tempo na estante kkkkkkk, e vencendo a inércia, Por duas vezes começado a leitura do livro e desistido em 1/3, metade,....enfim acabei o lendo todo, e todo esforço depois valeu a pena, depois que vc pega o filme pra reassistir entendendo o contexto, o que se passa, e toda a sutileza da armagura e brutalidade da película fazendo sentido, se mostrando belissimamente transposta na tela com uma fotografia absurda! Quando no deparamos hoje em dia com chacina em presidios e brutalidades cotidianas, percebe-se, infelizmente como a temática da natureza humana cruel é uma constante...Muito Fod* e genial, filmes e livros. li em 2015 e hj deu uma vontade de reler e rever o filme, muito válido, ambos.... que em certo modo são complementares, e recompensadores... pena a obra ser pouco discutida e fomentada!!! o livro é muito denso e dificil de pegar as peculiaridades e metaforas envolvidas, achei apenas um video no youtube recentemente comentando o livro, canal estante éterea, vale muito a pena!! Leitura extremamente complicada, mistura o discurso indireto livre com narração e pensamentos dos personagens! tudo sem emprego de travessão, e emprego escasso de pontuação... uma leitura hard mas muito bem escrita, diferente. cheio de metaforas e um retrato cético e pessimista da humanidade que faz toda a brutalidade do filme/livro/vida fazer sentido Quote Link to comment
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