Jump to content
Forum Cinema em Cena

Guerra = Evolução?


Rafal
 Share

Recommended Posts

  • Members

Sith, você está generalizando. Conflitos na África não se reduzem a ditadores matando meia dúzia de gato pingado. E mesmo a sua definição de guerra é meio duvidosa, pois está desconsiderando guerra civil. Ou vai me dizer que guerra civil não é guerra? E mesmo porque na sua definição de guerra entra a definição de Estado, que é uma outra definição discutida (é uma discussão bem mais complexa envolvendo termo nação e Estado). Há várias opiniões a respeito de Estado, e além disso, o Estado como conhecemos é algo moderno. Então conflitos medievais não podem ser considerados guerras? E sobre os problemas da África serem devidos (e corretamente) ao imperialismo temos dois lados: primeiro, você confirma que somente as potências podem ter exércitos, pois somente elas podem trazer algo de bom para a sociedade; segundo, cai meio em que uma contradição pois a atual situação da África é consequência do imperialismo europeu, imposto pela força através de guerras. Ou então a invasão do Afeganistão pela URSS, que se enquadra nesta sua definição de duas nações. Qual o benefício? No final tivemos um país arrasado com um ambiente propício à acessão de regimes fundamentalistas.

Hora nenhuma eu neguei que guerras trazem avanços. Eu mesmo disse que a indústria bélica é como uma empresa qualquer que financia projetos de seu interesse. Mas o que eu problematizei foi o fato de guerra=evolução, esta afirmação simplória. Guerra não é necessária para a evolução humana,e funciona até o contrário: estamos trocando ganhos materiais por ganhos para a sociedade. O pior não é a perda instantânea, mas a cicatriz que a guerra deixa. As marcas. Ou você acha que a Guerra do Vietnã já passou? Que a atual geração nem se dá conta que ela ocorreu? Sem entrar no estrago social e no sistema produtivo, bom exemplos destas marcas são pessoas até hoje nascerem com problemas devido às bombas atômicas ou ao agente laranja.

Conan o bárbaro2006-8-10 13:32:9
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 142
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

 

Guerra não é necessária para a evolução humana

Mas é o meio pelo qual a humanidade está evoluindo,para melhor?Infelizmente não.

Todas as tecnologias(quer na área de saúde,automobilística etc...) foram adaptadas da guerra para o dia-a-diasmiley2.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Saiu uma reportagem na Superinteressante falando das atrocidades cometidas pelos médicos nazistas' date=' também falava dos avanços conseguidos graças á estas atrocidades e no final peguntava se era ético ou não usar os resultados destas para o bem da medicina. A questão ética é porque milhares de pessoas morreram de forma horrível para conseguir estas informações.


[/quote']

E que avanços foram estes? Não teve nenhum significativo...E hoje em dia este negócio de avanços em guerra não tem mais nada a ver.

Humm... e o q me diz sobre.... GPS, operação a longa distância, tecnologia Wireless, utilização do laser como objeto cortante, lentes de visão noturna, radares para trafego aereo... todos eles em constante desenvolvimento após a Guerra do Golfo até hj...

Sinceramente, não são grandes avanços (comparados com outros). Podem ter sido inovações tecnológica interessantes, mas dizer que são indispensáveis e que representa o progresso (e progresso não significando rumo a um mundo melhor) é meio exagero. O que acontece é que a ciência hoje em dia é patrocinada, e a indústria bélica funciona como uma outra empresa qualquer, que financia projetos para o seu interesse.

Bem, o importante é que Guerra=evolução não se aplica. Se fosse assim, a nossa sociedade seria a maior maravilha. Mas o que vemos é países destruídos por guerras. Pior, não só pessoas sofrendo com guerras mas gerações e gerações após ainda sofrerão por causa das consequências da guerra. Não somente de números de quantos morreram mas toda uma comunidade condenada (por exemplo, a África). Pegando o exemplo da África, se guerra fosse evolução, o continente seria de primeiro mundo. Mas aí nós vamos falar que isso só se aplica aos exércitos de ponta dos países industrializados. Isto significa então que somente eles teriam o direito de possuir exércitos?

Antes de mais nada, desde quando tem guerra na África, como o Marko falou em outro tópico, guerra é confronto de duas ou mais nação militarizadas (No Líbano agora é uma guerra, pq a ONU reconhece o Hezbolha como insurrentes, assim com as FARC), na África existem diversos massacres, ditadores q matam e assassinam a população, um exerceito inteiro de um país contra um bando de gatos pingados opositores ao governo, pelo q eu saiba, isso não são guerras, além disso desde a formação obrigatória pela Europa de formar paises na África, ela não tem condições de se sustentar economicamente, logo é impossível para ela manter centros de pesquisa, escolas, etc... os problemas normais q todos conhecem em relação a África...

Mas agora, negar q guerras trazem evoluções tecnologicas, é negar um fato, não está sendo discutido nesse tópico o merito de se fazer uma guerra, guerras existiram, exsistem e sempre iram existir, nada muda a história, avanços cruciais para a evolução humana foram sim desenvolvidos nas guerras, e esse fato não muda, um exemplo moderno é a técnologia Wireless, (para quem não sabe é a intregação de diversas mídias por contato direto sendo por satelites e ou lasers, sem precisar de fios para esse contato), os celulares tão comuns hj em dia são os q mais tiram proveitos dessa tecnologia, televisões digitais, carros em rodoviais britanicas que andam sozinhos, um médico no EUA podendo operar um paciente nas Filipinas, os pregões nas bolsas do mundo todo... isso foi começado a ser desenvolvido na Guerra do Golfo, com a intregação de tanques e caças, para que não se atacassem...

Pessoas morrem nas guerras, sim, morrem, podemos evitar isso, não, não podemos, então já q elas são inevitaveis, so resto a utilização delas para testar novas tecnologias que no futuro venham a favorecer a raça humana...

Não querendo ser chato, mas já sendo seu conceito de guerra está distorcido. A guerra não é evolução como o Conan postou, se fosse assim os países africanos o seriam os mais desenvolvidos do mundo. O desenvolvimento gerando durante algumas guerras é mais em função de grandes potências bélicas, que guerreiam fora de sua terra e isto é natural.

Guerra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Guerra é uma disputa violenta entre dois ou mais grupos distintos de indivíduos mais ou menos organizados. A guerra pode ocorrer entre países ou entre grupos menores como tribos ou facções dentro do mesmo país. Em ambos os casos, pode-se ter a oposição dos grupos rivais isoladamente ou em conjunto. Neste último caso, tem-se a formação de aliança(s).

Zonas do Mundo onde ocorrem conflictos armados

Zonas do Mundo onde ocorrem conflictos armados

 

O engraçado que as potências não estão em guerra direta dentro de seus territórios, e graças a isto ficam a cada dia que passa as mais avançadas. Enquanto os outros ficam na merda.smiley11.gif

Guerra= Aressmiley36.gif

Plutão Orco2006-8-10 14:1:41
Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...
  • Members
se não existisse guerra não teria evolução.    durante toda história teve guerra' date=' por que agora teria que acabar.[/quote']

 

Só faltou você achar que guerra é paz. <?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

Quando não teve guerra teve o que? Alguma coisa ruim? Ou será este o resultado de calamidades não é em função das guerras. Vale lembrar novamente que se guerra fosse boa coisa, a África seria um dos continentes mais desenvolvidos.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

sim!

 

06

 

Por incrível que pareça, sim, a guerra leva ao desenvolvimento.

 

Ressaltando que não estou citando guerras apenas como conflitos armados. A concorrência é uma guerra (revolução industrial). Dois cientistas de opiniões contrárias lutando para confirmar as suas é uma guerra (pasteurização). Países buscando superioridade é uma guerra (corrida espacial e armamentista).
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Nossa! cirugia plástica e bomba atômica são o resumo do desenvolvimento humano.

Antes de tudo me definam evolução, por favor.

É muito confortável falar da guerra deste ponto de vista inocente e ingênuo. Fale isso para um soldado da primeira guerra (hipoteticamente), e você leva um safanão. A primeira guerra deixou um trauma profundo na civilização européia, abriu caminho para crises econômicas e sociais, que vinte anos mais tarde teria consequências mais graves.

Observar somente (alguns) avanços técnicos e esquecer toda uma desestruturação social. Por gerações, os homens tentaram construir uma formação social que fornecesse estabilidade e condições de vida (eu pego o exemplo da teoria hobbesiana), e me falam que a guerra é benéfica à humanidade?

 

E guerra não é mesma coisa que competição. E há também diferença entre guerra e estado de guerra. E além disso, quem disse que industrialismo é algo benéfico? Se existisse progresso, nós viveríamos no melhor dos mundos atualmente.
Conan o bárbaro2007-09-04 21:03:44
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Nossa! cirugia plástica e bomba atômica são o resumo do desenvolvimento humano.

Antes de tudo me definam evolução' date=' por favor.

É muito confortável falar da guerra deste ponto de vista inocente e ingênuo. Fale isso para um soldado da primeira guerra (hipoteticamente), e você leva um safanão. A primeira guerra deixou um trauma profundo na civilização européia, abriu caminho para crises econômicas e sociais, que vinte anos mais tarde teria consequências mais graves.

Observar somente (alguns) avanços técnicos e esquecer toda uma desestruturação social. Por gerações, os homens tentaram construir uma formação social que fornecesse estabilidade e condições de vida (eu pego o exemplo da teoria hobbesiana), e me falam que a guerra é benéfica à humanidade?

 

E guerra não é mesma coisa que competição. E há também diferença entre guerra e estado de guerra. E além disso, quem disse que industrialismo é algo benéfico? Se existisse progresso, nós viveríamos no melhor dos mundos atualmente.
[/quote']

 

Estamos aqui nos referindo a assuntos de tecnologia. Se o mundo ficou moralmente e socialmente melhor com essas guerras é outra história.

 

O que me diz da guerra fria? Sem conflitos armados diretos, e a tecnologia e o conhecimento astronômico deu um grande salto para toda a humanidade.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

concordo com o anakin!! sem guerra a humanidade nao vive, nao se desemvolve, nao se estrutura, nao desenvolve, nao existe!!! seja a guerra de qualquer forma ou por qualquer ideologia, o combate a s.i.d.a  e ao cancer são guerras!!!!  ilusão e achar que nao e da natureza humana a guerra!

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Nossa! cirugia plástica e bomba atômica são o resumo do desenvolvimento humano.

Antes de tudo me definam evolução' date=' por favor.

É muito confortável falar da guerra deste ponto de vista inocente e ingênuo. Fale isso para um soldado da primeira guerra (hipoteticamente), e você leva um safanão. A primeira guerra deixou um trauma profundo na civilização européia, abriu caminho para crises econômicas e sociais, que vinte anos mais tarde teria consequências mais graves.

Observar somente (alguns) avanços técnicos e esquecer toda uma desestruturação social. Por gerações, os homens tentaram construir uma formação social que fornecesse estabilidade e condições de vida (eu pego o exemplo da teoria hobbesiana), e me falam que a guerra é benéfica à humanidade?

 

E guerra não é mesma coisa que competição. E há também diferença entre guerra e estado de guerra. E além disso, quem disse que industrialismo é algo benéfico? Se existisse progresso, nós viveríamos no melhor dos mundos atualmente.
[/quote']

 

Cheque Mate! 10<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

Se guerra é de fato “evolução” prefiro voltar para as cavernas, se bem que não é uma idéia tão ruim. 06

O engraçado disto, que pensam com tanto ardor na evolução tecnológica e esquecem da evolução moral. 12

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Estamos aqui nos referindo a assuntos de tecnologia. Se o mundo ficou moralmente e socialmente melhor com essas guerras é outra história.

 

O que me diz da guerra fria? Sem conflitos armados diretos' date=' e a tecnologia e o conhecimento astronômico deu um grande salto para toda a humanidade.
[/quote']

 

“É espantosamente óbvio que a nossa tecnologia excede nossa humanidade” Albert Einstein<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

Mais algumas guerras para a humanidade “evoluir” vamos retroceder sem a menor duvida. Depois da terceira guerra mundial, se a humanidade sobreviver para um outro confronto vai ser mesmo com pedras e paus.

“Não sei como será a Terceira Guerra Mundial, mas posso te dizer como será a Quarta: Com paus e pedras”.  Albert Einstein

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Se guerra é de fato “evolução” prefiro voltar para as cavernas' date=' se bem que não é uma idéia tão ruim. 06

O engraçado disto, que pensam com tanto ardor na evolução tecnológica e esquecem da evolução moral. 12

[/quote']

 

Faça isso03

 

Não estou falando em evolução moral. A humanidade como um todo nunca evoluiu moralmente. Nem declinou. Estou falando de evolução tecnológica apenas. Não se esqueça de que seu microondas era uma arma mortal de explodir prisioneiros de guerra.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Nossa! cirugia plástica e bomba atômica são o resumo do desenvolvimento humano.

Antes de tudo me definam evolução' date=' por favor.

É muito confortável falar da guerra deste ponto de vista inocente e ingênuo. Fale isso para um soldado da primeira guerra (hipoteticamente), e você leva um safanão. A primeira guerra deixou um trauma profundo na civilização européia, abriu caminho para crises econômicas e sociais, que vinte anos mais tarde teria consequências mais graves.

Observar somente (alguns) avanços técnicos e esquecer toda uma desestruturação social. Por gerações, os homens tentaram construir uma formação social que fornecesse estabilidade e condições de vida (eu pego o exemplo da teoria hobbesiana), e me falam que a guerra é benéfica à humanidade?

 

E guerra não é mesma coisa que competição. E há também diferença entre guerra e estado de guerra. E além disso, quem disse que industrialismo é algo benéfico? Se existisse progresso, nós viveríamos no melhor dos mundos atualmente.
[/quote']

 

Estamos aqui nos referindo a assuntos de tecnologia. Se o mundo ficou moralmente e socialmente melhor com essas guerras é outra história.

 

O que me diz da guerra fria? Sem conflitos armados diretos, e a tecnologia e o conhecimento astronômico deu um grande salto para toda a humanidade.

 

Não é questão de moralmente correto ou não, mas socialmente mesmo.

E ver uma guerra por este modo simplista enquadrando contextos complexos e processos sociais unicamente ao conflito. Sem contar a especificidade da Guerra Fria (e não levando em consideração o medo do pessoal da época de um holocausto nuclear). A Guerra fria é única pois é um evento de estabilidade entre duas superpotências, em que uma não interfere diretamente na outra. E a segunda e primeira Guerras? Neste século morreram mais pessoas que qualquer outro.

 

O que me diz da guerra Irã Iraque? Guerra da Coréia? Vietnã? Israel e países árabes? Conflitos na África? Nos Balcãs? Quantas grandes contribuições à humanidade!
Link to comment
Share on other sites

  • Members
concordo com o anakin!! sem guerra a humanidade nao vive' date=' nao se desemvolve, nao se estrutura, nao desenvolve, nao existe!!! seja a guerra de qualquer forma ou por qualquer ideologia, o combate a s.i.d.a  e ao cancer são guerras!!!!  ilusão e achar que nao e da natureza humana a guerra! [/quote']

 

Pontos:

-Defina desenvolvimento

-Defina guerra

-Defina natureza humana

-O que é da natureza humana é bom? Ou pode ser um elemento perverso?

-Conflito armado é mesma coisa que a "guerra" aos males? Ou estamos caindo no sentido literal da palavra?

-Uma ordem (estruturação) vinda de uma anterior significa que esta anterior é boa? Ou esta ordem estruturada não existe para evitar a primeira?

-Por que sem guerra a humanidade não vive nem desenvolve? Qual a relação?
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

concordo com o anakin!! sem guerra a humanidade nao vive' date=' nao se desemvolve, nao se estrutura, nao desenvolve, nao existe!!! seja a guerra de qualquer forma ou por qualquer ideologia, o combate a s.i.d.a  e ao cancer são guerras!!!!  ilusão e achar que nao e da natureza humana a guerra! [/quote']

 

Pontos:

-Defina desenvolvimento - UMA COISA QUE O BRASIL NUNCA VAITER!!!

-Defina guerra - CARNIFICINA QUASE OU NUNCA JUSTIFICADA!!!

-Defina natureza humana

-O que é da natureza humana é bom? Ou pode ser um elemento perverso? - SEMPRE PERVERSO E SUBVERSIVO!!!!

-Conflito armado é mesma coisa que a "guerra" aos males? Ou estamos caindo no sentido literal da palavra? - TUDO FARINHA DO MESMO SACO!!

-Uma ordem (estruturação) vinda de uma anterior significa que esta anterior é boa? Ou esta ordem estruturada não existe para evitar a primeira? - XIIIII ISSO EU NAO SEI REPOSPONDER NAO TENHO Q.I PRA ISSO!!!

-Por que sem guerra a humanidade não vive nem desenvolve? Qual a relação? - NENHUMA E SO OPINIÃO - E COMO OPINIÃO E IGUAL FURINGÚ, CADA UM TEM O SEU !!!!!!!

 

NAO TENHO INTENÇÃO DE BRIGA GUERRA OU CAFLITO!! MAS GOSTEI DESSE NEGOCIO DE INSERIR MINHA RESPOSTAO NO ARGUMENTO DE OUTRO  !!!! HEHEHEH

BOMSOM2007-09-05 18:12:01

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Não é questão de moralmente correto ou não' date=' mas socialmente mesmo.

E ver uma guerra por este modo simplista enquadrando contextos complexos e processos sociais unicamente ao conflito. Sem contar a especificidade da Guerra Fria (e não levando em consideração o medo do pessoal da época de um holocausto nuclear). A Guerra fria é única pois é um evento de estabilidade entre duas superpotências, em que uma não interfere diretamente na outra. E a segunda e primeira Guerras? Neste século morreram mais pessoas que qualquer outro.

 

[/quote']

 

Socialmente a guerra não evolui nada. Por isso estou aqui me tratando de assuntos tecnológicos apenas.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

isso resume um pouco quem tiver coragem que assista!!!!!!!

 

http://br.youtube.com/watch?v=FS69fuCOhTM

 

Woo...

 

I'm ahead, I'm a man

 

I'm the first mammal to wear pants, yeah

 

I'm at peace with my lust

 

I can kill 'cause in God I trust, yeah

 

It's evolution, baby

 

 

 

I'm at peace, I'm the man

 

Buying stocks on the day of the crash

 

On the loose, I'm a truck

 

All the rolling hills, I'll flatten 'em out, yeah

 

It's herd behavior, uh huh

 

It's evolution, baby

 

 

 

Admire me, admire my home

 

Admire my son, he's my clone

 

Yeah, yeah, yeah, yeah

 

This land is mine, this land is free

 

I'll do what I want but irresponsibly

 

It's evolution, baby

 

 

 

I'm a thief, I'm a liar

 

There's my church, I sing in the choir

 

(hallelujah, hallelujah)

 

 

 

Admire me, admire my home

 

Admire my son, admire my clones

 

'Cause we know, appetite for a nightly feast

 

Those ignorant Indians got nothin' on me

 

Nothin', why?

 

Because... it's evolution, baby!

 

 

 

I am ahead, I am advanced

 

I am the first mammal to make plans, yeah

 

I crawled the earth, but now I'm higher

 

2010, watch it go to fire

 

It's evolution, baby

 

Do the evolution

 

Come on, come on, come on

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Para esses países guerrearem' date=' eles precisam de armas. Para vencerem, precisam de armas de alta qualidade, o que leva países a investirem em tecnologia. Bélica, mas é tecnologia.[/quote']

 

Uhuu...vamos ver a contribuição da guerra na Somália para humanidade.

 

Você parece que ainda não entendeu minha opinião, né?

 

Qualquer país em guerra quer vencer. Para ele vencer, usar flechas e lanças de pau é ridículo. Por isso o país vai dar todo o dinheiro que tiver para comprar as melhores armas. Armas melhores = tecnologia bélica. Ou seja: há um investimento e desenvolvimento no ramo da tecnologia num país em guerra. Veja os EUA. São raras as guerras em que ele não se intromete. Os EUA é ou não desenvolvido em tecnologia?06 Nesse caso estou me tratando de guerra apenas se tratando de conflitos armados. Mas o Brasil também está em guerra. A corrida para o desenvolvimento é uma guerra que está sendo vencida pela China. Mas por causa dessa guerra, todos estão investindo o que podem para fazer de seus países exportadores de larga escala. É guerra também.

 

Em se tratando de conflitos armados, não sou a favor da guerra. mas é inegável o fato de que ela obriga o país a se desenvolver EM TECNOLOGIA. No caso das competições, é uma guerra positiva e que obriga todos a sempre buscarem algo melhor.
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...