Jump to content
Forum Cinema em Cena

Oscar 2006


Sync
 Share

Recommended Posts

  • Members

atualizando meus rankins então, com a saída de All the King's Men, e me rendendo ao Phillip Seymour Hoffman...

RANKING PREVISÕES OUTUBRO

FILME

1-Novo Mundo
2-Walk the Line
3-Jarhead
4-Good Night and Good Luck
5-The Producers
--
6-Brokeback Mountain
7-Crash
8-Munich
9-Sra. Handerson Apresenta
10-The White Countness
11-The Family Stone
12-Memoirs of a Geisha
13-A Luta Pela Esperança
14-Marcas da Violência
15-Capote

DIRETOR

1-Ang Lee - Brokeback Mountain
2-Terrence Mallick - Novo Mundo
3-James Mangold - Walk the Line
4-George Clooney - Good Night and Good Luck
5-Sam Mendes - Jarhead
--
6-David Cronenberg - Marcas da Violência
7-Susan Stroman - The Producers
8-Steven Spielberg - Munich
9-Woody Allen - Match Point
10-James Ivory - The White Countness
11-Stephen Frears - Sra. Handerson Apresenta
12-Rob Marshaal - Memoirs of a Geisha
13-Fernando Meirelles - O Jardineiro Fiel
14-Neil Jordan - Café da Manhã em Plutão
15-Bennet Miller - Capote

ATOR

1-Joaquin Phoenix - Walk the Line
2-David Strathairn - Good Night and Good Luck
3-Heath Ledger - Brokeback Mountain
4-Nathan Lane - The Producers
5-Phillip Seymour Hoffman - Capote
--
6-Ralph Fiennes - The White Countness (ou O Jardineiro Fiel)
7-Tommy Lee Jones - The 3 Buriels of Melquiades Estrada
8-Eric Bana - Munich
9-Viggo Mortensen - Marcas da Violência
10-Jeff Daniels - The Squid and the Whale
11-Jake Gyllenhaal - Jarhead
12-George Clooney - Syriana
13-Johnny Depp - The Libertine
14-Terrence Howard - Hustle and Flow
15-Colin Farrel - Novo Mundo

ATRIZ

1-Reese Witherspoon - Walk the Line
2-Judi Dench - Sra. Handerson Apresenta
3-Charlize Theron - North Country
4-Diane Keaton - The Family Stone
5-Q'Orianka Kilcher - Novo Mundo
--
6-Felicity Huffman - Transamerica
7-Joan Allen - A Outra Face da Raiva
8-Zhang Ziyi - Memoirs of a Geisha
9-Gwyneth Paltrow - Proof
10-Natasha Richardson - The White Countness
11-Juliette Binoche - Bee Season
12-Keira Knightley - Orgulho e Preconceito
13-Rosario Dawson - Rent
14-Laura Linney - The Squid and the Whale
15-Julianne Moore - The Prize Winner.. (ou Freedomland)

ATOR COADJUVANTE

1-Bob Hoskins - Sra. Handerson Apresenta
2-Clifton Collins Jr. - Capote
3-Paul Giamatti - A Luta pela Esperança
4-Matt Dillon - Crash
5-Peter Sarsgaard - Jarhead
--
6-Jamie Foxx - Jarhead
7-Barry Pepper - The 3 Buriels of Melquiades Estrada
8-Craig T.Nelson - The Family Stone
9-Christopher Plummer - Novo Mundo (ou Syriana)
10-Matthew Broderick - The Producers
11-Geoffrey Rush - Munich
12-Jake Gyllenhaal - Brokeback Mountain
13-William Hurt - Marcas da Violência
14-Ed Harris - Marcas da Violência
15-Terrence Howard - Crash

ATRIZ COADJUVANTE

1-Shirley MacLaine - Em seu Lugar
2-Scarlett Johansson - Match Point
3-Uma Thurman - The Producers
4-Rachel Weisz - O Jardineiro Fiel
5-Sarah Jessica Parker - The Family Stone
--
6-Frances McDormand - North Country
7-Maria Bello - Marcas da Violência
8-Catherine Keener - Capote
9-Michelle Williams - Brokeback Mountain
10-Michelle Yeoh - Memoirs of a Geisha
11-Gong Li - Memoirs of a Geisha
12-Toni Collete - Em Seu Lugar
13-Vanessa Redgrave - The White Countness
14-Sandra Bullock - Crash
15-Amy Adams - Junebug

ROTEIRO ORIGINAL

1-Crash
2-Good Night and Good Luck
3-Novo Mundo
4-The Family Stone
5-Match Point
--
6-The 3 Buriels of Melquiades Estrada
7-Sra. Handerson Apresenta
8-Munich
9-The White Countness
10-A Luta Pela Esperança
11-Café da Manhã em PLutão
12-The Squid and the Whale
13-Prime
14-Wallace e Gromit: A Batalha dos Vegetais
15-Rumor Has It

ROTEIRO ADAPTADO

1-Brokeback Mountain
2-Capote
3-Jarhead
4-O Jardineiro Fiel
5-Marcas da Violência
--
6-The Producers
7-Walk the Line
8-Memoirs of a Geisha
9-Em Seu Lugar
10-North Country
11-Syriana
12-Rent
13-Proof
14-King Kong
15-Shopgirl

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Tapley detonou também com SRA. HENDERSON APRESENTA' date=' enquanto que o filme tem cara e focinho de comédia britânica indicada ao Oscar.

 

O cara está estranho.

[/quote']

1) Mas "Sra. Henderson Apresenta" não é grande coisa mesmo.

 

 

Muitos filmes não são, e ainda assim são indicados... Basta lembrar de Chocolate... 

Sim, eu sei disso. Várias porcarias entram. Disse só por concordar com o tio aí de cima. E o meu '2' mais ou menos tinha a ver com isso, só que você não o incluiu no quote, hehe.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

5-Q'Orianka Kilcher - Novo Mundo

Será que ela vai concorrer a principal? Uma atriz desconhecida que não deve nem falar no filme (espero que não' date=' né)? Acho que não...[/quote']

Assim como Keisha Castle-Hughes?Piscada

ou como Catalina Sandino Moreno...

E eu acredito que ela deva ter um papel bem importante no filme, até porque o filme é sobre o personagem dela. Acredito que o filme deve ponderar entre o seu personagem e o de Colin Farrel. Sei lá, é esperar pra ver.

E estou considerando ela até mesmo porque nos últimos anos o Oscar tem indicado pelo menos atores e atrizes negros e/ou de outras nacionalidades e talz. E até agora além da Q'Orianka Kilcher, no momento não vejo ninguém do tipo com muitas chances... E como estou apostando bastante em Novo Mundo, aposto nela também.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

5-Q'Orianka Kilcher - Novo Mundo
Será que ela vai concorrer a principal? Uma atriz desconhecida que não deve nem falar no filme (espero que não' date=' né)? Acho que não...[/quote']

 

Assim como Keisha Castle-Hughes?Piscada

 

 

ou como Catalina Sandino Moreno...

 

Mas nesses casos elas eram indiscutivelmente as protagonistas dos filmes. No caso dessa, pelo fato do filme ser protagonizado por Collin Farrel provavelmente vão manda-la pra atriz coadjuvante.

 

 

 

Ps: ela fala no filme?

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Gente, não é pq indicaram a Keisha que todo ano vão sair indicando atrizes com o histórico parecido com o dela.  A respeito de Catalina, a indicação não foi tão surpreendente assim né, embora eu achasse que ia entrar a Uma Thurman, mas ela concorreu ao SAG e isso por si só já fazia com que sua indicação não fosse tão inesperada.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

5-Q'Orianka Kilcher - Novo Mundo
Será que ela vai concorrer a principal? Uma atriz desconhecida que não deve nem falar no filme (espero que não' date=' né)? Acho que não...[/quote']

Assim como Keisha Castle-Hughes?Piscada



ou como Catalina Sandino Moreno...


Mas nesses casos elas eram indiscutivelmente as protagonistas dos filmes. No caso dessa, pelo fato do filme ser protagonizado por Collin Farrel provavelmente vão manda-la pra atriz coadjuvante.

Ps: ela fala no filme?

 

No trailer, ao menos, sim...

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pessoal,

 

 

 

Atualização do blog da Kris Tapley, que trabalhava no Oscar Watch, com suas atualização e previsões para o Oscar 2006:

 

http://incontention.blogspot.com/

 

 

 

Film Commentary and Awards Season Analysis ~ By Kristopher Tapley

 

 

 

Saturday, October 22, 2005

 

The Little Oscar Update That Could

 

 

 

Every publicist out there for every studio will tell you the same thing every Oscar columnist will when the subject of Cinderella Man pops up in a film awards discussion. “Cinderella Man is dead.”

 

 

 

Let’s find the perspective, here, and not succumb to the groupthink that consistently drowns out reasoning year after year when it comes to Oscar predictions. If I’m wrong here, so be it. I’ll live it down. I have before. But with films like Jarhead disappointing, and others like Mrs. Henderson Presents, though well-received, proving to be thin and vacant romps, it may indeed be time to look to 2005’s oh so recent past to discern what Oscar holds in store.

 

 

 

Cinderella Man’s notorious talking point of the year was its extremely disappointing box office. It was written off as a financial dud and bomb across the board – even by its own studio (another favorite talking point). The film’s producer, Brian Grazer, was found in print wondering what happened to his film, displaying his disheartening attitude toward it all.

 

 

 

But where’s the rub in all of this?

 

 

 

Ron Howard’s Depression-era biopic pulled in roughly $61.5 million at the domestic box office. The reality of the situation is, come the end of the year, it will be the second or third, if not the highest grossing Best Picture contender in the mix.

 

 

 

Walk the Line’s box office appeal is yet to be seen.

 

 

 

Munich has two weeks of play in 2005 and doesn’t sport a likely major money haul given the subject matter. Brokeback Mountain will also suffer from its subject matter at the box office.

 

 

 

No Terrence Malick film has made an amount of money worth talking about, while Memoirs of a Geisha can only hope for award-film watchers and fans of the book to fill the seats in the states (though a nice international take is certainly in the cards).

 

 

 

Sure, King Kong and The Chronicles of Narnia: The Lion, the Witch and the Wardrobe will ride their built-in audiences to huge grosses, but they aren’t generating genuine Best Picture buzz worth listening to.

 

 

 

So when all is said and done, the two golden-oldie biopics of the season – one about a boxer, the other about a country singer – are set to be the big dogs, for better or worse, in the box office scenario of this year’s film awards season.

 

 

 

Not such a bad state of financial affairs for Howard’s film now, is it?

 

 

 

Furthermore, with an average positive rating of 83% at Rotten Tomatoes, Cinderella Man is still one of the most critically acclaimed films of the year. The movie boasts a better average of reviews than such “critical fave” fodder as The Constant Gardener, while at the same time besting other awards hopefuls the likes of In Her Shoes, Hustle & Flow and Crash (the other pre-season installment it may be time to start taking seriously again).

 

 

 

In point of fact, the only films with true awards potential you’ll find hauling in better reviews than Cinderella Man are, at this point, Capote and Good Night, and Good Luck. – something to consider.

 

 

 

So it may just be time to hold back the scoffing when it comes to this film’s awards potential and the campaign calling for viewers to “rediscover” it. As such, I’ve revamped my Oscar predictions rather drastically this evening. There are lots of alterations, lots of guessing games going on and a bevy of “outside the box” considerations that I truly believe in as opposed to mere experimentation.

 

 

 

You’ll also find Cinderella Man tying the still un-seen (therefore unaccountable) Memoirs of a Geisha for the largest nomination haul at 10 each. One or the other will reach beyond that mark, I’m sure. And all of this could end up dust in the wind, but I don’t think so. I think it’s time to get serious, and as much as publicists from every other studio in the race would like to think that the groupthink amounts to something when proclamations of “Cinderella Man is dead” litter a crowded Oscar discussion, it is really the responsibility of Oscar analysts and prognosticators to see past that.

 

 

 

William Goldman and the uncredited Nathaniel Rogers said it best. Nobody knows anything.

 

 

 

Current Oscar Predictions

 

Updated: 10/22/05

 

 

 

BEST PICTURE

 

• Brokeback Mountain

 

• Cinderella Man

 

• Memoirs of a Geisha

 

• Munich

 

• Walk the Line

 

 

 

BEST DIRECTOR

 

• Ang Lee - Brokeback Mountain

 

• Ron Howard - Cinderella Man

 

• Rob Marshall - Memoirs of a Geisha

 

• Steven Spielberg - Munich

 

• Terrence Malick - The New World

 

 

 

BEST ACTOR

 

• Eric Bana - Munich

 

• Russell Crowe - Cinderella Man

 

• Philip Seymour Hoffman - Capote

 

• Heath Ledger - Brokeback Mountain

 

• Joaquin Phoenix - Walk the Line

 

 

 

BEST ACTRESS

 

• Judi Dench - Mrs. Henderson Presents

 

• Felicity Huffman - Transamerica

 

• Diane Keaton - The Family Stone

 

• Charlize Theron - North Country

 

• Reese Witherspoon - Walk the Line

 

 

 

BEST SUPPORTING ACTOR

 

• Paul Giamatti - Cinderella Man

 

• Bob Hoskins - Mrs. Henderson Presents

 

• Craig T. Nelson - The Family Stone

 

• Christopher Plummer - Syriana

 

• Geoffrey Rush - Munich

 

 

 

BEST SUPPORTING ACTRESS

 

• Maria Bello - A History of Violence

 

• Scarlett Johansson - Match Point

 

• Gong Li - Memoirs of a Geisha

 

• Frances McDormand - North Country

 

• Michelle Williams - Brokeback Mountain

 

 

 

BEST ADAPTED SCREENPLAY

 

• Brokeback Mountain

 

• Capote

 

• The Constant Gardener

 

• Memoirs of a Geisha

 

• Walk the Line

 

 

 

BEST ORIGINAL SCREENPLAY

 

• Cinderella Man

 

• Crash

 

• Good Night, and Good Luck.

 

• Match Point

 

• Munich

 

 

 

BEST ART DIRECTION

 

• Charlie and the Chocolate Factory

 

• Cinderella Man

 

• The Chronicles of Narnia: The Lion, the Witch and the Wardrobe

 

• King Kong

 

• Memoirs of a Geisha

 

 

 

BEST CINEMATOGRAPHY

 

• Brokeback Mountain

 

• Jarhead

 

• Memoirs of a Geisha

 

• Munich

 

• The New World

 

 

 

BEST COSTUME DESIGN

 

• Cinderella Man

 

• Kingdom of Heaven

 

• Memoirs of a Geisha

 

• Mrs. Henderson Presents

 

• The Producers

 

 

 

BEST FILM EDITING

 

• Brokeback Mountain

 

• Cinderella Man

 

• King Kong

 

• Memoirs of a Geisha

 

• Munich

 

 

 

BEST MAKEUP

 

• Charlie and the Chocolate Factory

 

• The Chronicles of Narnia: The Lion, the Witch and the Wardrobe

 

• Memoirs of a Geisha

 

 

 

BEST MUSIC - ORIGINAL SCORE

 

• Batman Begins

 

• Brokeback Mountain

 

• Cinderella Man

 

• Memoirs of a Geisha

 

• The New World

 

 

 

BEST MUSIC - ORIGINAL SONG

 

• Brokeback Mountain

 

• The Chronicles of Narnia: The Lion, the Witch and the Wardrobe

 

• Crash

 

• The Producers

 

• Tim Burton's Corpse Bride

 

 

 

BEST SOUND

 

• Cinderella Man

 

• Jarhead

 

• King Kong

 

• Walk the Line

 

• War of the Worlds

 

 

 

BEST SOUND EDITING

 

• King Kong

 

• The Legend of Zorro

 

• Star Wars: Episode III - Revenge of the Sith

 

 

 

BEST VISUAL EFFECTS

 

• King Kong

 

• Star Wars: Episode III - Revenge of the Sith

 

• War of the Worlds

 

 

 

BEST ANIMATED FEATURE

 

• Chicken Little

 

• Tim Burton's Corpse Bride

 

• Wallace & Gromit: The Curse of the Were-Rabbit

 

 

 

BEST FOREIGN FILM

 

• C.R.A.Z.Y. (Canada)

 

• L’Enfant (Belgium)

 

• Joyeux Noël (France)

 

• The Promise (China)

 

• Tsotsi (South Africa)

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

5-Q'Orianka Kilcher - Novo Mundo
Será que ela vai concorrer a principal? Uma atriz desconhecida que não deve nem falar no filme (espero que não' date=' né)? Acho que não...[/quote']

 

Assim como Keisha Castle-Hughes?alt=Piscada src="style=" onclick="AddSmileyIcon'smileys/smiley2.gif'" smiley2.gif smileys forum www.cinemaemcena.comhttp: pointer CURSOR:>

 

 

ou como Catalina Sandino Moreno...

 

Mas nesses casos elas eram indiscutivelmente as protagonistas dos filmes. No caso dessa, pelo fato do filme ser protagonizado por Collin Farrel provavelmente vão manda-la pra atriz coadjuvante. Ps: ela fala no filme?

 

 

 

No trailer, ao menos, sim...

 

 

 

E as falas dela são legendadas?

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu concordo até. Cinderella Man tem aumentado muito suas chances de indicações, ainda mais chegando final do ano onde alguns filmes devem decepcionar e talz.

Eu ainda acredito em Jarhead, mas se este falhar com certeza eu terei A Luta Pela Esperança entre os 7 filmes com mais chances na minha lista.

Ah sim, e o filme é muito ruim. Será uma pena se for indicado, entra para lista de filmes ruins e apenas corretos indicados ao Oscar recentemente, junto com Chocolate, Seabiscuit e Em Busca da Terra do Nunca.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu continuo achando que Malick vai vencer' date=' mas não encontro uma pessoa que compartilhe minha visão.[/quote']

eu também acho que o Mallick vai vencer. Acredito que Novo Mundo vai ser o grande filme do ano.

EU concordo, mas não com tenta ênfase sobre The New World!

Acho que Malick e Ang Lee são os principais candidatos. Assim como "Brokeback Mountain" e "The New Wolrd".

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu concordo até. Cinderella Man tem aumentado muito suas chances de indicações' date=' ainda mais chegando final do ano onde alguns filmes devem decepcionar e talz.

Eu ainda acredito em Jarhead, mas se este falhar com certeza eu terei A Luta Pela Esperança entre os 7 filmes com mais chances na minha lista.

Ah sim, e o filme é muito ruim. Será uma pena se for indicado, entra para lista de filmes ruins e apenas corretos indicados ao Oscar recentemente, junto com Chocolate, Seabiscuit e Em Busca da Terra do Nunca.

[/quote']

Realmente se Cinderella Man for indicado será uma pena, um erro imperdoável da Academia. O Filme é muito ruim. Era melhor que indicassem Guerra dos Mundos, Star Wars ou Batman Begins.

Enfim, estou torcendo para que ele fique fora das indicações. É esperar que Jarhead, Munich, The New World e Memorias de Uma Gueisha rendam o esperado.

saulomeri38648.5244328704
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Gente' date=' não é pq indicaram a Keisha que todo ano vão sair indicando atrizes com o histórico parecido com o dela.  A respeito de Catalina, a indicação não foi tão surpreendente assim né, embora eu achasse que ia entrar a Uma Thurman, mas ela concorreu ao SAG e isso por si só já fazia com que sua indicação não fosse tão inesperada.[/quote']

 

Sim, mas isso ilustra que não é tão difícil de acontecer...ainda mais por um filme grande.

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Felipe' date=' o Kris não disse que o filme é ruim, apenas que não é material para Oscar.


e a Q'Orianka Kilcher fala em inglês, não?

[/quote']
Como Kilcher pode falar inglês se ela é uma india???

Aprendendo, ué. Talvez no ínicio ela só fale a lingüa nativa, e depois de um tempo de convivência, ela aprenda a falar o suficiente pra se comunicar.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Noticia sobre Marcas da Violencia do jornal espanhol El Pais

 

logo_elpais.gif


21/10/2005
'Violência está em nossos genes', diz Cronenberg
Cineasta investiga lado mais obscuro do ser humano no último

Teresa Cendrós
Em Barcelona


O diretor canadense David Cronenberg (nascido em Toronto, Canadá, em 1943) encerrou na última segunda-feira com brilhantismo o festival de cinema de Sitges (Espanha), com "Marcas da Violência", filme com que investiga o lado obscuro e extremo do ser humano.

Cronenberg, que participou do certame --que em 2002 o distinguiu com o prêmio honorífico A Máquina do Tempo-- acompanhado do ator Viggo Mortensen, afirmou antes da projeção que "infelizmente" a violência "não é uma doença, mas faz parte do ser humano". "Está em nosso código genético", disse o cineasta reflexivo e cultuado, autor, entre outros filmes, de "Videodrome", "A Mosca" e "Crash".

Inspirado livremente na história em quadrinhos de John Wagner e Vince Locke, "Marcas da Violência" --que, além de Mortensen, é interpretado por Ed Harris, William Hurt e Maria Bello-- narra a desintegração de Tom Stall, o pacífico dono de uma casa de alimentos que vive o "sonho americano", feliz com sua esposa e dois filhos em uma tranqüila cidadezinha do Estado de Indiana, depois de frustrar heroicamente um roubo em seu estabelecimento.

Essa ação transforma o personagem encarnado por Mortensen em um herói local entronizado pela mídia do país, e faz um misterioso desconhecido (Ed Harris) regressar do passado e ameaçar a existência até então tranqüila desse modelar pai de família.

David Cronenberg explicou que com esse filme não quis "nem condenar nem justificar" a violência, que na sua opinião pertence à condição humana, mas simplesmente "observá-la".

O diretor de "Spider", seu filme anterior, que também apresentou em Sitges --um festival em que, por sua temática, sente-se especialmente à vontade-- em 2002, comentou que, embora "Marcas da Violência" à primeira vista não tenha uma continuidade estilística e temática com seus filmes anteriores --"alguns comentaram que é pouco Cronenberg"--, na realidade tem muitos pontos em comum com eles.

Concretamente, o jogo da dualidade e da ambivalência --uma de suas obsessões--, a que o cineasta recorreu em filmes anteriores, como o próprio "Spider", "M. Butterfly" e inclusive "Scanners", e que aqui se manifesta entre Tom Stall e seu outro eu do passado, Joey Cusack.

"Os personagens desses filmes sempre são seres esquizofrênicos, que criam uma dupla identidade, algo que me interessa especialmente", salientou o diretor.

"Marcas da Violência" mistura, na opinião de Cronenberg, características de diversos gêneros cinematográficos clássicos: western, thriller e road movie. Para Viggo Mortensen, é justamente essa fusão de estilos, para definitivamente subvertê-los, que caracteriza a filmografia do diretor de "Existenz" e é um dos traços mais fortes do trabalho de Cronenberg, um cineasta com o qual afirma compartilhar o gosto pela observação do comportamento humano.

"Cronenberg gosta das pessoas e se interessa por estudar seu comportamento, suas reações. É quase melhor observador que diretor; sua intenção é provocar", afirmou Mortensen, que elogia essa forma de trabalhar.

Durante a filmagem, acrescentou esse intérprete de longa carreira, catapultado à fama graças a seu papel de Aragorn em "O Senhor dos Anéis", "foi uma dupla ideal". E explicou: "Sempre que me proponho uma interpretação, gosto de me fazer perguntas sobre o personagem, documentar-me, e com toda essa informação acabo por inventá-lo. Obviamente esse estudo psicológico atrai muito Cronenberg. Por isso foi um verdadeiro prazer trabalhar com ele.".

Quanto a Tom Stall, seu personagem em "Marcas da Violência", e o jogo entre seus dois lados que o filme mostra, Mortensen salientou que em nenhum momento abordou sua construção como se fossem "dois homens, duas identidades diferentes".

"Para mim é uma única pessoa, que, como todos, reage de maneira diferente conforme as circunstâncias. Cronenberg e eu sempre estivemos de acordo sobre isso."

Tradução: Luiz Roberto Mendes Gonçalves 

 

Fernando38648.655462963
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Texto sobre Brokeback Mountain da Folha de SP .

Diretor com trajetória original e mista quebra convenções com temática homoerótica em faroeste vencedor de Veneza <?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

Ang Lee subverte bela história de amor

CRÍTICO DA FOLHA

Se algum dia Clint Eastwood fizesse um faroeste gay, provavelmente ele se pareceria muito com "Brokeback Mountain", de Ang Lee, vencedor do Leão de Ouro no último Festival de Veneza, que a Mostra de SP exibe apenas hoje, em duas salas. Evidentemente, entre Eastwood e Lee existe uma distância significativa em termos de talento e experiência, mas não são poucos os momentos em que "Brokeback Mountain" lembra, por exemplo, o belo e subestimado "As Pontes de Madison", que Eastwood estrelou e dirigiu em 1995.
Ambos lidam com a mesma matéria bruta: um amor intenso, podado pelas convenções sociais. Ambos trazem em comum o fato de terem cenários como títulos. A montanha Brokeback de Lee e as pontes cobertas de Eastwood são imagens carregadas de simbologia e desejo lindamente enquadradas pela câmera -"leitos" do nascimento e concretização desse amor. Os dois filmes são, ainda, afirmativos e tristes na medida em que apostam em uma paixão viva que se realiza, mas que é duramente minada pelo seu potencial subversivo.
Em "Brokeback Mountain", essa paixão acontece entre dois homens. Jack Twist (Jake Gyllenhaal) e Ennis del Mar (Heath Ledger) se conhecem no verão de 1963, quando trabalham juntos tomando conta de um rebanho de ovelhas. Durante anos, cultivarão um amor escondido das suas vidas oficiais, cada um com sua mulher e filhos.
Lee, como Eastwood, constrói essa relação com tempo e delicadeza. Não tem pressa e, tampouco, medo da emoção ou das imagens belas, elementos tão mal utilizados hoje em dia. É corajosa a falta de pudor do cineasta em trabalhar esses elementos. O homoerotismo está longe de ser tratado com ironia e sublimação, como em tantos outros faroestes (quem não se lembra da clássica seqüência em que Montgomery Clift e John Ireland comparando suas armas em "Rio Vermelho", de Howard Hawks?). Aqui há uma rara e franca aproximação da atração física e sentimental que nasce entre dois homens, como raramente se vê, também, em filmes que tratam de amores entre um homem e uma mulher.
Por fim, o que dizer de um cineasta que vem de gêneros tão distintos como o épico de artes marciais ("O Tigre e o Dragão"), o quadrinho em movimento ("Hulk") e agora essa recriação do faroeste em novos termos? Esses três filmes, cada um deles original e pessoal, mostram como Ang Lee vem traçando uma trajetória interessante, procurando contrabandear sutis e significativas subversões para o interior do cinema mais convencional. "Brokeback Mountain" corre o risco de ser desprezado por sua maior qualidade: querer simplesmente contar uma história de amor da forma mais bonita possível.

(PEDRO BUTCHER)

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Felipe' date=' o Kris não disse que o filme é ruim, apenas que não é material para Oscar.

 

e a Q'Orianka Kilcher fala em inglês, não?

 

[/quote'] Como Kilcher pode falar inglês se ela é uma india???

 

Aprendendo, ué. Talvez no ínicio ela só fale a lingüa nativa, e depois de um tempo de convivência, ela aprenda a falar o suficiente pra se comunicar.

 

Vc tem certeza? Eu acho que a Pocahontas não falava inglês não...

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...