Jump to content
Forum Cinema em Cena

Religião


Recommended Posts

  • Members

Bom dia Rafal, Dook, entre outros que estiverem passando e dando uma olhadinha no tópico ! 05 Sobre a questão do dízimo, somente hoje que tive tempo de procurar uma matéria interessante !

O

dízimo é necessário?

O SECRETÁRIO duma diocese anglicana na África do Sul está preocupado. Sua igreja acha-se no meio duma crise financeira que torna difícil poder pagar os ministros. A solução dele foi: Dar ênfase ao dízimo perante os paroquianos.

Mas o que é exatamente o dízimo? Alguns afirmam que é contribuir para fins religiosos "um décimo de tudo que se ganha . Embora o modo de calcular o dízimo varie de uma religião para outra, muitos ministros sentem a necessidade de promover o dízimo. "É uma grande pena que não tenhamos sublinhado mais o dízimo, disse um sacerdote católico na África. A "Igreja Mundial de Deus", num artigo de revista sobre como evitar a pobreza por se tornar sócio de Deus, dizia: "Para iniciar seu relacionamento com Deus, tem de primeiro obedecer à lei de Deus sobre o dízimo." O artigo acrescentava que os que não fazem isso ‘estão roubando de Deus".

Mas será que Deus exige mesmo que pague o dízimo? Talvez se surpreenda de saber o que a Bíblia diz sobre isso.

O Dízimo e a Lei de Moisés

O dízimo era parte dum código de leis dadas por Deus, mediante Moisés, à antiga nação de Israel. A lei exigia que doze tribos de Israel sustentassem uma 13 a tribo, a dos levitas sacerdotais, que não tinham herança de terras. Isto habilitava os levitas a concentrar-se nas necessidades espirituais daquela nação. (Números 18:21-24) Sendo um povo agrícola, não se exigia que os israelitas pagassem o dízimo em dinheiro vivo. Antes, o dízimo deveria provir dos produtos do solo, e do aumento do gado. Visto que era dos produtos que se tirava o dízimo, caso o israelita desejasse pagá-lo em dinheiro, então ele tinha de pagar 20 por cento a mais do que o valor dos produtos. — Levítico 27:30-33.

A ordem de Deus sobre o dízimo era um assunto sério. Caso o israelita, por engano, utilizasse para si parte do que iria dar como dízimo, então ele tinha de reparar seu erro. Como? Por dar 20 por cento extras e oferecer um sacrifício animal por sua culpa. (Levítico 5:14-16) Embora nem todo israelita pudesse fazer parte do sacerdócio, todos podiam compartilhar em sustentar o serviço sacerdotal por meio do dízimo. Tudo isto achava-se incluído na lei de Deus sobre o dízimo. Portanto, este se ajustava às circunstâncias daquele povo antigo. Mas, será que se ajusta às circunstâncias das pessoas atualmente? Mais importante: Ordenasse que os cristãos dêem o dízimo?

Uma Mudança de Lei

Alguns anos depois da ressurreição de Jesus, não-judeus incircuncisos foram convertidos ao cristianismo. "É necessário circuncidá-los e adverti-los que observem a lei de Moisés", contenderam alguns cristãos judaicos. (Atos 15:5) Outros não concordaram. Assim, os apóstolos de Jesus e outros cristãos experientes se reuniram em Jerusalém para discutir essa questão. Queriam discernir a vontade de Deus. Será que Ele exigia que os seguidores de Cristo seguissem a lei de Moisés, que incluía o dízimo? Relataram-se experiências que mostravam uma mudança no modo de Deus lidar com os não-judeus, e isto foi comprovado pela própria Palavra profética de Deus. (Atos 15:6-21) O que decidiram?

A reunião chegou a uma conclusão unânime. Não se devia sobrecarregar os cristãos com a lei de Moisés. Havia, porém, algumas "coisas necessárias" que tinham de ser obedecidas. Era o dízimo uma delas? A decisão inspirada reza: "Pareceu bem ao espírito santo e a nós mesmos não vos acrescentar nenhum fardo adicional, exceto as seguintes coisas necessárias: de persistirdes em abster-vos de coisas sacrificadas a ídolos, e de sangue, e de coisas estranguladas, e de fornicação." (Atos 15:25, 28, 29) É interessante que a lei de Deus sobre o dízimo não foi alistada entre as "coisas necessárias" para os cristãos.

Mais tarde, o apóstolo Paulo explicou que o pacto da lei de Deus com Israel tinha sido abolido pela morte de Jesus. "[Deus] apagou o documento manuscrito", disse ele, ‘e Ele o tirou do caminho por pregá-lo na estaca de tortura". (Colossenses 2:14) Isto não significa que os cristãos não disponham de nenhuma lei. Antes, houve uma mudança de lei, que agora envolve "a lei do Cristo". — Gálatas 6:2; Hebreus 7:12.

O apóstolo Paulo vivia em harmonia com esta mudança de lei. Embora trabalhasse arduamente na formação de uma congregação após outra, jamais pediu ser pago, sob a forma de dízimos. Antes, dispunha-se a cobrir suas próprias despesas por trabalhar como fabricante de tendas, por tempo parcial. (Atos 18:3, 4) Com toda a honestidade, podia dizer: "Estas mãos têm cuidado das minhas necessidades, bem como das daqueles que estavam comigo." — Atos 20:34.

Que orientações, então, possuem os cristãos quanto à questão de contribuir? Quanto deveria contribuir?

O Modo Cristão de Contribuir

Jesus Cristo foi o homem mais generoso que já pisou nesta Terra. Seu exemplo inspira muitos a agir generosamente. "Praticai o dar", disse ele," e dar-vos-ão. Derramarão em vosso regaço uma medida excelente, recalcada, sacudida e trasbordante. Pois, com a medida com que medis, medirão a vós em troca". (Lucas 6:38) Fazem-se restrições aqui? Não. Encoraja-se os cristãos a dar generosamente, o que pode ser até mais do que uma décima parte caso possam fazê-lo. — Lucas 18:22; Atos 20:35.

Por outro lado, o cristão talvez se veja subitamente confrontado com alguma despesa urgente, talvez devido a um acidente ou uma doença. Dar um décimo de seu salário, nestas circunstâncias, talvez privasse os membros de sua família das necessidades da vida. Isso seria anticristão. — Mateus 15:5-9; 1 Timóteo 5:8.

A contribuição do cristão é voluntária. Leva em conta que cada pessoa tem circunstâncias diferentes na vida. "Se houver primeiro a prontidão", a Bíblia diz, "é especialmente aceitável segundo o que a pessoa tem, não segundo o que a pessoa não tem". — 2 Coríntios 8:12.

Quanto, então, deve dar? Essa é uma questão que somente o leitor pode resolver por si mesmo. A profundeza de seu próprio apreço de coração por Deus — e não alguma fórmula predeterminada de dízimo — indicará o que contribuirá. Como insta a Bíblia: "Faça cada um conforme tem resolvido no seu coração, não de modo ressentido, nem sob compulsão, pois Deus ama o dador animado." (2 Coríntios 9:7) O dízimo era uma provisão do pacto da Lei mosaica para sustentar o templo e o sacerdócio de Israel. Para os cristãos, atualmente, não é uma ordem, nem é necessário.

Já já posto mais algumas coisas !

Minduim2007-01-29 10:30:07
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 4k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members
 Sei lá, acho que matar qquer ser vivo é ruim.

 Afinal os animais tb são criaturas de Deus.

 

 Dizem que João Batista e os essênios eram vegetarianos.

 

 Concordo ctg sobre que a língua é uma arma poderosa e "assassina cruel".

 

 Essas citações da Bíblia onde Jesus parece ter medo e dúvidas (como na cruz em que diz "Deus, pq me abandonaste?"), me parece tão discordante com o resto da sua história.

 Não acho que a dor física, p/ Jesus, tivesse a mesma importância que p/ nós.

 Ele, Jesus se mostrava tão forte e firme na sua missão.

 
[/quote']

 

Os seres vivos alimentam de outros seres vivos. Lei básica da sobrevivência.03

 

Somente as plantas que se alimentam de matéria inorgânica. Além disto, plantas são seres vivos. Se não mataras nada vivo, morreras. Qual é sua escolha? Comeras pedras e fará fotossíntese com a luz minha flor?06
Plutão Orco2007-01-29 11:15:47
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Não... meu cravo!05

 Mas quando tu come plantas é diferente.

 

 Acho os animais mais próximos de nós, tipo tem olhos, boca, tem filhotes e os protegem...

 Entende o que quero dizer?  Colher uma fruta é difente de degolar um frango.

 

 Qto ao dízimo, acho ele legítimo, pq há contas a pagar p/ manutenção de igrejas, templo, e afins (luz, água, etc).

 Só não é legal qd se torna um leilão, tipo o tamanho da sua oferenda ser comparado com o tamanho da sua devoção a Deus.

 

 Ou ainda qd a grana é p/ comprar um terreno no céu (ainda existe isso?!)17.

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Finalmente o Plutão falou algo útil!!!!

É exatamente isso' date='ela ainda têm que pensar que,se Deus criou os animais,então foi Ele que deu esse instinto para ele03
[/quote']

 

Eu “falei” Rafal? Caso você não saiba, eu sou mudo e surdo. Ou pelo menos aqui no fórum, o único dos cinco sentidos que possuo aqui é a visão e o tato. E utilizo para ler, não ‘ouvir’ e ‘falar’.

<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

E postei o óbvio, usar um pouco da caixa craniana ajuda um pouco a refletir o ser que somos. Em fim somos meros mortais, meros animais, levados e conduzidos pelo instinto da sobrevivência. Acredito que isto fala mais alto do que fé.  A não ser os fanáticos que tem geralmente algum distúrbio mental, que se sacrificam perdendo a sua única vida.

Link to comment
Share on other sites

  • Members
 Não... meu cravo!05

 Mas quando tu come plantas é diferente.

 

 Acho os animais mais próximos de nós, tipo tem olhos, boca, tem filhotes e os protegem...

 Entende o que quero dizer?  Colher uma fruta é difente de degolar um frango.

 
[/quote']

 

Diferente uma pinóia.

<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

O Ser vivo é:

 

Ser vivo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Merge-arrows.gif
Foi proposta a fusão deste artigo com: Organismo.

Do ponto de vista da biologia, um ser vivo é um ser que:

Tem constituição celular;

Cresce e desenvolve-se;

Responde a estímulos do meio;

Reproduz-se (à excepção de certos seres vivos como a mula).


A vida na Terra é constituida por (e sua classificação):

-- Super Dominio Biota (todos os seres vivos)

Super reino: Acytota

Reino: Virus

Vírus, Agentes sub-virais e viróides

Super reino: Prokaryota

Reino: Monera

Bactérias, cianobactérias e nanobactérias

Super reino: Eukaryota

Reino: Fungi

Fungos

Reino: Metaphyta

Plantas e algas pluricelulares

Reino: Metazoa

Animais

Reino: Protista

Protozoários e algas unicelulares

O primeiro ser vivo da terra foi o Protobionte.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Sei lá. a pomba não voltou com uma galho no bico? então deeria ter plantas po lá.

 

 Eu acho a história de Noé doida.   Se tinha um casal de cada bicho lá dentro... não tem uma coisa chamada cadéia alimentar, um ser vivo servindo de alimnento p/ o outro? 17

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members
 Ok, meu cravo!

 Tu continue comendo carnes e eu vegetais. 

 

 

 Tu tava louco p/ postar algo assim,fala averdade? 03
[/quote']

 

Realmente eu prefiro carne! carne! carne!

 

<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

fotoapagr_011.jpg

 

Na verdade os seres humanos são fisiologicamente onívoros comem de tudo e todos. Hehehehehe!06

 

Sabe como que é. Eu não perco uma oportunidade destas.05
Link to comment
Share on other sites

  • Members
 Sei lá. a pomba não voltou com uma galho no bico? então deeria ter plantas po lá.

 

 Eu acho a história de Noé doida.   Se tinha um casal de cada bicho lá dentro... não tem uma coisa chamada cadéia alimentar, um ser vivo servindo de alimnento p/ o outro? 17

 

 
[/quote']

 

No futuro paraíso os animais viverão entre sí ! 03
Link to comment
Share on other sites

  • Members
 É, Cravo, Mulher tb está na cadeia alimentar... Afff!1317

 

 

 

 Seu herege, comente sobre religião! 06
[/quote']

 

 

Depende Rosa. Em que sentido você está falando?06

<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Como assim herege shy?  Eu sou um homem devotado. Eu venero esta deusa é praticamente uma Vênus, Freyja, Dana, Isís, a imagem de Afrodite na terra.05

Link to comment
Share on other sites

  • Members

  Ainda assim, não sei ao certo, dizem que Jesus, João Batista, não  matavam animais... bem comiam peixe...

  Daí o essênios se alimentarem de mel (e sei lá mais o que), mas de nada que vertesse sangue.

 

 

Plutão, tenho medo da sua boca. Tu tem a tendência perigosa de dar uma conotação erótica (quase) tudo... afff! 08
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pois é,Jesus tranformou alguns peixes em MILHARES para as pessoas COMEREM!!!

Sobre essa questão de não comer carne,

era e sempre vai ser essa a intenção de Deus,mas,quando houve a rebelião no Éden,Ele teve de mudar,temporariamente,algumas coisas.Por exemplo,humanos comerem carne.

 

Tanto é,que já está provado que o corpo humano não esta 100% apto à comer carne.

Assim como o cérebro humano não é usado 100% hoje em dia e a memória humana pode armazenar um infinidade de coisas.

Todas essas mostram o propósito de Deus quando nos fez,que é o de o ser humano viver para sempre e não comer carne. 
Rafal2007-01-29 14:48:31
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pois é' date='Jesus tranformou alguns peixes em MILHARES para as pessoas COMEREM!!!

Sobre essa questão de não comer carne,

era e sempre vai ser essa a intenção de Deus,mas,quando houve a rebelião no Éden,Ele teve de mudar,temporariamente,algumas coisas.Por exemplo,humanos comerem carne.

 

[/quote']

 

Só uma correção: não foi no Éden que Deus acrescentou no cardápio humano a carne. Foi depois da arca de Noé>>> "Tudo que se move e vive ser-vos-á para alimento; como vos dei a erva verde, tudo vos dou agora" Gênesis 9: 3

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

  Ainda assim, não sei ao certo, dizem que Jesus, João Batista, não  matavam animais... bem comiam peixe...

  Daí o essênios se alimentarem de mel (e sei lá mais o que), mas de nada que vertesse sangue.

 

 

Plutão, tenho medo da sua boca. Tu tem a tendência perigosa de dar uma conotação erótica (quase) tudo... afff! 08
[/quote']

 

Que isto, eu sou um doce de pessoa. 19

 

E a minha língua não é felina e sim meus dentes. Aproveitando os dizeres do filme ‘A Companhia do Lobos’,.

<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

 A língua mais doce tem os dentes mais a fiados”.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Só uma correção: não foi no Éden que Deus acrescentou no cardápio humano a carne. Foi depois da arca de Noé>>> "Tudo que se move e vive ser-vos-á para alimento; como vos dei a erva verde' date=' tudo vos dou agora" Gênesis 9: 3

[/quote']

E onde eu falei que isso ocorreu no Éden?

Só falei que,por conta da rebelião no Éden(Adão comer o fruto) Deus teve que,temporariamente,mudar algumas coisas(como o humano passar a morrer) e,depois de ter arruinado a Terra(por consequência da desobediência humana que foi consequência da rebalião no Éden) ele não viu outra opção a não ser o homem passar a comer carne,o que não era o propósito dele.....

Tudo é lícito' date=' mas nem todas as coisas convêm, diz a Bíblia.

[/quote']

..."Exceto por tais coisas:Que vos abster-vos de sangue e de carne estrangulada e de fornicação...Boa Saúde para vós!"

Aliás,sabe sobre oque ele estava falando?09
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Você acha errado então Deus matar áqueles que não o seguem e oprimem Seu povo?

Ele é um genocidade consciente. Legal.

 

Anyways, vamos avançar pra outro tópico: Davi.

 

Ele era um homem santo de Deus, um rei escolhido por Jeová, um homem

que a bíblia diz que não dava um passo sequer sem se aconselhar com

Deus e blablablá. Um dia ele decidiu que esse negócio de ser bonzinho não tava com

nada e comeu com a mulher do seu general, Urias. Acontece que a mulher

esqueceu de tomar a pílula e engravidou. A clínica de aborto estava em

greve, então Davi fez o que qualquer pessoa em sua situação faria:

planejou matar o marido corno.

 

Deus não botou muita fé nessa presepada e mandou Gade, seu profeta, dar um recadinho pra Davi: Ele tinha três opções de condenação.

 

Opção a) sete anos de fome sobre Israel;

Opção B) ser perseguido por inimigos cruéis e impiedosos por três meses;

Opção c)  três dias de peste sobre o povo de Israel.

 

Davi, é claro, optou pela terceira alternativa.

 

A tal peste deixou um saldo de SETENTA MIL mortos. Ou seja: uma porrada de gente morreu porque Davi deu uma pulada de cerca (mas você não vê o fã-clube de Deus apregoando isso por aí 13).

 

Deus preferiu punir 70 mil pessoas que nada tinha a ver com a história a punir o seu querido Davi, cool.

Regente2007-01-29 19:47:26

Link to comment
Share on other sites

 Share

Announcements


×
×
  • Create New...