Jump to content
Forum Cinema em Cena

Religião


Recommended Posts

  • Members


Várias passagens do Antigo Testamento como o dilúvio e o êxodo esbarram na falta de evidências científicas. Há também aquele versículo que afirma que morcegos são aves- o que é obviamente incorreto. Isso sem mencionar o embate evolução x criação.


 

Sim, sim... A questão do morcego realmente deve ser considerada. Mas daí voltamos àquela: é função da Bíblia ser um livro de ciências?

 

Se olharmos pelo prisma científico atual, a Bíblia está incorreta ali, mas é compreensível, considerando as circunstâncias e a época em que o livro (Levítico no caso) foi escrito. Ademais, o morcego não é considerado mamífero desde as eras primevas da ciência... Ou estou enganado?

 

Sobre a questão evolução x criação, acho que o embate é mais cristãos empedernidos x evolução do que outra coisa. Como já dito aqui anteriormente, a Bíblia relata alguns fenômenos (a criação incluída) como eles parecem ter ocorrido e não como ocorreram efetivamente. Existem entendimentos (de cristãos, bem entendido) de que a Terra foi criada em 7 eras (e não 7 dias). Outros entendimentos apontam que o fenômeno da criação foi exposto para Moisés em 7 dias, sendo cada dia uma parte da criação que lhe foi mostrada. E por aí vai...

 

Como se vê, a Bíblia não bate de frente com a ciência, apenas dá um ponto de vista - ESPIRITUAL - para alguns acontecimentos.
Dook2007-02-01 18:30:43
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 4k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members
A biblia é um livro de fantazia compilado para dar bases ao cristianismo.

Biblia' date=' Alcorão, Livro de Mormon, entre outros podem ser colocados ao lado de obras como "Senhor dos Anéis", "Peter Pan", "História Sem Fim" como exemplos da criativedade humana.

Nada mais do que isso.
[/quote']

 

 

Vc disse o q eu tentei dizer algumas páginas atras... 01

 

Concordo com tudo o q vc disse!!!
Link to comment
Share on other sites

  • Members

1)Mas mesmo assim a ciência não diz que não houve o dilúvio.[/Quote]

 

 

 

É impossível provar uma negativa; mas um dilúvio universal envolveria

um número tão grande de improbabilidades que a única coisa sensata a se

fazer é descartar que um evento desse porte tenha ocorrido.

 

 

 

Qual êxodo? o do povo? Não sabia que era necessário ter

evidências de um bando de pessoa que perambulou pelo deserto....[/Quote]

 

 

 

Se você quer que os não crentes aceitem a veracidade dessa passagem as evidências são sim necessárias.

 

 

 

E existe alguma prova do evolucionísmo?[/Quote]

 

 

 

Evolução é fato. As espécies mudam com o tempo e o registro fóssil

prova isso amplamente. O mecanismo por qual as espécies mudam (seleção

natural) é que é uma teoria. Teoria muito bem fundamentada e que nunca

foi seriamente questionada.

 

 

 

Ave=Animal que voa.[/Quote]

 

 

 

Galinhas não voam.

 

 

 

 

Estou apresentando uma teoría MINHA:

 

Todos sabemos que na época do dilúvio a Terra era um único

continente(Pangéia)' date='provavelmente,com as águas do dilúvio entrando na

Terra e a amolecendo esse único continente se dividiu em vários.[/Quote']

 

 

 

Assumir que a água dividiu placas tectônicas já é deveras absurdo. E

mesmo se isso realmente tivesse ocorrido a sua teoria ainda não explica

como os continentes se separaram tanto em tão pouco tempo (o dilúvio

ocorreu há mais ou menos 7000 anos correto?).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Sim' date=' sim... A questão do morcego realmente deve ser considerada. Mas

daí voltamos àquela: é função da Bíblia ser um livro de ciências?[/Quote']

 

 

 

Para mim nunca foi. A Bíblia é, e sempre será, um livro doutrinário.

 

 

 

 

Se olharmos pelo prisma científico atual, a Bíblia está incorreta

ali, mas é compreensível, considerando as circunstâncias e a época em

que o livro (Levítico no caso) foi escrito. Ademais, o morcego não é

considerado mamífero desde as eras primevas da ciência... Ou estou

enganado?

 

[/Quote]

 

 

 

Não sei. Vou pesquisar.

 

 

 

Sobre a questão evolução x criação, acho que o embate é mais cristãos

empedernidos x evolução do que outra coisa. Como já dito aqui

anteriormente, a Bíblia relata alguns fenômenos (a criação incluída)

como eles parecem ter ocorrido e não como ocorreram

efetivamente. Existem entendimentos (de cristãos, bem entendido) de que

a Terra foi criada em 7 eras (e não 7 dias). Outros entendimentos

apontam que o fenômeno da criação foi exposto para Moisés em 7 dias,

sendo cada dia uma parte da criação que lhe foi mostrada. E por aí

vai...[/Quote]

 

 

 

O embate criação x evolução é recheado de falácias. Em ambos os lados. 

 

 

 

Na verdade acho que o que incomoda os cristão, e religiosos de uma

maneira geral não é o que  Darwin propôs, mas o que suas teorias

representam.

 

 

 

Antes de Darwin ciência e deus estavam intimamente ligados. Grandes

gênios como Faraday e Newton eram religiosos fervorosos. Buscava-se uma

lógica divina por trás dos fenômenos naturais. A seleção natural acabou

com isso. O modelo darwinista não precisava de nenhuma entidade

controlando a evolução das espécies, o acaso já dava conta disso.

 

 

 

É como se Darwin tivesse nos tornado menos especiais. Os humanos não

eram mais parte de um projeto divino, mas apenas uma espécie que por

acidente havia se tornado a dominante no planeta.

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

É impossível provar uma negativa; mas um dilúvio universal envolveria um número tão grande de improbabilidades que a única coisa sensata a se fazer é descartar que um evento desse porte tenha ocorrido.

Quer dizer que só porque é algo tão grande não pode acontecer?

Alguém imaginava ser possível acontecer um Tsunami como aquele?

Por favor né.

Como já falei' date='a ciência não pova e nem desmente tal ocorrencia.

Se você quer que os não crentes aceitem a veracidade dessa passagem as evidências são sim necessárias.

E como haveria evidências?Só se as pegadas estivessem lá até hoje06

Evolução é fato. As espécies mudam com o tempo e o registro fóssil prova isso amplamente. O mecanismo por qual as espécies mudam (seleção natural) é que é uma teoria. Teoria muito bem fundamentada e que nunca foi seriamente questionada.

Eu vejo por um outro lado.

Concordo que as espécies se adaptam ao ambiente' date='e isso ocasiona em mudanças tanto física como biológica.

Mas não creio que essa adaptação foi tão grande assim.

Já lí em um lugar que falta,nos registros fósseis,um "elo de ligação" entre as espécies do passado e as atuais.

Galinhas não voam.

Então não são aves oras!

Entende o que estou falando?Qual a necessidade de classificar os animais além de "terrestre","aquático" e "aéreo"?Não há necessidade de sub-espécies.

A bíblia costuma falar assim:"Animais selváticos do campo"(terrestre)

"criaturas voadoras dos céus"(aéreos)

e fala algo sobre "nos máres",não lembro08

Enfim,não há necesidade de sub-espécies.

Assumir que a água dividiu placas tectônicas já é deveras absurdo. E mesmo se isso realmente tivesse ocorrido a sua teoria ainda não explica como os continentes se separaram tanto em tão pouco tempo (o dilúvio ocorreu há mais ou menos 7000 anos correto?).

Acha pouco?

Não acho que seja "tão pouco tempo" assim.

Além do mais,imagina quanta água não era?Cobriu TODOS os montes....
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Na época da Pangéia os seres humanos não existiam' date=' cara. [/quote'] <?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

Vai estudar um pouco meu filho,por favor.<?:namespace prefix = v ns = "urn:schemas-microsoft-com:vml" />

 

Eu REALMENTE estou lendo isso???! (me beliscando...)

 Caraí!!! Isso aqui tá impagável!!  

Acha tão improvável as águas do dilúvio,que não era pouca coisa,ter encharcado a terra e dividido a mesma?

Sabia que Deus se "arrependeu" de ter feito o dilúvio?

Sim,ele se arrependeu,pois o mesmo "arruinou" a Terra,e a bíblia fala que Ele deixaria um sinal ao final de toda chuva para lembra a todos que Ele nunca mais enviaria um dilúvio a Terra.Pode imaginar que sinal é esse?03
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Se eu caminhar por uma região descampada e encontrar uma casa formada com um pouco de madeira e pedras, não deve isso ser para mim uma clara indicação de que alguém esteve ali antes de mim e a construiu ?!?

Seria então lógico eu concluir que a pintura surgiu por acaso ?!?

 

Mas, seria então lógico eu concluir que as flores que crescem do lado da casa surgiram por acaso ?

 

Se eu penso assim, então preciso olhar de perto e notar o desenho complexo delas, porque sei que é uma verdade fundamental que, se existe um desenho, tem de haver um desenhista.

 

É isso que a Bíblia nos diz em Hebreus 3:4 : "Cada casa, naturalmente, é construida por alguém, mas quem construiu todas as coisas é Deus."
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ainda temos a perfeição da criação.

Ainda temos evidências que o corpo humano poderia viver eternamente.

Isso não é estranho?

Se o ser humano chegou no ponto que está através de evolução,que nada mais é que adaptação da espécie ao ambiente,o ser humano deveria viver eternamente,pois a espécie teria evoluído a ponto de ter um corpo imortal.

Pelo o que a própria ciência já viu,o corpo humano pode viver eternamente mas,simplesmente,não vive!

Posso ver claramente que alguém retirou tal capacidade do homem.

Mas que sobraram resquícios de antes dessa retirada.

03
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Se eu caminhar por uma região descampada e encontrar uma casa formada com um pouco de madeira e pedras' date=' não deve isso ser para mim uma clara indicação de que alguém esteve ali antes de mim e a construiu ?!?

Seria então lógico eu concluir que a pintura surgiu por acaso ?!?

 

Mas, seria então lógico eu concluir que as flores que crescem do lado da casa surgiram por acaso ?

 

Se eu penso assim, então preciso olhar de perto e notar o desenho complexo delas, porque sei que é uma verdade fundamental que, se existe um desenho, tem de haver um desenhista.

 

É isso que a Bíblia nos diz em Hebreus 3:4 : "Cada casa, naturalmente, é construida por alguém, mas quem construiu todas as coisas é Deus."
[/quote']

 

Para ciência são só palavras, para ser ciência como postou terá que ser mais do que palavras.  Faltam evidências além da simplória observação e constatação. Faltam testes. Faltam indícios. Mas acima de tudo, falta a capacidade de pensar que tudo pode ser desmascarado ou infundado. E como sua emoção religiosa o impele disto, seria uma tentativa vã de buscar um estudo profundo da coisa.

Link to comment
Share on other sites

  • Members


Para mim nunca foi. A Bíblia é' date=' e sempre será, um livro doutrinário.[/quote']

 

Justamente... Logo, pq exigir rigor científico de um livro que é doutrinário?

Não sei. Vou pesquisar.

 

Por favor' date=' tb tenho interesse em saber como a ciência classificava o morcego antes da classificação que temos hoje. 01


O embate criação x evolução é recheado de falácias. Em ambos os lados.

 

Concordo.  

Na verdade acho que o que incomoda os cristão' date=' e religiosos de uma maneira geral não é o que  Darwin propôs, mas o que suas teorias representam.[/quote']

 

Incômodo esse que eu particularmente acho desnecessário. O problema do cristão médio é querer que a Bíblia sirva como explicação absoluta e ampla para tudo, sendo que esse não é o objetivo dela.  

Antes de Darwin ciência e deus estavam intimamente ligados. Grandes gênios como Faraday e Newton eram religiosos fervorosos. Buscava-se uma lógica divina por trás dos fenômenos naturais. A seleção natural acabou com isso. O modelo darwinista não precisava de nenhuma entidade controlando a evolução das espécies' date=' o acaso já dava conta disso.[/quote']

 

Aí é que tá... O modelo darwinista eliminou o controle DIRETO de uma entidade divina sobre a evolução das espécies. Mas só existe o controle direto das coisas? Acho que aí entra um raciocínio que transcende a nossa compreensão. Da minha parte acho difícil acreditar que a complexidade dos organismos que temos hoje seja obra de mero acaso e mantida por acaso... Há uma harmonia impressionante nas relações biológicas, diante da própria instabilidade do cosmos como um todo (como a natureza controlaria o meteoro que supostamente extinguiu os dinossauros?). De onde vem essa harmonia? Do acaso? Penso que não.

É como se Darwin tivesse nos tornado menos especiais. Os humanos não eram mais parte de um projeto divino' date=' mas apenas uma espécie que por acidente havia se tornado a dominante no planeta.
[/quote']

 

Não vejo dessa forma. Não há evidências de que os humanos tenham se tornado a espécie dominante por 'acidente'.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
E como sua emoção religiosa o impele disto' date=' seria uma tentativa vã de buscar um estudo profundo da coisa. [/quote']

 

Sem querer ofender, mas o único que precisa se informar aqui é você, pois só sabe entrar e resmungar e também você não tem idéia do quanto estou informado sobre as coisas que acontece ao redor do mundo ! 06
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Na época da Pangéia os seres humanos não existiam' date=' cara. [/quote'] <?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

Vai estudar um pouco meu filho,por favor.<?:namespace prefix = v ns = "urn:schemas-microsoft-com:vml" />

 

Aí, Jesus! Ilumine a mente dessa criatura!! Vá estudar você! 11

 

Toma aí um aperitivo pra você ir se acostumando com a sua ignorância OU procurar se informar melhor antes de destilar suas "convicções religiosas": 

Pangea
[pan=tudo/inteiro; gea=terra]
[Conf. deriva dos continentes]

Supercontinente único, rodeado por um mega oceano (Pantalassa), que provavelmente existiu no Permiano, há cerca de 250 milhões de anos, e que teria sofrido rifteamento, dando origem ao proto-oceano que evoluiu para o oceano Tethys, já no Triássico, entre duas grandes massas continentais: Laurásia e Gondwana.

 

Acha tão improvável as águas do dilúvio' date='que não era pouca coisa,ter encharcado a terra e dividido a mesma?

Sabia que Deus se "arrependeu" de ter feito o dilúvio?

Sim,ele se arrependeu,pois o mesmo "arruinou" a Terra,e a bíblia fala que Ele deixaria um sinal ao final de toda chuva para lembra a todos que Ele nunca mais enviaria um dilúvio a Terra.Pode imaginar que sinal é esse?03
[/quote']

 

 Vou fingir que não li essa "pergunta"... É... Vai ser melhor. 07 09 03
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Sem querer ofender' date=' mas o único que precisa se informar aqui é você, pois só sabe entrar e resmungar e também você não tem idéia do quanto estou informado sobre as coisas que acontece ao redor do mundo ! 06
[/quote']

 

Imagine. Mesmo que você queira me ofender, sua capacidade de ofender e igualmente proporcional a sua capacidade de compreensão. 03

<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

1-Não disse ainda que você não possua informação alguma, conclusões suas e somente suas. 03

 

2-Resmungar do que? 09

 

3-Você posta aqui com que finalidade? 09

 

4-Guarde sua informação para você. 03

Plutão Orco2007-02-02 11:27:42
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Aí' date=' Jesus! Ilumine a mente dessa criatura!! Vá estudar você! 11

 

Toma aí um aperitivo pra você ir se acostumando com a sua ignorância OU procurar se informar melhor antes de destilar suas "convicções religiosas": 

[/quote']

Desculpe-me,estava errado.

Realmente a Pangéia existia antes dos humanos virem à Terra.

Então minha teoria foi por água a baixo(entenderam?DilúvioX água abaixo?06)04

Mais Dead,como falei quando apresentei essa teoria,não se tratava de uma "convicção religiosa" minha não,era apenas uma teoria que tinha criado....algo pessoal sabe....obrigado por derruba-la1106

Vou fingir que não li essa "pergunta"... É... Vai ser melhor.

Sabia que você ia reagir assim06' date='mas é o que está na bíblia03

Em tempo, como faço para "quotar" como os outros acima ?!? 0906

Isso é uma técnica passada pelos monges no Tibet....um mero mortal como você não poderia aprende-la06

Brincadeira,é só copiar o texto que você quer quota-lo(ctrl+c),digital na caixa de mensagem "["quote=o nome da pessoa"]" , embaixo digita "["/quote"]" , entre os dois cola o texto da pessoa (ctrl+v) e embaixo do (
) digita seu post03
Rafal2007-02-02 11:48:12
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Isso é uma técnica passada pelos monges no Tibet....um mero mortal como você não poderia aprende-la06

Brincadeira' date='é só copiar o texto que você quer quota-lo(ctrl+c),digital na caixa de mensagem "["quote=o nome da pessoa"']" , embaixo digita "["/quote"]" , entre os dois cola o texto da pessoa (ctrl+v) e embaixo do (
) digita seu post03

 

OK ! 16
Minduim2007-02-02 11:57:04
Link to comment
Share on other sites

  • Members
 

Imagine. Mesmo que você queira me ofender' date=' sua capacidade de ofender e igualmente proporcional a sua capacidade de compreensão. 03 - QUE BOM QUE VOCÊ MUDOU DE IDÉIA ! 10

<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

1-Não disse ainda que você não possua informação alguma, conclusões suas e somente suas. 03 - É, ME PRECIPITEI.....04

 

2-Resmungar do que? 09 - PRECISO RESPONDER ?!?

 

3-Você posta aqui com que finalidade? 09 - TE GARANTO QUE NÃO É PARA TUMULTUAR COMO CERTAS CRIANÇAS.....05

 

4-Guarde sua informação para você. 03 - VOCÊ NÃO É OBRIGADO A LER O QUE EU POSTO AQUI, OS INCOMODADOS....03

[/quote'] Minduim2007-02-02 12:08:01
Link to comment
Share on other sites

 Share

Announcements


×
×
  • Create New...