Jump to content
Forum Cinema em Cena

Manchas na Face do DVD

Recommended Posts

• Members
Mais um DVD da minha coleção foi acometido das infames manchas. A vítima da vez é Os Dez Mandamentos - Ed. Colecionador - Duplo. Detalhe que já é o TERCEIRO DVD da Paramount que me dá isso... Lá vou eu de novo repetir a via crúcis...

Que estranho, o meu Os Dez Mandamentos (3 discos) em digipack deu problema de manchas, assim como o DVD de O Mágico de Oz (3 discos) também em digipack, resolvi com detergente neutro e água corrente !16
  • 8 months later...
  • Members

Olá pessoal, sou novo aqui e vou continuar com esse tópico que já dura anos.

Pelo que li em todas as mensagens a situação é a seguinte:

- A "mancha maldita" se encontra entre as camadas dos DVDs Dual Layer

- Ela se chama DLD ou "Dual Layer Deterioration"

- Não é fungo, não é mau uso

- Ela se dá por causa de uma reação química dos produtos utilizados "dentro" do DVD.

- Não é possível sua recuperação por meio de polimento e similares.

- Um fato importante, os DVDs que mais sofrem com isso parecem ser os da Warner (O Senhor dos Anéis, Harry Potter, Matrix e etc...)

Sou dono de uma videolocadora aqui no RS e, hoje, estou com 2 discos com a maldita mancha, "HP e A Câmara Secreta" e "Supernatural 4ªT disco 3". Já tive outros discos assim que acabaram encontrando a lixeira como seu jazigo.

Alguém por aqui sabe com recuperar esses discos, ou, ao que me parece, eles não tem volta?

Alhuém conseguiu sucesso com troca de DVDs Warner comprados a mais tempo?

Abraço a todos e obrigado desde já.

• 10 months later...
  • Members

olá... foi mal resuscitar o tópico, mas gostaria de saber se alguém teve sucesso com a troca de algum produto da Warner?

comprei a trilogia extendida do SDA, fiz uma maratona overdose logo lque chegaram... aí um tempo depois resolvi fazer a mesma coisa, e descubro manchas em todos os discos dos filmes, e em alguns discos de extras... mesma coisa que já tinha acontecido com o meu O Poderoso Chefão.

estou pensando em entrar em contato com a Warner para a troca, mas gostaria de saber se alguém já obteve exito em fazer essa operação com essa distribuidora.
  • Members

Atualizando a minha situação...

Na página anterior, numa mensagem minha de 2009, eu disse que tive problemas com discos da 10ª temporada de Friends importada dos EUA.

Agora, para a minha infelicidade, quase todos os meus DVDs importados de Friends estão com problema. Tenho as temporadas 7, 8, 9 e 10 importadas e apenas a 8ª está com todos os discos perfeitos.

O problema é sempre depois da mudança de camada.

Será que acontece isso com blu-ray?

:(

Nunca ouvi nada a respeito sobre blurays e espero nunca ouvir. rs

Acho que o clima seco de Brasília contribui para o não aparecimento dessas manchas, ainda não ouvi relatos de ninguém daqui. Fico pensando depois de ler a historinha macabra do amigo aí de cima sobre SDA, será que o Sub está "desovando" esses dvds? 06 Com meu box a caminho, medo....   

• Members

Que bom que esse tópico não morreu. Acompanho ele desde o início do ano passado.

Possuo videolocadora e seguido aparecem esses DVDs com mancha. Mas não são só da Warer não. A Warner lidera minha pilha de discos manhcados, depois vem Sony, Paramount e Dreamworks. Me parece que distribuidoras menores como Flashstar, Focus e outras não tem esse problema.

Essa semana recebo visita do meu distribuidor, já enviei e-mails para a empresa e eles já estão cientes desse problema, porém seria interessante que mais pessoas entrassem em contato com a Warner e outras distribuidoras que apresentaram problema para enviar uma mensagem de indignação.

• 1 month later...
  • Members

Respondendo ao P Rubens... eu também tive o mesmo problema com o box da versão estendida do "Senhor dos Anéis". Semanas depois da caixa chegar (comprei no lançamento) quatro discos estavam apresentando sinais de deterioração, sendo que um deles já travava. Entrei em contato com a Warner e eles trocaram o box sem problemas. O box substituto chegou algumas semanas depois da reclamação... e hoje já tem três discos deteriorando!!

Eu receio que o problema não seja mais ocasional, suspeito que nos últimos anos o rigor de qualidade com os DVDs esteja caindo, talvez porque as atenções se voltaram para o blueray, sei lá. Muitos dos meus discos estragaram, mas notei um detalhe interessante: todos os discos que estragaram foram comprados nos últimos quatro anos. Tenho dezenas de DVDs bem antigos que continuam perfeitos e rodando. O único disco antigo que tenho que deteriorou foi um disco de banca de jornal de "A Odisséia" que era visivelmente de qualidade inferior desde que comprei. Claramente uma anomalia.

Já os meus discos novos aparentemente nenhum está seguro. E parece que box de seriados são mais suscetíveis. Três discos da primeira temporada de "Roma" estragaram, assim como o disco 1 da primeira temporada de "Sete Palmos". Comprei "Across the Universe" nas americanas e quando fui assistir pela segunda vez já descobri uma mancha enorme. Mesma coisa o disco de extras de "2001" da coleção nova do Kubrick (e receio estarem aparecendo sinais no "Laranja Mecânica" também)

Resultado: copiei todos os meus box de seriados em DVD5 tentando manter o máximo que pudesse da qualidade e vendi meus boxes antes que estragassem de vez. Simplesmente não valia a pena ficar passando pela via sacra de tentar trocar cada disco com problema. E agora não compro mais DVDs. Simples assim (ainda mais quando comecei a alertar outros amigos colecionadores e eles começaram a entrar em pânico ao encontrar montes de discos deteriorados... todos comprados nos últimos quatro ou cinco anos)

• Members

Lembro que falavam que DVD ia durar muito tempo pela sua tecnologia, que bela propaganda enganosa, isso só dá motivo para as pessoas fazerem pirataria, acho que é mais seguro manter um arquivo no PC e uma copia no Pendrive, que alias as TV hoje estão aderindo ao Pendrive, se continuar assim, o desinteresse sobre DVD e Blu-ray vai cair, hoje as locadoras estão em baixa, as lojas da Blockbuster no Brasil foram compradas e fizeram junção com as americanas, amanha elas serão extintas.

Acho que os colecionadores perdem mais nessa história, em ter DVDs em estantes como livros, como uma obra de arte e obras primas, acho que isso ficará no passado.

• 4 weeks later...
  • 1 month later...
  • Members

Bom dia não sou colecionador de filme mais estou passando pelo mesmo mal do pessoal do forum, possuo videogame xbox e meus jogos como o videogame são todos artigos originais e infelizmente perdi 1 dvd devido estas manchas, e mais 3 tiveram inicio das mesmas.

Neste link segue imagem do que aconteceu com minha midia do Vanquish,

http://imageshack.us/photo/my-images/825/201201130017401.jpg/

este dvd foi comprado no wallmart cerca de 8 meses atras. Vi que as mesmas manchas começaram em mais 3 dvds so que eles não estão intulizaveis ainda. Sei que meu xbox esquenta demais e a sala não tem tanta ventilação assim, por isso acredito na teoria do pessoal de ser disc rot. Antes eles ficvam acondicionados em uma caixa de sapato e depois do acontecido coloquei em uma estante e a limpei com vinagre e comprei silica em sasche em gel pra ver se o processo não se alastrava pros demais dvds.

Estou postando mais para ver se alguem tem alguma sugestão ou se conseguiu evitar que este processo continuasse. Tenho cerca de 30 dvds e é frustante ver midias de 130 a 200 reais irem embora desse jeito

• 11 years later...
  • Members

Já existem diversos vídeos e tópicos explicando que certos lotes de DVDs e até Blu-rays "apodreceram", estragaram com o tempo.

Esse é um:

Por exemplo, DVDs da Warner, entre 2006 a 2009. Apesar que discos são também suscetíveis a condições ambientais adversas, forma que a gente os armazena... porém, comprovadamente isso não explica os vários casos.

Tem até disco da Criterion envolvido. OBS: não são todos, claro, mas alguns específicos. E pode não acontecer com todo mundo. Outro detalhe é que pode estar ligado a certas fábricas de produção. Em teoria esses discos podem durar décadas, mas nesses casos a mancha aparece e o disco corrompe os dados.

Link pra um tópico dedicado: https://forum.blu-ray.com/showthread.php?t=324661&highlight=disc+rot

E aparentemente CDs são os piores pra estragar, depois DVDs, e os melhores são os Blu-rays, pela forma como são produzidos.

• 1 year later...
  • Members

Falando em "manchas", o programa de hoje do RMBee abordou um artigo sobre um equívoco na produção de DVDs da Warner (oficiais da distribuidora, não falo de piratas) dos anos 2000, que fez com que não funcionassem mais hoje, por estragar mesmo.

A reportagem é essa:

https://www.joblo.com/hundreds-maybe-thousands-of-your-warner-bros-dvds-dont-work-anymore/

E traduzida fica assim (OBS: esse não é um caso isolado e nem restrito a Warner). Já tivemos relatos inclusive postados no fórum Blu-ray.com, sobre "disc rot" (discos que estragam mesmo sem uso e bem conservados, simplesmente param de ser lidos total ou parcialmente). Dizem que um dos motivos é por conta de alguns lotes (não todos, lógico) sendo produzidos de forma errada, em certos "produtores" ou "casas" (vou usar esse termo pra facilitar) disso, que justamente tem essas falhas relatadas por muitos.

++++++++++++++

Centenas dos seus DVDs da Warner Bros provavelmente não funcionam mais

Devido à forma como a Warner Bros fabricou seus DVDs, virtualmente todos os discos prensados entre 2006 e 2008 estão inoperantes agora.

Sou um grande fã de filmes antigos. Quando digo "antigos", não me refiro a filmes de dez, vinte ou até trinta ou quarenta anos atrás. Eu amo filmes da Idade de Ouro de Hollywood, especificamente das décadas de 30, 40, 50 e 60. Sempre adorei esse período, e como é difícil encontrar muitos desses filmes em serviços de streaming, fiz um esforço para comprar o máximo possível desses filmes em mídia física. Assim, tenho milhares de filmes antigos em DVD, e entre os meus títulos mais valiosos estão algumas dezenas de box sets de DVD lançados pela Warner Bros no meio dos anos 2000, pois eles controlam o melhor acervo de filmes clássicos.

Há alguns meses, fui até um box set antigo do Humphrey Bogart para assistir a um dos meus favoritos, Passage to Marseille. Depois de cerca de uma hora, o disco simplesmente parou de funcionar. Aconteceu a mesma coisa com outro filme do set, Across the Pacific. Eu realmente pensei que o problema fosse o meu velho reprodutor Blu-ray, e como eu estava precisando de um upgrade de qualquer forma, comprei um novo player UHD e simplesmente esqueci do assunto.

Avançando para cerca de uma semana atrás, quando decidi colocar um filme antigo do Errol Flynn chamado Desperate Journey. Aconteceu a mesma coisa. Isso me preocupou mais, pois, ao contrário dos outros filmes que mencionei, este nunca teve um lançamento em HD e estava indisponível digitalmente. Fiz uma pesquisa rápida na internet e, para meu horror, encontrei vários fóruns de home theater (e alguns vídeos bons) confirmando que isso não era um acaso.

Acontece que virtualmente todos os discos de DVD da Warner Bros fabricados entre 2006 e 2008 sucumbiram ao temido "laser rot", onde os discos simplesmente param de funcionar devido à degradação das camadas. Uma vez que isso acontece, não há como desfazer. Esse problema era frequente com os laserdiscs nos anos 80 e 90, mas não era um grande problema com os DVDs. O problema se resume à forma como os discos foram autorados. Muitos dos títulos afetados, que variam de clássicos como The Wild Bunch e The Shawshank Redemption a coleções de TV como The Dukes of Hazzard, foram relançados em Blu-ray ou digital HD. Alguns dos títulos, como muitos dos lançamentos das coleções Looney Tunes e muitos dos filmes da Idade de Ouro de Hollywood, não foram relançados, tornando-os, em muitos casos, mídia perdida.

Então, o que pode ser feito a respeito disso? Nada. Como foi afirmado neste vídeo do RetroBlasting, temos bombas-relógio em nossas mãos, e a única solução seria ripar nossos favoritos para algo como o PLEX, mas já é tarde para a maioria dos discos. A Warner Bros, claro, ainda não se pronunciou sobre isso, então pessoas como eu têm milhares de discos inúteis entulhando nossas prateleiras. Aqui está a lista mais completa de títulos disponíveis.

Até agora, os discos Blu-ray não foram afetados, embora todos os discos HD-DVD lançados pela Warner Bros nesse período sejam basicamente porta-copos caros.

Embora seria ótimo se a Warner Bros tentasse fazer algo em favor dos consumidores, oferecendo ao menos discos MOD de reposição do Warner Archive, eu não estou com muita esperança. Dado que os discos só começaram a apresentar defeitos depois de cerca de quinze anos, tenho certeza de que eles acham que já tiramos nosso "valor" dos discos – o que, na minha opinião, não aconteceu. Um agradecimento especial ao canal Damn Fool Idealistic Crusader, um excelente canal de Home Theater no YouTube, que estava muito à frente dessa história.

ATUALIZAÇÃO: De acordo com um dos nossos leitores, FilmFan-89, a Warner Bros substituirá alguns discos se você entrar em contato diretamente com eles, mas há um porém. Eles só substituirão discos que estão atualmente em estoque, e infelizmente, muitos dos títulos defeituosos não estão. Entre em contato com eles através da WB Store e nos mantenha atualizados no thread de comentários se eles cumprirem com a substituição.

++++++++++++++

Outro vídeo a respeito, de uns 2 anos atrás, que já é atualização de outro, acho que de 2021, 2022. Reparem que alguns ele diz que trocaram os DVDs.

• 3 weeks later...
  • Members

É, pelo visto essa questão dos discos estragando é séria mesmo... e não vale apenas pra alguns DVDs de lotes dos anos 2000 da Warner e algumas outras, mas até Blu-rays como os gravados entram nessa.

https://www.pushsquare.com/news/2025/03/disc-rot-already-afflicts-your-physical-game-collection

E de jogos. Tem inúmeros vídeos e artigos (além de discussões do REDDIT) a respeito, mas parece que o consenso é que mesmo em condições ideais (o que num país como o BRASIL é menos ainda), se durar 10-20 anos já tá no lucro... Tem um tópico num fórum de informática a respeito, que vale a pena uma lida, link aqui. Recomendo que sejam analisadas TODAS AS POSTAGENS, especialmente as últimas, em que se comenta que pra "cold storage" (leia-se: deixar guardado na gaveta e só recorrer aos discos quando seu outro backup corromper/der perda total) a mídia óptica ainda é a que tem melhor custo benefício.

Claro que "na nuvem" é literalmente colocar suas coisas no computador de terceiros e esperar que sobrevivam pra sempre. Podem apertar um botão e dar fim, mesmo que vc pague e seja um serviço particular. Isso sem contar uma empresa sair do ramo, ou descontinuar algo que oferecia. Não estamos nem falando de streaming, que pra mim já nasceu morto na competição com os "piratas".

Esse artigo também chega a uma conclusão similar: https://blog.ligos.net/tags/Archiving-Series/

Essa de considerar "fitas" (tapes?) não merece nem consideração, porque os drives custam milhares de dólares e a forma como se faz o backup é tão ou mais inconveniente que os discos. Apesar que ao menos no meu Pioneer novo (BDR-212-BK, somado com a caixa "Vantec NexStar DX2") pra copiar de volta pro meu SSD, levei nem 15 minutos (uma mídia inteira BD-25, em torno de 23 GB).

Já para gravar cada disco desse, de fato leva quase 1h30m, porque são 45 (independente do disco, na velocidade 2x, claro, pra não arriscar), e mais esse mesmo período para "testar" a integridade dele (algo que sempre mando o CDBurnerXP fazer). Outro programa bom para gravações, mesmo antigo, é o ImgBurn. Mas não são os únicos.

Eu tenho cerca de 240 BD-Rs, pena que os BD-REs (regraváveis) se tornaram tão escassos quanto achar coca-cola no deserto. Praticamente pararam de fabricar, nunca mais vi no Brasil (e mesmo nos EUA é difícil pegar). BD-R é o que grava 1x só e vc não altera mais ("gravável"). Apenas na shopee eu vi um pacote de 50 mídias BD-R da Ritek/Ridata, por um valor razoável, fora o gasto com estojos.

Comprar outros fabricantes, como Verbatim, tornaria o custo / GB similar ao de se pagar por pendrives de alta capacidade, inviável. Mas esse RITEK é que nem comprar televisão CCE no passado, você espera se dar bem, mas a chance do contrário é altíssima. É a marca mais "barata" de todas. Tanto que na última vez que peguei um lote, pela primeira vez vi discos "bichados" (que vc grava, e a mídia é perdida, provavelmente por defeito de fabricação, algum risco na superfície pode ter ocorrido nesse momento. E não é coisa de transporte, pois o "tubo" das 50 vem uma empilhada na outra. Nesse caso, foram as últimas 10, praticamente.

Até cogitei ser coisa do drive, pois todas as gravações foram feitas no meu ASUS. Mas questionando por aí, não é anormal isso ocorrer (só eu que não tinha visto ainda).

O termo em inglês pra discos "bichados" é "coasters". Mídias virgens defeituosas, que não funcionam corretamente para gravação, e acabam se tornando "porta-copos" (esse é o significado do termo em inglês), em vez de serem usadas para o propósito original. Em português, o termo equivalente mais comum para essa situação é "mídias defeituosas" ou "mídias inutilizáveis". Não existe um adjetivo tão específico para esse caso, mas podemos usar expressões como "mídias estragadas" ou "mídias comprometidas", dependendo do contexto.

E se "armazenagem a frio" é aquela que guardamos pra recorrer depois, a "hot/quente" seriam justamente os SSDs / flash (pendrives), discos rígidos. Mas até esses não são confiáveis, vide o caso dos SSDs com firmware ruim e que tiveram perda total, levando a ação coletiva, até: https://arstechnica.com/gadgets/2023/08/sandisk-extreme-ssds-are-worthless-multiple-lawsuits-against-wd-say/

Uma das causas pro desuso de mídia física (sem levar em conta a inconveniência de espaço, poeira, cuidado no manuseio, etc.) é justamente por ser menos "hot" e mais "cold storage". Mas, se quem tá me lendo acha pouco durar 10, 20 anos, pior são 5-10 dos próprios SSDs (que se deterioram mais se ficarem guardados sem uso) e HDs, que foram comparados a "ovos" no cuidado que se deve ter com os externos.

Um dos artigos referidos no tópico do fórum de informática é esse, que menciona isto: https://discussions.apple.com/docs/DOC-6031

A respeito de filmes/séries, diante destes fatos todos, o mais indicado seria mesmo, passada uma década, fazer backup de toda a coleção, e não apenas em outra mídia (e quem sabe convertendo pra MKV, como eu faço, pra melhorar na questão de faixas), porém isto se torna impraticável pro pessoal que compra adoidado e muitos títulos sequer tira das caixas.

Nem todo filme também é decriptável, pode ser que ALGUNS o MAKEMKV e mesmo o antigo AnyDVD (que a empresa Slysoft sumiu do mapa, e era um programa pago) tenha dificuldades. Mas a esmagadora maioria, dá tranquilo. O que é trágico são discos hoje raros, por não serem mais fabricados, e que só se encontra aquele conteúdo NELES (não em streaming e nem mesmo download considerado "ilegal"), sejam perdidos, mesmo que o colecionador tenha feito tudo corretamente.

• Members

https://www.joblo.com/over-600-blu-ray-titles-no-longer-work/

Eita, nem os Blu-rays se safaram... tradução rápida abaixo:

+++++++++++++++
Mais de 600 Títulos em Blu-ray Pararam de Funcionar?!

Não são apenas os DVDs que são defeituosos; mais de 600 Blu-rays apresentam defeitos conhecidos, e eles já podem estar na sua coleção.
+++++++++++++++

Quando se trata de mídia física, sempre há uma preocupação com a degradação. Vimos isso com VHS, fitas cassete e discos Laser. Eventualmente, eles se tornam impossíveis de assistir. O DVD deveria resolver esse problema, nos oferecendo a mesma experiência a cada vez e com uma vida útil muito mais longa do que os discos Laser (que atualmente estão desaparecendo rapidamente). E, de acordo com o artigo de Bumbray sobre os títulos da Warner Bros, o problema ainda é tão presente quanto sempre foi. Mas esses são DVDs. Isso foi há duas gerações atrás e há uma razão para termos trocado! E quanto aos Blu-rays?

Os Blu-rays foram feitos com a intenção de durar 100 anos. Mas isso não significa que não existam problemas que possam surgir. Qualquer disco que tenha duas camadas, como os BD-50 (que possuem 50 GB de armazenamento contra 25 GB dos discos padrão), tem mais chances de se degradar, já que as duas camadas estão essencialmente "coladas" uma à outra. A falta de um armazenamento adequado, ou até mesmo um problema no momento da impressão inicial, pode fazer com que essas camadas se separem, tornando o vídeo inutilizável. É por isso que o armazenamento adequado é essencial para qualquer coleção. Já aconteceu de um título simplesmente parar em determinado ponto do filme? Isso acontece porque o disco está tendo dificuldades para fazer a transição entre as camadas de dados.

Consegui encontrar um site que faz o catálogo de vários títulos defeituosos. Muitos são BD-50 e são resultado de problemas de impressão. A lista inclui vários títulos populares, como 127 Horas, Uma História de Fantasma, Cloverfield, Death Race, Elysium, O Olho, Ghost Rider, Garota Exemplar, Hellboy, Jurassic Park 3, King Kong de Peter Jackson, Layer Cake, Piranha 3D, Scream, Scream 2, Scream 3, Sunshine, Van Helsing e A Bruxa. Os problemas podem variar desde o filme travar, apresentar artefatos, até não ser possível reproduzi-lo completamente.

Até a Criterion, que é considerada a melhor editora de mídia física, teve sua cota de problemas. 27 lançamentos da Criterion possuem defeitos conhecidos, com clássicos como 8 1/2, O Sétimo Selo, M - O Vingador de Berlin e Paris, Texas figurando na lista. O maior problema pode ser o Blu-ray 4K de Cidadão Kane, que a Criterion precisou relançar e oferecer um crédito de $10 aos compradores. Isso pelo menos mostra até onde a Criterion está disposta a ir para corrigir esses tipos de problemas. Porque, ao contrário dos enormes problemas da Warner Bros de 2006 a 2008, esses são mais esporádicos e autocontidos, provavelmente relacionados a um lote específico de filmes, em vez de uma linha inteira.

Se algo ficou claro durante minhas horas de pesquisa em fóruns, postagens de blogs e respostas, é que problemas ocorrem o tempo todo e podem ser bastante aleatórios. Certamente há algumas empresas que aparecem mais do que outras, mas, na realidade, tudo depende de quem fez o lançamento. E eu também gostaria de destacar o quão pouco as Boutique Labels como Scream Factory e Arrow Video aparecem nessa lista. Não quero dizer que elas estão livres de problemas, mas, como colecionadores, temos que aproveitar as vitórias quando elas aparecem. Eu recomendaria que você desse uma olhada nos seus Blu-rays, ao invés de apenas colocá-los na prateleira, assumindo que estão funcionando. Você pode ter um monte de pesos de papel caros na sua coleção.

+++++++++++++++

Lista de lotes ruins: https://bluraydefectueux.com/index-des-blu-ray-defectueux/#E