Jump to content
Forum Cinema em Cena

Oscar 2009: Previsões


Recommended Posts

  • Replies 4k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Kate Winslet tá querendo chegar na Meryl Streep. A Cate Blanchett também. 06 Quem será que chega primeiro?

 

Falando em Meryl Streep..... o The Film Experience aposta em sua indicação pelo filme Mamma Mia! Será possível? Eu não vi tanta exaltação por sua atuação nas crítica do filme. Será que só o nome poderossísimo de Meryl Streep já garante a indicação? 06

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu acho que Winslet nunca foi tão favorita ao Oscar, nem em 2006, quando ela despontou por Pecados Íntimos e acabou não vingando.  É até bom que esse favoritismo seja mais velado, pra que não perca a força.  Quando falei em Veneza Fe, me referia a Revolutionary Road, que acho que está pronto sim, só devem afinar e filtrar algumas coisas na edição.  Vamos torcer!16

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Há muito Revolutionary Road teve suas filmagens concluídas. As reações ao test screening em NY dão conta de um filme com trilha e até fotografia já finalizadas. Essa demora de que FeCamargo fala é relativa, tendo que se levar em conta também dois pontos importantes:

 

a) Até que ponto Mendes irá "acatar" a voz do público desses screenings?

B) Veneza pode receber sim o filme inacabado.

 

Mas acredito que R.ROAD tenha mais cara de Telluride e Toronto, pq a idéia de campanha do estúdio para o filme parece se firmar claramente em suspensão de expectativa, com material de filme sendo divulgado a conta gotas. Acho a decisão acertada, bastando pegar os últimos casos onde essa proposta foi empregada para constatar sua eficácia. Que estreie no fim de dezembro mesmo, mas sendo exibido antes para as pessoas certas (vide SAG, GG, NATIONAL BOAD OF REVIEW, etc)...

E que alguma editora crie vergonha e publique logo o livro em Port.

 

------------------

 

Com relação à Meryl...

Mamma Mia! não teve o mesmo respaldo crítico de Prada, mas teve seus entusiastas, gente declarando o filme "a comédia romantica do verão americano", o Hairspray e o Prada de 2008. O filme, competindo com uma das maiores brilheterias da História (Batman), encontrou o seu lugar e seu público e, até o momento, já arrecadou mais de U$135 milhões em todo o mundo, quase três vezes mais de seu custo de produção - atentando ainda para o fato do musical não ter estreiado em muitos países ainda.

Mas esse feel good movie de verão seria páreo para um drama de época, em data de estréia estratégica para o Oscar, com sua protagonista interpretando a madre superiora de uma escola na luta contra um pedófilo (supostamente), papel "escandaloso" que o Oscar adora indicar, calcada num dos textos mais celebrados dos últimos anos, premiado com o Pulitzer e o Tony?

Streep, por Prada, certamente não concorreu consigo mesma por um papel desse calibre. Que Doubt seja um filmaço e faça juz ao tremendo talento de Streep.
Ronny2008-07-28 18:27:13
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Me dá uma raiva esses livros que viram filme. Todos esses livros que serão adaptados em filmes "do Oscar" ainda não foram lançados no Brasil. Daí, semanas antes do lançamento do filme, lá vem a editora lançar o livro no nosso mercado. Exceção foi Desejo e Reparação, que já tinha no Brasil antes do filme.

 

Esse Doubt, por ex, não existe no Brasil. Né? Nem aquele livro do filme do David Fincher. Nem o livro do Revolutionary Road.....enfim...nenhum. 06

 

Sync2008-07-28 19:05:12

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Concordo com o Ronny. O papel da Streep em Doubt aparenta ser muito mais forte e complexo, se o filme vingar ela será indicada fácil, fácil.

Poderiam promovê-la como coadjuvante por Mamma Mia!, alegando que a personagem principal é a filha em busca do pai. Indicação dupla nela!
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Me dá uma raiva esses livros que viram filme. Todos esses livros que serão adaptados em filmes "do Oscar" ainda não foram lançados no Brasil. Daí' date=' semanas antes do lançamento do filme, lá vem a editora lançar o livro no nosso mercado. Exceção foi Desejo e Reparação, que já tinha no Brasil antes do filme.

Esse Doubt, por ex, não existe no Brasil. Né? Nem aquele livro do filme do David Fincher. Nem o livro do Revolutionary Road.....enfim...nenhum. 06
[/quote']

 

Sync, dos "oscarizáveis" para 2009 dá até para adiantar algumas coisas.

Até o momento, ja li o seguinte:

 

* A Estrada, do Cormac McCarthy, adaptado pelo diretor de A Promessa, John Hillcoat, com Viggo Mortesen, Robert Duvall e Charlize Theron.

 

* O Curioso Caso de Benjamin Button, de F. Scott Fitzgerald, pelo diretor David Fincher, com Pitt e Blanchett. Esse aqui é mais difícil, saiu no Brasil há anos numa coletanea do autor intitulada 'OS SEIS CONTOS DA ERA DO JAZZ'. Descolei num sebo baratinho, mas por sorte, uma edição bem velha e já mofada. O conto tem 30 páginas e é sensacional.

 

* O Leitor, best seller alemão, adaptado por Stephen Daldry, com Kate Winslet e Ralph Fiennes. O livro é uma coisa de louco, narrando um amor trágico por personagens incríveis resgatando as feridas do nazismo na Alemanha. Hanna, a ser interpretada por Winslet, é uma das anti-heroínas mais espetaculares da literatura recente. A última edição data de 1999. Dificil de encontrar tb. Quando procurei na Siciliano no inicio do ano, tinha apenas uma edição numa loja em todo o país. Onde? Noutra loja da rede no mesmo shopping. 06

 

* Ensaio sobre a Cegueira, do Saramago, tá aí ao alcance de todos. Alegoria social contundente, adaptada pelo diretor Fernando Meirelles... A mulher do médico, Jesus... O que Julianne Moore pode ter feito com essa personagem me arrepia.

 

* Elegy, adaptado do livro O Animal Agonizante, do aclamado Philip Roth, narra a história de um professor universitário que é um conquistador nato de alunas. O cara é um egoista avesso a qualquer envolvimento afetivo... Até conhecer Consuelo, uma bela e rica jovem cubana. Perdido entre razão e paixão, esse cara quase pira. O final é mt foda. O filme, sob a batuta de Isabel Coixet, estréia em agosto nos EUA e conta com Ben Kingsley e Penelope Cruz nos papeis principais.
Ronny2008-07-28 22:40:22
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Trailer de "W."

 

 

Trailer de "Linha de Passe"

 

 

THE DARK KNIGHT visto. Simplesmente o melhor filme de super-heróis que já vi e um dos melhores que já vi. O filme funciona em tudo! Acho que no Oscar tenha chances em: DIRETOR, ATOR COADJUVANTE, EDIÇÃO, ROTEIRO, FOTOGRAFIA, DIREÇÃO DE ARTE, TRILHA SONORA, EFEITOS VISUAIS, EFEITOS SONOROS, SOM. Infelizmente, apesar de tantas categorias, acho que o filme não saia indicado a FILME.
Link to comment
Share on other sites

Saiu a Line Up de Veneza, embaixo os títulos:

 

Competition
The Wrestler, dir. Darren Aronofsky (US)
The Burning Plain, dir. Guillermo Arriaga (US)
Il papa di Giovanna, dir. Pupi Avati (Italy)
BirdWatchers, dir. Marco Bechis (Italy)
L'Autre, dirs. Patrick Mario Bernard & Pierre Trividic (France)
The Hurt Locker, dir. Kathryn Bigelow (US)
Il seme della discordia, dir. Pappi Corsicato (Italy)
Rachel Getting Married, dir. Jonathan Demme (US)
Teza, dir. Haile Gerima (Ethiopia/Germany/France)
Paper Soldier (Bumaznyj Soldat), dir. Aleksy German Jr (Russia)
Sut, dir. Semih Kaplanoglu (Turkey/France/Germany)
Achilles And The Tortoise (Akires to kame), dir. Takeshi Kitano (Japan)
Ponyo On The Cliff By The Sea (Gake no ue no Ponyo), dir. Hayao Miyazaki (Japan)
Vegas: Based On A True Story, dir. Amir Naderi (US)
The Sky Crawlers, dir. Oshii Mamoru (Japan)
Un giorno perfetto, dir. Ferzan Ozpetek (Italy)
Jerichow, dir. Christian Petzold (Germany)
Inju, la Bete dans l'Ombre, dir. Barbet Schroeder (France)
Nuit de chien, dir. Werner Schroeter (France/Germany/Portugal)
Inland (Gabbla), dir. Tariq Teguia (Algeria/France)
Plastic City (Dangkou), dir. Yu Lik-wai (Brasil/China/Hong Kong/Japan)

Out Of Competition
Puccini e la fanciulla, dir. Paolo Benvenuti (Italy)
Yuppi Du, dir. Adriano Celantano (Italy)
Burn After Reading, dirs. Joel & Ethan Coen (US) [opening film]
35 Rhums, dir. Claire Denis (France/Spain)
Cry Me A River (Heshang aiqing), dir. Jia Zhangke (China/Spain/France) [short]
Shirin, dir. Abbas Kiarostami (Iran)
Tutto e musica (1963), dir. Domenico Modugno (Italy)
Vicino al Colosseo...c'e Monti, dir. Mario Monicelli (Italy) [short]
Do Visivel ao Invisivel, dir. Manoel de Oliveira (Brasil/Portugal) [short]
Orfeo 9 (1973), dir. Tito Shipa Jr (Italy)
Les Plages d'Agnes, dir. Agnes Varda (France)
Vinyan, dir. Fabrice du Welz (France/UK/Belgium)
Encarnacao do demonio, dir. Jose Mojica Marins (Brazil)
Volare (Nel blu dipinto di blu) (1959), dir. Piero Tellini (Italy)

Out Of Competition, Special Events
Bajo el Signo de las Sombras (1984), dir. Ferran Alberich (Spain)
Vida en Somras (1947), dir. Lorenzo Llbobet Gracia (Spain)
Ketto Takadanobaba (1937), dirs. Masahiro Makino & Hiroshi Inagaki (Japan)
La rabbia (1963), dir. Pier Paolo Pasolini (Italy) [previously unreleased version]

In collaboration with Far East Film Festival of Udine
Monster X Strikes Back: Attack The G8 Summit! (Giara no gyakushu / Samitto kiki ippatsu), dir. Minoru Kawasaki (Japan)
Queens Of Langkasuka, dir Nonzee Nimibutr (Thailand)

Horizons
Goodbye Solo, dir. Ramin Bahrani (US)
A Erva do Rato, dirs. Julio Bressane & Rosa Dias (Brazil)
Parc, dir. Arnaud Des Pallieres (France)
Melancholia, dir. Lav Diaz (Phillipines)
Un lac, dir. Philippe Grandrieux (France)
Wild Field (Dikoe Pole), dir. Mikhail Kalatozishvili (Russia)
Il primo giorno d'inverno, dir. Mirko Locatelli (Italy)
Voy a explotar, dir. Gerardo Naranjo (Mexico)
Jay, dir. Francis Xavier Pasion (Philippines)
Pa-ra-da, dir. Marco Pontecorvo (Italy/France/Romania)
Zero Bridge, dir. Tariq Tapa (India/US)
Puisque nous sommes, dirs. Jean-Pierre Duret & Andrea Santana (France/Brazil) [documentary]
Women, dir. Huang Wenhai (China/Switzerland) [documentary]
In Paraguay, dir. Ross McElwee (US) [documentary]
Z32, dir. Avi Mograbi (Israel/France) [documentary]
Below Sea Level, dir. Gianfranco Rosi (Italy/US) [documentary]
Los Herederos, dir. Eugenio Polgovsky (Mexico) [documentary]
L'Exil et le royaume, dirs. Andrei Schtakleff & Jonathan Le Fourn (France) [documentary]
*two further Horizons titles will be announced later

Events Horizons [all documentaries]
Verso Est, dir. Laura Angiulli (Italy/Bosnia/Herzegovina)
ThyssenKrupp Blues, dirs. Pietro Balla & Monica Repetto (Italy)
La fabbrica dei tedeschi, dir. Mimmo Calopresti (Italy)
Soltanto un nome nei titoli di testa, dir. Daniele Di Biaso (Italy)
Antonioni su Antonioni, dir. Carlo Di Carlo (Italy)
Venezia '68, dir. Antonello Sarno (Italy)
Valentino: The Last Emperor, dir. Matt Tyranauer (US)

---------

 

Em termos de nomes conhecidos pra oscar a coisa tá meio fraca esse ano não ? 09 Na parte de competição só vejo mais chances pro do Demme e do Arriaga (lá vem ele de novo... e com charlize theron como protagonista dessa vez). Fora de competição o dos Coen...

 

 

Sobre Revolutionary Road, muito boa essa resposta inicial que o filme tá tendo, tomara que seje bom mesmo. Pelas primeiras reviews de test-screens o Dicaprio parece se destacar dentre tudo e todos, ano dele, será ?
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pensei que esse ano o Brasil ia emplacar filmes na competição dos três Festivais, mas Veneza sempre depreza os brasileiros.  O Bressane todo ano tá lá, mas sempre bate na trave, não consegue disputar o Leão.  Eu apostava que ele ou o filme do Selton poderia entrar na disputa oficial.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Competition
Plastic City (Dangkou)' date=' dir. Yu Lik-wai (Brasil/China/Hong Kong/Japan)
[/quote']

 

Alguém já tinha ouvido falar desse filme? Tem co-produção brasileira pelo jeito...

 

E eu tava meio por fora também... não sabia que já tinham filmes prontos do Demme e do Aronofsky, e muito menos do Miyazaki (será que vem aí para roubar - não julgo o merecimento ainda - o Oscar de Wall-E?)...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Me dá uma raiva esses livros que viram filme. Todos esses livros que serão adaptados em filmes "do Oscar" ainda não foram lançados no Brasil. Daí' date=' semanas antes do lançamento do filme, lá vem a editora lançar o livro no nosso mercado. Exceção foi Desejo e Reparação, que já tinha no Brasil antes do filme.

 

Esse Doubt, por ex, não existe no Brasil. Né? Nem aquele livro do filme do David Fincher. Nem o livro do Revolutionary Road.....enfim...nenhum. 06

[/quote']

 

Sync, dos "oscarizáveis" para 2009 dá até para adiantar algumas coisas.

Até o momento, ja li o seguinte:

 

* A Estrada, do Cormac McCarthy, adaptado pelo diretor de A Promessa, John Hillcoat, com Viggo Mortesen, Robert Duvall e Charlize Theron.

 

* O Curioso Caso de Benjamin Button, de F. Scott Fitzgerald, pelo diretor David Fincher, com Pitt e Blanchett. Esse aqui é mais difícil, saiu no Brasil há anos numa coletanea do autor intitulada 'OS SEIS CONTOS DA ERA DO JAZZ'. Descolei num sebo baratinho, mas por sorte, uma edição bem velha e já mofada. O conto tem 30 páginas e é sensacional.

 

* O Leitor, best seller alemão, adaptado por Stephen Daldry, com Kate Winslet e Ralph Fiennes. O livro é uma coisa de louco, narrando um amor trágico por personagens incríveis resgatando as feridas do nazismo na Alemanha. Hanna, a ser interpretada por Winslet, é uma das anti-heroínas mais espetaculares da literatura recente. A última edição data de 1999. Dificil de encontrar tb. Quando procurei na Siciliano no inicio do ano, tinha apenas uma edição numa loja em todo o país. Onde? Noutra loja da rede no mesmo shopping. 06

 

* Ensaio sobre a Cegueira, do Saramago, tá aí ao alcance de todos. Alegoria social contundente, adaptada pelo diretor Fernando Meirelles... A mulher do médico, Jesus... O que Julianne Moore pode ter feito com essa personagem me arrepia.

 

* Elegy, adaptado do livro O Animal Agonizante, do aclamado Philip Roth, narra a história de um professor universitário que é um conquistador nato de alunas. O cara é um egoista avesso a qualquer envolvimento afetivo... Até conhecer Consuelo, uma bela e rica jovem cubana. Perdido entre razão e paixão, esse cara quase pira. O final é mt foda. O filme, sob a batuta de Isabel Coixet, estréia em agosto nos EUA e conta com Ben Kingsley e Penelope Cruz nos papeis principais.

Obrigado pelas preciossísimas informações. Não sabia que esses livros eram difíceis de encontrar e  muito menos que já tinha sido lançado no Brasil. Esse O LEITOR eu tinha certeza que não existia no Brasil.

 

Mas, de qualquer forma, o livro do Revolutionary Road ainda não existe no Brasil, né? Poxa...será que não tem nenhuma editora antenada nos assuntos envolvendo adaptações cinematográficas? Como ninguém lançou esse livro no Brasil ainda? 07

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Eu tenho todos os filmes do Miyazaki. Acho ele genial, não só em termos da animação em si, mas principalmente nas estórias. São detalhes, concepções, linguagens. É tudo muito foda. Nenhuma animação Pixar ou derivados, chega perto do que o Miyazaki faz.

 

Ponyo on The Cliff by a Sea conta a estória de uma figura mitológica meio peixe meio pessoa, criança ainda, que fica presa numa bolha de vidro/alga viva, e segue vagando pelo mar. Ao chegar a praia, um menino encontra-a. Se apaixonam. Essa foi a sinopse que estava sendo divulgada, mas após conferir o trailer, que está no tube, não senti essa pegada na relação deles, é algo mais fraternal. Acredito que o filme siga os moldes de Kiki's Delivery Service. Algo mais ingênuo, infantil, sem perder aspectos nipônicos culturais que o Hayao coloca em suas estórias. As paisagens do fundo do mar são deslumbrantes!16

 

Meu top Miyazaki é esse:

 

  1. Princesa Mononoke; (obra-prima)

  2. Nausicaa of The Valley of The Wind; (obra-prima)

  3. O Castelo Animado; (obra-prima)

  4. A Viagem de Chihiro; (obra-prima)

  5. Meu Vizinho Totoro;

  6. Laputa - O Castelo no Céu;

  7. Kiki's Delivery Service.

FeCamargo2008-07-30 12:59:10

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Obrigado pelas preciossísimas informações. Não sabia que esses livros eram difíceis de encontrar e  muito menos que já tinha sido lançado no Brasil. Esse O LEITOR eu tinha certeza que não existia no Brasil.

Mas' date=' de qualquer forma, o livro do Revolutionary Road ainda não existe no Brasil, né? Poxa...será que não tem nenhuma editora antenada nos assuntos envolvendo adaptações cinematográficas? Como ninguém lançou esse livro no Brasil ainda? 07
[/quote']

 

 

 

Por nada, Sync. E nem me fale dos descaso dessas editoras. REVOLUTIONARY ROAD já devia ter sido publicado não somente pelo filme, mas porque é neo-clássico da literatura americana. Se não por descaso, pode acontecer de haver algum perrengue judiciário que inviabilize sua publicação por aqui. Rezemos pelo descaso.... 06

E O Leitor, do alemão Bernard Schlink, é mesmo um arraso. Ao lado de O PERFUME, é o unico livro alemão a se sagrar best-seller nos EUA, se não me engano. É incrível, passível de "N" leituras, com Michael (Fiennes) e Hanna (Winslet) como mote para uma expiação geracional da vergonha que ronda o nazismo.

Sync, se você pesquisar e fuçar na net, acho que é possível encontrá-lo dando sopa por aí. O livro fez sucesso também no Brasil, já tendo sido publicado com várias capas. A última edição, no entanto, saiu com esta:

0931.jpg
Ronny2008-07-30 18:12:24
Link to comment
Share on other sites

 Share

Announcements


×
×
  • Create New...