Jump to content
Forum Cinema em Cena

Onde Estão os Jovens Paladinos do Brasil?


Rodrigo Marqui
 Share

Recommended Posts

  • Members

Onde estão os jovens paladinos do nosso País? Em quem ou no que eles se espelham?<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Diferentemente dos melhores cavaleiros de Carlos Magno, no Império Carolíngio, os jovens não  parecem ser a melhor parte da nossa Sociedade, aquela que deveria carregar a bandeira da luta pela justiça social.São, antes, alienados que não valorizam o próprio povo e seus direitos. Mesmo que tenham consciência dos problemas sociais, estão cada vez mais distantes dos assuntos políticos.

 

Segundo dados do TSE, o número de eleitores na faixa etária que vai dos 16 aos  17 anos caiu 50% desde 1992.Não que isso seja prova cabal do desinteresse dos mais jovens, mas um grande indício de que o envolvimento com a política está desestimulada.

 

Muito tempo se passou desde os jovens ativos caras-pintadas, quando pediram o impeachment do ex-presidente Collor.

 

Hoje, o que vemos são jovens preocupados com seus próprios umbigos, reivindicando de acordo com seus próprios interesses paroquiais (ocupação de reitorias).Não que isso seja novidade ou algo inadmissível.O problema é que , ou os jovens de hoje são ignorantes ou são grupos influenciados pela inércia e inépcia de grande parte do povo brasileiro.

 

Não parecem ligados na problemática nacional, não parecem entender a relação de causa e efeito; a diferença entre política e politicagem e a diferença entre critica e  manifestação!

 

Continuaremos com uma pseudo-heterodoxia dos jovens, com suas manifestações fechadas ao problema de uma classe estudantil e não de toda a nação?  

 

Do que adianta os jovens manterem uma posição radical sobre o governo e seus parlamentares insossos, se não mexem um dedo para que ajude a transformar essa bulha  em uma estrondosa mudança até  derrubar todo o corporativismo e o atual modelo de lassidão governamental que impedem que dezenas de boas idéias em defesa de um Brasil sério venham a florescer?

 

Sei que há muitos jovens aqui que adorariam, com o próprio punho, dar um murro em caras-de-pau de muitos políticos, mas enquanto forem silenciados por toda uma massa inerme, o Brasil continuará andando aos tropeços, esperando ações sebastianistas  que venham a representar mais que criticas inócuas aos mandos e desmandos daqueles que deveriam nos representar integramente no Planalto.  

 

Queremos justiça, mas a justiça que corrija problemas maiores, como os das desigualdades sociais, da precariedade das escolas públicas, do assistencialismo que perpetua a pobreza; a  justiça que puna veementemente e de forma exemplar todo político que se achar até o pescoço com provas inquestionáveis de envolvimento com a corrupção.

 

Sabendo que os jovens serão logo, logo o futuro  do Brasil, custa encarar o dia-a-dia neste país lânguido .Talvez o Brasil seja composto de uma maioria  apolítica que espera um líder carismático como Che ou Bolívar aparecer para que lhe diga o que fazer e como reagir  à palhaçada do Congresso. 

 

Não precisamos de pessoas que derrubem lugares-comuns, precisamos somente de pessoas que encarem a política como parte importantíssima de suas próprias vidas.Que queiram reivindicar seus lugares nos debates mais decisivos que dizem respeito justamente aos interesses do povo. 

 

Que os jovens que queiram mais do que apenas criticar, dêem suas opiniões construtivas  sobre o que pode ser feito para que haja, de fato, uma mobilização com consciência esclarecida; e que se possa dar início a algo maior do que críticas abafadas.

 

Se estamos ainda em um país com alguma democracia e, consequentemente, com liberdade de expressão, então ainda há espaço para que os desejos de mudança sejam deflagrados livremente  através de um texto.

 

Eu e alguns amigos da época do colégio éramos chamados de Sonhadores, quando planejávamos sair às ruas em protesto em frente à Prefeitura...

 

Hoje nem sonhadores existem...

 

Hoje os jovens são vítimas de um tipo de helotismo, em que  outros componentes inseridos na Sociedade levam vantagem.Além da influência dos pais e amigos, qual a influência que todo o tipo de mídia, aparentemente inofensiva na formação do psicológico e da cognição, exerce neles?.Já que nada é feito no sentido de estimula-los para que se interessem pela política.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Farei minha crítica destrutiva aqui:

 

"No meu tempo os jovens respeitavam os mais velhos", "No meu tempo os jovens eram lúcidos e engajados" "No meu tempo...blá blá blá ..."

 

Não aprecio de maneira alguma textos como esse porque, além de serem altamente inúteis e se contradizerem praticamente a cada parágrafo, o que eles conseguem fazer(se é que fazem alguma coisa) é prostar cada vez mais os jovens. Eu não ligaria para isso em outras ocasiões, mas o caso é que o dono do texto faz uso de um veículo(para se "manifestar") que pra ele próprio não é nenhum tipo de manifestação.

 

E, por favor, jovem não é o futuro (observe como esta palavra dá a idéia de que o jovem só poderá ser ou fazer alguma coisa depois) do país; é o presente, assim como qualquer ser humano que esteja vivo no momento, logo que é capaz de se manifestar.

 

A única questão pertinente é saber por que as pessoas inteligentes(não só os jovens inteligentes) quase nunca se tornam políticos. Tiro isso pela câmara municipal daqui, que é uma vergonha.

 

Ah, e quem o chamava sonhador, os jovens ou os adultos?

 PS. qualquer resposta contradiz o texto.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Rodrigo Marqui. Boa noite. Tudo bom?

 

 

 

A sociedade de hoje mudou muitos conceitos sobre educação e política profissional...

 

 

 

Acredito que os tempos são outros, e fica quase inviável cobrar de uma sociedade ignorante boa educação...

 

 

 

Hoje em dia, os jovens querem votar em qualquer e depois ficarem criticando o sistema por quatro anos e ai depois votam em qualquer um de novo e ficam mais quatro anos criticando o sistema...

 

 

 

T+ e está ocorrendo o 5º Pablito de Ouro, entre no tópico, que fica aqui mesmo neste fórum, e fica por dentro...03.gif

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Jovem ve politica como programa de indio... prefere fazer manifestacao cool contra Bush, filme Turistas, hasteando bandeiras do Che sem conehcimento real do proprio,  e defendendo oncinha pelo Greenpeace.. mas kd eles pra se indiganar com o Renan e coisas bem mais palpaveis no dia-dia.. ah, nao isso nao e problema deles e sim do papai micro-empresario ou mami gerente de butique. Moooooore!06  Na boa, aqui precisou ter uma ditadura muita mais fudida (do q a meia-boca q teve) pra criar uma conscientizacao mais arraigada do q queremos de melhor pra nos e nossos filhos. Resultado? Uma geracao acomodada. Lula esta adorando..Jorge Soto2007-10-25 08:57:53

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Soto. Bom dia. Como vai?

 

 

 

Este tipo de consciência política deveria ser estimulada nas escolas, no fundamental e médio, não adianta pedir para marmanjo de 16 anos votar corretamente, seguir critérios para votação, acompanhar os futuros candidatos, porque não farão, a questão e torcer o pepino na base...

 

 

 

T+ e vote em mimmmmmmmmmmmmmm... Eu sei que mereço!

 

05.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Soto. Bom dia. Como vai?

 

 

 

Este tipo de consciência política deveria ser estimulada nas escolas' date=' no fundamental e médio, não adianta pedir para marmanjo de 16 anos votar corretamente, seguir critérios para votação, acompanhar os futuros candidatos, porque não farão, a questão e torcer o pepino na base...

 

 

 

T+ e vote em mimmmmmmmmmmmmmm... Eu sei que mereço!

 

05.gif

 

[/quote'] O.o esse estimulo pela escola foi piada, né...as escolas não fazem mais nada...estão com essa m*** de progressão continuada aha dez anos, estamos construindo um Brasil de mais ignorantes se isso não acabar.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Kika. Bom dia. Como foi sua noite? 05.gif

 

 

 

[estão com essa m*** de progressão continuada aha dez anos]

 

 

 

Esse sistema foi feito para colocar mais ignorantes fora das escolas de maneira recorde...

 

 

 

[O.o esse estimulo pela escola foi piada, né...]

 

 

 

Não é uma piada, porque nem existe... 06.gif

 

 

 

Mas a solução é essa, fazer as crianças crescerem com discernimento mínimo, coisa que não acontece, não adianta vc colocar 180 milhões de pessoas para tomarem uma decisão administrativa publica, se dessas, apenas 10 ou 20% realmente tiverem condições de decidirem o futuro de um continente...

 

 

 

T+ e um bjo doce e suave no céu dos seus lábios...08.gif

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...