Jump to content
Forum Cinema em Cena

Recommended Posts

• Members

Apenas uma dica. Dica essa que eu já deveria ter dado há muito tempo.

Eu era internauta fiel do cinemaemcena, desde 99, e uma das seções que mais gostava eram suas críticas. Mas nos últimos anos tenho me desinteressado. A razão está no fato de incluir em suas críticas seu gosto pessoal. Você passou a condenar ou prestigiar filmes. Você adotou o papel de crítico e de 'leitor' ao mesmo tempo. Ao invés disso você deveria fazer puramente uma análise técnica, e deixar para o público decidir se o filmes é bom ou não. Não conheço você, mas acredito que você tenha estudado cinema. Caso tenha estudado, lembre-se que nem todos o fizeram. Não estudaram cinema. Não conhecem as técnicas ou os recursos empregados na produção de filmes.

Por favor, aceite esta crítica.

Se quiser responder, este é o meu endereço.

[email protected]

• Members

Poxa Pablo! Tudo bem que não gostou muito do filme, mas desmerecer o poema épico de Beowulf em função da comparação com o Homero não é subjetividade? Foi isto que entendi? Lhe garanto Pablo que muitos estudiosos vão discordar em função da comparação cultural principalmente. A cultura germânica na epopéia não pode ser comparada à cultura greco-romana.

<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

Concordo com você que a alteração cinematográfica do original poema foi uma boa distorção e que isto é até necessário. Mas o cinema é bem diferente da prosa.

No meu entendimento parece que você não deu muito crédito a anonimidade do poema? Ou estou enganado? Isto não deveria ser desprezado, muito pelo contrário, a ausência do autor não creditado na escrita é bem comum em várias epopéias medievais e contos. Logo seria prudente não levar em conta os diversos poemas dos trovadores? O ciclo arturiano é um deles, a Canção de Rolando, Tristão e Isolda.

Basta lembrar, que o poder supremo da época era a igreja e esta não era muito incentivadora destes contos fantásticos. Uma vez, que o seu conteúdo está fortemente agregado às crenças “pagãs”. Logo era perfeitamente normal o anonimato das obras. E não acredito que o valor da poesia de Beowulf na estória relatada nos versos e escrita seja “aborrecida”, ela tem um conteúdo tão fascinante do ponto de vista cultural, místico, até mesmo filosófico. Afinal o herói da saga é incorruptível hoje se espelha nos heróis imaginários e mesmo religiosos. Não que isto seja bom ou ruim, mas que mostra em termos de conteúdo informativo um ponto de vista diferente da sociedade de hoje que se voltou a apegar aos anti-heróis. Mas se o conto épico fosse tão aborrecido, Tolkien tomaria como base vários pontos em comum do poema e da Saga O Senhor dos Anéis? Mesmo nos filmes é fácil reconhecer partes similares de Beowulf, como até os nomes dos Palácios Dourados que se imitam. Tanto no poema dinamarquês como no filme o palácio do rei é por vezes chamado de Heorot (O Cervo Dourado ou simplesmente o Cervo). Aragorn é visto como um jovem salvador na corte do rei que caiu em desgraça com a invasão de monstros ou os Orcs, similar ao herói Beowulf. Em fim, acho difícil misturar uma crítica de cinema com uma crítica de um poema épico. Afinal, é notável que sejam coisas distintas. Pode ser que o poema seja aborrecidíssimo, mas pode ser que outros como eu ache Homero aborrecidíssimo. Tudo por conta do relato da Guerra de Tróia e a Odisséia envolverem os deuses no destino dos homens. Desmerecendo a humanidade em meu ver, como se eles não fossem capazes de serem fortes o bastante para tomar iniciativa e vencer por si só as adversidades.

Detalhe: Gosto de Homero, mas foi só um exemplo do que me incomoda de forma bem subjetiva. No entanto isto, não faz com que eu fique desgostoso de toda a obra em si.

• Members

Eu li a crítica do Pablo e entendi que ele não gostou tanto de Beowulf por motivos técnicos e da própria narrativa e roteiro, mas acho que ele se apegou tb muito à adaptação do poema e, posso estar sendo incoerente, mas não sei se era o caso de se tratar como uma adaptação propriamente dita. Se é que fui claro ... 09

PS: Ainda não vi a animação. Sim, às vezes eu leio as críticas do Pablo antes de ver o filme (principalmente aqueles que não me empolgo muito em assistir, o que é o caso). Não, isso não afeta a minha análise qdo for ver o filme. Não, vc não precisa acreditar nisso ... 03
  • Members

Primeiramente, digo que gostei muito do comentário escrito por Plutão Orco.

Em segundo lugar, acrescento algo às informações do mesmo: O poema épico Beowulf, foi passado para o papel por um monge (ou bispo, padre...) cristão. E para que essa história não fosse condenada pela igreja (ou por que o monge quizesse usá-la como meio de propaganda para o cristianismo - acredito mais nesta hipótese), esse monge introduziu ideais cristãos na obra, que antes fora passada de boca em boca durante muito tempo.

Em terceiro:

Tenho opinião arriscada em afirmar que Neil Gaiman e Roger Avary se inspiraram no poema para criar, não uma adaptação, e sim outra obra (certamente que não intencionalmente - culto e honesto como sei Gaiman é, tenho certeza que ele jamais se aproveitaria de um obra já existente para produzir outra). Ainda pretendo ler o Beowulf original para concretizar meu argumento aqui posto, mas, enquanto isso, vou considerar o roteiro do filme (A Lenda de) Beowulf (quando nossos "tradutores" vão deixar de serem crianças ou de pensar que o público o é?!) uma criação mais original do que afirma. Isto não sendo algo ruim - de modo e/ou em tempo algum interpretem meu comentário como que dizendo que Gaiman a Avary descaracterizaram a epopéia dinamarquesa. Não estou desmerecendo nenhuma das duas obras. Creio que tanto o poema Beowulf, quanto o filme Beowulf, tem cada um suas características (boas e/ou ruins) próprias.
  • 3 weeks later...
  • Members

Só para esclarecer! Assisti o filme em uma sala 3D - Com óculos e tudo. é absurdo!!! Muito bom. Isso explica os planos deiferenciados e alguns movimentos de cameras que o Pablo criticou. Em 3d todos esses movimentos tem um objetivo e não é gratuíto. Fica na cara que o filme foi realizado para o 3D. Infelizmente, poucas salas no Brasil conseguem atingir essa tecnologia.

• 3 months later...
  • Members

aqui no rio tem salas digitais e pude ver o filme em 3-d, só posso dizer uma coisa... que experiencia maravilhosa, nova forma de assistir a um filme, a sessão estava cheia e não teve um que não tenha aplaudido no final do filme, defeitos narrativos ou de direção a parte, é uma forma nova de encantar as pessoas e faze-las irem mais ao cinema, tb assisti a Familia do Futuro em 3-d e não tinha nada mais legal (até pq o filme naum é lá essas coisas), do que ver a reação da criançada, com os personagens, objetos e tudo mais saltando em cima da gente, mto bom....e não usem as pessimas experiencias que provavelmente tiveram com aqueles oculos de papel selofane horrendos, não tem nada a ver com aquilo, todas cores nitidas, e tudo mto real....tá aí um formato que devia ser mais incentivado, pq se daquelas sessões saiu pelo menos um moleke, apaixonado pelo cinema, já valeu ....

• 2 months later...