Jump to content
Forum Cinema em Cena

Religião (#2)


Recommended Posts

  • Members

Ai ai ai ai ai... Tava demorando, mas começou o festival de baboseiras. É por isso que eu evitava de postar nesse tópico.

 

 

Está certo. O espiritismo não é uma religião. Na verdade o termo pode designar muitas ceitas' date=' crenças e religiões. O hinduísmo pode ser colocado como espírita, já que acredita na reencarnação (em animais...). Da mesma forma algumas religiões afro, dos povos norte-americanos e outras culturas antigas. É bem amplo o uso do termo, mas creio que aqui estejamos falando do espiritismo de Alan Kardec, que é sim uma religião.

 

[/quote']

 

 

Cara, na boa, tenha a dignidade de falar sobre aquilo que você entende, e não sair vomitando pérolas como essa.

 

O Espiritismo não tem nada a ver com seitas, crenças e religiões. O Espiritismo é uma doutrina filosófica que surgiu na França no dia 18 de abril de 1857, com o lançamento de "O Livro dos Espíritos", onde Allan Kardec CRIOU a palava "Spiritisme". Cultos africanos já existiam antes disso e nada tem a ver com a doutrina espírita. O Espiritismo ABOMINA reencarnação em animais, logo o Hinduísmo jamais poderia ser espírita, mesmo porque ele é muito mais antigo do que este.

 

Eu não vou explicar aqui porque criou-se essa palhaçada de chamar de espíritas as religiões afro-brasileiras porque você não tem o menor interesse em saber. Mas essa confusão hoje é bem menor do que já foi antes.

 

O Espiritismo é um só, aquele que surgiu na França em 1857.

 

 

 

 

 

 

 

Algumas considerações pessoais sobre o kardecismo:

 

 

 

É a religião do pós-modernismo' date=' com tendência a trazer muitos e muitos adeptos. Por quê? Porque não há compromisso. Não precisa ir à igreja, não precisa dar dízimo, não precisa mudar a sua vida. Basta fazer o bem, aquilo que você acha que é o bem. E se não conseguir, relaxa. Você tem outra chance. E outra, e outra, e outra. O mundo pós-moderno não quer mudança de vida, não gosta de finais, nem de chances únicas. O mundo pós-moderno gosta de fazer o que bem entende, e toda vez que se arrepender dar um reset na vida e fazer tudo de novo. Portanto o kardecismo é a religião do momento.

 

[/quote']

 

E ainda chama de "kardecismo". PQP.

 

Eu não vou perder meu tempo explicando aqui, mas se você soubesse realmente o que é o Espiritismo, não falaria besteiras como essa.

 

O grau de comprometimento que há no Espiritismo é IMENSO, é EVOLUÇÃO CONSTANTE. E esse modelo de reencarnação que você citou é ridículo e nada tem a ver com o que prega o Espiritismo, que prega o culto interior, o real, e não o exterior como muitos religiosos.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 3.9k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Foi justamente essa visão fechada e presunçosa dos cristãos de se acharem donos absolutos da verdade a ponto de achar que todos os que não compartilham de sua crença estão condenados erternamente que me afastou do Cristianismo.

Mas acho que' date='com o caso do budista ilustrado por você,você já percebeu que a coisa não é bem assim.

Repetindo o que eu já disse. Eu queria então ser esse budista, pois esse pode fazer o que quiser da vida que terá o seu lugar garantido no paraíso. A partir do momento em que Deus me colocou em um lugar onde eu posso escolher ser cristão ou não, e colocou outra pessoa em um lugar onde não há escolha a fazer, então Deus está sendo injusto comigo, pois está dispensando tratamento diferente, e Deus não faz distinção de pessoas, como diz a Bíblia.

E como eu não consigo acreditar em um Deus injusto, só me restam duas conclusões: ou Deus não existe, ou esta teoria está errada. Fico com a segunda.

Acho que ficou faltando um dado aí,talvez ele te faça repensar nessa questão.

Os "injustos",ou seja,pessoas que foram livradas do armagedon por não conhecerem a Deus não terão uma "ressurreição de vida".

Eles aprenderão sobre Deus. E,depois de serem provados por Satanás que será solto novamente,que descobriremos se ele vai viver ou morrer.

Ou seja,até o budista que for livrado Armagedon,se não seguir os mandamentos divinos,será morto.Logo,você está em vantagem....já está aprendendo desde já....poderá viver a plena vida enquanto o budista vai estar aprendendo as coisas de Deus.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

freak e calvin -

 

a dicussão de vcs está extremamente interessante e enriquecedora.

 

Entretanto, é bom notar que não haverá, neste caso, um ponto final. Isto porque a salvação CRISTÃ é absolutamente diferente da salvação ESPÍRITA. E mesmo na salvação cristã existem, pelo menos, duas correntes opostas da teoria da salvação: salvação pela fé OU salvação pelas obras.

 

O Dook tem razão (no meu ponto de vista) quando, dentro de SEU CONTEXTO CRISTÃO, explica a salvação PELA BÍBLIA. Entretanto, isto não invalida a crença do Freak que considera a salvação sob um prisma totalmente diverso (num contexto evolucionista, que é a salvação segundo o espiritismo).

 

A questão aqui é realmente uma questão de mera escolha, nada mais.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Acho que ficou faltando um dado aí' date='talvez ele te faça repensar nessa questão.

Os "injustos",ou seja,pessoas que foram livradas do armagedon por não conhecerem a Deus não terão uma "ressurreição de vida".

Eles aprenderão sobre Deus. E,depois de serem provados por Satanás que será solto novamente,que descobriremos se ele vai viver ou morrer.

Ou seja,até o budista que for livrado Armagedon,se não seguir os mandamentos divinos,será morto.Logo,você está em vantagem....já está aprendendo desde já....poderá viver a plena vida enquanto o budista vai estar aprendendo as coisas de Deus.
[/quote']

 

Interessante, outra visão, mas dá no mesmo, pois como você disse, então EU ESTOU EM VANTAGEM, ou seja, Deus está tratando a mim e ao budista de formas diferentes, sendo injusto com ele nesse caso, e injustiça é imcompatível com o conceito que eu tenho de Deus.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O Espiritismo não tem nada a ver com seitas' date=' crenças e religiões. O Espiritismo é uma doutrina filosófica que surgiu na França no dia 18 de abril de 1857, com o lançamento de "O Livro dos Espíritos", onde Allan Kardec CRIOU a palava "Spiritisme". [/quote']

 

 

 

Religião - 1 crença na existência de força ou forças sobrenaturais 2 manifestação de tal crença pela doutrina e ritual próprios 3 Devoção

 

 

 

fonte: aurélio

 

 

 

Cultos africanos já existiam antes disso e nada tem a ver com a doutrina espírita. O Espiritismo ABOMINA reencarnação em animais, logo o Hinduísmo jamais poderia ser espírita, mesmo porque ele é muito mais antigo do que este.

 

 

 

Mas os três têm algo em comum, que é a crença em espíritos sobrenaturais e a interação com eles.

 

 

 

oh, sim. já ia me esquecendo. Responda minha pergunta sobre você estudar a bíblia que não acredita. Se tiver uma resposta convincente, é claro. King Edward2007-12-04 16:47:03

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

freak e calvin -

 

a dicussão de vcs está extremamente interessante e enriquecedora.

 

Entretanto' date=' é bom notar que não haverá, neste caso, um ponto final. Isto porque a salvação CRISTÃ é absolutamente diferente da salvação ESPÍRITA. E mesmo na salvação cristã existem, pelo menos, duas correntes opostas da teoria da salvação: salvação pela fé OU salvação pelas obras.

 

O Dook tem razão (no meu ponto de vista) quando, dentro de SEU CONTEXTO CRISTÃO, explica a salvação PELA BÍBLIA. Entretanto, isto não invalida a crença do Freak que considera a salvação sob um prisma totalmente diverso (num contexto evolucionista, que é a salvação segundo o espiritismo).

 

A questão aqui é realmente uma questão de mera escolha, nada mais.
[/quote']

 

Claro, nunca haverá um ponto final nessa discussão e nem creio que esse tenha sido o objetivo. Estamos falando de coisas diferentes. Meu objetivo aqui é enriquecer meu conhecimento sobre a fé cristã.

 

E eu não acho que seja uma mera questão de escolha. Eu não escolhi ser espírita. Quando eu percebi eu já era, várias situações e experiências que eu vivi me levaram a isso.

 

Da mesma forma deve ocorrer com evangélicos ou outros religiosos.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

a misericórdia' date=' a justiça, a paz e o amor acabaram? [/quote']

 

Esses são os "frutos do espírito".Eles não estavam na Lei Mosaica.

 

 

 

Você caiu na armadilha. Vamos ler o texto?

 

 

 

"Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e tendes negligenciado os preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a fé; devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas! "

 

 

 

Mateus 23: 23

 

 

 

Bem, Jesus aqui deixa claro que eles deveriam continuar dando o dízimo. Só que eles não deveriam se esquecer da justiça, da misericórdia e da fé que, segundo o próprio jesus, são os precentos mais importantes da lei. Agora eu pergunto: se o dízimo é uma lei que não vale mais, a justiça, a misericórdia e a fé também não valem mais?

 

 

 

Tive descobertas interessantíssimas após começar a ler a lei. O novo testamento faz mais referência a ele do que imaginamos.King Edward2007-12-04 16:59:30

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

 

Religião - 1 crença na existência de força ou forças sobrenaturais 2 manifestação de tal crença pela doutrina e ritual próprios 3 Devoção

 

 

 

fonte: aurélio

 

 

 

E como o Espiritismo não possui rituais próprios' date=' nem devoções ou coisas do tipo, isso corrobora que ele não é religião propriamente dita, segundo a definição que essa palavra tem hoje.

 

E eu não sabia que os dicionários também estavam tornando-se livros sagrados.

 

 

 

 

Mas os três têm algo em comum, que é a crença em espíritos sobrenaturais e a interação com eles.

 

 

 

Isso sempre existiu em todas as religiões orientais e elas nunca foram chamadas de espíritas por causa disso, mesmo porque essa palavra não existia.

 

Se formos usar esse raciocício então eu posso dizer que a Umbanda é católica, pois eles cultuam os mesmos santos do Catolicismo. Faça-me o favor...

 

 

 

 

oh' date=' sim. já ia me esquecendo. Responda minha pergunta sobre você estudar a bíblia que não acredita. Se tiver uma resposta convincente, é claro. [/quote']

 

Primeiramente, eu não tenho que te convencer de porcaria nenhuma. Estou pouco me importando com o que você pensa a meu respeito.

 

Só não respondi a essa colocação pois já tinha feito isso em mensagens anteriores e achei desnecessário repetir.

 

Eu só usei a Bíblia AQUI porque AQUI a grande maioria das pessoas só se baseia nela para fundamentar suas crenças. Mas eu posso discutir tudo isso sob um ponto de vista totalmente filosófico sem citar qualquer livro dito como sagrado.

Freak2007-12-04 17:01:44

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Isso sempre existiu em todas as religiões orientais e elas nunca foram chamadas de espíritas por causa disso, mesmo porque essa palavra não existia.

 

 

 

06.gif a palavra não existia   06.gif

 

 

 

Se formos usar esse raciocício então eu posso dizer que a Umbanda é católica, pois eles cultuam os mesmos santos do Catolicismo. Faça-me o favor...

 

 

 

mentira. foi feita uma relação entre os santos católicos e os deuses africanos, assim como foi feito também com a mitologia grega e romana.

 

 

 

E como o Espiritismo não possui rituais próprios, nem devoções ou coisas do tipo, isso corrobora que ele não é religião propriamente dita, segundo a definição que essa palavra tem hoje.

 

 

 

Mas você não acabou de falar em compromisso, em culto interior e tudo mais? Vai tomar um chá, vai. Quem sabe você não descança e pára pra pensar antes de escrever.

 

 

 

E eu não sabia que os dicionários também estavam tornando-se livros sagrados.

 

 

 

quis fazer uma definição. você sabe o que significa essa palavra?

 

 

 

 

Primeiramente, eu não tenho que te convencer de porcaria nenhuma. Estou pouco me importando com o que você pensa a meu respeito.

 

 

 

então o que faz aqui? Go out! 11.gif

 

 

 

Eu só usei a Bíblia AQUI porque AQUI a grande maioria das pessoas só se baseia nela para fundamentar suas crenças.

 

 

 

1 - como você pode usar um livro que não acredita?

 

2 - se você o usa por causa da maioria, quer dizer que você deseja convencer alguém de alguma coisa.

 

 

 

Mas eu posso discutir tudo isso sob um ponto de vista totalmente filosófico sem citar qualquer livro dito como sagrado.

 

 

 

então o faça. ah, é. Esqueci-me. Você não quer me convencer de seus esclarecimentos filosóficos.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

06.gif a palavra não existia   06.gif

 

 

 

Não vejo graça nenhuma!

 

 

mentira. foi feita uma relação entre os santos católicos e os deuses africanos' date=' assim como foi feito também com a mitologia grega e romana.

[/quote']

 

 

Definitivamente você não entendeu o que eu quis dizer.

 

 

 

 

 

Mas você não acabou de falar em compromisso' date=' em culto interior e tudo mais? Vai tomar um chá, vai. Quem sabe você não descança e pára pra pensar antes de escrever.

 

[/quote']

 

 

Culto interior é o culto do sentimento verdadeiro, não possui rituais, cerimônias ou coisas do tipo que são características das religiões tradicionais.

 

 

 

 

 

 

quis fazer uma definição. você sabe o que significa essa palavra?

 

 

 

Eu sei. Você é que parece não saber quando deturpa conceitos e definições de acordo com a sua vontade.

 

 

 

 

 

 

 

 

então o que faz aqui? Go out! 11.gif

 

 

 

 

E desde quando você é o centro das atenções nesse tópico cara-pálida? Quer dizer que para estar aqui é obrigatório tentar convencer você de alguma coisa?

 

 

 

 

 

 

1 - como você pode usar um livro que não acredita?

 

 

 

E quem disse que eu não acredito? Eu só não acho sagrado e infalível. Além do mais' date=' eu só posso saber se vou acreditar ou gostar do que estiver ali se eu estudar certo? Não, você não vai entender, pois quem adora falar de assuntos que desconhece aqui é você.

 

Além do mais, é conhecimento, e conhecimento nunca se joga fora.

 

 

 

 

 

 

2 - se você o usa por causa da maioria, quer dizer que você deseja convencer alguém de alguma coisa.

 

 

 

Não quero convencer ninguém de PORCARIA nenhuma. Quero apenas compartilhar conhecimentos e entender como funcionam crenças diferentes das minhas, coisa que eu estava fazendo muito bem com o Dook, que tem uma crença oposta à minha, mas é civilizado e sabe conversar, algo que você não é capaz.

 

Você é que se julga dono da verdade absoluta, e quer enfiar suas crenças goela abaixo dos outros, desmerecendo as crenças alheias.

 

 

 

 

 

 

 

então o faça. ah' date=' é. Esqueci-me. Você não quer me convencer de seus esclarecimentos filosóficos.[/quote']

 

Definitivamente não, mas você não deveria estar tão interessado no que eu tenho a dizer, afinal você vai pro Céu e eu vou para o Inferno, não é mesmo?

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

a palavra não existia

 

Não vejo graça nenhuma!

 

 

 

eu vejo...

 

 

 

Definitivamente você não entendeu o que eu quis dizer.

 

 

 

igualmente você' date=' quando eu tentei demonstrar que há diversas religiões que fazem contato com espíritos, e portanto podem tranquilamente serem chamadas de religiões espíritas.

 

 

 

 

 

Culto interior é o culto do sentimento verdadeiro, não possui rituais, cerimônias ou coisas do tipo que são características das religiões tradicionais.

 

 

 

Culto do sentimento? Que coisa de gay! Você adora a seu sentimento?

 

 

 

E desde quando você é o centro das atenções nesse tópico cara-pálida? Quer dizer que para estar aqui é obrigatório tentar convencer você de alguma coisa?

 

 

 

Quando se disserta sobre algum assunto, o objetivo é convencer o público do seu ponto de vista. Se não há como objetivo convencer, ou pelo menos explicar algo à alguém, não há motivos para dissertar.

 

 

 

 

E quem disse que eu não acredito? Eu só não acho sagrado e infalível. Além do mais, eu só posso saber se vou acreditar ou gostar do que estiver ali se eu estudar certo? Não, você não vai entender, pois quem adora falar de assuntos que desconhece aqui é você.Além do mais, é conhecimento, e conhecimento nunca se joga fora.

 

 

 

Você realmente estudou a bíblia? Ou leu um site espírita na net com o tema "A bíblia e o espiritismo" e já saiu vomitando besteiras pra todo lado? Pelo que você disse até agora, a segunda opção é mais provável.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Para quem falou que Espiritismo não é religião, está enganado... Os espíritas acreditam em Deus, seguem os ensinamentos de Deus na Bíblia, pregam o amor e a caridade conforme Jesus ensinou. Os espíritas não apenas fazem uma reflexão dessas idéias e ensinamentos, como também praticam... Se não é Religião, o que seria então? Isso não é apenas filosofia..

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

eu vejo...

 

 

 

Azar seu.

 

 

 

 

 

igualmente você' date=' quando eu tentei demonstrar que há diversas religiões que fazem contato com espíritos, e portanto podem tranquilamente serem chamadas de religiões espíritas.

 

 

 

[/quote']

 

 

Tentou e não conseguiu. Se é pra avacalhar assim então eu vou chamar maçã de laranja porque as duas nascem em árvores.

 

 

 

Culto do sentimento? Que coisa de gay! Você adora a seu sentimento?

 

 

 

Esse seu comentariozinho prova que seu único objetivo é agredir.

 

 

 

Quando se disserta sobre algum assunto' date=' o objetivo é convencer o público do seu ponto de vista. Se não há como objetivo convencer, ou pelo menos explicar algo à alguém, não há motivos para dissertar.

 

 

[/quote']

 

 

O SEU objetivo pode ser convencer o público, afinal isso é típico de crentes como você.

 

O meu objetivo é EXPOR o meu ponto de vista, que é bem diferente de IMPOR, que é o que você faz, além de ENRIQUECER o meu conhecimento conhecendo pontos de vista diversos, coisa que você também não faz.

 

Os espíritas não fazem proselitismo, nem nunca farão.

 

 

 

Você realmente estudou a bíblia? Ou leu um site espírita na net com o tema "A bíblia e o espiritismo" e já saiu vomitando besteiras pra todo lado? Pelo que você disse até agora' date=' a segunda opção é mais provável.

[/quote']

 

Pare de vomitar essas besteiras. Eu conhecia a Bíblia muitos anos antes de conhecer o Espiritismo, quando nem existia Internet para eu procurar alguma coisa em sites.

 

Aliás, esse seu papinho ridículo é que é típico desses sites evangélicos que vivem falando atrocidades sobre o Espiritismo.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Para quem falou que Espiritismo não é religião' date=' está enganado... Os espíritas acreditam em Deus, seguem os ensinamentos de Deus na Bíblia, pregam o amor e a caridade conforme Jesus ensinou. Os espíritas não apenas fazem uma reflexão dessas idéias e ensinamentos, como também praticam... Se não é Religião, o que seria então? Isso não é apenas filosofia..

[/quote']

 

Concordo. Aliás, essa é uma questão bastante discutida até entre os próprios espíritas.

 

Como eu disse, o Espiritismo não é religião SEGUNDO A DEFINIÇÃO QUE ESSA PALAVRA TEM HOJE, pois religião hoje está intimamente ligada a cultos externos, cerimônias, sacerdotes, rituais, liturgias, etc, coisas que não existem no Espiritismo.

 

Entretanto, se formos considerar o aspecto original da palavra religião, que é de religar o homem a Deus, o Espiritismo pode sim ser considerado como tal. Afinal, os postulados espíritas levam a discussões to tipo "de onde viemos e para onde vamos" que existe em todas as religiões.

 

Por isso digo que o Espititismo não é uma religião tradicional, ou constituida, pois não possui padres, pastores, líderes, cerimônias de casamento, batismo, velas, incensos, altares, roupas especiais, símbolos e outras coisas que existem nas religiões oficialmente estabelecidas.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Para quem falou que Espiritismo não é religião' date=' está enganado... Os espíritas acreditam em Deus, seguem os ensinamentos de Deus na Bíblia, pregam o amor e a caridade conforme Jesus ensinou. Os espíritas não apenas fazem uma reflexão dessas idéias e ensinamentos, como também praticam... Se não é Religião, o que seria então? Isso não é apenas filosofia..

[/quote']

 

 Isso é pq o evangelho que estudamos é o "Evangelho Segundo o Espiritismo" e lemos a bíblia sim. Cremos nela.

 No meu caso gosto mais do Novo Testamento e o qto ao velho, acho que tem coisas estranhas nele. M

 

 Além disso lemos uma coleção de livros de André Luís e Chico Xavier,que nos ensinam sobre a doutrina.

 

 Mas não é verdade como Rafal disse que por crer que tenhamos várias chances, nos acomodamos.  De maneira nenhuma.

 Religião p/ nós não é umameta aser atingida é,seilá uam orientação p/ a sua jornada espiritual

 

 

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

 Isso é pq o evangelho que estudamos é o "Evangelho Segundo o Espiritismo" e lemos a bíblia sim. Cremos nela.

 No meu caso gosto mais do Novo Testamento e o qto ao velho, acho que tem coisas estranhas nele. M

 

 Além disso lemos uma coleção de livros de André Luís e Chico Xavier,que nos ensinam sobre a doutrina.

 

 Mas não é verdade como Rafal disse que por crer que tenhamos várias chances, nos acomodamos.  De maneira nenhuma.

 Religião p/ nós não é umameta aser atingida é,seilá uam orientação p/ a sua jornada espiritual

 

 

 

 

[/quote']

 

Opa, o Evangelho que estudamos é o de Jesus mesmo. O livro "O Evangelho Segundo o Espiritismo" nada mais é, como o próprio nome diz, um estudo do Evangelho de Jesus à luz da Doutrina Espírita.

 

Do jeito que você colocou parece que se trata de um outro "evangelho", o que não é verdade.

Freak2007-12-04 18:55:25

Link to comment
Share on other sites

  • Members

THX

 

 

 

você escreveu que os espíritas seguem os ensinamentos bíblicos. Não é isso que o Freak está mostrando pra nós.

 

 

 

Freak

 

 

 

Tentou e não conseguiu. Se é pra avacalhar assim então eu vou chamar maçã de laranja porque as duas nascem em árvores.

 

 

 

É avacalhar chamar maçã e laranja de frutas? Não. Portanto não é avacalhar chamar religiões que interagem com supostos espíritos de religiões espíritas.

 

 

 

Eu conhecia a Bíblia muitos anos antes de conhecer o Espiritismo, quando nem existia Internet para eu procurar alguma coisa em sites.

 

 

 

pelo que você escreveu a respeito da bíblia aqui, esse seu "conhecer a bíblia" é vê-la em algum lugar.

 

 

 

 

Aliás, esse seu papinho ridículo é que é típico desses sites evangélicos que vivem falando atrocidades sobre o Espiritismo.

 

 

 

coitadinho......

 

 

 

Vamos terminar logo com isso. Você acredita na bíblia sim ou não?

 

 

 

Se sim, seu conhecimento da palavra é falho e deficiente. Mas você não quer que eu te explique, não é? Afinal, sou um típico crente que enfia goela abaixo a minha religião. Portanto, ao invés de enriquecer o conhecimento bíblico, o ignora, restringindo apenas àquilo que te convém.

 

 

 

Se não, assunto encerrado. byby

 

 

 

Se parcialmente, você é só mais um ignorante bíblico digno de ser descartado de qualquer discussão séria a respeito do assunto.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

É avacalhar chamar maçã e laranja de frutas? Não. Portanto não é avacalhar chamar religiões que interagem com supostos espíritos de religiões espíritas.

 

 

 

O não avacalhar seria chamar tais religiões de espiritualistas' date=' e não de espíritas, já que essa palavra foi criada por Allan Kardec JUSTAMENTE para diferenciar o Espiritismo dessas outras crenças.

 

Mas quer saber, chame do que você quiser. O que você acha é indiferente e não vai mudar os fatos.

 

 

pelo que você escreveu a respeito da bíblia aqui, esse seu "conhecer a bíblia" é vê-la em algum lugar.

 

 

 

Estou preocupadíssimo com a sua opinião a respeito do meu conhecimento da Bíblia.

 

 

 

 

coitadinho......

 

 

 

Vamos terminar logo com isso. Você acredita na bíblia sim ou não?

 

 

Primeiro defina "acreditar na Bíblia".

 

Se acreditar na Bíblia for aceitar tudo o que está ali' date=' ao pé da letra, sem interpretações, fora de contexto, cegamente, sem questionar nada, não, definitivamente eu não acredito.

 

Agora, se for estudar, analisar, tentar compreender, do zero, sem influências e retirar dali os bons ensinamentos, principalmente os de Jesus, ai sim eu acredito.

 

 

Se sim, seu conhecimento da palavra é falho e deficiente. Mas você não quer que eu te explique, não é? Afinal, sou um típico crente que enfia goela abaixo a minha religião. Portanto, ao invés de enriquecer o conhecimento bíblico, o ignora, restringindo apenas àquilo que te convém.

 

 

Muito engraçado. Meu conceito é falho e deficiente porque os aprendizados que eu tiro da Bíblia são diferentes dos seus. Falou o dono da verdade.

 

 

Se não' date=' assunto encerrado. byby

 

[/quote']

 

Ou seja, a Bíblia é a dona de toda a verdade do mundo, infalível, e todas as outras formas de conhecimento e raciocício são descartáveis.

 

 

 

Se parcialmente' date=' você é só mais um ignorante bíblico digno de ser descartado de qualquer discussão séria a respeito do assunto.

[/quote']

 

Interessante, é oito ou oitenta. Ou eu aceito tudo ou eu não aceito nada. Ou tudo ali é verdade ou tudo ali é mentira.

 

Dessa fé cega eu tô fora. Nem vou entrar na discussão.

 

E se eu sou digno de ser descartado, ótimo. Fique no seu mundinho soberbo e arrogante. Quem sabe não tem uma poltrona de ouro te esperando lá no Reino dos Céus, senhor da sabedoria.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 Isso é pq o evangelho que estudamos é o "Evangelho Segundo o Espiritismo" e lemos a bíblia sim. Cremos nela.

 No meu caso gosto mais do Novo Testamento e o qto ao velho, acho que tem coisas estranhas nele. M

 

 Além disso lemos uma coleção de livros de André Luís e Chico Xavier,que nos ensinam sobre a doutrina.

 

 Mas não é verdade como Rafal disse que por crer que tenhamos várias chances, nos acomodamos.  De maneira nenhuma.

 Religião p/ nós não é umameta aser atingida é,seilá uam orientação p/ a sua jornada espiritual

 

 
[/quote']

Opa, o Evangelho que estudamos é o de Jesus mesmo. O livro "O Evangelho Segundo o Espiritismo" nada mais é, como o próprio nome diz, um estudo do Evangelho de Jesus à luz da Doutrina Espírita.

Do jeito que você colocou parece que se trata de um outro "evangelho", o que não é verdade.

 

 Saco! Mas é isso que quis dizer... aff! 06

 Na verdade eu ia citar os livros, tais como a Genese, O Licvro dos Espiritos, Céu e Inferno...

 

 

 

 

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 Saco! Mas é isso que quis dizer... aff! 06

 Na verdade eu ia citar os livros, tais como a Genese, O Licvro dos Espiritos, Céu e Inferno...

 

[/quote']

 

Livros esses que são os básicos do Espiritismo, e que abriram caminho para milhares de outros, como os de André Luiz que você citou, que contém um desenvolvimento gigantesco da doutrina, bem além da base de Kardec.

 

Meu preferido dele aliás é o terceiro da série, o Missionários da Luz, que descreve nos mínimos detalhes como se dá um processo de reencarnação, citanto a génética inclusive, que não existia quando o livro foi escrito no início do século passado.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Entretanto' date=' se formos considerar o aspecto original da palavra religião, que é de religar o homem a Deus, o Espiritismo pode sim ser considerado como tal. Afinal, os postulados espíritas levam a discussões to tipo "de onde viemos e para onde vamos" que existe em todas as religiões.

Por isso digo que o Espititismo não é uma religião tradicional, ou constituida, pois não possui padres, pastores, líderes, cerimônias de casamento, batismo, velas, incensos, altares, roupas especiais, símbolos e outras coisas que existem nas religiões oficialmente estabelecidas.

 

[/quote']

 

Exato, inclusive ao questionar um espírita sobre considerar como religião ou não, essa resposta não será objetiva, mas terá um ponto de vista dependendo do seu entendimento sobre Religião.

 

Conforme você falou, no sentido de ligar o Homem a Deus, é sim uma religião. Porém, no sentido de culto, não. Já que no espiritismo não existem Igrejas ou altares. De qualquer forma a identificação dos laços morais entre Deus e o Homem, segundo o espiritismo, é mais forte do ponto de vista da crença como religião.

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Exato' date=' inclusive ao questionar um espírita sobre considerar como religião ou não, essa resposta não será objetiva, mas terá um ponto de vista dependendo do seu entendimento sobre Religião.

 

Conforme você falou, no sentido de ligar o Homem a Deus, é sim uma religião. Porém, no sentido de culto, não. Já que no espiritismo não existem Igrejas ou altares. De qualquer forma a identificação dos laços morais entre Deus e o Homem, segundo o espiritismo, é mais forte do ponto de vista da crença como religião.

 
[/quote']

 

Pois é. Por isso que, quando me perguntam se o Espiritismo é uma religião, eu digo sim e não, e explico as razões. Isso depende do sentido que se dá à palavra religião.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

THX

você escreveu que os espíritas seguem os ensinamentos bíblicos. Não é isso que o Freak está mostrando pra nós.

 

 

Sim, os espíritas acreditam no Deus da Bíblia e seguem os ensinamentos de Jesus, que segundo o espiritismo foi um espírito muito evoluindo. Porém não é um Deus, mas um mestre.

 

A questão da reencarnação também é aceita no espiritismo, inclusive com embasamento Bíblico. Um erro comum dos Cristãos, apontado pelos espíritas, é condenar a comunicação com os espíritos com trechos de livros como Deuteronômio.

 

Para os espíritas, o Deuteronômio foi escrito por Moisés no Sinai para os Hebreus. E não tem sentido extrair um trecho desse livro escrito a tanto tempo (para os Hebreus), para condenar...
-THX-2007-12-04 19:48:51
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Uma mensagem espírita ae...polêmica?

 

Como não tenho ciência das religiões de cada um, envio esta mensagem a

todos os meu amigos, pedindo desculpas aos que professam outras religiões

diferentes da minha, na intenção de enviar uma mensagem de paz e consolo, que só

a certeza de um outro mundo nos traz. Não que isso signifique que tenhamos que

cruzar os braços, mas apenas enxergar o problema por TODAS as óticas existentes!

Daí poderemos obter a verdadeira solução! Paz de Deus

a todos!!!

 

Nasci na Gália no ano de 22 da era cristã. Fui oficial da

legião dos leões que estava na Líbia, Núbia.

 

Como governador de Al Katrim, me

comprazia atrelar na minha biga, puxada por dois cavalos velozes, crianças,

homens, mulheres, novos e velhos que eram puxados através da estrada seca e

pedregrosa daquela região da África. Os corpos se despedaçavam e eu era

exaltado pelos meus pares... Morri em combate com tropas egípcias e me

deparei em uma região de treva profunda, talvez uma caverna. Muitos gritos

e rostos aterradores me esperavam. Fui levado a um estado de total

animalidade por mil e quinhentos anos, quando os servos de Maria me resgataram.

 

 

Sendo levado a outro plano, fui aos poucos tendo meu perispírito reajustado,

minha mente normalizada e meus pensamentos corrigidos. E compreendi os

horrores que cometi. Que tristeza, DEUS. Por trezentos anos permaneci em preparo

para reencarnação e pedia a graça de receber para desencarne o mesmo destino

dado por mim a outros.

 

No ano do Senhor de 2001, após busca incessante

por quem me recebesse como filho, um casal tiranizado por mim aceitou.

Reencarnei.

 

Agora em comoção generalizada, como irmão Joãozinho, desencarnei

e agradeço ao Pai ter me atendido dando destino nem igual ao que dei às

minhas vítimas. Estou em paz, estou na luz. Resgatei um pouco do meu passado,

outros momentos virão.

Confio em Deus 

Titus

Aelius

 

(*) Mensagem psicografada de João Hélio no Centro Espírita Leon

Dennis, que ele freqüentava com os pais

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Sim' date=' os espíritas acreditam no Deus da Bíblia e seguem os ensinamentos de Jesus, que segundo o espiritismo foi um espírito muito evoluindo. Porém não é um Deus, mas um mestre.

 

A questão da reencarnação também é aceita no espiritismo, inclusive com embasamento Bíblico. Um erro comum dos Cristãos, apontado pelos espíritas, é condenar a comunicação com os espíritos com trechos de livros como Deuteronômio.

 

Para os espíritas, o Deuteronômio foi escrito por Moisés no Sinai para os Hebreus. E não tem sentido extrair um trecho desse livro escrito a tanto tempo (para os Hebreus), para condenar...
[/quote']

 

Você acabou de mexer num vespeiro. Falar de reencarnação e comunicação com os espíitos com base na bíblia em um lugar frequentado predominantemente por evangélicos é igual mexer em casa de marimbondo...06

 

Tá arriscado isso aqui ficar mais movimentado que a CMJ depois dessa.

 

Link to comment
Share on other sites

 Share

Announcements


×
×
  • Create New...