Jump to content
Forum Cinema em Cena

Superman Returns


goldsmith
 Share

Recommended Posts

  • Members

ew-magazine-872.jpg

é verdade, esse cabelo dá nos nervos. Coisa mais artificial. Será tão difícil fazer um cabelo normal??

exemplo de cabelo normal:

super2.jpg

e isso não é exigir demais ou se agarrar a detalhes. Isso mostra como funciona a cabeça do diretor/produtores. Essa proposta visual é infantil e sem nexo.

primo2006-4-8 8:28:51
Link to comment
Share on other sites

  • Members

ew-magazine-872.jpg

é verdade' date=' esse cabelo dá nos nervos. Coisa mais artificial. Será tão difícil fazer um cabelo normal??

exemplo de cabelo normal:

super2.jpg

e isso não é exigir demais ou se agarrar a detalhes. Isso mostra como funciona a cabeça do diretor/produtores. Essa proposta visual é infantil e sem nexo.

[/quote']

smiley36.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Da Revista Época:

 

Longa-metragem, romance, série de TV e até game preparam o renascimento de um dos mais queridos super-heróis dos quadrinhos

***
Luís Antônio Giron


Super-Homem é o mais duradouro super-herói das histórias em quadrinhos.
Desde que apareceu, em 1938, jamais saiu de cartaz
. Virou objeto de uma corrente de invenção coletiva e de um verdadeiro culto. Deu origem a dezenas de desenhos animados, seriados de TV, longas-metragens, canções e a todo tipo de obra de ficção, inclusive dois romances, além de games e produtos os mais diversos. Em 30 de junho, a capa vermelha voltará a sobrevoar os arranha-céus de Metrópolis. Nessa data, estréia o filme Superman Returns, do diretor Bryan Singer (o mesmo de X-Men I e II).

Com superprodução da Warner, será o primeiro longa-metragem em 19 anos a retratar o mito dos quadrinhos. A expectativa é tão grande que a Warner já tem levado jornalistas especializados para visitar as locações, no Canadá e na Austrália, e organizado entrevistas com a equipe técnica e o elenco - a que ÉPOCA teve acesso.
Os fãs e o mercado também se mobilizam para a estréia do filme. Está à venda nas bancas americanas a revista Superman de número 650. Os enredos dessas revistas mudam de acordo com os autores e desenhistas. Mas giram em torno de uma mesma figura: um ser sobre-humano e ambivalente (Super-Homem e sua identidade civil, o tímido (Clark Kent).Ele parece vencer a História, mesmo que perseguido pelas dúvidas sobre o passado e ocupado em aniquilar malfeitores ou em conquistar uma mulher. Na Smallville natal, no Kansas, ela é Lana Lang. Em Metrópolis, inspirada em Nova York - onde Clark se destaca como repórter do Planeta Diário -, ele se apaixona pela colega Lois Lane.

Um romance, Superman!, de Tom De Haven, acaba de ser lançado pela editora americana Chronicle Books. Ele conta o início da vida de Clark no interior, seus triunfos profissionais e a revelação de que é um alienígena vindo do planeta Krypton, deixado bebê para a adoção de um casal. Nessa revelação, Kent acaba descobrindo que um conhecido de Smallville torna-se seu pior oponente: o cientista Lex Luthor. O romance obteve resenhas positivas e faz sucesso com o retrato da formação do futuro defensor das causas justas.

A ambientação de De Haven é a mesma da série de TV Smallville, no ar desde 2001 pelo canal Warner e um dos maiores sucessos da TV paga, já na quinta temporada. Smallville, porém, não trata da aparição do super-herói. Clark (Tom Welling) surge ali como o rapaz inconsciente de seus superpoderes, capaz tanto de gestos bruscos como de atitudes solidárias.

Superman Returns, o filme, retoma em flashback a atmosfera da infância e da juventude de Clark (Stephan Bender). Flagra seus primeiros vôos. A relação do diretor de 41 anos, porém, é maior com a linhagem cinematográfica do herói, especialmente com Super-Homem: o Filme, dirigido por Richard Donner, em 1978. A trama de ä Superman Returns remonta a situações do filme de Donner, mas com um intervalo de tempo de alguns anos.

Esse vazio será preenchido em junho com o lançamento, pela DC Comics, de quatro gibis assinados por Singer e pelos roteiristas do filme, Michael Dougherty e Dan Harris. Eles narram o que se passou com o Homem de Aço entre a salvação espetacular de Lois Lane e a volta do espaço - tema do novo filme. Nele, o Super-Homem (vivido na idade adulta por um quase sósia de Christopher Reeve, o estreante Brandon Routh, de 26 anos) volta a Metrópolis após cinco anos de ausência. Nesse meio-tempo, busca suas origens, viaja a Krypton e depara com seu planeta de origem devastado. Em seguida, instala-se no sítio de infância, onde a mãe adotiva, Martha (Eva Marie Saint), ainda mora. Em Metrópolis, encontra a cidade mergulhada no caos - e, pior, sua bem-amada Lois (Kate Bosworth) é mãe de um menino, resultado de um relacionamento com o sobrinho do dono do Planeta Diário. Se o caos amoroso se instala na vida do protagonista por causa de suas ilusões, a desordem social é causada por Lex Luthor em versão sofisticada, interpretado por Kevin Spacey. O vilão se esconde na misteriosa Fortaleza da Solidão. Em entrevista, Spacey não revela detalhes sobre o personagem, exceto que Luthor vai usar armas tecnológicas poderosas para tentar destruir o inimigo.
Outros pormenores das filmagens mantidos em sigilo começam a vir à tona. A certa altura do filme, acontece a reaparição do pai do Super-Homem, Jor-El. Curiosamente, o ator Marlon Brando - que morreu em 2004 e fez uma ponta milionária no filme de Donner - voltará reprocessado digitalmente para tomar parte de uma cena de dois minutos. 'Brando deve estar rindo lá no céu', diz Eva Marie Saint, que atuou com ele nos anos 60. Essas são algumas entre as muitas referências à produção de 1978. 'Quero homenagear Richard Donner e o visual dos desenhos animados de Richard e Dave Fleischer dos anos 40', afirma o diretor.

Ele faz referência aos desenhos que exibiram pela primeira vez o super-herói em movimento nos cinemas. A ambientação do longa ocorre numa Metrópolis art déco, para se aproximar do clima dos gibis dos anos 30: 'Quero fornecer uma imagem familiar e futurista da cidade', diz o diretor.
Seguindo a onda da restauração arqueológica de cenários originais - King Kong, de Peter Jackson, é um exemplo -, Bryan Singer usa até a trilha sonora do filme antigo. 'Embora eu tenha permitido o uso de sons e imagens, não tenho nada a ver com a nova produção', disse o diretor Richard Donner a ÉPOCA. Ele afirma que se encontrou com Singer na locação de X-Men (sua mulher, Lauren Shuler, é produtora do filme) e tomou um susto quando viu o diretor e a equipe assistindo a Super-Homem: o Filme, pela TV. 'Eles eram capazes de dizer frases do meu filme de que nem me lembrava. Adoram o personagem, das cores do uniforme ao tamanho do distintivo do herói!'

A filosofia de Singer está em não traduzir diretamente os quadrinhos para o filme, mas em se basear neles para criar um filme que agrade aos fãs e ao público - a mesma estratégia adotada nos dois X-Men. 'Busquei preservar elementos-chave', afirma. Entre eles, o famoso distintivo - agora reciclado em 3D -, os vôos espetaculares e o caráter do personagem.
Em tempos de descrença nas instituições e de super-heróis que sofrem processos de revisionismo paródico, qual o segredo da resistência do Homem de Aço? 'Ele não é um personagem qualquer. É a própria América.' O diretor deseja retratar o Super-Homem como o imigrante que busca as origens e volta à cidade que adotou para curar feridas e recuperar seu espaço. Mais uma vez, o herói é preservado como símbolo.

Sem se deixar subverter pelas modas, o personagem é refratário a mudanças. Seus roteiristas não têm observado a cartilha de tornar super-heróis engajados nessa ou naquela facção política - como o Capitão América e o Homem de Ferro, da Marvel, que se bandearam, respectivamente, para a esquerda e a direita, ou Batman, que muda de posição de acordo com o freguês. Campeão de valores permanentes, o Homem de Aço tem como objetivo vigiar os lares contra os bandidos, restaurar o paraíso da segurança e reconquistar seu amor. O caráter romântico e apolítico lhe conferem o charme e a permanência. Superman Returns é anunciado nos cartazes como uma história de amor.



QUATRO MOMENTOS

*** Datas relevantes do Homem de Aço em quadrinhos, televisão e cinema


£ 1938
O autor Jerry Siegel e o escritor Joe Shuster lançam o Superman em quadrinhos na revista Action Comics. Cinco anos antes, sem sucesso, haviam tentado publicá-lo. Na edição no 23 surge Lex Luthor, que tinha cabelos vermelhos.


£ 1948
Estréia o primeiro filme do Super-Homem. O ator Kirk Alyn é o herói. O segundo veio em 1950. A série de TV do Homem de Aço, com o ator George Reeves, começou em 1952.


£ 1978
A nova era do Super-Homem começa com Christopher Reeve. O filme é lembrado até hoje como um dos pontos altos da carreira do herói. Em 1980, foi lançado Superman II, a continuação, e, em 1983, Superman III - uma das piores seqüências da história do cinema.


£ 1993
Na TV, a série Lois and Clarke - As Novas Aventuras do Superman faz sucesso. Dani Cain (foto) interpretava Superman-Clark Kent. Teri Hatcher era Lois Lane

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Tá... ninguém falou mal da foto do Brandon pendurado nos cabos' date=' então eu vou ser o "do contra" sobre isso. smiley17.gif

O rapazinho tá meio tenso e enrijecido naqueles cabos, não? Pelo menos por essa foto, tá faltando 'leveza' ao vôo. E aquele topete? Será que toda vez que o super voar teremos que ver 'aquilo'? smiley36.gif

[/quote']

ou uma capa imovel, à la Batman ..smiley36.gif

climb.jpg

Ai mudando de assunto, naum parece q o batman ta "encochando" o robin???? uhauhauhauhasmiley36.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

smiley36.gif
Toca quente para alisar o cabelo antes de entrar em cena...

BT_052.jpg

pois é... essa toca aí acaba tendo ligação com esse cabelo escroto mesmo, acho que é para os moldes de CG para o boneco digital. E essa porcaria de cabelo com certeza é, como já disseram aqui, "facilitador de CG", como a máscara ajudou a Homem-Aranha não ficar tão artificial

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pq primo??

Os vôos do filme do Donner são perfeitos... os de efeito físico é claro!

não... não é nesse sentido

os vôos foram ótimos e muito bem feitos para a época. o fato é que, com a tecnologia de hoje, dá pra fazer um vôo de um cara que tem supervelocidade, e ver essa supervelocidade claramente como as cenas herdadas de Matrix por exemplo. Meu medo é a homenagem se estender ao ponto de essa tecnologia ser usada para fazer o mesmo estilo, bom, mas "durinho demais" para nossa época

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...