Jump to content
Forum Cinema em Cena

Luchino Visconti


ltrhpsm
 Share

Recommended Posts

  • Members

Um dos italianos que compunha a trilogia áurea das décadas de 50 a 70, com Fellini e Antonioni; é meu favorito, atualmente, apesar de só ter visto dois de seus filmes e adorar o Michelangelo. Simplesmente por ser ainda mais sensível - na sua reclusão - e torturador - no seu silêncio - que os outros dois; contos de fadas e realidade misturam-se, mas não para viagens oníricas ou de difícil compreensão: Visconti vai direto ao ponto, porém com muita delicadeza.

 

 

 

01. Morte em Veneza - Top 10 de todos os tempos]

 

02. Rocco e Seus Irmãos

 

03. Noites Brancas

 

04. Obsessão

 

05. Sedução da Carneltrhpsm2008-08-31 00:40:28

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Se tivesse que escolher um favorito dentre os três que você citou, escolheria Fellini ( por La Strada, La Dolce Vita e 8 1/2 10)

Do Antonioni só gosto de Blow Up...acho que sua maneira de filmar não surte efeito algum em mim.

Visconti é um ótimo criador, cito os meus favoritos dele:

- Rocco e seus irmãos

- O Leopardo

 

Não gostei de Morte em Veneza e ainda não assisti Noites Brancas.

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • 2 years later...
  • 1 year later...
  • Members

 

  O unico filme do Luchino Visconti que assisti foi A TERRA TREME. Se não me engano, o filme pertence ao movimento do neo realismo italiano. O filme conta a historia de um jovem pescador que incita seus colegas a se revoltar contra os poderosos da região onde vive, e obviamente, ele acaba sofrendo as consequencias por este ato.

 

 Lembro de ter achado o filme extremamente cansativo e monótono em suas duas horas e meia de duração. Tem excelentes idéias alí, como o retrato da classe oprimida que luta para obter seus direitos, e o desenvolvimento verossimil que é dado a esta luta que nem sempre é recompensada. Mas o filme tem muita "barriga". Tem muita coisa ali que não precisava, e que se fosse retirada não prejudicaria em nada o filme. Pelo contrario, lhe daria mais ritmo.

 

 Como a grande maioria dos filmes deste movimento, A TERRA TREME se utiliza de não atores para viver seus personagens. Ou seja, temos pescadores interpretando pescadores. O recurso dá certo a maior parte do tempo, já que os personagens agem com absoluta naturalidade. Mas a direção de atores ou neste caso não atores falha em algumas cenas mais intensas. Neste quesito, acho que Vittorio De Sica em seu LADRÕES DE  BICICLETA foi mais feliz que o colega.

 

 Valeu16  
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Simplesmente por ser ainda mais sensível - na sua reclusão - e

torturador - no seu silêncio - que os outros dois; contos de fadas e

realidade misturam-se, mas não para viagens oníricas ou de difícil

compreensão: Visconti vai direto ao ponto, porém com muita delicadeza.g.gif

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...