Jump to content
Forum Cinema em Cena

O Solista, Joe Wrigth (2009)


CACO/CAMPOS
 Share

Recommended Posts

Jamie Foxx estrela cinebiografia sobre músico - 17/08/2007 13:47

jamiefoxx_01.jpgDepois de interpretar Ray Charles, Jamie Foxx (foto) participa novamente de uma cinebiografia. Dessa vez, o ator foi escalado para estrelar o drama The Soloist, sobre Nathaniel Ayers, um homem com grande talento para tocar violino e violoncelo.

 

Enquanto freqüentava o segundo ano na Juilliard, renomada escola de artes, Ayers começou a sofrer de esquizofrenia. Assim, ele abandonou os estudos e passou a morar nas ruas de Nova York, onde toca os instrumentos.

 

Joe Wright, diretor da adaptação literária Orgulho e Preconceito, será o responsável pelo comando do projeto, desenvolvido pela DreamWorks.

 

O roteiro, assinado por Susannah Grant (Erin Brockovich – Uma Mulher de Talento), é centrado na amizade entre o Ayers e Steve Lopez, um repórter do Los Angeles Times. Ainda não foi escalado o ator para viver o jornalista, que está escrevendo um livro sobre o músico.

As filmagens começam em janeiro, em Los Angeles, de acordo com a Variety.

Foxx foi visto este ano nos cinemas com o musical Dreamgirls – Em Busca de Um Sonho. O próximo trabalho do ator a ser lançado no Brasil será o thriller O Reino, em que atua ao lado de Jennifer Garner.

 

Robert Downey Jr. ao lado de Jamie Foxx no drama - 28/08/2007 14:26

robertdowneyjr_02.jpgRobert Downey Jr. (Zodíaco) se juntou ao ator Jamie Foxx no elenco do drama The Soloist. O novo integrante será Steve Lopez, o colunista do Los Angeles Times que descobriu a história do protagonista, um homem de rua com grande talento musical.

As filmagens começam em Los Angeles, em janeiro, de acordo com a Variety.

Downey Jr. é o protagonista de Homem de Ferro, adaptação da revista em quadrinhos, que tem lançamento previsto para maio do próximo ano nos Estados Unidos.

 

Drama com Robert Downey Jr. terá Catherine Keener no elenco - 01/10/2007 13:54

catherinekeener_02.jpgCatherine Keener (Capote, O Virgem de 40 Anos) vai interpretar a esposa Robert Downey Jr. no drama The Soloist, de acordo com informações da Variety. A atriz assinou recentemente para participar do projeto, estrelado por Jamie Foxx.

No momento, Keener está rodando suas cenas no drama Synecdoche, New York, que marca a estréia de Charlie Kaufman na direção. A atriz também está envolvida com a comédia Hamlet 2.

Nova atriz para o drama estrelado por Jamie Foxx - 18/12/2007 15:25

rachaelharris_01.jpgO elenco do drama The Soloist ganhou uma nova integrante: segundo o The Hollywood Reporter, a atriz Rachael Harris assinou para interpretar uma colega de trabalho do repórter vivido por Robert Downey Jr.

A produção começa no próximo mês.

Harris participa da série Notes from the Underbelly, exibida pela Warner. No cinema, ela fez uma breve participação nas comédias A Volta do Todo Poderoso e Licença Para Casar, que estiveram em cartaz este ano.

The Soloist: Veja Jamie Foxx e Robert Downey Jr. na primeira foto do drama

Novo filme do diretor de Desejo e Reparação se inspira em história real

 

The Soloist, drama estrelado por Jamie Foxx (Miami Vice, Ray) e Robert Downey Jr., teve a sua primeira foto revelada. E é justamente uma imagem dos protagonistas - confira na galeria.

O filme contará a história real de Nathaniel Anthony Ayers (Foxx), um homem que vive sob um viaduto de estrada em Los Angeles e que é um virtuoso no trompete, violoncelo e piano. Ayers sofre de esquizofrenia e se afastou da sociedade por conta da doença - até que o jornalista Steve Lopez, interpretado por Downey Jr., o encontra.

Na realidade, Lopez escreveu para o Los Angeles Times uma série de colunas sobre o violoncelista e lhe dedica um livro, publicado este ano. A produção é dirigida por Joe Wright (Desejo e Reparação) a partir do roteiro de Susannah Grant (Erin Brockovich).

The Soloist estréia em 21 de novembro nos EUA.

soloist_01.jpg

 

Foxx e Downey Jr são 2 talentos brutos e o segundo conseguiu finalmente o seu lugar ao sol em Hollywood e este filme primero longa contemporâneo de Wrigth que já se mostrou talentoso no filmes de época Orgulho e Preconceito e Desejo e Reparação.

Claro que bate um deja vu outra cinebiografia com Jamie Foxx de um músico, mas acho que que a semelhanças para por aí e o filme pode surpreender e muito em termo de qualidade

CACO/CAMPOS2010-02-21 20:37:02
Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Trailer do drama com Jamie Foxx e Robert Downey Jr. - 11/09/2008 09:21

soloist_trailer.jpgO drama The Soloist, estrelado por Jamie Foxx e Robert Downey Jr, teve seu trailer liberado pela DreamWorks.

O filme segue Nathaniel Ayers (Foxx), um homem com grande talento musical que abandonou a escola de música depois que passou a sofrer de esquizofrenia.

Clique na figura para assistir à prévia, disponível no site Yahoo!

O longa chega aos cinemas em 21 de novembro deste ano.

Fonte: Cinenews

 

Assiti Desejao e Reparação e com certeza o nome Joe Wright e para ser guardado, achei o trailer e muito bom despojando uma bela música clássica e eurodita e Downey Jr fazendo um reporter meio porra loca e Jamie Foxx brilhando entre o vilolino e a insanidade.

Tá prometendo03
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Estréia do filme é adiada - 17/10/2008 16:10

Qualquer esperança que o diretor Joe Wright tinha em concorrer a prêmios no final do ano pelo drama The Soloist foi dissipada. O filme, protagonizado por Jamie Foxx, Robert Downey Jr. e Catherine Keener, teve sua estréia adiada pela Paramount Pictures para 14 de março de 2009. Originalmente, a produção iria aportar nos cinemas em novembro de 2008.

A Dreamworks, que produziu o filme, não fez nenhuma declaração sobre o assunto, mas fontes próximas à empresa comentaram que os altos executivos do estúdio estão desapontados com a mudança, já que esperavam a participação de The Soloist no Oscar.

Spots de televisão do longa já tinham ido ao ar, o trailer já foi lançado e exibições-teste estavam construindo um buzz positivo para a produção. Segundo o The Hollywood Reporter, a mudança de data pode ser vista pela mídia como um voto de não-confiança ao filme.

A Paramount declarou que The Soloist é um filme comercial e que pretende fazer uma massiva campanha de lançamento no começo do ano que vem. O estúdio está claramente depositando suas fichas em Revolutionary Road, de Sam Mendes e The Curious Life of Benjamin Button, de David Fincher, na corrida das premiações de fim de ano. Especialistas dizem que essa decisão deveria ter sido tomada meses atrás, porém a crise financeira que os Estados Unidos atravessam e a recente separação de Paramount e DreamWorks (leia aqui) atrasaram a resolução

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...
  • 2 weeks later...

Longa é adiado novamente - 19/11/2008 15:58

The Soloist, drama de Joe Wright, mudou de data novamente. Fruto da recém-finalizada parceria entre a Dreamworks e a Paramount, o longa vai aportar nos cinemas norte-americanos dia 24 de abril, adiando em pouco mais de um mês a sua estréia.

Segundo a Variety, os estúdios concordaram em lançar o filme uma semana antes do início oficial da temporada de verão no país.

Baseado em uma série de artigos do Los Angeles Times, o longa conta a história de um músico esquizofrênico que sonha em tocar no Walt Disney Concert Hall.

Link to comment
Share on other sites

  • 5 months later...

Robert Downey Jr. e Jamie Foxx dançam tango em premiére

Atores são os protagonistas de "The Soloist"

Do EGO

WENN/AG

Jamie Foxx e Robert Downey Jr. fazem graça no tapete vermelho

Os atores Robert Downey Jr. e Jamie Foxx eram só sorrisos e gracinhas na premiere de "The Soloist" nesta segunda-feira, 20, em Hollywood. Os dois, protagonistas do filme, simularam uma coreografia de tango no tapete vermelho, com direito a caras e bocas.

 No filme, baseado em uma história real, Foxx é um talentoso violonista que acaba morando na rua por sofrer de esquizofrenia. Mas o personagem de Downey Jr., um jornalista, constroi uma amizade com o músico que muda a vida dos dois.

Link to comment
Share on other sites

  • 6 months later...

Crítica: O Solista

Filme paternalista chama atenção para o drama desse gênio incompreendido: o jornalista

26/10/2009

O Solista começa de madrugada. O jornalista Steve Lopez (Robert Downey Jr.) sai de casa para andar de bicicleta, ao mesmo tempo em que a picape de distribuição de jornais começa a circular por Los Angeles. Os cortes cruzados dão a impressão de que a picape vai acabar atropelando o ciclista, mas isso não acontece.

O personagem que dá nome ao filme - e cuja história real, contada por Lopez em sua coluna no jornal Los Angeles Times, serve de base a O Solista - surge dias depois, tocando violino aos pés de uma estátua de Ludwig van Beethoven. Nathaniel Anthony Ayers Jr. (Jamie Foxx) mora na rua, mas já foi aluno da prestigiada escola de arte Julliard. Quem descobre isso é Lopez, e logo toda a cidade descobre Nathaniel também.

Acompanhamos flashbacks com o passado do músico mais por uma questão de protocolo - é o lado clínico de O Solista aflorando, para nos mostrar com ciência e em detalhes como sofre uma pessoa com esquizofrenia, como é o caso de Nathaniel. Mas o que interessa de verdade ao filme é Steve Lopez. O solista de fato é ele, o jornalista, dedilhando o seu "dom em extinção" para uma platéia desatenta, o povo de Los Angeles.

Repare, antes de mais nada, como o diretor Joe Wright (Desejo e Reparação) emparelha a genialidade de Nathaniel ao ofício de Lopez. São dois solitários - um trocou a família pelas ruas, outro chega em casa e não há mensagens na secretária eletrônica. São dois obcecados - um trabalha sozinho no jornal até altas horas, o outro toca o próprio braço como se fosse um violoncelo - e essa obsessão os impede de executar qualquer outra coisa. Nathaniel toca as sinfonias de Beethoven de cabeça mas não consegue terminar sentenças. Lopez escreve muito bem, mas mal consegue acertar o potinho para o teste de urina.

Acima de tudo, Lopez e Nathaniel são solistas porque parecem ser os últimos de suas espécies. Outro instrumentista que aparece no filme coloca a sua religião acima da música, e Nathaniel vê na música um meio e um fim. Já Lopez resiste em meio a uma imprensa em mutação, inconformado que Lindsay Lohan ainda seja notícia, assistindo às demissões em massa de seus amigos de LA Times.

É de um proselitismo atroz essa primeira metade de O Solista, com a mão pesada de Wright tratando jornalismo como arte para poucos e a cidade como uma orquestra, fazendo pombas voar sobre as vias sinfônicas de Los Angeles, conclamando todos a olhar para o "Katrina de cada dia", os miseráveis que dormem na rua mas têm, cada um, a sua bandeira dos EUA - como o diretor nos mostra com planos grandiloquentes de grua.

O paternalismo que segue até o fim do filme, pontuado pelo overacting dos protagonistas, pode convencer muito espectador de coração bom, mas não se engane com a aparente benevolência: o drama de Nathaniel só existe, no fim das contas, para elevar o drama "maior" de Lopez. Porque o jornalista foi, sim, metaforicamente, atropelado pela picape dos jornaleiros, e filmes como O Solista tentam estender a mão a esse tipo em crise existencial, carente de socorro ou pelo menos de atenção.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...