Jump to content
Forum Cinema em Cena

Critica a crítica


Lucilesio
 Share

Recommended Posts

  • Members

Os críticos de arte tem uma característica peculiar que é achar que tem conhecimento de causa de todas as ciências , desde história até a física quântica , e até acho que se der um bisturi na mão de um crítico , ele é capaz de realizar um transplante de cérebro . Sócrates disse : " Eu sei que nada sei " , isto para aliviar o seu compromisso de ser o dono da verdade , o crítico quando afirma que o filme é ruim e outro maravilhoso , prende-se na sua própria verdade , a qual não permite entender os gostos alheios . Isto até explica a introversão dos críticos de cinema , pois não temem a crítica de suas críticas , mas evitam a crítica de sua persona . Penso que o crítico não deveria ser um mero teórico , e sim um profissional da sua própria arte , como fora o caso de François Truffaut e Peter Bodanovigch , que faziam de seu trabalho uma paixão e conhecimento de causa . Lembro - me da cena inicial do filme  A história do mundo parte 1 , em que ele afirma que existia a espécie do artista , e  a sub - espécie que é o critíco , fazendo a sua vingança pessoal usando da arte . Lembrando de uma fala de meu professor de música Hernani Maleta  da oficina de teatro da PUC- Minas em que afirmava que  a  verdadeira crítica é aquele que da a opção das pessoas gostarem ,ou não do que está  sendo exposto , usando de expressões como " Eu não gostei disto ... " , ou " Eu gostei disto ..." , porque se a expressões forem  " Isto é ótimo ...", ou " Isto é ruim .... " faz do crítico um dono da verdade , um engodo da democracia . Penso que todo entusiasta pela setíma arte precise de uma orientação , mas nunca de uma decisão .

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

De novo a velha lamentação descabida de que os críticos são maus. Coisa de gente que fica ofendida quando lê críticas negativas sobre algo que gosta. Ou de artistas que guardam ressentimento porque foram feitas críticas negativas ao seu trabalho.

 

O crítico tem uma opinião e é justo que ele a defenda. O que ele vai fazer? Absorver a opinião de todo mundo? "Dono da verdade" acaba sendo uma expressão usada quando alguém simplesmente tem uma opinião e a defende, mas apenas se a opinião for contrária a da pessoa que atribui a alcunha. Ela não se considera pejorativamente como "dona da verdade", embora tenha opiniões e igualmente as defenda.

 

Ficar enchendo o texto com "na minha opinião", para tranquilizar os que discordam e dar a eles a certeza de que estão livres para discordar, seria desnecessário e só deixaria o texto burocrático. É lógico que a opinião dos críticos é uma opinião, e não é culpa deles que nem todos consigam entender o óbvio. Opinião, tal como a daquela pessoa que não aguenta críticas negativas ao que ela gosta, e se não puder ouvir elogios, gostaria mesmo de ouvir "é bom, mas eu não gosto", "peço desculpas a quem gosta". O problema está em quem se sentir impedido de gostar porque o crítico não gosta, e não no crítico.

 

E por que será que pessoas assim não lembram das críticas positivas, e não conseguem imaginar a satisfação que o crítico tem ao falar bem daquilo que ele gosta? Não, eles são maus porque têm opiniões negativas e não pedem desculpas por elas.

Lucy in the Sky2010-06-13 08:45:36

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • Members

 

Num mundo em preto e branco os críticos são maus , na mitologia os críticos são Deuses , no oceano são tubarões , nas savanas africanas são ienas , e na realidade são pessoas comuns com gostos diferentes , que transmitem sua opnião como se única verdade.

MEU DEUS , EU SOU CRÍTICO !

 

Lucy ,

 

As vezes o óbvio é perceber que crítico deveria ser um

cronista , que emite sua opnião sem querer que os outros concordem com

ela.

 

Veras2010-07-03 17:40:48

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

 

 

 

Ser crítico é mais um motivo pra conseguir enxergar o problema com a opinião que você postou. A parte sobre a verdade eu já respondi.

 

Você está sendo sensível demais e se incomodando desnecessariamente com as críticas. Parece as pessoas de um fórum que eu frequentei, que precisavam ler "na minha opinião" em tudo. E eu estou vendo você dar opiniões como qualquer crítico faz. Não vejo diferença.

Lucy in the Sky2010-07-03 12:35:59

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Num mundo em preto e branco os críticos são maus ' date=' na mitologia os críticos são Deuses , no oceano são tubarões , nas savanas africanas são ienas , e na realidade são pessoas comuns com gostos diferentes , que transmitem sua opnião como se única verdade.

MEU DEUS , EU SOU CRÍTICO !

 

[/quote']

Comentário interessante, vindo de uma pessoa que chegou aqui com uma opinião, considerando sua visão das críticas de cinema como correta e achando que os críticos deveriam segui-la. Pra ser coerente, você deveria dizer que se qualquer pessoa discorda ela também está certa. E os críticos não precisam mudar, porque a idéia de que o comportamento deles também está certo é mais uma das verdades.

 

Lucy in the Sky2010-07-03 12:50:02

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Totalmente descartável esse tópico' date=' visivelmente um desabafo de alguém que não gostou de uma determinada critica feita ao seu filme favorito.

 

Não me espantaria se a critica foi feita com base em Eclipse.

 

[/quote']

 

Exatamente.

 

Até mesmo porque um crítico de cinema muito mais do que analisar pelo gosto pessoal ele faz sua análise baseado em cinematografia, em elementos que compõem o filme e como eles foram aplicados. Na riqueza de um roteiro, na fotografia, na direção, nos atores, entre outros vários fatores. E dentre a classificação desses fatores é que se classifica um filme em bom ou ruim.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Os críticos de arte tem uma característica peculiar que é achar que tem conhecimento de causa de todas as ciências ' date=' desde história até a física quântica , e até acho que se der um bisturi na mão de um crítico , ele é capaz de realizar um transplante de cérebro . Sócrates disse : " Eu sei que nada sei " , isto para aliviar o seu compromisso de ser o dono da verdade , o crítico quando afirma que o filme é ruim e outro maravilhoso , prende-se na sua própria verdade , a qual não permite entender os gostos alheios . Isto até explica a introversão dos críticos de cinema , pois não temem a crítica de suas críticas , mas evitam a crítica de sua persona . Penso que o crítico não deveria ser um mero teórico , e sim um profissional da sua própria arte , como fora o caso de François Truffaut e Peter Bodanovigch , que faziam de seu trabalho uma paixão e conhecimento de causa . Lembro - me da cena inicial do filme  A história do mundo parte 1 , em que ele afirma que existia a espécie do artista , e  a sub - espécie que é o critíco , fazendo a sua vingança pessoal usando da arte . Lembrando de uma fala de meu professor de música Hernani Maleta  da oficina de teatro da PUC- Minas em que afirmava que  a  verdadeira crítica é aquele que da a opção das pessoas gostarem ,ou não do que está  sendo exposto , usando de expressões como " Eu não gostei disto ... " , ou " Eu gostei disto ..." , porque se a expressões forem  " Isto é ótimo ...", ou " Isto é ruim .... " faz do crítico um dono da verdade , um engodo da democracia . Penso que todo entusiasta pela setíma arte precise de uma orientação , mas nunca de uma decisão.

[/quote']

 

Criticando o Crítico

 

A prática cotidiana prova que a hegemonia do ambiente político nos obriga à análise das diretrizes de desenvolvimento para o futuro. Por outro lado, a adoção de políticas descentralizadoras maximiza as possibilidades por conta dos índices pretendidos. O que temos que ter sempre em mente é que o acompanhamento das preferências de consumo possibilita uma melhor visão global do sistema de participação geral. Por conseguinte, a mobilidade dos capitais internacionais cumpre um papel essencial na formulação do sistema de formação de quadros que corresponde às necessidades. Do mesmo modo, a determinação clara de objetivos faz parte de um processo de gerenciamento das regras de conduta normativas. Todas estas questões, devidamente ponderadas, levantam dúvidas sobre se o julgamento imparcial das eventualidades assume importantes posições no estabelecimento das direções preferenciais no sentido do progresso. Percebemos, cada vez mais, que o fenômeno da Internet causa impacto indireto na reavaliação das formas de ação. As experiências acumuladas demonstram que a contínua expansão de nossa atividade facilita a criação do investimento em reciclagem técnica. A nível organizacional, a consolidação das estruturas estimula a padronização dos procedimentos normalmente adotados. O empenho em analisar o início da atividade geral de formação de atitudes agrega valor ao estabelecimento das condições financeiras e administrativas exigidas.

 

Fonte

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ethan Hunt ,

 

A sua opnião é direta e lógica , entretanto , quero esclarecer que não gosto de eclipse  e  que filmes como Cidadão Kane foram hostilizados por uma critica parcial comandada por William Randolph Hearst , o magnata do jornalismo americano , o qual viu  no filme o seu retrato , e que  O Nascimento de uma nação com conteúdo de apologia a Ku Klux Klan , foi ovacianada pela mesma crítica conservadora americana , que temia a dissolução de seu modo de vida . Não acho descartável criticar quem emite a sua opnião , pois o critício de arte  deveria ter uma posição auto - critica , algo que chamamos de retórica aristotélica , para poder entender sua própria profissão . Não critício propriamente Pablo Villaça , o julgo um profissional com conehecimente de causa quanto a técnica artistica , mas questiono as vezes algumas opniões que ele e outros críticos demonstram não possuírem quando enveredam por áreas que demostram não terem muito conhecimento , como a história ,política, ciência  e filosofia  , e que tendem a emitir uma opnião própria sem possuir conhecimento de causa ,  com euforia quase tolitária e criminosa .

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Vemos novamente aquela questão de bom ,ou ruim .  A verdade dura 24 horas , o que hoje é novidade amanhã é relíquia , e como dŕia Nietzsche  : O Bem se tranveste de mal , para que as idéias se fixem na mente .O que é ruim , e o que é bom ? ou melhor , não seria , eu não gosto , ou eu gostei ? 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Então comece a dizer somente que não gosta do comportamento dos críticos, e não que eles estão errados e devem mudar.

 

Não sei se o Lucilesio está se fazendo de desentendido, ou se ele não percebe a contradição no seu próprio argumento. Está claro que ele é ou foi um artista frustrado pelas críticas. Ou simplesmente não aguenta ver alguém falar mal do que ele gosta.

 

 

"e que filmes como Cidadão Kane foram hostilizados por uma critica parcial comandada por William Randolph Hearst , o magnata do jornalismo americano , o qual viu  no filme o seu retrato"

E daí? Não sei se o motivo que você apresenta é verdadeiro, mas não importa. Eu sei que nem sempre os críticos são honestos em suas opiniões. A solução não é ficar repetindo os inúteis "eu acho" e "respeito quem discorda", é ser honesto.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ser honesto , não representa ser cruel , ou passionalmente crítico . Acho Lucy que você é  psicologa , pois tenta advinhar o que sou , ou diagnosticar  uma faceta estereotipada de uma pessoa que mal conhece . Eu não escrevo sobre a crítica como forma de desabafar  as minhas frustações , pois as mesmas  não seriam externadas neste fórum , simplesmente acho  , ou melhor acredito que este tóptico serve como forma de discutirmos o tipo de crítica que se é feita , se está certo  , ou errado cabe a nós decidirmos . Agora muito me admira uma pessoa que demonstra sinceridade em sua opnião diga E daí ? , porque isto demonstra a indisposição para novos conhecimentos e experiências , e sendo sincero gostei de sua opnião !

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Num mundo em preto e branco os críticos são maus ' date=' na mitologia os críticos são Deuses , no oceano são tubarões , nas savanas africanas são ienas , e na realidade são pessoas comuns com gostos diferentes , que transmitem sua opnião como se única verdade.
MEU DEUS , EU SOU CRÍTICO !

[/quote']

 

Eu concordo com essa parte. Realmente existem alguns críticos que consideram o que escrevem como fato.
Lumière2010-07-04 13:58:44
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Com "e daí?" eu quis dizer que o fato de alguns críticos serem desonestos não faz com que seja necessário ficar usando o "eu acho". A solução, como eu disse, é outra. Expliquei logo em seguida, porque não daria pra entender apenas lendo aquelas duas palavras.

 

Não é certo apontar o provável verdadeiro motivo por trás da sua crítica, porque significa reduzir você a uma faceta estereotipada. Mas não tem problema dizer, com base num "e daí?", que eu sou indisposta para novos conhecimentos e experiências. 06

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Num mundo em preto e branco os críticos são maus ' date=' na mitologia os críticos são Deuses , no oceano são tubarões , nas savanas africanas são ienas , e na realidade são pessoas comuns com gostos diferentes , que transmitem sua opnião como se única verdade.

MEU DEUS , EU SOU CRÍTICO !

[/quote']

 

Eu concordo com essa parte. Realmente existem alguns críticos que consideram o que escrevem como fato.

Existe gente intransigente em todas as áreas. Falando de forma geral, como ele está fazendo, é o mesmo que dizer, por causa de pessoas como o Fe e o Schon, que os usuários do CeC são arrogantes

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Lucilesio, você ser um artista frustrado com as críticas (não necessariamente um artista fracassado) é só uma teoria, na qual eu pensei porque seu post me fez lembrar de um certo diretor.

 

De qualquer forma, considerando o que você diz sobre os críticos, fica difícil ver outra coisa a não ser uma dificuldade com opiniões contrárias sobre filmes. Daí viria tanta necessidade de que os críticos deixem muito claro que é apenas a opinião deles. Eu vejo como um motivo, e sempre há um motivo, e não como um estereótipo.

 

Mas seja qual for o motivo da sua queixa, eu continuo não vendo sentido nela.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Ethan hunt ' date='

 

se realmente este tópico fosse descartável , por que opinou  sobre ele ?

 

[/quote']

 

Pq se ainda não percebeu estamos em um Fórum.

 

Você abre um tópico começa criticando uma critica, e nos post seguintes cai em própria contradição...isso faz seu primeiro texto totalmente descartável. As vezes ajudaria colocar uma pitadinha de embasamento critico e racional ao conteúdo.

03

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Num mundo em preto e branco os críticos são maus ' date=' na mitologia os críticos são Deuses , no oceano são tubarões , nas savanas africanas são ienas , e na realidade são pessoas comuns com gostos diferentes , que transmitem sua opnião como se única verdade.
MEU DEUS , EU SOU CRÍTICO !
[/quote']
 

Eu concordo com essa parte. Realmente existem alguns críticos que consideram o que escrevem como fato.

Existe gente intransigente em todas as áreas. Falando de forma geral' date=' como ele está fazendo, é o mesmo que dizer, por causa de pessoas como o Fe e o Schon, que os usuários do CeC são arrogantes
[/quote']

 

Sim, eu entendo. Tanto que eu grifei o alguns ali no meu post.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Concordo em parte com o Lucilesio, na parte que as vezes alguns críticos acham que entendem todas as áreas e ramificações, as vezes chega a ser algo patético. E também do fato que alguns querem fazer de verdade absoluta o que escrevem.

 

 

 

Mas quanto a revolta, cara, você ta dando murro em ponta de faca, primeiro que é opção sua utilizar ou não das inferências de um crítico seja ele de cinema ou de qualquer outra área, e segundo que ai também entra a questão da aceitação de uma crítica negativa a algo que você gosta, isso é comum em qualquer lugar e com qualquer coisa, sempre vai ter gente discordando de você e não gostando de muita coisa de que você aprecia, então fica meio sem sentido essa intolerância aos críticos.

 

 

 

E outra coisa, ninguém é imparcial a nada, não importa como, quando e onde você fale algo, estará sendo parcial, querendo ou não.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Concordo em parte com o Lucilesio' date=' na parte que as vezes alguns críticos acham que entendem todas as áreas e ramificações, as vezes chega a ser algo patético. E também do fato que alguns querem fazer de verdade absoluta o que escrevem...


... E outra coisa, ninguém é imparcial a nada, não importa como, quando e onde você fale algo, estará sendo parcial, querendo ou não.

 

[/quote']

 

isso encerra o tópico/ discussão (??) de maneira perfeita.

 

É como aquela cantada bizarra que um mané joga pra mulher. Dita e feita do mesmo jeito por um outro q ela ACHOU interessante, vira uma "cantada boa".

 

Antes eu tentava entender, discutir mas é bobagem.

Discutir gostos, parcialidade e subjetividade é chover no molhado.

 

Mas que tem uns caras malas e arrogantes no fórum, isso tem. Tá cheio...07

 

 
Sall2010-07-04 16:20:04
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ethan Hunt ,

 

percebo que você também é uma pessoa contraditória , pois no  momento em que julga algo descartável você deve joga fora , entretanto a sua nova participação mostrou o quanto é relevante o seu pensamento no fórum , e que mesmo opondo á minha crônica , algo para o bem , ou mal te afetou , isto é uma crítica . Por falar embasamento , a minha crítica é oriunda das contradições do que leio nas críticas e do que assisto  nos filmes , e  isto me basta para poder escrever o que eu quero .

 

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...