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Forum Cinema em Cena

A Vila, de M. Night Shyamalan


Akuma
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Eu ainda acho que o guardinha sabia de TUDO' date=' pois entendeu na hora o bilhete escrito por Hurt.

E devido aos suplicios de Hurt ele ficou sensibilizado em ajudar, contrariando o personagem de M Nyght Shiamallan que claramente tbm sabe o que ocorre na reserva, mas (dá a entender) que recebeu ordens dos próprios fundadores da vila que eles apenas deveriam cuidar de suas obrigações e ñ se meterem com os habitantes da vila.

Resta saber o que hurt escreveu no bilhete e que comovou o guardinha a ponto de ele desrespeitar as regras.

[/quote']

Eu acho que o guarda não sabia... Aliás, é por isso que o Shyamalan dá uma prensa nele, por ele conversar demais ('vc fica falando de quem paga nossos salários, isso atiça a curiosidade das pessoas...')...

Ele ajuda Ivy pois se toca com a forma como ela o aborda, não obstante o fato dele estranhar as roupas e a alegação dela de que veio da floresta...

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A trilha deste A Vila é sensacional' date=' bem como os violinos rasgados em Sinais. (ñ me lembro muito bem das trilhas de Sexto Sentido e Corpo Fechado).

E Conde, tente conseguir evidências de que o guardinha e o personagem de M Night Shyamalan guardavam os arredores da reserva florestal e SABIAM o que ocorria, mas tinham ordens de ñ se meterem ok?.

[/quote']

Shyamalan sabia provavelmente... o guardinha não, tanto é que ele se espanta quando ela diz que veio da floresta perguntando a ela DUAS VEZES de onde ela veio...

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Eu acho que a trégua é muito mais válida do que uma mera especulação' date=' pois um dos motivos do pai ter enviado a filha cega na floresta foi que nada de mal aconteceria com ela exatamente e utilizariam dessa prerrogativa para se explicarem perante a comunidade assim como o fizeram qdo o Brody entrava ... me soa desencontrada o fato de simplesmente acusarem o monstro de ter matado o cara, pois ele simplesmente adentrava constantemente lá ... a mesma trégua que funciona para a filha cega funciona para o Brody ... muito mais do que especulação é um argumento do roteiro que se faz crer para sustentar a trama.

[/quote']

Rebato a sua argumentação com uma pergunta: em algum momento do filme, as criaturas são estabelecidas como seres dotados de lógica?? Pq o que vale para Ivy deveria valer para Noah???

CONDE DOOKAN38378.9764699074
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Eu não quero encontrar no mérito de discutir "O Sexto Sentido"' date=' mas ...

Ela não esperou morrer é apenas o fato de que ela tinha que morrer para "entrar" em contato com o menino ...

O fato é que a avó era "parente" ... talvez o comportamento dela diante do menino fosse pacífico ... os demais fantasmas é que machucavam ele ...[/quote']

O lance da menina é absurdo... pq ela teria que morrer para denunciar (via Cole) o próprio envenenamento?

Quanto ao lance da avó, é especulação essa história de 'é parente, então ele não tem medo'... Vc há de concordar que dados os elementos da trama, eu não possuo qualquer motivo para deixar de crer que esses aspectos do filme ficaram mal contados, o que nos leva à conclusão que até o Sexto Sentido tem as suas incoerências e que isso não é exclusividade de A Vila...

Enfim ...

Mas voltando ao cerne de "A Vila" ...

Hurt pode até não se mostrar renegado' date=' mas ele está incrédulo ... e aí ele usa um precedente meio sarcástico do tipo ... "eu vou mandar a minha filha e vamos ver o que acontece" ... apenas para depois o roteiro se valer do gancho ...

A menina volta e pergunta: "Eu fui atacada, mas e tudo aquilo que vc me disse ? Pq vc me contou tudo aquilo ?" ... "Ah, minha filha ... esquece ... esquece ... era tudo mentira ... " ... simples assim ? Ela iria questionar o pai ... o mínimo que ela iria ficar era na dúvida ...

[/quote']

Especulações e especulações Thiago... Revendo o filme hoje (4ª vez) pude pegar o que acho que seria o motivo pra ele tê-la mandado... Envolve uma cacofonia de pensamentos... Envolve tudo aquilo que já foi dito mais a questão de ele achar que ela tinha capacidade para atravessar a floresta ('ela é movida por amor, é mais capaz que muitos aqui nesta vila...'), sabendo que na saída ela se depararia com o QG da reserva (a despeito do que o Ug disse, agora, mais que do nunca, o pai a manda por ter certeza de que ela se depararia com o QG na saída).

Agora vem a questão: por quê ela?

[continua no próximo post]

CONDE DOOKAN38379.0028587963
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Após rever o filme cheguei a uma possível conclusão: mandá-la significa fazê-la passar por um processo de amadurecimento, de contenção do medo (que ela ainda tem e muito mesmo sabendo da verdade e depois de ter entrado na floresta)... Tirar dela o medo, para que ela possa sucedê-lo e continuar aquele estilo de vida... Note-se que os dirigientes não são guiados por medo, mas sim pela tristeza e sofrimento oriundos da violência que vitimou seus parentes... Os dirigentes não tem medo até pq são eles que promovem o medo na comunidade...

Mandar Ivy significa mostrar a ela o mundo que está lá fora e fazer dessa experiência algo que justifique as ações DELE, enquanto pai e chefe da comunidade, para que ela entenda as motivações DELE enquanto pai e chefe da comunidade.

Acho que é basicamente isso, mas ainda não descarto a possibilidade de ser uma incoerência como o Ug falou, mas que no frigir dos ovos é necessário para que a crítica pretendida por Shyamalan tenha efeito. Também acho que esse meu último ponto de vista é totalmente discutivel e que rever o filme quantas vezes for preciso se faz necessário para achar uma resposta pra essa questão... Ou pelo menos um ponto de convergência entre todas as opiniões aqui.

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Oq acontece eh q o Walker diz q o Noah' date=' deu uma chance de continuarmos com a história, dai ele fala, isso c quisermos dar continuidade a história, em tom d pergunta, ai todos ficam calados, alguns c levantam, em acordo a continuidade.[/quote']

Saber interpretar é a chave de tudo em cinema... Infelizmente não são todos dotados dessa capacidade e com esse comentário vc demonstra isso... Levantar-se não significa, em nenhum lugar, aquiescer, condescender, concordar, ser conivente com absolutamente NADA!!!

O levantar dos personagens significa que eles chegaram a uma decisão... Apenas isso!! Qual decisão? Não sabemos, o filme acaba antes que saibamos qual a decisão tomada.

Isso não dá pra afirmar' date=' nem pra sim nem pra não, pq ele conheceu o lado negro d uma pessoa na vila e sabe q na cidade eh tb assim, mas q o seu amor esta ali. Existe tb uma fala do Walker na reunião secreta dos anciãos q diz q o futuro daquele estilo de vida esta em Ivy e Lucius, ou seja, eles acreditam q o Lucius irá dar continuidade.[/quote']

Dá pra afirmar com todas as letras... Ele pediu no começo do filme para entrar na floresta, sua mãe repreendeu-o e na primeira oportunidade, ele entrou na floresta... Lucious é o destemido, aquele que rompe obstáculos... subversivo, podemos dizer assim... O fato de Walker ter citado Lucious foi a titulo meramente exemplificativo pois Lucious, assim como Ivy, é JOVEM!! É aos JOVENS que o futuro da vila pertence...

Ah esqueci de colocar' date=' ele diz q c arriscaria sim e sempre c arriscaria por causas justas. Nesse caso salvar a vida do Lucius.[/quote']

É quase isso... o que Walker quis dizer é que se for preciso arriscar aquela vida utópica para manter a esperança (que é o que move os dirigentes da vila e a própria vila por assim dizer), sim, ele vai arriscar e arriscar até dizer chega.

E c vc saber interpretar tb, vai perceber q na hora q está explicando tudo, sobre os montros, a reunião secreta dos anciãos, o Walker diz q ele não está preparado para abandonar aquele estilo de vida e todos os outros demonstram isso em todo o restante do filme. Vc acha q eles irão levantar, depois d um sermão dq a história ganhou vida e falar, não queremos mais. Meio sem pé nem kbça.

Ainda acho q Lucius não teria motivos, pra isso, pq ele sabe q a cidade eh lugar horrível, pq por mais q ele entre na floresta, quem garante qdo ele irá chegar (suposição totalmente loka smiley36.gif). E por ele ser destemido eh mais fácil ele ser um lider, ao lado de Ivy.

 

 

Poxa, cuca rachada foi zoado heim Conde smiley36.gifsmiley36.gif

racha_cuca38379.0421412037
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Após rever o filme cheguei a uma possível conclusão: mandá-la significa fazê-la passar por um processo de amadurecimento' date=' de contenção do medo (que ela ainda tem e muito mesmo sabendo da verdade e depois de ter entrado na floresta)...

Tirar dela o medo, para que ela possa sucedê-lo e continuar aquele

estilo de vida... Note-se que os dirigientes não são guiados por medo,

mas sim pela tristeza e sofrimento oriundos da violência que vitimou

seus parentes... Os dirigentes não tem medo até pq são eles que

promovem o medo na comunidade...

Mandar Ivy significa mostrar a ela o mundo que está lá fora e fazer

dessa experiência algo que justifique as ações DELE, enquanto pai e

chefe da comunidade, para que ela entenda as motivações DELE enquanto

pai e chefe da comunidade.

Acho que é basicamente isso, mas ainda não descarto a

possibilidade de ser uma incoerência como o Ug falou, mas que no frigir

dos ovos é necessário para que a crítica pretendida por Shyamalan tenha efeito.

Também acho que esse meu último ponto de vista é totalmente discutivel

e que rever o filme quantas vezes for preciso se faz necessário para

achar uma resposta pra essa questão... Ou pelo menos um ponto de

convergência entre todas as opiniões aqui.

[/quote']

 

 

 

Taí, concordo com você. O único senão é que no caso do cinema, os fins

nem sempre justificam os meios, ou seja, a crítica final perde valia

por equivoco de execução.

 

 

 

Mas fechou.

 

 

 

E quanto aos abobados que questionam meu entendimento. Porque será que só eu, o Conde e o Flavio discutimos a crítica do filme?

 

 

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Nós lhe damos algumas constatações tbm Kako' date=' ex é que o personagem de M Nyght Shyamalan e o guardinha SABEM o que se passa na Vila.

E os seus argumentos apresentados, por acaso são constatações? 

[/quote']

Darth, só uma constatação merece atenção: O FILME É PÉSSIMO.

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Após rever o filme cheguei a uma possível conclusão: mandá-la significa fazê-la passar por um processo de amadurecimento' date=' de contenção do medo (que ela ainda tem e muito mesmo sabendo da verdade e depois de ter entrado na floresta)... Tirar dela o medo, para que ela possa sucedê-lo e continuar aquele estilo de vida... Note-se que os dirigientes não são guiados por medo, mas sim pela tristeza e sofrimento oriundos da violência que vitimou seus parentes... Os dirigentes não tem medo até pq são eles que promovem o medo na comunidade...

Mandar Ivy significa mostrar a ela o mundo que está lá fora e fazer dessa experiência algo que justifique as ações DELE, enquanto pai e chefe da comunidade, para que ela entenda as motivações DELE enquanto pai e chefe da comunidade.

Acho que é basicamente isso, mas ainda não descarto a possibilidade de ser uma incoerência como o Ug falou, mas que no frigir dos ovos é necessário para que a crítica pretendida por Shyamalan tenha efeito. Também acho que esse meu último ponto de vista é totalmente discutivel e que rever o filme quantas vezes for preciso se faz necessário para achar uma resposta pra essa questão... Ou pelo menos um ponto de convergência entre todas as opiniões aqui.

[/quote']

Taí, concordo com você. O único senão é que no caso do cinema, os fins nem sempre justificam os meios, ou seja, a crítica final perde valia por equivoco de execução.

Mas fechou.

E quanto aos abobados que questionam meu entendimento. Porque será que só eu, o Conde e o Flavio discutimos a crítica do filme?

Ok, concordo absolutamente que de uma certa os comentários que foram feito sobre o filme podem se encerrar. O Conde fez uma análise certíssima sobre o filme, mas concordo absolutamente com o Ugarde de que os fins nem sempre justificam os meios ... anota aí: "A Vila" ... reconsiderado ... smiley10.gifsmiley10.gifsmiley10.gif.

Continuo tendo as minhas reservas, mas não teve como negar a constatação de Shyamalan realizou mais um filme interessante. Peço até desculpas pelo meu desdém com relação a discussão quando o estávamos fazendo no fórum de "Os Esquecidos" e confesso que fui meio prepotente ( volto a afirmar ... "Os Esquecidos" tem um argumento que é um lixo, mas é um programa bacana e que diverte, assim como pipoca ), mas me retrato aqui e faço os meus votos de que o filme não é o meu preferido do diretor, mas é interessante e ainda estou com vontade de revê-lo.

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jsoeiro1

E eu constatei que a sua argumentação é mais péssima ainda, aliás vc não tem ao menos um motivo para falar que o filme é péssimo.

acho que tudo o que tinha para ser falado sobre o filme já foi dito, se vc não entendeu provavelmente precisa assistir novamente...

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Sim, concordo.

O que ele tenta passar é justamente essa visão de como o medo pode gerar paranóia nas pessoas e controlá-las facilmente em suas ações, como grande instrumento manipulador.

Concordo com o Conde quando ele disse que ter enviado Ivy foi para que ela amadurecesse e pudesse definitivamente ter noção da real situação, e com isso poder suceder seu pai, que já estava ficando velho, para dar continuidade ao projeto. Daí ele ter contado tantas coisas pra ela, para convencê-la de que o propósito era válido, e que precisa ser levado a diante. Só não sabemos se Ivy realmente se deu por convencida disto ou não.

Se eles iriam continuar com a Vila depois disso não se sabe, mas tudo indica que sim. A menos que Lucius ficasse sabendo, e tendo em vista seu temperamento e até pela dica do sobrenome (Hunt = caça), ele iria querer conhecer o mundo exterior, mas poderia ser persuadido por Ivy...

Com certeza é um belíssimo trabalho deste diretor, que conseguiu colocar um tema tão atual de uma maneira convincente porém bastante discreta, tanto que muitas pessoas acharam o filme "péssimo" como o colega jsoeiro1, mas cada um tem sua percepção do que considera um bom filme, por isso respeito as opiniões.

 

 

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Ah' date=' outra mensagem que ele quis passar:

Por mais que se tente criar uma "sociedade perfeita", a natureza

passional e violenta do ser humano sempre acaba transparecendo (vide

Noah).

smiley2.gif

[/quote']

 

 

 

Eu já acho que a mensagem mais importante é: os avanços da sociedade

moderna pesam mais a favor do que contra. Repare que na vila pessoas

morrem por doenças bobas e ferimentos não fatais, que hoje em dia podem

ser curados com o auxilio da modernidade.

 

 

 

Ou seja, hj é uma bosta, mas é melhor do que era antes.

 

 

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Ah' date=' outra mensagem que ele quis passar:

Por mais que se tente criar uma "sociedade perfeita", a natureza passional e violenta do ser humano sempre acaba transparecendo (vide Noah).

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Eu já acho que a mensagem mais importante é: os avanços da sociedade moderna pesam mais a favor do que contra. Repare que na vila pessoas morrem por doenças bobas e ferimentos não fatais, que hoje em dia podem ser curados com o auxilio da modernidade.

Ou seja, hj é uma bosta, mas é melhor do que era antes.

Tbm concordo, ñ adianta 'negar' anos e anos de evolução natural. Ir contra a correnteza só pode dar no que deu.

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Nós lhe damos algumas constatações tbm Kako' date=' ex é que o personagem de M Nyght Shyamalan e o guardinha SABEM o que se passa na Vila.

E os seus argumentos apresentados, por acaso são constatações? 

[/quote']

Darth, só uma constatação merece atenção: O FILME É PÉSSIMO.

Zé, assim fica difícil... Tá clara a sua intenção de querer desdizer o Maul, só por pirraça... Até agora, desde que o filme foi lançado (5 meses), não vi um ÚNICO post seu argumentando o porquê de vc não ter gostado do filme...

Aliás, para alguém que brada aos 4 cantos que respeita a opinião alheia, até que esse seu último post foi bem impositivo...

CONDE DOOKAN38379.564849537
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Ah' date=' outra mensagem que ele quis passar:

Por mais que se tente criar uma "sociedade perfeita", a natureza passional e violenta do ser humano sempre acaba transparecendo (vide Noah).

smiley2.gif

[/quote']

Eu já acho que a mensagem mais importante é: os avanços da sociedade moderna pesam mais a favor do que contra. Repare que na vila pessoas morrem por doenças bobas e ferimentos não fatais, que hoje em dia podem ser curados com o auxilio da modernidade.

Ou seja, hj é uma bosta, mas é melhor do que era antes.

Exatamente... e revendo o filme ontem, me veio algo pela cabeça: já pensaram que Ivy poderia deixar de ser cega se se submetesse a um transplante de córnea ou coisa assim??? Será que se eles não tivessem se isolado, ela poderia voltar a enxergar??

E o pior de tudo: ela nem desconfia que está em 2004 (e não em 1897, como todos eles acreditam), já que não viu o jipe, não viu o segurança e o seu pai só lhe contou que os monstros eram uma farsa, mas não disse nada a respeito dessa elucubração a respeito da época...

Depois dessa, fiquei ainda mais convicto: Walker tentou por todos os meios resguardar o estilo de vida na vila, mesmo mandando a garota e 'arriscando' tudo... Pq ele não revelou TODA a verdade a ela?

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Exatamente... e revendo o filme ontem' date=' me veio

algo pela cabeça: já pensaram que Ivy poderia deixar de ser cega se se

submetesse a um transplante de córnea ou coisa assim??? Será que se

eles não tivessem se isolado, ela poderia voltar a enxergar??

E o pior de tudo: ela nem desconfia que está em 2004 (e não em 1897,

como todos eles acreditam), já que não viu o jipe, não viu o segurança

e o seu pai só lhe contou que os monstros eram uma farsa, mas não disse

nada a respeito dessa elucubração a respeito da época...

Depois dessa, fiquei ainda mais convicto: Walker tentou por todos os

meios resguardar o estilo de vida na vila, mesmo mandando a garota e

'arriscando' tudo... Pq ele não revelou TODA a verdade a ela?

[/quote']

 

 

 

Contar TODA a verdade a ela poderia diminuir a coragem da moça (ele

teria que explicar onde ela realmente corria perigo). E poderia gerar a

pergunta que não quer calar: PORQUE VOCÊ NÃO VAI E PEGA O REMÉDIO PRA

MIM, PAI?

 

 

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Eu acho que geraria revolta... Ela poderia pensar que em 2004 haveriam formas de salvar o filho do Brendan Gleeson, bem como curar a cegueira dela... Numa dessa ela iria mesmo com ou sem o consentimento dele e na volta certamente abriria a boca...

Ao contar só da farsa, acho que o Walker queria de alguma forma preservar aquiele modo de vida... Contar TUDO seria acabar com todo aquele way of life... Sabendo da farsa, Ivy ainda fica na ignorância pois jamais vai saber que poderia fazer um transplante e voltar a enxergar...

 

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E c vc saber interpretar tb' date=' vai perceber q na hora q está explicando tudo, sobre os montros, a reunião secreta dos anciãos, o Walker diz q ele não está preparado para abandonar aquele estilo de vida e todos os outros demonstram isso em todo o restante do filme. Vc acha q eles irão levantar, depois d um sermão dq a história ganhou vida e falar, não queremos mais. Meio sem pé nem kbça.[/quote']

Pelo contrário... depois da morte do filho do Brendan Gleeson, depois do ferimento de Lucius, da morte de Noah, da quase morte de Ivy na floresta, vc DUVIDA que, por um momento, naquela hora no finalzinho do filme, os dirigentes não pensaram por um segundo sequer, em abandonar tudo aquilo??? O próprio Brendan Gleeson fala, quando Walker anuncia que mandou Ivy, 'deixe ela ir... se acabar, acabou...'

Não importa o fato de que a história ganhou ares reais... O custo obtido por isso foi extremamente alto: Lucius, Noah, Ivy... Valia mesmo a pena?

Ainda acho q Lucius não teria motivos' date=' pra isso, pq ele sabe q a cidade eh lugar horrível, pq por mais q ele entre na floresta, quem garante qdo ele irá chegar (suposição totalmente loka smiley36.gif). E por ele ser destemido eh mais fácil ele ser um lider, ao lado de Ivy.[/quote']

Pq não?? O que ele sabe da cidade? Ele já foi até lá??

CONDE DOOKAN38379.5811574074
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