Jump to content
Forum Cinema em Cena

Oscar 2014: Previsões


ltrhpsm
 Share

Recommended Posts

  • Members

12years arrebentando no Metacritic. Acabou né gente? Melhor filme definido já. ahuhau. 

 

Eu vi o trailer desse filme e pensei "Vai ganhar o Oscar". Aì vi o Chiwetel numa cena e pensei "Melhor ator no papo". Pra terminar, veio uma cena do Fassbender e pensei "Mais uma categoria garantida".

 

Aí o filme vem  faz 94 pontos no Metacritic. F-I-M. The Race is Over. 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

"12 Years a Slave"  pode muito bem sofrer de críticas políticas, já que o tema é colocado muito embaixo do tapete na sociedade americana. Em "Diante da Dor dos Outros", último ensaio de Susan Sontag, a filósofa traz um dado alarmante de que nos Estados Unidos não há um único museu dedicado à escravidão, enquanto há vários museus dedicados às vítimas do antissemitismo. Será que é dessa vez que os americanos brancos vão querer se olhar no espelho? Mercadologicamente, a comparação com "A Lista de Schindler" (Foi a "New Yorker"?) pode funcionar muito bem.

 

 Estou tão abobalhado com "Gravity"!!! Que maravilha!!! Não entendo as críticas ao roteiro, ainda mais as que confundem diálogos (alguns realmente bobos) com roteiro, quando este é tão simples e eficiente. Bullock está ótima, acho que é o melhor papel dela. Superou até mesmo, pra mim, o desempenho dela em "Crash" - quando ela era das únicas boas coisas do filme. Emmanuel Lubezki não ter um Oscar é brincadeira! 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Para mim, 12 Year só perde para ele mesmo, no caso de ser considerado "muito difícil", como foi Lincoln ano passado.Mas não sei se é esse o caso.

 

E Laetita, a performace de Lupita não aparece tanto no trailer, então não tive aquele estalo como eu tive com Ejiofor e Fassbender. rs. 

 

----------------------------------------

 

E sim, All is Lost está fantástico no Metacritic. De fato, parece que o ano  vai ser bom...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ah sem dúvida Lincoln é difícil. Foi um grande sucesso lá pq a história é sobre eles né (americanos) e eles babam ovo pro Lincoln. Note que a bilheteria no resto do mundo foi pífia comparada com a americana. 

 

Não tenho dúvida que Lincoln perdeu porque era difícil, chato e parado. Conheço várias pessoas normais que assistiram ao filme e dormiram. rs. Já Argo é uma delícia de ver. 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mas os votantes da Academia são americanos. Acho que Lincoln possa até ser um filme difícil para o resto do mundo, mas não sei se isso justifica ter perdido em um prêmio escolhido por americanos. Mas concordo que o filme não causa tanto entusiasmo quanto Argo, acho que isso possa pesar sim.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Com certeza Lincoln é pesado, requer atenção e é paradíssimo. Só teve a grande bilheteria porque os americanos já conhecem muito bem a história, seria uma espécie de Carandiru aqui no Brasil, pois todos nós sabemos a história do presidio, mas fora daqui é desconhecido. 

 

Acho que 12 years a Slave vai levar a maioria dos prêmios, tudo depende de alguns filmes como TWoWS estrear ou não ainda nesse ano. Gravidade vai levar os técnicos, jogando Pacific Rim por exemplo pra escanteio.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Quando digo que filmes mais "agradáveis" vencem o Oscar não estou dizendo que blockbusters povão vencerão o Oscar.

 

ÒBVIO que não (apesar de que Às vezes até acontece).

 

Academia gosta de filmes importantes. FIlmes com histórias comoventes e relevantes, sobretudo de superação e de heroísmo. Se for história real então...eles piram!

 

DENTRE esses filmes mais "oscarizáveis", eles preferem filmes mais acessíveis. Afinal, filmes acessíveis agradam mais mesmo! Tem mais fãs! E uma eleição com 6000 mil votos é natural que vença o filme mais unânime, igual e que todos gostam, do que aquele filme que uma parcela desses 6000 venera, porém uma grande parte não gosta (ex: Amor, Arvore da Vida, Moulin Rouge...) È difícil alguém achar Argo, O discurso do Rei e O Artista filmes ruins. São todos bons, agradáveis e alto astral. Já os perdedores Lincoln, Hugo e A Rede Social são filmes mais peculiares e não tão universais. 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Quando digo que filmes mais "agradáveis" vencem o Oscar não estou dizendo que blockbusters povão vencerão o Oscar.

 

ÒBVIO que não (apesar de que Às vezes até acontece).

 

Academia gosta de filmes importantes. FIlmes com histórias comoventes e relevantes, sobretudo de superação e de heroísmo. Se for história real então...eles piram!

 

DENTRE esses filmes mais "oscarizáveis", eles preferem filmes mais acessíveis. Afinal, filmes acessíveis agradam mais mesmo! Tem mais fãs!

 

 

Argo e O Discurso do Rei são filmes pra povão também.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Argo e O Discurso do Rei são filmes pra povão também.

 Povoão eu me refiro a Avatar, A origem, Toy Story 3, The Dark Knight, Skyfall... Não são filmes "importantes", dignos de Oscar, na concepção deles.

 

Mas já houve, claro, casos vencedores. O maior deles: Titanic. Gladiador...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Realmente, Sync. E é visível que nesses casos, mesmo Titanic sendo um filme "povão" ele ainda se encaixa nas características que você citou de um Best Picture, comovente, superação, história "real", etc, sem parecer tão juvenil quanto Inception, Skyfall ou Caçadores da Arca Perdida.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não sei, e esse silêncio todo com American Hustle?Estão apostando nele como a virada do jogo, mas espero que não, abusinho de David O Russel. Gravity continua ótimo de bilheteria, terceiro final de semana em primeiro, caiu apenas 28%, semana que vem passa dos 200, e deve fechar, se continuar estável assim, com mais de 300. Seria lindo ver o Cuarón ganhar direção, mas só ser indicado já está ótimo.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Saving Mr. Banks  visto e criticado. Está melhor do que se podia imaginar: 74 com 6 críticas. 

 

Certamente o coloca na disputa para melhor filme, sobretudo pela temático absolutamente Oscarizável. Poderá ser a saída bonitinha dos votantes no lugar da escolha violenta de 12years. Forte aposta para o Globo de Ouro de Comédia.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...