Jump to content
Forum Cinema em Cena

Maurício de Souza- O Realizador de Sonhos


Questão
 Share

Recommended Posts

  • Members
Vida de Maurício de Sousa vai virar filme
Por Katiúscia Vianna — 16/10/2019 às 10:50
 

Biografia acontece sob o comando de Pedro Vasconcelos (Fala Sério, Mãe!)

Se a Turma da Mônica invadiu as telonas, está chegando a hora de seu criador fazer o mesmo. Foi anunciado que a vida de Maurício de Sousa vai inspirar um filme, sob a direção de Pedro Vasconcelos (Fala Sério, Mãe!, Dona Flor e Seus Dois Maridos).

Livremente inspirado na autobiografia Maurício – A História que Não Está no Gibi (ed Primeira Pessoa), o longa irá contar como um menino pobre, que ,aos 6 anos de idade, encontrou uma HQ no lixo, acabou construindo um império da literatura nacional. Além de abordar sua vida pessoal, a ideia é mostrar as inspirações e referências para seus mais famosos personagens.

Além de dirigir, Vasconcelos assina o roteiro do projeto, enquanto a produção é de Tuinho Schwartz, com quem trabalhou em Fala Sério, Mãe!. Ainda sem elenco ou lançamento definidos, as filmagens da biografia serão realizadas em São Paulo, mas maiores detalhes não foram revelados.

 

FONTE: ADORO CINEMA

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu faria tipo esse filme aqui, não necessariamente uma cinebio.

20191122-um-lindo-dia-na-vizinhana-papo-

 

Um jornalista vai escrever sobre o Maurício, mas a vida dele tá uma zona, só que a convivência com o Maurício, e esse mundo que ele criou e lhe cerca, vai lhe abrindo a mente e atingindo sua vida e etc.

Não sei se quero ver a vida do Maurício numa bio, prefiro ficar só com a persona que ele é perante o público.

Link to comment
Share on other sites

  • 6 months later...
  • Members
Diretor dá detalhes sobre filme de Mauricio de Sousa
Por Amanda Brandão — 27/05/2020 às 11:46
 

Pedro Vasconcellos, da Rede Globo, é o responsável pelo projeto.

3502963.jpg
 

Anunciado em outubro de 2019, Mauricio de Sousa finalmente ganhará filme sobre a sua vida. O longa contará com direção de Pedro Vasconcellos, da Rede Globo e responsável por filmes como Fala Sério, Mãe! e Dona Flor e Seus Dois Maridos.

Em entrevista para o colunista Flávio Ricco, do Uol, o cineasta deu detalhes do projeto que trará detalhes da vida do cartunista e, segundo ele, a ideia de fazer o longa surgiu após a leitura da biografia de Mauricio de Sousa.

"Após ler o livro que conta sua história, entendi que a mesma merecia um registro cinematográfico de ficção. Apesar dessa liberdade imposta, eu tenho feito questão de que ele aprove e participe de tudo o que será feito”, disse ele completando que deseja que Sousa fique feliz e emocionado com o resultado.

MAURICIO DE SOUSA ESTÁ PARTICIPANDO DO FILME

Além disso, Vasconcellos contou que o criador da Turma da Mônica tem participado do processo de criação do longa, aprovando propostas e roteiros. Além de dirigir, ele assina o roteiro do projeto, enquanto a produção é de Tuinho Schwartz, com quem trabalhou em Fala Sério, Mãe!.

Ainda segundo ele, o filme será direcionado para adultos e crianças que queiram embarcar na vida de um brasileiro que “faz parte da história de todos nós”. As filmagens da biografia serão realizadas em São Paulo e a previsão de estreia é para o segundo semestre de 2021.

 

FONTE: ADORO CINEMA

Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...
  • Questão changed the title to Maurício de Souza- O Realizador de Sonhos
  • 10 months later...
  • Members

Cinebiografia de Mauricio de Sousa tem filmagens iniciadas e revela primeiras fotos

Produção sobre a lenda dos quadrinhos deve estrear em 2023

30 de setembro de 2022 às 18h23

  
Cinebiografia de Mauricio de Sousa tem filmagens iniciadas e revela primeiras fotos
 

A cinebiografia da lenda dos quadrinhos Mauricio de Sousa teve as filmagens iniciadas nesta semana. Ainda sem título oficial, o longa será protagonizado por Mauro Sousa, filho do quadrinista, e passeia pela vida e obra do criador da Turma da Mônica.

O filme também teve as primeiras imagens divulgadas, mostrando Mauricio já trabalhando em personagens clássicos como Franjinha e Bidu (confira acima), e também a infância do quadrinista.

cinebiografia_mauricio_2__0602uyb29-760x

O longa tem estreia prevista para 2023. Elizabeth Savalla, Thaty Lopes, Natalia Lage e Emílio Orciollo Neto completam o elenco principal.

 

FONTE: JOVEM NERD

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • Members
 
 
 
1/2
13 out
 
 
 
70.png
Renan90BardiGang
7 d
 

whatsapp-image-2022-10-12-at-12.56.03.jpeg

Fernando Eiras fará uma participação no filme do Disney+ sobre Mauricio de Sousa. Ele viverá Octávio Frias de Oliveira, fundador da “Folha de S. Paulo”. Foi ele quem abriu as portas para o ilustrador no caderno infantil do jornal. Recentemente, Fernando esteve nas novelas das 21h “Um lugar ao sol” e “A dona do pedaço”.

A cinebiografia de Pedro Vasconcelos, com codireção de Rafael Salgado, retratará a vida de Mauricio desde a infância, mostrando a descoberta da paixão pelos quadrinhos ao desenvolvimento de uma carreira única nesta área no Brasil. O cartunista e pai da “Turma da Mônica”, será interpretado pelo próprio filho 2, Mauro Sousa.

Elizabeth Savalla, Thaty Lopes, Natalia Lage, Emílio Orciollo Neto, Fernando Eiras, Bruce Gomevsky, Zezé Motta e Othon Bastos completam o elenco da obra, ainda sem título. A previsão de estreia é para 2023.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • Members

Lapa vira cenário para filme sobre Maurício de Sousa, e moradores participam das gravações: 'Nunca imaginei', conta figurante

Centro histórico da Lapa, na Região Metropolitana de Curitiba, foi um dos cenários para gravação que contará a história do cartunista e escritor. Segundo diretor, conservação do patrimônio local influenciou escolha.

Por g1 PR — Curitiba

17/11/2022 05h30  Atualizado há uma semana

 

Filme de Maurício de Souza é gravado na Lapa
 
 
 
 
Reproduzir vídeo
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Reproduzir
00:00/03:46
 
Silenciar som
 
 
 
Tela cheia
 
 
 
 

Filme de Maurício de Souza é gravado na Lapa

O centro histórico da Lapa, marcado pelo estilo colonial preservado, foi um dos cenários escolhidos para retratar parte da trajetória do cartunista, empresário e escritor Maurício de Sousa.

A gravação do filme que contará a história do criador da Turma da Mônica movimentou a cidade da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), inclusive com a participação da população como figurante e locações de empresas locais.

O internacionalista Miguel Eduardo Dawagi dos Santos, de 23 anos, foi um dos figurantes no filme. Ele conta que a produção teve uma preocupação em querer que os moradores da cidade participassem da obra.

Gravação aconteceu em outubro, no centro histórico da Lapa — Foto: Miguel Eduardo Dawagi dos Santos

Gravação aconteceu em outubro, no centro histórico da Lapa — Foto: Miguel Eduardo Dawagi dos Santos

As equipes gravaram na cidade de 24 a 28 de outubro. Alguns munícipes que participaram da produção tiveram que assinar um contrato de confidencialidade, por isso, não há muitas imagens detalhando as gravações na cidade.

 

"Era uma busca por moradores da cidade mesmo para serem figurantes. Eu logo me inscrevi e deu certo de me chamarem. Foi uma semana com muito sol, eles conseguiram aproveitar bastante. Eu participei no último dia... Foi uma correria, porque era o último dia das gravações como um todo do filme, não só na Lapa".

 

Segundo diretor, centro histórico foi escolhido por ter caraterísticas similares a cidade que Maurício de Sousa cresceu — Foto: Miguel Eduardo Dawagi dos Santos

Segundo diretor, centro histórico foi escolhido por ter caraterísticas similares a cidade que Maurício de Sousa cresceu — Foto: Miguel Eduardo Dawagi dos Santos

Na Lapa, segundo Miguel, dois períodos da vida do Maurício de Sousa estavam sendo contados: a infância e a juventude.

Na obra, o filho de Maurício, Mauro Sousa, interpreta o pai quando jovem.

 

“Foi uma dinâmica bem frenética, mas bem interessante de observar. Valeu muito a pena. Mais legal ainda é saber que a nossa cidade foi escolhida por ter um centro histórico, com casarios preservados, e isso fez muita diferença para eles terem escolhido a Lapa. O mais interessante foi saber que a gente tá fazendo parte de uma produção tão grande, e de uma história tão legal que é a do Maurício de Sousa”, destacou Miguel.

 

Conheça a Lapa, uma das cidades mais antigas do Paraná
 
 
 
 
Reproduzir vídeo
 
 
 
Conheça a Lapa, uma das cidades mais antigas do Paraná

A Prefeitura da Lapa explicou que a escolha da cidade como um dos cenários do longa-metragem se deu pelo acervo arquitetônico preservado, similares à cidade de Mogi das Cruzes, em São Paulo, onde o cartunista cresceu.

Entre os cenários utilizados estão a Praça General Carneiro, Colégio Estadual São José, fachadas, ruas e estabelecimentos comerciais, como o Barão Bistrô.

A proprietária do bistrô, Eliana Bussmann Claret Bueno, contou que cresceu acompanhando a Turma da Mônica, e que nunca imaginava que um estabelecimento comercial dela seria palco para gravações de um filme com a história de Maurício.

Segundo Eliana, a locação do bistrô aconteceu pela similaridade que tinha com a barbearia do pai do escritor.

 

“Meus irmãos mais velhos, meu marido, eu, minhas filhas, de 30 e 13 anos... Minhas filhas começaram a aprender a ler com as revistinhas do Maurício de Sousa. Nunca na vida eu imaginei que isso ia acontecer [...] Quando chegaram e se depararam com o bistrô, eles ficaram de queixo caído, a janela era original, tem uma pintura interna de época, e ai ficaria muito fácil pra eles montarem ”, disse a empresária.

 

Maurício de Sousa tem 87 anos — Foto: Reprodução/Instagram

Maurício de Sousa tem 87 anos — Foto: Reprodução/Instagram

Na gravação no bistrô, as filmagens demoraram um dia, segundo Eliana.

“Foi muito legal todo o trabalho, o reconhecimento deles com a Lapa. E, além da produção em si, que é todo um movimento que não estamos acostumados. Quando a gente vê uns 30 segundos de cena, nem pensa que foram horas para ser feita [...] Eles foram muito legais, muito profissionais, mostravam como tudo funcionava”, destacou Eliana.

 

O filme

 

De acordo com Pedro Vasconcelos, diretor do longa que acompanhou as gravações na Lapa, o filme vai contar a história de Maurício de Sousa desde a infância até depois da criação da personagem Mônica, próximo aos 36 anos de idade, quando ele ganhou popularidade no Brasil.

 

“Achamos na Lapa tudo que precisávamos e muito mais. Um lugar agradável, simpático, acolhedor e que mantém seu centro histórico bem preservado, que por incrível que pareça é muito raro de se encontrar pelas cidades do Brasil [...] O Maurício realmente é uma figura para o povo brasileiro muito importante pelo legado que nos ofertou e pelo estimulo à leitura, à criação, imaginação”, detalhou Pedro à assessoria da prefeitura.

 

Mauro Sousa, filho de Maurício, contou que o pai acompanhou as gravações à distância, mas que pretende levá-lo para conhecer a cidade paranaense.

“Pra contar um filme como esse, eu e a equipe precisávamos nos sentir bem, em casa, e foi isso que aconteceu. E isso reflete no filme, nas filmagens [...] Eu praticamente liguei pra ele [Maurício] todos os dias, ficava com ele horas e horas no telefone, foi um processo que nos aproximou bastante também”.Mauro Sousa em gravação na Lapa — Foto: Prefeitura da Lapa

Mauro Sousa em gravação na Lapa — Foto: Prefeitura da Lapa

Até a publicação desta reportagem, o longa “Mauricio de Sousa - O Realizador de Sonhos” não tinha data de lançamento prevista. A previsão é que chegue aos cinemas em 2023.

 

FONTE: G1

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...
  • Members

Filho de Mauricio de Sousa não queria viver o pai em cinebiografia

Mauro Sousa, que inspirou o Nimbus dos quadrinhos, teve medo de aceitar o papel do quadrinista por ser um ator de teatro, não de cinema

Escalado para viver Mauricio de Sousa na cinebiografia sobre o principal autor de quadrinhos do Brasil, Mauro Sousa inicialmente rejeitou a chance de interpretar o próprio pai no cinema. O ator precisou ser convencido pelo diretor Pedro Vasconcelos a assumir o papel no longa, que deve chegar às telonas em 2023.

PUBLICIDADE

“O Mauro não queria no começo. Ele falava: ‘Não, eu sou ator de teatro, não sou de cinema’. Aí o diretor precisou ter uma conversa com ele e o convenceu. E agora ele está maravilhoso no papel”, elogiou Mauricio durante um painel da Mauricio de Sousa Produções na CCXP22 nesta sexta-feira (2)

O quadrinista reconheceu, no entanto, que estranhou ver o próprio filho em sua pele no início dos trabalhos. “É uma sensação esquisita, né? (risos) Eu era assim [fisicamente], e o meu filho é assim agora. Mas realmente é uma situação muito feliz, eu adorei. O Mauro é um grande ator. E isso não vai acabar aqui, acho que nós vamos continuar com essa brincadeira durante um tempo”, falou.

Ex-diretor de novelas da Globo, Pedro Vasconcelos apareceu no telão do evento para contar como levar a biografia de Mauricio de Sousa para as telas é a realização de um sonho. “Sou um admirador tanto do trabalho quanto da pessoa Mauricio de Sousa. E é importante passar para o público brasileiro a história de uma pessoa que nunca desistiu de seus sonhos”, começou o cineasta.

“Na infância, vamos ver ele obter a matéria-prima de suas histórias, quando ele começa a criar esses personagens que fazem parte de nossas vidas. E uma das coisas mais bacanas é que essa história foi contada pelo próprio Mauro, que é ator e que interpreta o Mauricio de por volta dos 20 e poucos anos até seus 30 e poucos. É uma história imperdível para quem tem um sonho em seu coração. Ele é um ser humano normal, como eu e você, mas que não desistiu de seus sonhos. É um filme absolutamente necessário para o Brasil. Espero que vocês se emocionem assistindo assim como eu me emocionei fazendo.”

Fãs da Turma da Mônica vão reconhecer Mauro Sousa como a inspiração para a criação de Nimbus, personagem das HQs apaixonado por mágica. É uma tradição de Mauricio de Sousa com seus filhos –a prole numerosa também inspirou Mônica, Magali, Maria Cebolinha, Do Contra, Marina, professor Spada, Marcelinho e as gêmeas Vanda e Valéria.

Além de Mauro Sousa, o elenco conta com Elizabeth Savala (vó Dita), Thati Lopes (Marilene), Natália Lage (Nila) e Emilio Orciollo Neto (Antônio), com participações especiais de Fernando Eiras, Bruce Gomlevsky, Zezé Motta, Othos Bastos e apresentando Diego Laumar como o pequeno Mauricio de Sousa.

 

FONTE: TANGERINA

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...