Jump to content
Forum Cinema em Cena
Sign in to follow this  
The Fox

Brian de Palma

Qual é o melhor filme de Brian de Palma?  

71 members have voted

1. 1. Qual é o melhor filme de Brian de Palma?

• Femme Fatale
      2
    • Um Tiro na Noite
      8
    • Pecados de Guerra
      1
    • Missão Impossível
      3
    • O Pagamento Final
      9
    • Vestida Para Matar
      5
    • Dália Negra
      0
    • Os Intocáveis
      27
    • Dublê de Corpo
      4
    • Scarface
      19
    • Carrie, a estranha
      4
    • Outro. Qual?
      2

Recommended Posts

Scarface não é um filme menor dele.

Mesmo sendo muito bom, "Scarface" é a obra mais fraca do De Palma nos anos 80 e é inferior a boa parte da filmografia dele. Por isso, acho que é uma obra menor.

Não é, não. É uma obra maior dele, de qualquer década; é o que eu penso. O que me irrita é vocês falarem como se a opinião de vocês, que respeito mas é francamente minoritária (fato), fosse a única existente. Isso é coisa de alienado, minha gente.

----------------

A Lume poderá entrar no mercado de distribuição de longas, talvez ano que vem, e deu a entender que talvez tragam REDACTED para cá.

eu considero Scarface totalmente De Palma with cocaine. eu já disse isso antes, o menos De Palma é Os Intocáveis, e sem juízo de valor algum na afirmação, é apenas constatação, já que o filme é foda, mas é um típico mafia movie. assim como The Funeral é o menos Ferrara, pelos mesmos motivos e yada yada.

bat2010-03-22 18:23:16

eu já disse isso antes' date=' o menos De Palma é Os Intocáveis

[/quote']

Eu achava Intocáveis o melhor De Palma há anos; resolvi rever o ano passado e ele pareceu meio sem graça (mas ainda assim é ótimo e dirigido com a mestria típica). 04

eu enxergo Scarface como um surto do De Palma, um exercício "over" dele, olha aquele tony montana totalmente acima do tom, haha. fodasso. GTA total.

e os intocáveis não é sem graça, cremildon, larga de ser louco, é apenas mais "contido" e dentro das amarras do gênero, coisa que mostra o quanto o de palma é talentoso, em qualquer circunstância.

bat2010-03-22 18:27:18

eu enxergo Scarface como um surto do De Palma' date=' um exercício "over" dele, olha aquele tony montana totalmente acima do tom, haha. fodasso. GTA total.[/quote']

É isso aí. Filmes assim hiperbólicos nem sempre costumam ser bem-sucedidos!

e os intocáveis não é sem graça' date=' cremildon, larga de ser louco, é apenas mais "contido" e dentro das amarras do gênero, coisa que mostra o quanto o de palma é talentoso, em qualquer circunstância.

[/quote']

Mas bat!!!! Eu disse que era "meio" sem graça, mas não inteiro! Ainda mais depois de ter visto SCARFACE e CARRIE, nos quais, me parece, De Palma foi além em todos os sentidos...

Não é' date=' não. É uma obra maior dele, de qualquer década; é o que eu penso. O que me irrita é vocês falarem como se a opinião de vocês, que respeito mas é francamente minoritária (fato), fosse a única existente. Isso é coisa de alienado, minha gente.
[/quote']

Haha olha o galinho empinando a crista 06

Alienação é você tirar por parâmetro o que a maioria (imdb) diz - sendo ela, nesse caso, formada por americano gordo que vai pra cinema mastigar pipoca.

Ninguém aqui acha que a opinião própria é a única existente, mas não é por isso que em toda frase que a gente escrever que vamos ter que falar coisas do tipo "olha coleguinha, respeito muito a sua opinião, mas acho que...". Ninguém aqui é Teletubbie, tá todo mundo batendo papo - e no mais, presume-se que estamos conversando com pessoas que têm uma opinião minimamente gabaritada.

assim como The Funeral é o menos Ferrara' date=' pelos mesmos motivos e yada yada. [/quote']

Tá doido. Todos os pilares do cinema do Ferrara tão ali, o relacionamento familiar e a religião e suas implicações (típico de italiano), a questão existencial, de perder-se, perder a identidade. Todos os filmes dele são praticamente erigidos por esses valores.

Se tem algum filme dele que seja "menos" dele, esse seria Body Snatchers.

Body Snatchers tbm (mas pulei esse por não se tratar de um filme com o pé tão fincado na realidade como os outros, esse é um filme encomendado, MESMO). e eu não me refiro a valores, até por isso que fiz a relação com o De Palma, que não tem valores, me referia somente a direção. se tu pegar todos esses valores que tu citou, eles estão em 90% dos mafia movies tbm, e o toque do Ferrara em The Funeral é menos particular e mais abrangente por isso. 

bat2010-03-23 19:55:08

tá mas leva o Ferrara (que é dos meus diretores preferidos tb) pra oooooooutro tópico, ok?

agora enxerguem a guinada que Scarface deu no gosto popular. foi um filme mal visto nos anos 80, nos anos 90 foi digamos assim, substituido por Pagamento final(que foi considerado mais bem acabado e tal) e nos 2000 então...virou pó...até q, misteriosamente, em 2009, Tony Montana em larga escala em De palma numa bem menor passou a ser reverenciado por esse filme. incrível! Scarface(ou Tony Montana, como queiram) é mais que S-U-C-E-S-S-O hj em dia!

aliás, esquecendo essa onda de Scarface, De palma já fez sucesso nos EUA algum dia?

e outra, De Palma em comédias é o menos De palma (aquele De palma clássico de 'vestida para matar' que os admiradores já se habituaram - incrível como Carrie é bem mais conhecido que 'vestida para matar'. creio q por ser um filme de uma obra do  Stephen King, right?)

sabe...quando eu penso em De palma, penso logo em Vestida para matar e é claro, Dublê de Corpo(que é o meu filme preferido de todos os tempos..)

e outra: alguém reconhece De Palma em Fogueira das Vaidades, por ex?

só vejo ali uma parceria entre ele e a Mellanie Grifith se repetindo. só isso

1. CARRIE - A ESTRANHA: 10/10
  2. FEMME FATALE: 9/10 [novo]
  3. SCARFACE: 9/10
  4. OS

INTOCÁVEIS: 8/10

5. O

PAGAMENTO FINAL: 8/10

6. DUBLÊ DE CORPO: 8/10

7. VESTIDA PARA MATAR:

8/10

8. DÁLIA NEGRA: 8/10 
  9. MISSÃO:

MARTE: 7/10

10. MISSÃO:

IMPOSSÍVEL: 7/10

11. UM

TIRO NA NOITE: 6/10

12. OLHOS DE SERPENTE: 6/10
  13. A

FÚRIA: 5/10

Visto O PAGAMENTO FINAL (Carlito's Way).

carlitosway.jpg

Na trama, Carlito Brigante(Al Pacino), é um ex narcotraficante, que após sair da cadeia, decide mudar de vida. Carlito agora tem duas metas na vida, juntar honestamente  75 mil dolares, para poder abrir um negocio de venda de carros usados nas Bahamas, e reconquistar seu grande amor, Gail(Penelope Ann Miller). Mas Carlito tem alguns obstaculos pela frente, como a admiração d um jovem chefe do crime(John Leguizamo), e ajudar seu advogado e amigo(Sean Penn), que esta sob ameaça da mafia italiana.

O PAGAMENTO FINAL é um otimo trabalho do De Palma. O diretor trabalha muito bem com o clima de suspense e ação da historia, desde a cena do jogo de sinuca, até o eletrizante climax no metro. A proposito, essa sequencia contêm um pequeno, porem lindo plano sequencia, filmado maravilhosamente bem pelo De Palma.

Quanto ao elenco, Pacino trabalha com sua competencia habitual, já que o protagonista é o tipo de personagem com q o ator esta acostumado. Sean Penn parece se divertir bastante na pele do covarde advogado Kleinfeld, inclusive usando para o personagem um visual que foge bastante dos seus trabalhos habituais. John Leguizamo e Viggo Mortensen tem participações pequenas, mas não passam em branco, nunca deixando a peteca cair ao contracenar com o Pacino.

Enfim, O PAGAMENTO FINAL é diversão garantida, um otimo filme policial que vale a conferida.

Valeu16
Questão2010-05-01 22:49:26

Ranking atualizado:

1. CARRIE - A ESTRANHA: 10/10
  2. FEMME FATALE: 9/10
  3. GUERRA SEM CORTES: 9/10 [novo]
  4. SCARFACE: 9/10
  5. DUBLÊ DE CORPO: 8/10 
  6. A SÍNDROME DE CAIN: 8/10 [novo]

7. OS

INTOCÁVEIS: 8/10

8. O

PAGAMENTO FINAL: 8/10

9. O FANTASMA DO PARAÍSO: 8/10 [novo]

10. DÁLIA NEGRA: 8/10

11. VESTIDA PARA MATAR: 7/10
  12. MISSÃO:

MARTE: 7/10

13. IRMÃS DIABÓLICAS: 7/10 [novo]

14. MISSÃO:

IMPOSSÍVEL: 7/10

15. UM

TIRO NA NOITE: 6/10

16. OLHOS DE SERPENTE: 6/10
  17. A

FÚRIA: 5/10

Cain2010-10-02 18:26:15

Visto SCARFACE

scarface.jpg

Na trama, Tony Montana (Al Pacino) é um emigrante Cubano que chega aos Estados Unidos junto com seu amigo Manny Ribera (Steven Bauer) após ambos rerem soltos da prisão. Lá, Tony vai pouco a pouco subindo no crime organizado da cidade, até se tornar um dos principais traficantes de droga de Miami.

Um bom filme de Brian De Palma, com certeza. Al Pacino esta muito a vontade como o estourado Tony Montana, um verdadeiro barril de polvora que parece sempre estar prestes a explodir. Michelle Pfeiffer, em um de seus primeiros papeis no cinema, não compromete como Elvira, o interesse amoroso do protagonista mas não chama muita atenção, pois a verdadeira figura feminina forte dentro de SCARFACE é mesmo Gina Montana, irmã de Tony, interpretada por Mary Elizabeth Mastrantonio em sua estréia no cinema. O arco dramático da personagem é extremamente tragico se compararmos sua primeira aparição na historia com a ultima, e Mastrantonio tem o merito de realizar estas transições de forma natural.

Já a respeito da direção. O De Palma traz cenas de tensão otimas, como um assassinato que ocorre em meio a um protesto politico no começo do filme. Mas a grande sequencia do filme pra mim é a que ocorre em uma boate, em que o De Palma vai acumulando uma serie de incidentes em cima do personagem principal, aumentando a pressão pouco a pouco, até que tudo estoura em uma bem realizada cena de tiroteio. Realmente, só esta sequencia já vale o filme.

Por outro lado, pelo menos pra mim, SCARFACE acaba perdendo o ritmo em alguns momentos. É um baita filme, mas para este que é considerado por muitos um dos melhores do De Palma, eu esperava um pouco mais. Até o personagem Tony Montana, que muitos dizem ser um dos melhores gangsters do cinema não me impressionou muito não. Pessoalmente, se formos levar em conta a parceria De Palma/Pacino, eu ficaria com O PAGAMENTO FINAL.

Valeu16
Questão2010-12-29 08:49:18

1- Dublê de Corpo - 5/5

2- Vestida Para Matar - 5/5

3- O Pagamento Final - 5/5

4- Carrie - 5/5

5- Femme Fatale - 5/5

6- Irmãs Diabólicas - 4,5/5

7- Os Intocáveis - 4,5/5

8- Dália Negra - 2,5/5

9- Scarface - 2/5

Falta rever Missão Impossível. E a diferença entre os 5 primeiros é ínfima.

Baixei Trágica Obsessão...um dos poucos que não vi dele...mas vejo que esse filme é pouco comentado aqui...alguém já viu?

Obra-primaça-aça-aça. Um dos melhores do De Palma. É pouco comentado hoje em dia porque só existe uma edição em dvd de mil novecentos e bolinha.

Corriam rumores de que a Criterion lançaria o filme em bd, mas agora com a confirmação do lançamento de Blow-Out, não sei se eles engatam outro ou se o boato estava errado...

Passion | Brian De Palma vai dirigir remake de thriller sensual francês

Filmagens começam em agosto na Inglaterra e na Alemanha

crime%20damour

Passion, remake do filme francês de 2010 Crime d'Amour, é o próximo trabalho na agenda do cineasta Brian De Palma, que não filma nada desde Guerra sem Cortes, de 2007. A produção é da parisiense SBS Productions, a mesma do original.

Kristin Scott Thomas e Ludivine Sagnier estrelam o filme do ano passado, sobre duas executivas de empresas rivais, cujo embate termina em homicídio. A trama da nova versão se passará no Reino Unido. "Foi em Vestida para Matar a última vez em que pude combinar suspense, mistério, erotismo e assassinato em uma experiência cinematográfica assim", disse De Palma à Variety.

(O diretor, pelo visto, está renegando todos os seus trabalhos posteriores que voltam a esses temas, de Dublê de Corpo a Dália Negra e Femme Fatale...)

O orçamento está na casa dos US$ 30 milhões. O elenco deve ser anunciado em maio, no Festival de Cannes. As filmagens começam em agosto, em Colônia e em Berlim, na Alemanha. Cenas externas serão filmada em Londres.

Sera que rola mesmo ?