Jump to content
Forum Cinema em Cena

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 05/04/22 in all areas

  1. Questão

    19 Dias de Horror

    Visto X Na trama, situada em 1979, uma pequena produtora de filmes pornô, aluga uma cabana em uma fazenda do Texas para rodar a sua mais nova produção. Entretanto, quando o estranho casal de idosos que são proprietários da fazenda descobrem o que a equipe está fazendo em suas terras, as coisas começam a sair lentamente do controle, até tornarem-se uma luta pela sobrevivência. Escrito e dirigido por Ty West, responsável por filmes como A CASA DO DIABO e O ÚLTIMO SACRAMENTO, X é um divertido Slasher, que leva o seu tempo para construir a tensão e a dinâmica entre os seus personagens antes de se entregar a matança típica do subgênero. Produzido pela A24, que nos ultimos anos trouxe uma série de filmes de terror conceituais como A BRUXA e HEREDITÁRIO, X parece um produto atípico para a produtora, afinal, existem poucos subgêneros do terror mais dependentes de uma fórmula do que o Slasher. Ty West, entretanto, parece muito consciente disso em sua direção e roteiro, e embora se entregue sem vergonha nenhuma a clichês típicos, vide personagens que gostam de nadar sozinhos e pelados em lagoas, parece realmente tentar dar ao Slasher o máximo de credibilidade que ele pode ter, mas sem com isso abrir mão de suas características farsescas. Sendo o Slasher um dos subgêneros do terror mais moralistas que têm (mesmo que isso venha sendo lentamente desconstrúido da década de 90 pra cá), é surpreendente que realmente ninguém tenha pensado em fazer um filme do gênero estrelado por membros da industria pornô (fora da industria pornô, é claro). Mas X brinca com gosto com as idéias moralistas existentes em torno do gênero, bastando observar a apresentação de Maxine (Mia Goth), que surge em cena cheirando cocaina, ou a construção de Lorraine (Jenna Ortega), introduzida como a típica mocinha virginal que contrasta com as atrizes pornôs, mas que vai se revelando mais ousada ao longo da narrativa. No coração de X, há um óbvio conflito entre moralismo e sexualidade, que existe tanto nos vilões sexualmente frustrados quanto nos conflitos carregados tanto por Maxine quanto por Lorraine. Mas embora o roteiro tenha sim os seus méritos, é na direção que Ty West realmente brilha nesse projeto. West prefere muito mais se utilizar de uma construção lenta de suspense do que apelar para o Jump Scare, mesmo que ainda haja um susto ou outro espalhado pelo filme. De fato, o diretor faz uma série de escolhas bastante interessantes, que não só ajudam a construir o suspense, como também dão ao longa um senso estético muito interessante, vide o plano zenital onde uma personagem se banha na lagoa sem perceber um enorme jacaré se aproximando, ou o plano detalhe onde o farol de um carro é banhado de sangue, dando uma iluminação vermelha doentia a uma cena de assassinato. É preciso também elogiar o elenco (todos em sua maioria com experiência no gênero), que consegue trabalhar de forma competente os arquétipos que envolvem os seus personagens, ao mesmo tempo em que satirizam tais arquétipos e humanizam as pessoas atrás deles. Brittany Snow e Jenna Ortega, por exemplo, mostram muito bem essas camadas, se divertindo com os clichês da voluptuosa insaciável e da menina ingênua, e subvertendo virtudes e defeitos dos dois arquétipos. Mas quem brilha mesmo é Mia Goth, que parece ter aprendido uma lição ou duas com Tilda Swinton quando trabalharam juntas no remake de SUSPIRIA, e se sai maravilhosamente bem vivendo duas personagens parodoxalmente opostas e similares como Maxine e da velha psicótica Pearl (sob pesada maquiagem), desaparecendo completamente sobre essa ultima. No geral, X é um slasher de responsa, que abraça as bobagens do subgênero, mas que ao mesmo tempo tenta leva-lo para um lugar um pouco diferente. Vale a conferida.
    1 point
×
×
  • Create New...